04/04/2010

ANA CRISTINA COSTA


A gestão de resíduos é uma questão importante, sobretudo se tivermos em conta que uma efectiva separação dos resíduos urbanos pode constituir uma fonte de matérias-primas, representando um menor impacto ambiental. Apesar de cada vez mais conscientes, os portugueses ainda têm um longo caminho pela frente nesta área. Este é um cenário que se pretende alterar, nomeadamente através da política dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

No que toca à redução há que procurar embalagens maiores (portanto com menor quantidade de embalagem por unidade de produto), e os artigos que escolhermos também deverão ser de maior durabilidade (ex. calçado, mobília, etc.). Em vez de adquirir livros, requisite-os na Biblioteca Pública ou Escolar. Quando for ao supermercado, leve uma alcofa ou os seus próprios sacos plásticos, por exemplo, o saco verde, que é mais resistente. Use apenas pilhas e baterias recarregáveis que podem ser recarregadas cerca de 1.000 vezes. Poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos. Contacte uma empresa que reutilize os toner ou tinteiros de impressoras ou fotocopiadoras ou então, que recicle esse plástico.

Quanto à reutilização, as roupas e calçado usados podem ser dados a outras pessoas ou a lojas de artigos em segunda mão, ou depositados em contentores existentes em alguns locais públicos. Os livros, jogos e mesmo móveis que não queira mais podem ser aproveitados por outros, entregue-os na Caritas, Remar, Despertar, etc. Objectos infantis (brinquedos, roupas, etc.podem ser trocados por outros para crianças mais velhas, também usados, no “Kid to kid”. E ainda pode aderir à rede The Freecycle Network (http://www.freecycle.org/).

A reciclagem consiste num processo industrial que converte os resíduos sólidos descartados em produtos semelhantes aos iniciais ou outros. Deste modo reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que seria habitualmente desperdiçado.

Dicas:

- Lavar as embalagens usadas, para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros, nem atraiam baratas, ratos ou mosquitos enquanto as guardamos em casa e no ecoponto;

- Espalmar as embalagens para reduzir o espaço que ocupam;

- Separar as embalagens de acordo com tipo de material.
As lâmpadas fluorescentes não devem ser depositadas com o lixo indiferenciado porque possuem materiais perigosos, pode entregá-las no local onde vai comprar novas ou depositá-las nos pontos eletrão, ou nos ecocentros. O mesmo fará com os pequenos electrodomésticos!

- Em relação aos óleos alimentares e caso ainda não existam locais específicos de recolha destes, o melhor é, em vez de os deitar pelo esgoto, recolhe-los num recipiente para depois os entregar nos ecocentros próximos da sua área de residência. A Braval tem os oleões de 6 ou 30 litros, passíveis de serem solicitados.

- Dúvidas? Aceda a: http://residuos.quercus.pt e no canto inferior esquerdo 'Perguntas frequentes' ou contacte o Centro de Informação de Resíduos da Quercus.


in "CORREIO DO MINHO"
02/04/10

Sem comentários: