JORNAL "i" EM 08/05/2009
jornalista TIAGO GUERREIRO DA SILVA
Se não for criada uma vacina até ao Inverno, a gripe pode provocar "75 mil mortes" e infectar "dois ou três milhões" de pessoas em Portugal. Quem o afirma é Jorge Torgal, director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Pior: estas são "previsões optimistas."
Aquele professor catedrático recorda: "Espanha, aqui ao lado, onde quinta-feira havia 57 casos confirmados, dos quais quatro transmitidos no país, é uma fonte de preocupação, um risco grande" para Portugal.
Caso a epidemia se desenvolva, a sociedade portuguesa deve preparar-se logisticamente para uma alteração brutal do seu quotidiano. Jorge Torgal explica, para exemplificar, que "se há crianças que têm de estar em casa porque as escolas fecham, os pais não podem ir trabalhar". "As pessoas foram a correr comprar máscaras e Tamiflu, mas se houver uma epidemia provavelmente o mais razoável é não saírem de casa durante duas semanas", advertiu o professor, questionando quem terá mantimentos para tal.
NR: Já neste mês de Agosto o Director Geral de Saúde, Dr FRANCISCO GEORGE, pessoa que se tem pautado por uma elevada capacidade de serena informação , disse frente a câmaras de televisão que seria prevísivel um contágio do vírus H1N1, a cerca de 25% da população portuguesa o que confirma a previsão de Maio acima indicada. ( um pensionista)
Sem comentários:
Enviar um comentário