20/09/2009

CATARINA DE ÁUSTRIA


D. Catarina de Áustria
Rainha de Portugal
Nascimento 14 de Janeiro de 1507

Torquemada
Morte 12 de Fevereiro de 1578 (71 anos)

Lisboa
Consorte D. João III
Filhos D. Afonso
D. Maria Manuela
D. Isabel
D. Beatriz
D. Manuel
D. Filipe
D. Dinis
D. João Manuel
D. António
Casa Real Áustria (Espanha)
Pai Filipe, o Belo
Mãe Joana, a Louca

D. Catarina de Áustria (ou Catarina de Habsburgo, ou mais raramente, Catarina de Espanha); 14 de Janeiro de 1507 - 12 de Fevereiro de 1578 foi arquiduquesa da Áustria, princesa de Espanha e rainha de Portugal (da casa dos Habsburgos).

Era filha de Joana, a Louca, rainha de Espanha, e de Filipe, o Belo, arquiduque da Áustria e Duque da Borgonha.

Teve cinco irmãos, entre os quais os imperadores romano-germânicos Carlos V da Alemanha e Fernando I de Habsburgo; Isabel, esposa de Cristiano II da Dinamarca; Maria, esposa do rei Luís II da Hungria e da Boémia; e ainda Leonor de Áustria, sua predecessora enquanto rainha de Portugal (foi casada com D. Manuel I embora prometida a D. João III) e ainda rainha de França. Teve como tia materna Catarina de Aragão, rainha consorte da Inglaterra, mãe da Rainha Maria I.

Depois da morte do seu pai, em 1506, a sua mãe foi encarcerada em Tordesilhas como louca, e Catarina seguiu com ela; eventualmente, seria libertada graças à intervenção de seu irmão Carlos V.

Em 5 de Fevereiro de 1525 casou-se com o rei João III de Portugal, tornando-se rainha consorte até à morte do seu esposo em 1557. Foi mãe da infanta Maria Manuela e do Príncipe João e avó do rei D. Sebastião. Durante a menoridade de seu neto, exerceu a regência do reino entre 1557 e 1562".

"wikipédia"

Sem comentários: