23/04/2010

FERNANDA RIBEIRO


Jogos Olímpicos de Atlanta - 1996
Fernanda Ribeiro protagonizou a 2 de Agosto de 1996, em Atlanta, uma das mais emocionantes finais Olímpicas de todos os tempos nos 10 mil metros. Ao entrar para a última volta tinha 20 metros de atraso em relação à chinesa voadora Wang Junxia (recordista Mundial da distância), tudo parecia perdido, mas, os últimos 200 metros foram fantásticos, na recta final,
Fernanda fez uma "ultrapassagem perigosa" que deixou sem fôlego milhares de portugueses. Portugal conquistava a sua única medalha de ouro em Atlanta. Com o tempo realizado, 31.01,63, Fernanda bateu o record Olímpico e o record Nacional.
No final da prova Fernanda diria: " Tinha prometido que lutaria até cair para o lado, só me faltou acabar de gatas. A partir do terceiro quilómetro comecei a sentir dores no tendão de Aquiles, cerrei os dentes, sofri, mas eu, pelo sonho de ser campeã olímpica, estava preparada para ir até... morrer! Só apanhei um pequeno susto quando vi a Wang, a chinesa do sangue de tartaruga, a isolar-se, a 400 metros do final. Mas nessa altura pensei que ainda não estava vencida...foi quando pensei na promessa de ir a Fátima a pé." Cumpriu essa promessa em Novembro. Dois dias para palmilhar 150 quilómetros. Com devoção e um sorriso nos lábios. Fernanda acredita que Deus esteve em todas as suas Vitórias.

Sem comentários: