17/01/2010

LINHA LISBOA CARREGADO

A Linha-férrea Lisboa-Carregado (Vala do Carregado), foi a primeira linha ferroviária a entrar em actividade em Portugal. Foi inaugurada a 28 de Outubro de 1856. Entrou em funcionamento dois dias após à sua inauguração. Pouco mais de cem anos depois, em 28 de Abril de 1957, deu-se a inauguração da tracção electrica neste troço (25 kV, 50 Hz) e também na Linha de Sintra.

Esta linha/troço estaria mais tarde integrada na Linha do Leste.

História

Já desde 1847 que tinham sido elaborados vários projectos com vista à construção de linhas férreas em Portugal. Só alguns anos mais tarde é que se deu corpo a essa iniciativa, com o início da construção do troço Lisboa-Carregado, em 1853. As obras estiveram estiveram a cargo da Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro em Portugal e demoraram três anos.

No dia da inauguração, pelas 10 horas da manhã, o comboio real, tracionado pelas locomotivas Portugal (Buddicom, 1844) e Coimbra (Egerstorff, 1855), fez o percurso de Lisboa ao Carregado, com 36,5 km, em cerca de 40 minutos. O rei D. Pedro V ia bordo.

Investigações recentes (Manuel Luna, em Bastão Piloto, órgão oficial da APAC, nº 216, Ano 2003) vieram, entretanto, provar que a locomotiva Portugal não passou de um mito, com origem hipotética num fervor nacionalista, aparecido em 1906; aliás, é só neste ano que se fala numa locomotiva de nome "Portugal". Consultando-se os jornais da época nenhum refere a presença de tal locomotiva (embora a imprensa daqueles anos estivesse sujeita a censura, sobretudo atendendo-se à natureza de que se revestiram os incidentes da inauguração, em que os tubos da caldeira de uma das locomotivas rebentaram - Abragão, 1956) o que não impediu que o incidente fosse muito badalado na referida imprensa. E há jornais ("Comércio do Porto" de 31 de Outubro de 1856 e "Clamor Público" de 3 de Novembro de 1856) que referem que a inauguração foi feita com as seguintes locomotivas: - O Comboio Real, com 14 a 17 carruagens foi traccionado pelas locomotivas Santarém (Hawthorn, 1854) e Coimbra (Egestorf, 1855). - O Comboio dos convidados, com cerca de 9 carruagens, foi traccionado pela locomotiva Lisboa (Societée Expansion, 1844) Tudo leva a crer que os tubos rebentados fossem os da "Santarém", locomotiva bastante estafada na construção da linha. Aliás nenhuma censura se manifestaria naquele tempo; bastará ver como foram tratadas as eleições que decorreriam poucos dias após a Inauguração.

Características

  • Usava uma bitola de 1,44 m.
    • A partir de 1861, o troço entre Lisboa e Ponte Asseca passou a ter uma bitola de 1,67 m.

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