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IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
10/'8/20
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As Mulheres de e-Portugal
Portugal não é o primeiro país que vem à mente quando falamos de
centros de tecnologia na Europa, mas nos últimos anos o país deu passos
firmes em direção ao mundo "digital", posicionando-se como um destino
atraente para startups de tecnologia orientadas por dados que procuram
incentivos fiscais e um pouco de sol. Desde 2016, Lisboa recebe o Web
Summit, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo, e o Norte
de Portugal está entre as regiões mais inovadoras da Europa, com o vale
tecnológico do Porto em franca ascensão.
O crescimento
impressionante e o dinamismo da indústria de tecnologia foram
estimulados por importantes reformas no ambiente habilitador para a
economia digital, impulsionadas por sucessivos governos a partir da
crise financeira que atingiu o país há uma década. Desde então, o
governo tem sofrido muita pressão para promover mudanças substanciais em
seus modelos de gestão e sistemas de prestação de serviços a fim de
aumentar sua capacidade de criar valor público.
Esse progresso
notável é resultado de investimentos contínuos na modernização digital
da administração pública para tornar os serviços públicos a cidadãos e a
empresas mais ágeis e abertos por meio de iniciativas inovadoras. De
acordo com o índice de governo eletrónico das Nações Unidas, divulgado
em julho, Portugal está no grupo dos países mais avançados digitalmente,
ocupando o 35º lugar, um avanço em relação à posição 39 da década
passada. Esse índice mede a maturidade dos serviços digitais
governamentais, a qualidade da infraestrutura digital e o
desenvolvimento de habilidades digitais na sociedade. Em 2019, Portugal
aderiu ao Digital 9, grupo dos principais governos digitais do mundo,
que inclui a Estónia, a Coreia do Sul e o Canadá.
Três
características principais se destacam na jornada digital de Portugal:
simplifique, ofereça diretrizes de cima para baixo, ecoloque as mulheres
no comando. Um impulso central das reformas digitais de Portugal tem
sido os esforços obstinados para tornar a burocracia mais ágil e os
serviços mais integrados, colocando os cidadãos no centro, aprimorando
procedimentos, diminuindo a burocracia e reduzindo a carga regulatória. O
país aumentou a quantidade dos serviços digitais online por meio de um
portal unificado como ponto de entrada único e, ao mesmo tempo, expandiu
os centros de serviços integrados pessoalmente na chamada "Loja de
Cidadão". As reformas implementadas estão simplificando o governo para
facilitar o acesso aos serviços públicos, modernizando tanto o
"back-office" como o "front-office" das administrações públicas.
A
simplificação está no centro da estratégia digital, digitalizando os
serviços e repensando-os com foco nas necessidades dos usuários e não na
burocracia, enfatizando a facilidade de acesso e uso dos serviços
digitais e reorganizando os órgãos públicos em torno dos eventos da vida
das pessoas. Não é surpresa portanto que o primeiro dos quatro
objetivos da nova estratégia de modernização do Estado para o período
2020-2023 seja "investir em pessoas". Não é surpresa que o primeiro dos
quatro objetivos estratégicos da nova estratégia de modernização do
Estado para o período 2020-2023 seja investir nas pessoas.
A
Simplex tem sido a principal iniciativa do governo para envolver
usuários e funcionários públicos na identificação de ineficiências
solução de gargalos burocráticos. Em 15 de julho, o primeiro-ministro
António Costa lançou a rodada 2020-21 do Simplex, com 158 medidas de
simplificação. Ao longo de seus 14 anos de existência, a Simplex
implementou mais de 1500 melhorias no design e fornecimento de serviços.
Algumas medidas emblemáticas incluem o cartão de cidadão, a iniciativa
de licenciamento zero, o espaço empresa e o registo de empresas na hora.
Essas iniciativas são particularmente desafiadoras, pois dependem da
colaboração de toda uma gama de entidades públicas trabalhando juntas
para um objetivo comum. No caso do cartão de cidadão, ela envolvia cerca
de 14 entidades sob a supervisão de cinco ministros diferentes.
Mais
fundamentalmente, o Simplex criou uma cultura de simplificação e
inovação no setor público português. Ele mudou a cultura da burocracia,
retribuindo o significado original aos serviços públicos e colocando as
pessoas no centro. Isso significa agilizar e simplificar procedimentos,
reduzir a burocracia, tornar os serviços centrados no usuário,
integrá-los ao quotidiano e quebrar os silos entre diferentes entidades
públicas. Como resultado, a confiança no governo cresceu com o aumento
da confiabilidade e usabilidade dos serviços digitais, com 52% da
população satisfeita com os serviços públicos, superando a média da
OCDE, de 45%. A crise da Covid-19 acelerou a necessidade de
"desmaterializar" os serviços públicos.
Uma segunda característica
fundamental das reformas portuguesas tem sido a forte vontade política
por trás disso e o esforço de oferecer diretrizes e orientações a partir
dos níveis mais estratégicos de governo ao longo do tempo nas últimas
duas décadas. A agenda digital foi liderada desde o centro do governo, a
partir do escritório do primeiro-ministro, sob a autoridade de um
ministro do gabinete para promover reformas críticas e muitas vezes
controversas entre as agências governamentais que tendem a proteger seus
poderes e agir em silos. Mais do que qualquer outra reforma estrutural,
a transformação digital requer uma colaboração mais profunda entre os
órgãos públicos para integrar a ação do governo.
Essa direção
oferecida a partir do topo foi apoiada pela implementação de uma agência
autónoma, criada em 2007, e se manteve ao longo do tempo e através das
diferentes gestões. Isso proporcionou uma destacada continuidade da
política pública. Na esteira da crise financeira de uma década atrás, a
necessidade de racionalizar os gastos do governo e reduzir sua massa
salarial conduzia o país a reformas para facilitar a realização de
negócios. Os reformadores agora estão dando mais ênfase à melhoria da
qualidade dos serviços públicos para melhorar a qualidade de vida das
pessoas.
A terceira e talvez mais fascinante característica da
jornada de Portugal em direção ao progresso digital, é o papel de
destaque que as mulheres desempenharam em seu desenho e condução. Esta é
provavelmente uma das razões da empatia que permeia a filosofia digital
de Portugal e sua missão primordial de aproximar o governo das pessoas.
Isso também explica por que Portugal fez rápido progresso na
transformação digital de seus tribunais, especialmente em questões de
justiça civil e comercial, reconhecida como modelo pela OCDE. As
mulheres estão ocupando posições-chave na arquitetura da agenda digital
do atual governo. As três posições principais que impulsionam a agenda
digital são de mulheres: Alexandra Leitão, ministra da modernização do
Estado, sua secretária de Estado de inovação e modernização
administrativa, Fátima Fonseca, e a membro do conselho diretivo da
agência digital, Sara Carrasqueiro. O ministério da Justiça também é
liderado por mulheres, com Francisca Van Dunem, ministra, e sua
secretária de Estado, Anabela Pedroso.
Isso não é uma
coincidência, mas uma tendência. A trajetória de Anabela Pedroso é
particularmente reveladora. Ela é creditada por ter trazido a revolução
digital para o setor da justiça desde 2015, quando se tornou secretária
de Estado da Justiça. Ela já havia sido a primeira chefe da agência
digital recém-criada e uma força motriz por trás de iniciativas
emblemáticas, como centros de serviços integrados, carteira de
identidade digital e plataforma de interoperabilidade do governo. O
principal objetivo da iniciativa Justiça+próxima é torná-la mais simples
e inteligente, mais próxima das pessoas, concebendo a justiça como um
serviço.
As mulheres também estavam no comando em momentos críticos. Por
exemplo, a agenda digital foi impulsionada pela "dupla digital" que
promoveu reformas administrativas entre 2015 e 2018, com Maria Manuel
Leitão Marques como Ministra da Presidência e da Modernização
Administrativa, e Graça Fonseca, como Secretária de Estado, cargo que
Leitão Marques ocupou entre 2007 e 2011. Ela também foi responsável pela
agenda de cidadania e igualdade de género do governo, incorporando
essas prioridades na agenda digital. Segundo ela: "entendi que o digital
era uma ferramenta crucial para executar minha tarefa de uma maneira
verdadeiramente transformadora. Desde o início, vi que uma mera
digitalização de serviços públicos não era suficiente. Às vezes pode até
ser pior. Havia o risco de criar burocracia eletrónica. Se queremos
serviços públicos mais próximos, mais rápidos e mais baratos, mais
eficientes e mais eficazes, precisamos primeiro redesenhá-los ....
Digital não é apenas código, computadores ou robótica. O digital é uma
ferramenta a ser usada para melhorar a qualidade de vida de todos".
O
papel de liderança das mulheres na transformação digital de Portugal
deu continuidade às reformas subjacentes a seu propósito e filosofia,
evitando oscilações radicais de objetivos e abordagens. Enquanto as
mulheres representam uma grande parcela dos empregos públicos e posições
de liderança, "o estigma de que as mulheres não estão interessadas em
disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas(STEMs)
está profundamente arraigado em nossa sociedade", avalia Leitão Marques.
Agora, como membro do parlamento europeu, ela também está "trabalhando
na luta para evitar o viés de género na inteligência artificial, devido à
sub-representação das mulheres nos conjuntos de dados e também na
promoção da coleta de dados segregados por género, a fim de informar
melhor as políticas públicas, como a digital". As mulheres têm moldado e
conduzido reformas digitais em Portugal. É isso que torna as reformas
digitais em Portugal tão únicas.
* Director de Inovação Digital do Estado na CAF - Banco Latino-Americano de Desenvolvimento
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