22/04/2010

ANTÓNIO DAMÁSIO

António Damásio (2008).

António Rosa Damásio (Lisboa, 25 de Fevereiro de 1944) é um médico neurologista, neurocientista português que trabalha nos estudo do cérebro e das emoções humanas. Atualmente é professor De Neurosciencia na University of Southern California. Entre os anos de 1996-2005 Damásio trabalhou no hospital da University of Iowa.

Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde veio também a doutorar-se. Após uma estadia no Centro de Investigação da Aphasia de Boston (EUA), regressou ao Departamento de Neurologia do Hospital Universitário de Lisboa.

Publicou o seu primeiro livro: O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano assim como O Sentimento de Si (2001), eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times. Também escreveu "Ao encontro de Espinosa". Recebeu, entre muitos outros prémios, o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica em Junho de 2005.

Estudioso de neurobiologia do comportamento humano e investigador das áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta. Observou o comportamento em centenas de doentes com lesões no córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade intelectual se mantivesse intacta, esses doentes apresentavam mudanças constantes do comportamento social e incapacidade de estabelecer e respeitar regras sociais.

Os seus estudos debruçam-se sobre a área designada por ciência cognitiva, e têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e da memória.

Bibliografia

Edições originais em língua inglesa:

  • O Erro de Descartes, Pan Macmillan, Abril 1995, (ISBN 0380726475)
  • The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness, Harvest Books, Outubro 2000 (ISBN 0156010755)
  • Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain, Harcourt, Fevereiro 2003 (ISBN 0151005575)
  • António Rosa Damásio: Perturbações neurológicas da linguagem e de outras funções simbólicas : contribuição do estudo clínico e laboratorial das afasias, apraxias e outras disfunções da actividade nervosa superior, para o conhecimento da semiologia e da fisiopatologia do sistema nervoso. - Lisboa : A.R.Damásio, 1973. - XVI, 391 p. : il. ; 23cm. - Dissertação de doutoramento em Medicina (Psiquiatria), apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 1974
WIKIPÉDIA


“Os fenômenos mentais se integram verdadeiramente ao corpo tais como eu os visualizo, são capazes de dar lugar às mais altas operações, como aquelas que revelam a alma e o nível espiritual. Sob meu ponto de vista, não obstante, todo o respeito que devemos concordar em noção da alma, podemos dizer que por último esta reflete somente um estado particular e complexo do organismo”.

EDIÇÃO ESPECIAL DA SCIENCE & VIE 1996

Sem comentários: