11/10/2015

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Crianças que lêem têm acesso
 a 70% mais palavras

Ler ajuda à imaginação e não só. Segundo uma investigação da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a leitura dá acesso a 70% mais palavras do que as conversas que os pais têm com as crianças. E até ler aos bebés ajuda nesta aprendizagem, já que estão a adquirir o ritmo da leitura ao ouvirem os adultos.
.
O estudo comparou o vocabulário das crianças, segundo as conversas dos pais e ainda os textos de livros infantis, e encontrou novas palavras relacionadas com a leitura.
Como explica a investigadora Jessica Montag, citada pela revista brasileira Crescer, há ainda outras vantagens na leitura: "O ponto principal é que há mais palavras únicas no texto de livros de imagens do que em discursos que temos com as crianças. A principal vantagem é que os livros introduzem novos assuntos e novas palavras que, normalmente, estão fora do linguagem quotidiana."

A investigação aponta ainda para o facto de a leitura reforçar a relação entre pais e filhos e ao debate de novos temas.

* Acrescentamos, crianças que lêem constroem melhor as frases quer na forma oral ou na escrita, interpretam melhor as disciplinas do seu curriculum e têm mais facilidade para estudo de línguas estrangeiras.
Uma criança chinesa aos sete anos já domina 4 mil caracteres do complexo alfabeto chinês.

.

Sem comentários: