13/11/2017

.
HOJE  NO 
"RECORD"
Rússia pede à Agência Mundial Antidoping 
para se juntar às investigações

A justiça russa pediu à Agência Mundial Antidoping (AMA) para se poder juntar às investigações quanto às novas informações sobre casos de doping no país, que resultaram na penalização internacional dos seus atletas nos últimos anos. 
 .
A AMA disse na sexta-feira ter obtido uma base de dados com todos os testes antidoping do laboratório de Moscovo entre os anos de 2012 e 2015, que poderiam corroborar as alegações do então diretor Grigory Rodchenckov, sobre uma vasta conspiração de doping.

Quando o escândalo veio a público, o russo, temendo pela própria vida, refugiou-se nos Estados Unidos, onde continuou a lançar acusações contra as autoridades russas, sendo agora alvo de um mandato de busca internacional.

A porta-voz do comité de investigação russo, Svetlana Petrenko, garante que o organismo está "pronto para cooperar" com a AMA e já enviou um pedido oficial nesse sentido.

O pedido russo ocorre uma semana depois de ter alegado tentativas frustradas para obter a base de dados, na posse da AMA.

Petrenko disse quinta-feira que Rodchenkov tentou persuadir o seu sucessor no laboratório de Moscovo a dar-lhe a base de dados, sendo que posteriormente ela mesmo contactou o comité de investigação e garantiu essa informação.

*  Jogada clássica dos russos: "Se não os podes vencer junta-te a eles para os ludribiar".


.

Sem comentários: