02/08/2016

CARLOS MACHADO

.




O homem da grande frase

Antes dos atos, foi com palavras que Mário Moniz Pereira mudou a face do desporto em Portugal

Moniz Pereira construiu um currículo impressionante e multifacetado, do atletismo, como fabricante de campeões, ao fado, tendo assinado mais de cem. O que dele poucos saberão é que foi com uma frase que mudou o figurino desportivo do país no princípio da década de 1970. "Se treinarmos como os outros, somos tão bons como eles." Disse-o de forma insistente até que o escutassem. Era treinador de atletismo e de voleibol, depois de ter sido preparador físico da equipa principal de futebol do Sporting.

Num país em convulsão política, fez-se ouvir e não precisou de muito tempo para apresentar resultados. Em 1976, Carlos Lopes ganhou uma medalha de prata nos Jogos de Montreal. O mundo inteiro percebeu que estava perante um dos melhores atletas da história da modalidade e que iria ouvir falar dele durante mais de uma década.

Por obra da insistência de Moniz Pereira, Portugal passara a ter um lote de atletas que treinava como os outros e, como ele o anunciara, estava em condições de se equivaler em resultados, havendo ainda lugar aos excecionais, capazes de lutar por medalhas e recordes.O exemplo saltou das pistas, o país esqueceu a noite negra, mesmo que num processo lento, mas acabou por perceber o significado de ser um entre iguais, qualquer que seja o ramo de atividade (embora por vezes fique a ideia de que na política ainda não é assim).

No desporto o paradigma alterou ligeiramente a forma, já não tem a ver com treino mas com investimento. A filosofia não se alterou. O mês de julho provou-o.

IN "O JOGO"
01/08/16

.

Sem comentários: