.
A discriminação sanitária
A determinação da recolha de certificados e testes
nos estabelecimentos comerciais implica converter simples empregados de
hotéis ou de restaurantes em verdadeiros agentes de polícia sanitária,
recolhendo para esse efeito os seus dados de saúde...
ℋ𝑜𝓊𝓋𝑒 𝒹𝓊𝒶𝓈 𝓂𝑒𝓃𝓈𝒶𝑔𝑒𝓃𝓈 𝑒𝓃𝓋𝒾𝒶𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓁𝒶𝓈 𝒶𝓊𝓉𝑜𝓇𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒𝓈 𝒶𝑜𝓈 𝒸𝒾𝒹𝒶𝒹𝒶̃𝑜𝓈 𝒹𝓊𝓇𝒶𝓃𝓉𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶 𝓅𝒶𝓃𝒹𝑒𝓂𝒾𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒 𝓂𝑜𝓈𝓉𝓇𝒶𝓇𝒶𝓂 𝓉𝑜𝓉𝒶𝓁𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝒶𝒷𝓈𝓊𝓇𝒹𝒶𝓈. 𝒜 𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒻𝑜𝒾 𝒶 𝒹𝑒 𝓆𝓊𝑒 “𝓋𝒶𝒾 𝒻𝒾𝒸𝒶𝓇 𝓉𝓊𝒹𝑜 𝒷𝑒𝓂”, 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝓈𝑒 𝑜 𝓅𝒶𝒾́𝓈 𝒻𝑜𝓈𝓈𝑒 𝒶𝓁𝑔𝓊𝓂𝒶 𝓋𝑒𝓏 𝒻𝒾𝒸𝒶𝓇 𝒷𝑒𝓂 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝓃𝓊́𝓂𝑒𝓇𝑜 𝒹𝑒 𝓂𝑜𝓇𝓉𝑜𝓈 𝒶 𝓊𝓁𝓉𝓇𝒶𝓅𝒶𝓈𝓈𝒶𝓇 𝑜𝓈 𝟷𝟽.𝟶𝟶𝟶 𝑒 𝓊𝓂𝒶 𝒸𝓇𝒾𝓈𝑒 𝑒𝒸𝑜𝓃𝑜́𝓂𝒾𝒸𝒶 𝓈𝑒𝓂 𝓅𝓇𝑒𝒸𝑒𝒹𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈, 𝒸𝑜𝓂 𝒾𝓃𝒸𝓊𝓂𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝑔𝑒𝓃𝑒𝓇𝒶𝓁𝒾𝓏𝒶𝒹𝑜 𝒹𝑒 𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝒶𝓉𝑜𝓈, 𝑒𝓃𝒸𝑒𝓇𝓇𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝑒𝓂𝓅𝓇𝑒𝓈𝒶𝓈 𝑒 𝒹𝑒𝓈𝑒𝓂𝓅𝓇𝑒𝑔𝑜 𝒶 𝒹𝒾𝓈𝓅𝒶𝓇𝒶𝓇. 𝒜 𝓈𝑒𝑔𝓊𝓃𝒹𝒶 𝒻𝑜𝒾 𝒶 𝒹𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝒸𝒶𝒹𝒶 𝓅𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝓊𝑒̂𝓈 𝒹𝑒𝓋𝑒𝓇𝒾𝒶 𝓈𝑒𝓇 𝓊𝓂 𝒶𝑔𝑒𝓃𝓉𝑒 𝒹𝑒 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒 𝓅𝓊́𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶, 𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝑜𝓁𝒶𝓃𝒹𝑜 𝓃𝒶̃𝑜 𝒶𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝑜 𝓈𝑒𝓊 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝑜 𝒸𝑜𝓂𝓅𝑜𝓇𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜, 𝓂𝒶𝓈 𝓉𝒶𝓂𝒷𝑒́𝓂 𝑜 𝒸𝑜𝓂𝓅𝑜𝓇𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑜𝓈 𝑜𝓊𝓉𝓇𝑜𝓈, 𝓂𝑒𝓈𝓂𝑜 𝓈𝑒𝓂 𝑒𝓈𝓉𝒶𝓇 𝒾𝓃𝓋𝑒𝓈𝓉𝒾𝒹𝑜 𝒹𝒶𝓈 𝒸𝑜𝓂𝓅𝑒𝓉𝑒̂𝓃𝒸𝒾𝒶𝓈 𝓁𝑒𝑔𝒶𝒾𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑜 𝒻𝒶𝓏𝑒𝓇. ℰ𝓈𝓈𝒶 𝓂𝑒𝓃𝓈𝒶𝑔𝑒𝓂 𝑒𝓈𝓉𝒾𝓂𝓊𝓁𝑜𝓊 𝓊𝓂 𝒶𝓂𝒷𝒾𝑒𝓃𝓉𝑒 𝒹𝑒 𝒹𝑒𝓁𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑔𝑒𝓃𝑒𝓇𝒶𝓁𝒾𝓏𝒶𝒹𝒶 𝑒 𝒹𝑒 𝒶𝓉𝒾𝓉𝓊𝒹𝑒𝓈 𝒹𝒾𝓈𝒸𝓇𝒾𝓂𝒾𝓃𝒶𝓉𝑜́𝓇𝒾𝒶𝓈, 𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝒿𝒶́ 𝓃𝒶̃𝑜 𝒶𝓈𝓈𝒾𝓈𝓉𝒾́𝒶𝓂𝑜𝓈 𝒹𝑒𝓈𝒹𝑒 𝑜 𝓉𝑒𝓂𝓅𝑜 𝒹𝑜 ℰ𝓈𝓉𝒶𝒹𝑜 𝒩𝑜𝓋𝑜.
𝒮𝓊𝓇𝑔𝑒 𝒶𝑔𝑜𝓇𝒶 𝓊𝓂 𝓃𝑜𝓋𝑜 𝓅𝒶𝓈𝓈𝑜, 𝒾𝓃𝓈𝓉𝒾𝓉𝓊𝒾́𝒹𝑜 𝒶𝓉𝓇𝒶𝓋𝑒́𝓈 𝒹𝒶 ℛ𝑒𝓈𝑜𝓁𝓊𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑜 𝒞𝑜𝓃𝓈𝑒𝓁𝒽𝑜 𝒹𝑒 ℳ𝒾𝓃𝒾𝓈𝓉𝓇𝑜𝓈 𝟿𝟷-𝒜/𝟸𝟶𝟸𝟷, 𝒹𝑒 𝟿 𝒹𝑒 𝒥𝓊𝓁𝒽𝑜, 𝒶 𝓆𝓊𝒶𝓁 𝓅𝒶𝓈𝓈𝑜𝓊 𝒶 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝑒𝓇 𝓆𝓊𝑒 𝓃𝑜𝓈 𝒸𝑜𝓃𝒸𝑒𝓁𝒽𝑜𝓈 𝒸𝑜𝓂 𝓇𝒾𝓈𝒸𝑜 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝑒𝓁𝑒𝓋𝒶𝒹𝑜, 𝒶𝑜𝓈 𝓈𝒶́𝒷𝒶𝒹𝑜𝓈, 𝒹𝑜𝓂𝒾𝓃𝑔𝑜𝓈 𝑒 𝒻𝑒𝓇𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈, 𝒷𝑒𝓂 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒶̀𝓈 𝓈𝑒𝓍𝓉𝒶𝓈-𝒻𝑒𝒾𝓇𝒶𝓈 𝒶 𝓅𝒶𝓇𝓉𝒾𝓇 𝒹𝒶𝓈 𝟷𝟿:𝟶𝟶 𝒽, 𝑜 𝒻𝓊𝓃𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝓈𝓉𝒶𝓊𝓇𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜, 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑒𝒻𝑒𝒾𝓉𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝑒𝓇𝓋𝒾𝒸̧𝑜 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝒻𝑒𝒾𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝓃𝑜 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓇𝒾𝑜𝓇 𝒹𝑜 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜, 𝒶𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝑒́ 𝓅𝑒𝓇𝓂𝒾𝓉𝒾𝒹𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑜𝓈 𝒸𝓁𝒾𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝓅𝓇𝑒𝓈𝑒𝓃𝓉𝑒𝓂 𝒸𝑒𝓇𝓉𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝒹𝑜 𝒹𝒾𝑔𝒾𝓉𝒶𝓁 𝒞𝑜𝓋𝒾𝒹 𝒹𝒶 𝒰𝓃𝒾𝒶̃𝑜 ℰ𝓊𝓇𝑜𝓅𝑒𝒾𝒶, 𝑜𝓊 𝓈𝑒𝒿𝒶𝓂 𝓅𝑜𝓇𝓉𝒶𝒹𝑜𝓇𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝓊𝓂 𝓉𝑒𝓈𝓉𝑒 𝒸𝑜𝓂 𝓇𝑒𝓈𝓊𝓁𝓉𝒶𝒹𝑜 𝓃𝑒𝑔𝒶𝓉𝒾𝓋𝑜. 𝒟𝒶 𝓂𝑒𝓈𝓂𝒶 𝒻𝑜𝓇𝓂𝒶, 𝑜 𝒶𝒸𝑒𝓈𝓈𝑜 𝒶 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝓉𝓊𝓇𝒾́𝓈𝓉𝒾𝒸𝑜𝓈 𝑜𝓊 𝒶 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝒶𝓁𝑜𝒿𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓁𝑜𝒸𝒶𝓁, 𝒾𝓃𝒹𝑒𝓅𝑒𝓃𝒹𝑒𝓃𝓉𝑒𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝒹𝑜 𝒹𝒾𝒶 𝒹𝒶 𝓈𝑒𝓂𝒶𝓃𝒶 𝑜𝓊 𝒹𝑜 𝒽𝑜𝓇𝒶́𝓇𝒾𝑜, 𝒹𝑒𝓅𝑒𝓃𝒹𝑒 𝒹𝒶 𝒶𝓅𝓇𝑒𝓈𝑒𝓃𝓉𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜, 𝓅𝑒𝓁𝑜𝓈 𝒸𝓁𝒾𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈, 𝓃𝑜 𝓂𝑜𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑜 𝒸𝒽𝑒𝒸𝓀-𝒾𝓃, 𝒹𝑒 𝒸𝑒𝓇𝓉𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝒹𝑜 𝒹𝒾𝑔𝒾𝓉𝒶𝓁 𝒞𝑜𝓋𝒾𝒹 𝑜𝓊 𝒹𝑒 𝓊𝓂 𝓉𝑒𝓈𝓉𝑒 𝒸𝑜𝓂 𝓇𝑒𝓈𝓊𝓁𝓉𝒶𝒹𝑜 𝓃𝑒𝑔𝒶𝓉𝒾𝓋𝑜. ℱ𝑜𝒾 𝒶𝒾𝓃𝒹𝒶 𝓅𝓊𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶𝒹𝑜 𝑜 𝒟𝑒𝒸𝓇𝑒𝓉𝑜-ℒ𝑒𝒾 𝟻𝟼-ℬ/𝟸𝟶𝟸𝟷, 𝒹𝑒 𝟽 𝒹𝑒 𝒥𝓊𝓁𝒽𝑜, 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓈𝒶𝓃𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓇 𝒸𝑜𝓂 𝒸𝑜𝒾𝓂𝒶 𝓆𝓊𝑒𝓇 𝑜𝓈 𝒸𝓁𝒾𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓃𝒶̃𝑜 𝒶𝓅𝓇𝑒𝓈𝑒𝓃𝓉𝑒𝓂 𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒻𝑒𝓇𝒾𝒹𝑜𝓈 𝒸𝑒𝓇𝓉𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝒹𝑜 𝒹𝒾𝑔𝒾𝓉𝒶𝓁 𝑒 𝓉𝑒𝓈𝓉𝑒, 𝓆𝓊𝑒𝓇 𝑜𝓈 𝓇𝑒𝓈𝓅𝑜𝓃𝓈𝒶́𝓋𝑒𝒾𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓃𝒶̃𝑜 𝑜𝓈 𝓈𝑜𝓁𝒾𝒸𝒾𝓉𝑒𝓂 𝑒 𝓋𝑒𝓇𝒾𝒻𝒾𝓆𝓊𝑒𝓂.
ℰ𝓈𝓉𝑒 𝓃𝑜𝓋𝑜 𝓇𝑒𝑔𝒾𝓂𝑒 𝑒́ 𝒶𝒷𝓈𝑜𝓁𝓊𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝒹𝒾𝓈𝒸𝓇𝒾𝓂𝒾𝓃𝒶𝓉𝑜́𝓇𝒾𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑜𝓈 𝒸𝓁𝒾𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝓈𝓉𝒶𝓊𝓇𝒶𝓃𝓉𝑒𝓈 𝑒 𝒽𝑜𝓉𝑒́𝒾𝓈. 𝒮𝒶𝓁𝒾𝑒𝓃𝓉𝒶-𝓈𝑒, 𝑒𝓂 𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝒾𝓇𝑜 𝓁𝓊𝑔𝒶𝓇, 𝓆𝓊𝑒 𝑜 𝓃𝓊́𝓂𝑒𝓇𝑜 𝒹𝒶 𝓅𝑜𝓅𝓊𝓁𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓅𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝓊𝑒𝓈𝒶 𝓉𝑜𝓉𝒶𝓁𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝓋𝒶𝒸𝒾𝓃𝒶𝒹𝒶 𝓃𝒶̃𝑜 𝒸𝒽𝑒𝑔𝒶 𝒶𝒾𝓃𝒹𝒶 𝒶 𝟺𝟶%, 𝓅𝑒𝓁𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝒶 𝓂𝒶𝒾𝑜𝓇𝒾𝒶 𝒹𝒶 𝓅𝑜𝓅𝓊𝓁𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓃𝒶̃𝑜 𝓉𝑒𝓂 𝒶𝒸𝑒𝓈𝓈𝑜 𝒶 𝑒𝓈𝓈𝑒 𝒸𝑒𝓇𝓉𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝒹𝑜, 𝑒𝓈𝓉𝒶𝓃𝒹𝑜 𝒶𝓈𝓈𝒾𝓂 𝑜 𝓅𝒶𝒾́𝓈 𝒶 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝑒𝓇 𝓊𝓂𝒶 𝓋𝑒𝓇𝒹𝒶𝒹𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒹𝒾𝓈𝒸𝓇𝒾𝓂𝒾𝓃𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓈𝒶𝓃𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝒶 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈, 𝓅𝓇𝒾𝓋𝒾𝓁𝑒𝑔𝒾𝒶𝓃𝒹𝑜 𝒶𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝒿𝒶́ 𝑒𝓈𝓉𝒶̃𝑜 𝓋𝒶𝒸𝒾𝓃𝒶𝒹𝒶𝓈. 𝒥𝒶́ 𝑜𝓈 𝓃𝒶̃𝑜 𝓋𝒶𝒸𝒾𝓃𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓉𝑒𝓇𝒶̃𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝒾𝓈𝓉𝑒𝓂𝒶𝓉𝒾𝒸𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝓇𝑒𝒶𝓁𝒾𝓏𝒶𝓇 𝓉𝑒𝓈𝓉𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝒹𝒾𝒶𝑔𝓃𝑜́𝓈𝓉𝒾𝒸𝑜𝓈, 𝓈𝑒𝓂 𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒𝓇𝒶̃𝑜 𝓅𝓇𝒾𝓋𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑜 𝒶𝒸𝑒𝓈𝓈𝑜 𝒶 𝒸𝑒𝓇𝓉𝑜𝓈 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑒𝓇𝒸𝒾𝒶𝒾𝓈. ℰ𝓈𝓉𝒶 𝒹𝒾𝓈𝒸𝓇𝒾𝓂𝒾𝓃𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑒́ 𝓉𝒶𝓃𝓉𝑜 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝒾𝓃𝒿𝓊𝓈𝓉𝒶, 𝓆𝓊𝒶𝓃𝒹𝑜 𝒶 𝓋𝒶𝒸𝒾𝓃𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓃𝒶̃𝑜 𝒹𝑒𝓅𝑒𝓃𝒹𝑒 𝒹𝒶 𝑒𝓈𝒸𝑜𝓁𝒽𝒶 𝒹𝑜 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝑜, 𝓂𝒶𝓈 𝒹𝑜 𝓁𝓊𝑔𝒶𝓇 𝑒𝓂 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝓈 𝒶𝓊𝓉𝑜𝓇𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒 𝑜 𝒸𝑜𝓁𝑜𝒸𝒶𝓂 𝓃𝒶 𝒻𝒾𝓁𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑒𝓈𝓈𝑒 𝑒𝒻𝑒𝒾𝓉𝑜.
𝒫𝒶𝓇𝒶 𝒶𝓁𝑒́𝓂 𝒹𝒾𝓈𝓈𝑜, 𝒶 𝒹𝑒𝓉𝑒𝓇𝓂𝒾𝓃𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝒶 𝓇𝑒𝒸𝑜𝓁𝒽𝒶 𝒹𝑒 𝒸𝑒𝓇𝓉𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝒹𝑜𝓈 𝑒 𝓉𝑒𝓈𝓉𝑒𝓈 𝓃𝑜𝓈 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑒𝓇𝒸𝒾𝒶𝒾𝓈 𝒾𝓂𝓅𝓁𝒾𝒸𝒶 𝒸𝑜𝓃𝓋𝑒𝓇𝓉𝑒𝓇 𝓈𝒾𝓂𝓅𝓁𝑒𝓈 𝑒𝓂𝓅𝓇𝑒𝑔𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝒽𝑜𝓉𝑒́𝒾𝓈 𝑜𝓊 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝓈𝓉𝒶𝓊𝓇𝒶𝓃𝓉𝑒𝓈 𝑒𝓂 𝓋𝑒𝓇𝒹𝒶𝒹𝑒𝒾𝓇𝑜𝓈 𝒶𝑔𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝓅𝑜𝓁𝒾́𝒸𝒾𝒶 𝓈𝒶𝓃𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝒶, 𝑒𝓃𝒸𝒶𝓇𝓇𝑒𝑔𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓅𝓇𝑜𝒸𝑒𝒹𝑒𝓇 𝒶̀ 𝓋𝒾𝑔𝒾𝓁𝒶̂𝓃𝒸𝒾𝒶 𝑒𝓅𝒾𝒹𝑒𝓂𝒾𝑜𝓁𝑜́𝑔𝒾𝒸𝒶 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝒻𝓇𝑒𝓆𝓊𝑒𝓃𝓉𝑒𝓂 𝑜𝓈 𝓈𝑒𝓊𝓈 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈, 𝓇𝑒𝒸𝑜𝓁𝒽𝑒𝓃𝒹𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑒𝓈𝓈𝑒 𝑒𝒻𝑒𝒾𝓉𝑜 𝑜𝓈 𝓈𝑒𝓊𝓈 𝒹𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒. 𝒪𝓇𝒶, 𝓃𝑜𝓈 𝓉𝑒𝓇𝓂𝑜𝓈 𝒹𝑜 𝒶𝓇𝓉𝒾𝑔𝑜 𝟿º, 𝓃º𝟷, 𝒹𝑜 ℛ𝑒𝑔𝓊𝓁𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 ℰ𝓊𝓇𝑜𝓅𝑒𝓊 𝒹𝑒 𝒫𝓇𝑜𝓉𝑒𝒸𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒 𝒟𝒶𝒹𝑜𝓈 𝑒́ 𝓅𝓇𝑜𝒾𝒷𝒾𝒹𝑜 𝑜 𝓉𝓇𝒶𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝒹𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝒾𝓈, 𝓇𝑒𝓁𝒶𝓉𝒾𝓋𝑜𝓈 𝒶̀ 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒, 𝒶𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝓈𝑒𝓃𝒹𝑜 𝓁𝑒𝑔𝒾𝓉𝒾𝓂𝒶𝒹𝑜 𝑜 𝓂𝑒𝓈𝓂𝑜, 𝓃𝑜𝓈 𝓉𝑒𝓇𝓂𝑜𝓈 𝒹𝑜 𝓃º𝟸, 𝒾) 𝒹𝑜 𝓂𝑒𝓈𝓂𝑜 𝒶𝓇𝓉𝒾𝑔𝑜 𝓃𝑜 𝒸𝒶𝓈𝑜 𝒹𝑒 “𝓂𝑜𝓉𝒾𝓋𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓇𝑒𝓈𝓈𝑒 𝓅𝓊́𝒷𝓁𝒾𝒸𝑜 𝓃𝑜 𝒹𝑜𝓂𝒾́𝓃𝒾𝑜 𝒹𝒶 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒 𝓅𝓊́𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶, 𝓉𝒶𝒾𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒶 𝓅𝓇𝑜𝓉𝑒𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝒶 𝒶𝓂𝑒𝒶𝒸̧𝒶𝓈 𝓉𝓇𝒶𝓃𝓈𝒻𝓇𝑜𝓃𝓉𝑒𝒾𝓇𝒾𝒸̧𝒶𝓈 𝑔𝓇𝒶𝓋𝑒𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒 𝑜𝓊 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶𝓈𝓈𝑒𝑔𝓊𝓇𝒶𝓇 𝓊𝓂 𝑒𝓁𝑒𝓋𝒶𝒹𝑜 𝓃𝒾́𝓋𝑒𝓁 𝒹𝑒 𝓆𝓊𝒶𝓁𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 𝑒 𝒹𝑒 𝓈𝑒𝑔𝓊𝓇𝒶𝓃𝒸̧𝒶 𝒹𝑜𝓈 𝒸𝓊𝒾𝒹𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒 𝑒 𝒹𝑜𝓈 𝓂𝑒𝒹𝒾𝒸𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝑜𝓊 𝒹𝒾𝓈𝓅𝑜𝓈𝒾𝓉𝒾𝓋𝑜𝓈 𝓂𝑒́𝒹𝒾𝒸𝑜𝓈, 𝒸𝑜𝓂 𝒷𝒶𝓈𝑒 𝓃𝑜 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝒹𝒶 𝒰𝓃𝒾𝒶̃𝑜 𝑜𝓊 𝒹𝑜𝓈 ℰ𝓈𝓉𝒶𝒹𝑜𝓈-ℳ𝑒𝓂𝒷𝓇𝑜𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓅𝓇𝑒𝓋𝑒𝒿𝒶 𝓂𝑒𝒹𝒾𝒹𝒶𝓈 𝒶𝒹𝑒𝓆𝓊𝒶𝒹𝒶𝓈 𝑒 𝑒𝓈𝓅𝑒𝒸𝒾́𝒻𝒾𝒸𝒶𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝒶𝓁𝓋𝒶𝑔𝓊𝒶𝓇𝒹𝑒𝓂 𝑜𝓈 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜𝓈 𝑒 𝓁𝒾𝒷𝑒𝓇𝒹𝒶𝒹𝑒𝓈 𝒹𝑜 𝓉𝒾𝓉𝓊𝓁𝒶𝓇 𝒹𝑜𝓈 𝒹𝒶𝒹𝑜𝓈, 𝑒𝓂 𝓅𝒶𝓇𝓉𝒾𝒸𝓊𝓁𝒶𝓇 𝑜 𝓈𝒾𝑔𝒾𝓁𝑜 𝓅𝓇𝑜𝒻𝒾𝓈𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝓁”. 𝒩𝒶̃𝑜 𝓃𝑜𝓈 𝓅𝒶𝓇𝑒𝒸𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝓈 𝓃𝑜𝓋𝒶𝓈 𝓂𝑒𝒹𝒾𝒹𝒶𝓈 𝑒𝓈𝓉𝒶𝒷𝑒𝓁𝑒𝒸𝒾𝒹𝒶𝓈 𝒸𝑜𝓇𝓇𝑒𝓈𝓅𝑜𝓃𝒹𝒶𝓂 𝒶 𝑒𝓈𝓉𝑒 𝓇𝑒𝓆𝓊𝒾𝓈𝒾𝓉𝑜, 𝓂𝒶𝓈 𝑒𝓂 𝓆𝓊𝒶𝓁𝓆𝓊𝑒𝓇 𝒸𝒶𝓈𝑜 𝒹𝑒𝓈𝓇𝑒𝓈𝓅𝑒𝒾𝓉𝒶𝓂 𝓈𝑒𝑔𝓊𝓇𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝑜 𝒶𝓇𝓉. 𝟸𝟿º, 𝓃º𝟸, 𝒹𝒶 ℒ𝑒𝒾 𝒹𝑒 ℰ𝓍𝑒𝒸𝓊𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑜 ℛ𝑒𝑔𝓊𝓁𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 ℰ𝓊𝓇𝑜𝓅𝑒𝓊 𝒹𝑒 𝒫𝓇𝑜𝓉𝑒𝒸𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒 𝒟𝒶𝒹𝑜𝓈, 𝒶 ℒ𝑒𝒾 𝟻𝟾/𝟸𝟶𝟷𝟿, 𝒹𝑒 𝟾 𝒹𝑒 𝒜𝑔𝑜𝓈𝓉𝑜, 𝑜 𝓆𝓊𝒶𝓁 𝒹𝒾𝓈𝓅𝑜̃𝑒 𝓆𝓊𝑒 “𝓃𝑜𝓈 𝒸𝒶𝓈𝑜𝓈 𝓅𝓇𝑒𝓋𝒾𝓈𝓉𝑜𝓈 𝓃𝒶𝓈 𝒶𝓁𝒾́𝓃𝑒𝒶𝓈 𝒽) 𝑒 𝒾) 𝒹𝑜 𝓃.º 𝟸 𝒹𝑜 𝒶𝓇𝓉𝒾𝑔𝑜 𝟿.º 𝒹𝑜 ℛ𝒢𝒫𝒟, 𝑜 𝓉𝓇𝒶𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑜𝓈 𝒹𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓅𝓇𝑒𝓋𝒾𝓈𝓉𝑜𝓈 𝓃𝑜 𝓃.º 𝟷 𝒹𝑜 𝓂𝑒𝓈𝓂𝑜 𝒶𝓇𝓉𝒾𝑔𝑜 𝒹𝑒𝓋𝑒 𝓈𝑒𝓇 𝑒𝒻𝑒𝓉𝓊𝒶𝒹𝑜 𝓅𝑜𝓇 𝓊𝓂 𝓅𝓇𝑜𝒻𝒾𝓈𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝓁 𝑜𝒷𝓇𝒾𝑔𝒶𝒹𝑜 𝒶 𝓈𝒾𝑔𝒾𝓁𝑜 𝑜𝓊 𝓅𝑜𝓇 𝑜𝓊𝓉𝓇𝒶 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶 𝓈𝓊𝒿𝑒𝒾𝓉𝒶 𝒶 𝒹𝑒𝓋𝑒𝓇 𝒹𝑒 𝒸𝑜𝓃𝒻𝒾𝒹𝑒𝓃𝒸𝒾𝒶𝓁𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒, 𝒹𝑒𝓋𝑒𝓃𝒹𝑜 𝓈𝑒𝓇 𝑔𝒶𝓇𝒶𝓃𝓉𝒾𝒹𝒶𝓈 𝓂𝑒𝒹𝒾𝒹𝒶𝓈 𝒶𝒹𝑒𝓆𝓊𝒶𝒹𝒶𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝑒𝑔𝓊𝓇𝒶𝓃𝒸̧𝒶 𝒹𝒶 𝒾𝓃𝒻𝑜𝓇𝓂𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜”. ℳ𝒶𝓃𝒾𝒻𝑒𝓈𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝑜𝓈 𝑒𝓂𝓅𝓇𝑒𝑔𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝒽𝑜𝓉𝑒́𝒾𝓈 𝑒 𝓇𝑒𝓈𝓉𝒶𝓊𝓇𝒶𝓃𝓉𝑒𝓈 𝓃𝒶̃𝑜 𝓅𝓇𝑒𝑒𝓃𝒸𝒽𝑒𝓂 𝑒𝓈𝓉𝒶𝓈 𝒸𝒶𝓇𝒶𝒸𝓉𝑒𝓇𝒾́𝓈𝓉𝒾𝒸𝒶𝓈, 𝓃𝒶̃𝑜 𝓈𝑒𝓃𝒹𝑜 𝓅𝓇𝑜𝒻𝒾𝓈𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝒾𝓈 𝓆𝓊𝒶𝓁𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶 𝓇𝑒𝒸𝑜𝓁𝒽𝒶 𝒹𝑒 𝒹𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒.
𝒯𝑒𝓃𝒽𝑜 𝓇𝑒𝒻𝑒𝓇𝒾𝒹𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶 𝓅𝒶𝓃𝒹𝑒𝓂𝒾𝒶 𝓉𝑒𝓂 𝓋𝒾𝓃𝒹𝑜 𝒶 𝓅𝑜̂𝓇 𝑒𝓂 𝒸𝒶𝓊𝓈𝒶 𝒶𝓈 𝓇𝑒𝑔𝓇𝒶𝓈 𝒷𝒶́𝓈𝒾𝒸𝒶𝓈 𝒹𝑜 ℰ𝓈𝓉𝒶𝒹𝑜 𝒹𝑒 𝒟𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝑒𝓂 𝒫𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝒶𝓁. 𝒜𝑔𝑜𝓇𝒶 𝑒𝓃𝓉𝓇𝒶́𝓂𝑜𝓈 𝓃𝒶 𝒻𝒶𝓈𝑒 𝒹𝒶 𝓈𝑒𝑔𝓇𝑒𝑔𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓈𝒶𝓃𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝒶 𝑒 𝒹𝒶 𝒶𝓊𝓈𝑒̂𝓃𝒸𝒾𝒶 𝒹𝑒 𝓉𝓊𝓉𝑒𝓁𝒶 𝒹𝑜𝓈 𝒹𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈. 𝒱𝑒𝒿𝒶𝓂𝑜𝓈 𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒 𝓋𝒶𝒾 𝓈𝑒𝑔𝓊𝒾𝓇.
* Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
IN "i" - 13/07/21
* Já lemos e ouvimos vários comentadores respeitáveis com a mesma opinião sobre esta regra absurda. O que nos espanta é que nenhum restaurante ou hotel ou associação do sector apresentou qualquer "providência cautelar" impeditiva da efectivação da regra o que pode significar algum conluio ou subordinação às insanidades governativas.
A REDACÇÃO
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