30/08/2009

INFANTE D. JOÃO

João, Infante de Portugal

Brasão do infante D. João, Sr. de Requengos.

João de Portugal (Santarém, 13 de Janeiro de 1400Alcácer do Sal, 18 de Outubro de 1442) foi um infante de Portugal da dinastia de Avis, filho do rei D. João I e de sua mulher, a rainha Filipa de Lencastre. Foi condestável de Portugal, sucedendo a Nuno Álvares Pereira, e ainda senhor de Reguengos, Colares e Belas. Em 1424, João casou com a sobrinha Isabel de Bragança, filha do duque Afonso.

Durante o reinado de Duarte, João juntou-se ao irmão Pedro, duque de Coimbra na contestação à expedição a Tânger que haveria de acabar em desastre. Defendeu ainda a entrega da cidade de Ceuta, conquistada em 1415 em troca da liberdade do Infante Santo, mesmo contra a vontade do próprio.

No início do reinado do seu sobrinho Afonso V de Portugal, a regência do reino foi entregue a Leonor de Aragão, a rainha mãe. Esta decisão testamentária do falecido rei provocou contestação popular e ameaças de motins em Lisboa. Foi João que se instalou na capital, para evitar uma rebelião. Depois, recusando as ofertas de aliança de Leonor e Afonso, Conde de Barcelos (o futuro Duque de Bragança), defendeu a realização de cortes para nomear o duque de Coimbra novo regente.

Descendência

Realeza Portuguesa
Casa de Avis
Descendência


Sem comentários: