15/03/2010

MOMENTOS - TRANSMONTANO DE GEMA...

MOMENTOS

TRANSMONTANO DE GEMA

Homem carácter forte, como as cepas dos seus vinhedos; franco e amigo, como só os transmontanos sabem ser; hospitaleiro, como as gentes da terra...

Um dia disse-me: __" Quando quiseres, é só desceres lá abaixo e serves-te. Está uma faca junto ao queijo e ao presunto..." __Tomei-o, rigorosamente, à letra.

Anos depois, ainda contava a história, gostosamente. Sim, porque um homem que vive para a terra, gosta que os seus hóspedes apreciem o seu presunto e o seu bom queijo. Para mais, aquela miúda de dez anos, teve o desplante de lhe pedir para a deixar provar "aquele vinho do Porto que era só para pessoas especiais"...

Devo dizer que não sou apreciadora de álcool, mas, a partir daí o vinho do Porto passou a ter um significado "especial" para mim. Não qualquer um, mas o daquele cálice que continha um líquido dourado, que deixava lágrimas no vidro por onde escorria, bastante encorpado e que se volatilizava na boca __ deixando-nos a sensação de termos engolido uma nuvem de perfume doce... Aquele vinho do Porto que me fazia sentir "gente grande e especial"... Aquele que, com tanto gosto, me foi dado provar...

Hoje, esse homem que é meu tio, está extremamente enfraquecido, como uma terra exausta depois de excessiva produção... Hoje, esse homem talvez até continue a amar a sua terra, o seu presunto, os seus queijos e o seu vinho do Porto de colheita de eleição... Mas, o que realmente faz brilhar o seu rosto marcado e sofrido, nos dias que lhe podem restar, é a presença de quem gosta, da família e dos amigos com quem partilha lembranças de uma vida que foi intensa e forte como os vinhedos que plantou.

Ainda não consegui abrir uma garrafa de vinho de Porto que ele nos deu faz bastantes anos... Não tem rotulo e a etiqueta está escrita à mão... De certo, é diferente daquele do meu cálice... Mas, talvez venha a ficar para o meu filho, como o vinho do Porto de colheita especial __ uma colheita do Tio Silvério __ um transmontano de gema!...

Um beijo, de alguém que pode brindar porque tem tido o privilégio de conviver com gente de garra e, realmente, especial,

Malay

Sem comentários: