21/04/2019

.

.
3-FUTURANDO
O cérebro de quem vive online


01:08 O Futurando desta semana traz um número surpreendente. Olhamos em média 88 vezes para o smartphone por dia, mesmo quando o celular não vibra e nenhuma mensagem nova chega. O que procuramos o tempo todo são novidades e esse tipo de comportamento é prejudicial à saúde. Vamos mostrar o que um neurologista tem a dizer sobre o assunto. 

07:09 Além de estarmos o tempo todo conectados estamos também vivendo em cidades com poluição sonora. É barulho para tudo o que é lado, de todo tipo. Sons muito altos podem afetar o sono e comprometer a nossa cognição. Conversamos com uma pesquisadora que mede a relação dos ruídos com uma vida saudável. 

11:45 O Futurando também exibe uma reportagem sobre um projeto que une arte e ciência. Um pesquisador propôs a exposição de fotos do interior de peixes. É que a equipe dele conseguiu colorir os esqueletos das espécies e deixar órgãos, cartilagem e escamas transparentes. O resultado você confere no programa. 

15:08 Mergulhamos também por águas profundas para responder a pergunta: por que a paisagem no fundo do mar é diferente? Para explicar de maneira simples diríamos que é porque a luz não chega a grandes profundidades. Mas não chega por quê? A explicação você vai ter nesta edição. 

17:23 Viajamos ainda até a ilha de Zanzibar, na Tanzânia, onde golfinhos aparecem com frequência e são uma atração turística. O problema é que o aumento no número de turistas faz diminuir o número desses mamíferos marinhos. Voluntários trabalham para mudar isso e os detalhes você fica sabendo no Futurando. 

FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários: