09/06/2018

.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
Proposta de Rio tira 6700 euros por ano à classe média para dar 5000 aos mais ricos

Substituir o abono de família por uma prestação que vai retirar 6 mil e 700 euros às famílias mais carenciadas e dar 5000 mil euros aos mais ricos, é a tão aguardada primeira proposta de Rui Rio na liderança do PSD. As contas são do colunista do Diário de Notícias Pedro Tadeu e não foram, até ao momento, desmentidas.
.
Na prática, a proposta de Rui Rio de substituição do abono de família prejudica todos os atuais titulares: mais de um milhão de portugueses. Contudo, a proposta iria beneficiar financeiramente os poucos milhares que atualmente não estão nos escalões cobertos pelo abono de família. Ou seja, o abono de família não é um apoio universal. É uma prestação que é paga em função dos rendimentos do agregado familiar. A universalização do abono prejudicaria as famílias da classe média para beneficiar uns poucos com rendimentos médios-altos.

A estreia de Rui Rio rivaliza com as propostas de Passos em termos de regressividade. Também o quociente familiar, quando foi criado, atribuía um benefício muito maior às famílias ricas que às famílias de menores recursos. Numa sociedade já tão desigual como a portuguesa, dispensam-se propostas em modelo Robin dos Bosques ao contrário: que tiram aos pobres para dar aos ricos.

* Sem palavras.

.

Sem comentários: