HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Em média, cada microempresa
deve 254 mil euros
Particulares foram os que mais
reduziram endividamento.
Representam 87,5% do tecido empresarial nacional, têm menos de dez empregados e o volume de negócios anual não excede os dois milhões de euros. São as microempresas portuguesas e cada uma deve, em média, 254 mil euros, dos quais 125.800 euros à banca. Já cada pequena empresa tem dívidas médias de 1,3 milhões de euros. Valores que atestam bem do grau de alavancagem da economia portuguesa, onde o sector público dá o mote.
De acordo com os novos dados sobre o endividamento do sector não financeiro, disponibilizados pela primeira vez na última segunda-feira, 20, pelo Banco de Portugal, administrações públicas, empresas privadas e particulares devem 715,2 mil milhões de euros, ou seja, 418% do PIB. As empresas e administrações públicas são responsáveis por 33% do endividamento total dos agentes económicos do País. Juntas devem 236 mil milhões de euros, mais do que todos as famílias portuguesas, que somam dívidas de 175,5 mil milhões de euros. Aliás, o sector público foi mesmo o único a aumentar o nível de endividamento em 2011. Enquanto os particulares e as empresas privadas diminuíram em 4,3 mil milhões de euros e 1,5 mil milhões, respectivamente, o montante total de dívidas, as administrações públicas e as empresas públicas aumentaram em quase 27 mil milhões e 2,9 mil milhões de euros, respectivamente.
Apesar do aumento expressivo da dívida pública, o Estado tem vindo a aliviar os bancos do fardo do financiamento público. O financiamento às empresas públicas caiu de 16,9 para 14,8 mil milhões de euros no último ano. Ainda assim, os bancos aumentaram o financiamento total ao sector público mas, principalmente, através de títulos de dívida que as instituições utilizam para dar como colateral na obtenção de empréstimos junto do Banco Central Europeu. Cabe actualmente aos bancos suportar 24% do financiamento público total, ou seja, 56,7 mil milhões de euros, dos quais 37,6 mil milhões em títulos de dívida.
* Somos os empreendedores da pedincha!!!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário