29/04/2010

TENHA UM BOM DIA

As medidas ontem anunciadas pelo Governo implicam cortes no valor do subsídio de desemprego que chegam aos 20%. O corte directo na prestação deverá poupar os trabalhadores mais pobres, afectando sobretudo a classe média.
O impacto será tanto maior quanto maior for o salário, atingindo a sua expressão máxima nos ordenados que rondam os 2.300 euros. A partir daí, a quebra no subsídio já não se fará sentir por causa do tecto máximo que impede que o subsídio ultrapasse os 1.258 euros.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

O Orçamento de Estado para 2010 entra, esta quinta-feira em vigor. Com ele surgem maiores penalizações nas reformas antecipadas.
A partir desta quarta-feira quem pedir a reforma antecipada à Ciaxa Geral de Aposentações terá uma penalização de seis por cento por cada ano de trabalho, em vez dos 4,5 por cento anteriormente em vigor. A entrada desta nova regra deu azo a uma corrida às reformas no início de 2010, sendo que nos primeiros três meses do ano, mais de 15.800 funcionários públicos pediram reforma antecipada.
"A BOLA"

Os jovens de Lisboa e do Porto são os que mais gastam na noite, segundo um estudo da cultura recreativa como instrumento de prevenção feito em dez cidades portuguesas pelo Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescente.
Os jovens de Lisboa com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, com uma média de 25,9 euros, e os do Porto, com 14,55 euros, são os que mais gastam na noite, durante os fins-de-semana, revela o estudo do Irefrea (Instituto Europeu para o Estudo de Factores de Risco em Crianças e Adolescente) apresentado ontem em Aveiro pelo presidente do Irefrea Portugal, Fernando Mendes, numa iniciativa da Junta de Freguesia da Vera-Cruz.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Pela primeira vez na história da Assembleia da República os funcionários parlamentares avançaram para a greve. A porta principal do Parlamento ficou ontem encerrada todo o dia e as reuniões previstas foram canceladas. Mas alguns deputados optaram por adiantar trabalho nos seus gabinetes.
"CORREIO DA MANHÃ"

O ruivaco-do-oeste integra um projecto para a conservação de peixes fluviais que estão a desaparecer. Nos tanques, a reprodução em cativeiro está a ser um sucesso, só falta poder trazê-los de volta para os rios.À saída de Torres Vedras o rio Sizandro já está morto. É um canal de cor acastanhada que se precipita para o oceano Atlântico com rapidez.
Não é só o rio poluído, a paisagem é desoladora porque estéril de ideias. É estéril o declive artificial das margens com uma vegetação rudimentar, são inconsequentes as pedras que tentam segurar as margens do rio por baixo de uma ponte. A imaginação dos homens que não consegue fazer melhor.
"PÚBLICO"

A partir de 2011 o Douro conta com sete pontes a ligar as duas margens junto à sua foz, com a construção da primeira infraestrutura rodoviária que vai ligar os concelhos de Gondomar e de Gaia.
O Douro já tem seis pontes que unem os concelhos do Porto e Gaia.
O rio, que nasce na Serra de Urbión, no Norte de Espanha, tem um comprimento total de 972 quilómetros, 210 dos quais em território português.
A cruzar o rio existem diversas pontes (rodoviárias e ferroviárias) e barragens que permitem atravessar as suas margens.
Só na zona da foz do Douro foram construídas, até ao momento, seis pontes: Arrábida, D. Luís I, D. Maria Pia, São João, Infante e Freixo.
"i"

Sem comentários: