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.Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
23/01/2024
VICENTE FERREIRA
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Habitação: recuosdemasiado habituais
O governo do PS foi incapaz
de tomar medidas sérias para combater a subida dos preços da habitação e
a crise habitacional é o resultado do modelo de crescimento adotado ao
longo dos últimos anos: a monocultura do turismo e do imobiliário.
𝖭𝗈 𝖽𝖾𝖻𝖺𝗍𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝗌𝖾 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗎𝗆 𝖽𝗈𝗌 𝖺𝗌𝗉𝖾𝗍𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗀𝖺𝗇𝗁𝗈𝗎 𝗋𝖾𝗅𝖾𝗏𝖺̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖿𝗈𝗂 𝗈 𝖽𝗈 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗂𝖺𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖱𝖾𝗌𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖭𝖺̃𝗈 𝖧𝖺𝖻𝗂𝗍𝗎𝖺𝗂𝗌 (𝖱𝖭𝖧). 𝖤𝗌𝗍𝖾 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾, 𝗊𝗎𝖾 𝗈𝖿𝖾𝗋𝖾𝖼𝖾 𝗍𝖺𝗑𝖺𝗌 𝗋𝖾𝖽𝗎𝗓𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖨𝖱𝖲 𝖺̀𝗌 𝗉𝖾𝗇𝗌𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 (𝟣𝟢%) 𝖾 𝖺𝗈𝗌 𝗋𝖾𝗇𝖽𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖽𝗈 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈 (𝟤𝟢%) 𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺̃𝗈𝗌 𝖾𝗌𝗍𝗋𝖺𝗇𝗀𝖾𝗂𝗋𝗈𝗌 𝗈𝗎 𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺̃𝗈𝗌 𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾𝗌𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾𝗇𝗁𝖺𝗆 𝖾𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖿𝗈𝗋𝖺 𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖽𝖾 𝟧 𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝖿𝗈𝗂 𝗎𝗆 𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗌𝗊𝗎𝖾𝗆𝖺𝗌 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝗍𝗋𝖺𝗂𝗋 𝖼𝖺𝗉𝗂𝗍𝖺𝗅 𝖾𝗌𝗍𝗋𝖺𝗇𝗀𝖾𝗂𝗋𝗈 𝗇𝗈 𝗆𝖾𝗋𝖼𝖺𝖽𝗈 𝗂𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖺𝗈 𝗅𝗈𝗇𝗀𝗈 𝖽𝖺 𝗎́𝗅𝗍𝗂𝗆𝖺 𝖽𝖾́𝖼𝖺𝖽𝖺.
𝖮 𝖼𝗎𝗌𝗍𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝖻𝖾𝗇𝖾𝖿𝗂́𝖼𝗂𝗈 𝗍𝖾𝗆 𝗏𝗂𝗇𝖽𝗈 𝖺 𝖼𝗋𝖾𝗌𝖼𝖾𝗋 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗌 𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝗍𝖾𝗇𝖽𝗈 𝖺𝗍𝗂𝗇𝗀𝗂𝖽𝗈 𝗈𝗌 𝟣𝟥𝟨𝟢 𝗆𝗂𝗅𝗁𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗌 𝖾𝗆 𝟤𝟢𝟤𝟤, 𝖽𝖾 𝖺𝖼𝗈𝗋𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝗋𝖾𝗅𝖺𝗍𝗈́𝗋𝗂𝗈 𝖽𝖺 𝖠𝗎𝗍𝗈𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖳𝗋𝗂𝖻𝗎𝗍𝖺́𝗋𝗂𝖺. 𝖠 𝗉𝖾𝗋𝖽𝖺 𝗌𝗎𝖻𝗌𝗍𝖺𝗇𝖼𝗂𝖺𝗅 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖼𝖾𝗂𝗍𝖺 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖾́ 𝗉𝗋𝗈𝗏𝗈𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝗎𝗆 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂 𝗎𝗆 𝗍𝗋𝖺𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅 𝖿𝖺𝖼𝖾 𝖺𝗈𝗌 𝗌𝖺𝗅𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌 𝖾 𝗉𝖾𝗇𝗌𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗋𝖾𝗌𝗂𝖽𝖾 𝗇𝗈 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝖾 𝖾́ 𝗌𝗎𝗃𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖺 𝗍𝖺𝗑𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗂𝗆𝗉𝗈𝗌𝗍𝗈 𝗉𝗋𝗈𝗀𝗋𝖾𝗌𝗌𝗂𝗏𝖺𝗌. 𝖠𝗅𝖾́𝗆 𝖽𝗂𝗌𝗌𝗈, 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝖾́ 𝗎𝗆 𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗌𝗊𝗎𝖾𝗆𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝗂𝖻𝗎𝗂́𝖽𝗈(1) 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖾𝗇𝗈𝗋𝗆𝖾 𝗌𝗎𝖻𝗂𝖽𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼̧𝗈𝗌 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝖺𝗅𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗎𝗆𝖺 𝖽𝗂𝗇𝖺̂𝗆𝗂𝖼𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾𝗆 𝗍𝗈𝖽𝖺𝗌 𝖺𝗌 𝖼𝖺𝗋𝖺𝖼𝗍𝖾𝗋𝗂́𝗌𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝖻𝗈𝗅𝗁𝖺 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗎𝗅𝖺𝗍𝗂𝗏𝖺 (𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖺𝖼𝖺𝗌𝗈, 𝗈 "𝖾𝗅𝖽𝗈𝗋𝖺𝖽𝗈 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅" 𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾̂𝗌 𝖾́ 𝖾𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺𝖽𝗈 𝖾𝗆 𝗌𝗂𝗍𝖾𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈 𝖨𝖽𝖾𝖺𝗅𝗂𝗌𝗍𝖺(2).
𝖥𝖺𝖼𝖾 𝖺̀𝗌 𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖺̀ 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾̂𝗆 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝗓𝖺𝖽𝗈 𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗏𝖾𝗓 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌, 𝖠𝗇𝗍𝗈́𝗇𝗂𝗈 𝖢𝗈𝗌𝗍𝖺 𝖺𝗇𝗎𝗇𝖼𝗂𝗈𝗎(3) 𝗇𝗈 𝗂𝗇𝗂́𝖼𝗂𝗈 𝖽𝖾 𝗈𝗎𝗍𝗎𝖻𝗋𝗈 𝗈 𝖿𝗂𝗆 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾. 𝖠 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺 𝖺𝖼𝖺𝖻𝖺𝗋𝗂𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗂𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝗇𝗈𝗏𝖺𝗌 𝗂𝗇𝗌𝖼𝗋𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗇𝗈 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾, 𝖾𝗆𝖻𝗈𝗋𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝗋𝖾𝗍𝗂𝗋𝖺𝗌𝗌𝖾 𝗈 𝗉𝗋𝗂𝗏𝗂𝗅𝖾́𝗀𝗂𝗈 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅 𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗃𝖺́ 𝗈 𝗍𝗂𝗇𝗁𝖺 𝗋𝖾𝖼𝖾𝖻𝗂𝖽𝗈 (𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋𝗂𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗂𝗇𝗎𝖺𝗋 𝖺 𝗎𝗌𝗎𝖿𝗋𝗎𝗂𝗋 𝖽𝖾 𝗍𝖺𝗑𝖺𝗌 𝗋𝖾𝖽𝗎𝗓𝗂𝖽𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖽𝖾𝗓 𝖺𝗇𝗈𝗌 (4).
𝖭𝗈 𝖾𝗇𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈, 𝗈 𝗀𝗈𝗏𝖾𝗋𝗇𝗈 𝗋𝖾𝖼𝗎𝗈𝗎 𝗋𝖺𝗉𝗂𝖽𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖾 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗎 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗋(5) 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 "𝖺𝗍𝗋𝖺𝗂𝗋 𝗊𝗎𝖺𝖽𝗋𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗇𝖺 𝖺́𝗋𝖾𝖺 𝖽𝖺 𝗂𝗇𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝗀𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝗂́𝖿𝗂𝖼𝖺". 𝖭𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗏𝖾𝗋𝗌𝖺̃𝗈, 𝗈𝗌 𝗂𝗇𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝗀𝖺𝖽𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝗂́𝖿𝗂𝖼𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖺𝗌𝗌𝖾𝗆 𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝖺𝗋 𝖾𝗆 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝖺𝗅 𝖻𝖾𝗇𝖾𝖿𝗂𝖼𝗂𝖺𝗆 𝖽𝖺 𝗍𝖺𝗑𝖺 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝖺 𝖽𝖾 𝟤𝟢% 𝖽𝖾 𝖨𝖱𝖲 𝖽𝗎𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖽𝖾𝗓 𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝗂𝗇𝖽𝖾𝗉𝖾𝗇𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖽𝗈𝗌 𝗋𝖾𝗇𝖽𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖺𝗎𝖿𝖾𝗋𝗂𝖽𝗈𝗌 (𝖾 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖺𝖻𝖺𝗂𝗑𝗈 𝖽𝖺 𝗍𝖺𝗑𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝗂𝗉𝗂𝖼𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗂𝗇𝖼𝗂𝖽𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝗈𝗌 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝖺𝖽𝗈𝗋𝖾𝗌 𝗇𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗍𝗂𝗉𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝗎𝗇𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌). 𝖭𝗎𝗆 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝖼𝗈𝗆 𝗇𝗂́𝗏𝖾𝗂𝗌 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖻𝖺𝗂𝗑𝗈𝗌(6) 𝖽𝖾 𝖿𝗂𝗇𝖺𝗇𝖼𝗂𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗂𝗇𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝗀𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖾𝗇𝗏𝗈𝗅𝗏𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈, 𝖻𝖺𝗌𝗍𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖺𝖻𝖺𝗂𝗑𝗈(7) 𝖽𝖺 𝗆𝖾́𝖽𝗂𝖺 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺, 𝖾 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝖻𝗈𝖺 𝗉𝖺𝗋𝗍𝖾 𝖽𝗈 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈 𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝗂́𝖿𝗂𝖼𝗈 𝖾́ 𝗀𝖺𝗋𝖺𝗇𝗍𝗂𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖻𝗈𝗅𝗌𝖾𝗂𝗋𝗈𝗌(8) 𝖼𝗈𝗆 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺𝗍𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌(9) , 𝖾́ 𝖽𝗂𝖿𝗂́𝖼𝗂𝗅 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝖺 𝗃𝗎𝗌𝗍𝗂𝖼̧𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺.
𝖬𝖺𝗌 𝗈 𝗋𝖾𝖼𝗎𝗈 𝗇𝖺̃𝗈 𝖿𝗂𝖼𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝖺𝗊𝗎𝗂: 𝖺𝗅𝖾́𝗆 𝖽𝗈 𝗇𝗈𝗏𝗈 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖻𝖾𝗇𝖾𝖿𝗂́𝖼𝗂𝗈 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅, 𝗈 𝗀𝗋𝗎𝗉𝗈 𝗉𝖺𝗋𝗅𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗋 𝖽𝗈 𝖯𝖲 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝗈𝗎 𝗎𝗆𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗎𝗆 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝗂𝗍𝗈́𝗋𝗂𝗈(10) 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝖺𝗍𝗎𝖺𝗅 𝖺𝗍𝖾́ 𝖺𝗈 𝖿𝗂𝗆 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟦. 𝖭𝖺 𝗉𝗋𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺, 𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗂𝖺 𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗌 𝗋𝖾𝗀𝗋𝖺𝗌 𝖺𝗍𝗎𝖺𝗂𝗌 𝗌𝖾 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗇𝗁𝖺𝗆 𝖾𝗆 𝗏𝗂𝗀𝗈𝗋 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗎𝗆 𝖺𝗇𝗈, 𝖽𝖾 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝗍𝗋𝖺𝗏𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗃𝖺́ 𝗉𝗅𝖺𝗇𝖾𝖺𝗏𝖺 𝗆𝗎𝖽𝖺𝗋-𝗌𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝗉𝖺𝗂́𝗌. 𝖲𝖾 𝗌𝖾 𝗋𝖾𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝖽𝖾𝗏𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝖺𝗉𝗅𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈, 𝗉𝗈𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝗈𝗍𝗂𝗏𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝖽𝗂𝖺 𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝗋𝖾𝗏𝗈𝗀𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾 𝗌𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗆𝗂𝗍𝖾𝗆 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗂𝗇𝗌𝖼𝗋𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌?
𝖮 𝖿𝖺𝖼𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗈 𝗀𝗈𝗏𝖾𝗋𝗇𝗈 𝗍𝖾𝗋 𝗌𝗂𝖽𝗈 𝗂𝗇𝖼𝖺𝗉𝖺𝗓 𝖽𝖾 𝗍𝗈𝗆𝖺𝗋 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺𝗌 𝗌𝖾́𝗋𝗂𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖼𝗈𝗆𝖻𝖺𝗍𝖾𝗋 𝖺 𝗌𝗎𝖻𝗂𝖽𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼̧𝗈𝗌 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾-𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗆 𝗎𝗆 𝗉𝗋𝗈𝖻𝗅𝖾𝗆𝖺 𝖽𝖾 𝖿𝗎𝗇𝖽𝗈: 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝗌𝖾 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅 𝖾́ 𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗎𝗅𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖽𝗈 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖼𝗋𝖾𝗌𝖼𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈(11) 𝖺𝖽𝗈𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖺𝗈 𝗅𝗈𝗇𝗀𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝗎́𝗅𝗍𝗂𝗆𝗈𝗌 𝖺𝗇𝗈𝗌. 𝖠 𝗆𝗈𝗇𝗈𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝗈 𝗍𝗎𝗋𝗂𝗌𝗆𝗈 𝖾 𝖽𝗈 𝗂𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖿𝗈𝗂 𝗏𝗂𝗌𝗍𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗎𝗆𝖺 𝗈𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗇𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝖼𝖾𝗅𝖾𝗋𝖺𝗋 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾𝗀𝗈 𝖾 𝗆𝖺𝗌𝖼𝖺𝗋𝖺𝗋 𝖺 𝖿𝗋𝖺𝗀𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺 𝗋𝖾𝖼𝗎𝗉𝖾𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾𝖼𝗈𝗇𝗈́𝗆𝗂𝖼𝖺 𝗉𝗈́𝗌-𝖳𝗋𝗈𝗂𝗄𝖺, 𝖺𝗉𝖾𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖾 𝗌𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗍𝗂𝗉𝗅𝗂𝖼𝖺𝗋𝖾𝗆 𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗎𝗌 𝖾𝖿𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗉𝖾𝗋𝗏𝖾𝗋𝗌𝗈𝗌, 𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈 𝗇𝗈 𝗍𝗂𝗉𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾𝗀𝗈 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖽𝗈 (𝗍𝗂𝗉𝗂𝖼𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝗋𝖾𝖼𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖾 𝗆𝖺𝗅 𝗉𝖺𝗀𝗈), 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗇𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼̧𝗈𝗌 𝖽𝖺𝗌 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗌 𝖾 𝗇𝗈 𝗉𝗋𝗈́𝗉𝗋𝗂𝗈 𝗉𝖾𝗋𝖿𝗂𝗅 𝗉𝗋𝗈𝖽𝗎𝗍𝗂𝗏𝗈(12) 𝖽𝖺 𝖾𝖼𝗈𝗇𝗈𝗆𝗂𝖺, 𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗏𝖾𝗓 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗂𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝖽𝖺 𝖾𝗆 𝗌𝖾𝗍𝗈𝗋𝖾𝗌 𝗉𝗈𝗎𝖼𝗈 𝗉𝗋𝗈𝖽𝗎𝗍𝗂𝗏𝗈𝗌. 𝖮 𝗀𝗈𝗏𝖾𝗋𝗇𝗈 𝖽𝗈 𝖯𝖲 𝗇𝗎𝗇𝖼𝖺 𝖾𝗌𝗍𝖾𝗏𝖾 𝖽𝗂𝗌𝗉𝗈𝗌𝗍𝗈 𝖺 𝖼𝗈𝗅𝗈𝖼𝖺𝗋 𝖾𝗆 𝖼𝖺𝗎𝗌𝖺 𝗈 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈(13) 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝖻𝗋𝖺𝖼̧𝗈𝗎. 𝖬𝖺𝗌 𝖺 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺 𝖺̀ 𝖼𝗋𝗂𝗌𝖾 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗋𝖾𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖼𝗎𝗋𝗍𝖺𝗌.
(1)- contribuído(2)- idealista(3)- anunciou(4)- por mais dez anos(5)- manter(6)- níveis muito baixos(7)- abaixo(8)- bolseiros(9)- contratos precários(10)- regime transitório(11)- modelo de crescimento(12)- perfil produtivo(13)- modelo
* Economista
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IN "SETENTA E QUATRO": 11/01/24
.
𝖭𝗈 𝖽𝖾𝖻𝖺𝗍𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝗌𝖾 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗎𝗆 𝖽𝗈𝗌 𝖺𝗌𝗉𝖾𝗍𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗀𝖺𝗇𝗁𝗈𝗎 𝗋𝖾𝗅𝖾𝗏𝖺̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖿𝗈𝗂 𝗈 𝖽𝗈 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗂𝖺𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖱𝖾𝗌𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖭𝖺̃𝗈 𝖧𝖺𝖻𝗂𝗍𝗎𝖺𝗂𝗌 (𝖱𝖭𝖧). 𝖤𝗌𝗍𝖾 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾, 𝗊𝗎𝖾 𝗈𝖿𝖾𝗋𝖾𝖼𝖾 𝗍𝖺𝗑𝖺𝗌 𝗋𝖾𝖽𝗎𝗓𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖨𝖱𝖲 𝖺̀𝗌 𝗉𝖾𝗇𝗌𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 (𝟣𝟢%) 𝖾 𝖺𝗈𝗌 𝗋𝖾𝗇𝖽𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖽𝗈 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈 (𝟤𝟢%) 𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺̃𝗈𝗌 𝖾𝗌𝗍𝗋𝖺𝗇𝗀𝖾𝗂𝗋𝗈𝗌 𝗈𝗎 𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺̃𝗈𝗌 𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾𝗌𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾𝗇𝗁𝖺𝗆 𝖾𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖿𝗈𝗋𝖺 𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖽𝖾 𝟧 𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝖿𝗈𝗂 𝗎𝗆 𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗌𝗊𝗎𝖾𝗆𝖺𝗌 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝗍𝗋𝖺𝗂𝗋 𝖼𝖺𝗉𝗂𝗍𝖺𝗅 𝖾𝗌𝗍𝗋𝖺𝗇𝗀𝖾𝗂𝗋𝗈 𝗇𝗈 𝗆𝖾𝗋𝖼𝖺𝖽𝗈 𝗂𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖺𝗈 𝗅𝗈𝗇𝗀𝗈 𝖽𝖺 𝗎́𝗅𝗍𝗂𝗆𝖺 𝖽𝖾́𝖼𝖺𝖽𝖺.
𝖮 𝖼𝗎𝗌𝗍𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝖻𝖾𝗇𝖾𝖿𝗂́𝖼𝗂𝗈 𝗍𝖾𝗆 𝗏𝗂𝗇𝖽𝗈 𝖺 𝖼𝗋𝖾𝗌𝖼𝖾𝗋 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗌 𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝗍𝖾𝗇𝖽𝗈 𝖺𝗍𝗂𝗇𝗀𝗂𝖽𝗈 𝗈𝗌 𝟣𝟥𝟨𝟢 𝗆𝗂𝗅𝗁𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗌 𝖾𝗆 𝟤𝟢𝟤𝟤, 𝖽𝖾 𝖺𝖼𝗈𝗋𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝗋𝖾𝗅𝖺𝗍𝗈́𝗋𝗂𝗈 𝖽𝖺 𝖠𝗎𝗍𝗈𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖳𝗋𝗂𝖻𝗎𝗍𝖺́𝗋𝗂𝖺. 𝖠 𝗉𝖾𝗋𝖽𝖺 𝗌𝗎𝖻𝗌𝗍𝖺𝗇𝖼𝗂𝖺𝗅 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖼𝖾𝗂𝗍𝖺 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖾́ 𝗉𝗋𝗈𝗏𝗈𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝗎𝗆 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂 𝗎𝗆 𝗍𝗋𝖺𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅 𝖿𝖺𝖼𝖾 𝖺𝗈𝗌 𝗌𝖺𝗅𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌 𝖾 𝗉𝖾𝗇𝗌𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗋𝖾𝗌𝗂𝖽𝖾 𝗇𝗈 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝖾 𝖾́ 𝗌𝗎𝗃𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖺 𝗍𝖺𝗑𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗂𝗆𝗉𝗈𝗌𝗍𝗈 𝗉𝗋𝗈𝗀𝗋𝖾𝗌𝗌𝗂𝗏𝖺𝗌. 𝖠𝗅𝖾́𝗆 𝖽𝗂𝗌𝗌𝗈, 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝖾́ 𝗎𝗆 𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗌𝗊𝗎𝖾𝗆𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝗂𝖻𝗎𝗂́𝖽𝗈(1) 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖾𝗇𝗈𝗋𝗆𝖾 𝗌𝗎𝖻𝗂𝖽𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼̧𝗈𝗌 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝖺𝗅𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗎𝗆𝖺 𝖽𝗂𝗇𝖺̂𝗆𝗂𝖼𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾𝗆 𝗍𝗈𝖽𝖺𝗌 𝖺𝗌 𝖼𝖺𝗋𝖺𝖼𝗍𝖾𝗋𝗂́𝗌𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝖻𝗈𝗅𝗁𝖺 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗎𝗅𝖺𝗍𝗂𝗏𝖺 (𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖺𝖼𝖺𝗌𝗈, 𝗈 "𝖾𝗅𝖽𝗈𝗋𝖺𝖽𝗈 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅" 𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾̂𝗌 𝖾́ 𝖾𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺𝖽𝗈 𝖾𝗆 𝗌𝗂𝗍𝖾𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈 𝖨𝖽𝖾𝖺𝗅𝗂𝗌𝗍𝖺(2).
𝖥𝖺𝖼𝖾 𝖺̀𝗌 𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖺̀ 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾̂𝗆 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝗓𝖺𝖽𝗈 𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗏𝖾𝗓 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌, 𝖠𝗇𝗍𝗈́𝗇𝗂𝗈 𝖢𝗈𝗌𝗍𝖺 𝖺𝗇𝗎𝗇𝖼𝗂𝗈𝗎(3) 𝗇𝗈 𝗂𝗇𝗂́𝖼𝗂𝗈 𝖽𝖾 𝗈𝗎𝗍𝗎𝖻𝗋𝗈 𝗈 𝖿𝗂𝗆 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾. 𝖠 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺 𝖺𝖼𝖺𝖻𝖺𝗋𝗂𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗂𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝗇𝗈𝗏𝖺𝗌 𝗂𝗇𝗌𝖼𝗋𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗇𝗈 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾, 𝖾𝗆𝖻𝗈𝗋𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝗋𝖾𝗍𝗂𝗋𝖺𝗌𝗌𝖾 𝗈 𝗉𝗋𝗂𝗏𝗂𝗅𝖾́𝗀𝗂𝗈 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅 𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗃𝖺́ 𝗈 𝗍𝗂𝗇𝗁𝖺 𝗋𝖾𝖼𝖾𝖻𝗂𝖽𝗈 (𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋𝗂𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗂𝗇𝗎𝖺𝗋 𝖺 𝗎𝗌𝗎𝖿𝗋𝗎𝗂𝗋 𝖽𝖾 𝗍𝖺𝗑𝖺𝗌 𝗋𝖾𝖽𝗎𝗓𝗂𝖽𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖽𝖾𝗓 𝖺𝗇𝗈𝗌 (4).
𝖭𝗈 𝖾𝗇𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈, 𝗈 𝗀𝗈𝗏𝖾𝗋𝗇𝗈 𝗋𝖾𝖼𝗎𝗈𝗎 𝗋𝖺𝗉𝗂𝖽𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖾 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗎 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗋(5) 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 "𝖺𝗍𝗋𝖺𝗂𝗋 𝗊𝗎𝖺𝖽𝗋𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗇𝖺 𝖺́𝗋𝖾𝖺 𝖽𝖺 𝗂𝗇𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝗀𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝗂́𝖿𝗂𝖼𝖺". 𝖭𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗏𝖾𝗋𝗌𝖺̃𝗈, 𝗈𝗌 𝗂𝗇𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝗀𝖺𝖽𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝗂́𝖿𝗂𝖼𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖺𝗌𝗌𝖾𝗆 𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝖺𝗋 𝖾𝗆 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝖺𝗅 𝖻𝖾𝗇𝖾𝖿𝗂𝖼𝗂𝖺𝗆 𝖽𝖺 𝗍𝖺𝗑𝖺 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝖺 𝖽𝖾 𝟤𝟢% 𝖽𝖾 𝖨𝖱𝖲 𝖽𝗎𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖽𝖾𝗓 𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝗂𝗇𝖽𝖾𝗉𝖾𝗇𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖽𝗈𝗌 𝗋𝖾𝗇𝖽𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖺𝗎𝖿𝖾𝗋𝗂𝖽𝗈𝗌 (𝖾 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖺𝖻𝖺𝗂𝗑𝗈 𝖽𝖺 𝗍𝖺𝗑𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝗂𝗉𝗂𝖼𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗂𝗇𝖼𝗂𝖽𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝗈𝗌 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝖺𝖽𝗈𝗋𝖾𝗌 𝗇𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗍𝗂𝗉𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝗎𝗇𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌). 𝖭𝗎𝗆 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝖼𝗈𝗆 𝗇𝗂́𝗏𝖾𝗂𝗌 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖻𝖺𝗂𝗑𝗈𝗌(6) 𝖽𝖾 𝖿𝗂𝗇𝖺𝗇𝖼𝗂𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗂𝗇𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝗀𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖾𝗇𝗏𝗈𝗅𝗏𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈, 𝖻𝖺𝗌𝗍𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖺𝖻𝖺𝗂𝗑𝗈(7) 𝖽𝖺 𝗆𝖾́𝖽𝗂𝖺 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺, 𝖾 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝖻𝗈𝖺 𝗉𝖺𝗋𝗍𝖾 𝖽𝗈 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈 𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝗂́𝖿𝗂𝖼𝗈 𝖾́ 𝗀𝖺𝗋𝖺𝗇𝗍𝗂𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖻𝗈𝗅𝗌𝖾𝗂𝗋𝗈𝗌(8) 𝖼𝗈𝗆 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺𝗍𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌(9) , 𝖾́ 𝖽𝗂𝖿𝗂́𝖼𝗂𝗅 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝖺 𝗃𝗎𝗌𝗍𝗂𝖼̧𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺.
𝖬𝖺𝗌 𝗈 𝗋𝖾𝖼𝗎𝗈 𝗇𝖺̃𝗈 𝖿𝗂𝖼𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝖺𝗊𝗎𝗂: 𝖺𝗅𝖾́𝗆 𝖽𝗈 𝗇𝗈𝗏𝗈 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖻𝖾𝗇𝖾𝖿𝗂́𝖼𝗂𝗈 𝖿𝗂𝗌𝖼𝖺𝗅, 𝗈 𝗀𝗋𝗎𝗉𝗈 𝗉𝖺𝗋𝗅𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗋 𝖽𝗈 𝖯𝖲 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝗈𝗎 𝗎𝗆𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗎𝗆 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝗂𝗍𝗈́𝗋𝗂𝗈(10) 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝖺𝗍𝗎𝖺𝗅 𝖺𝗍𝖾́ 𝖺𝗈 𝖿𝗂𝗆 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟦. 𝖭𝖺 𝗉𝗋𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺, 𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗂𝖺 𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗌 𝗋𝖾𝗀𝗋𝖺𝗌 𝖺𝗍𝗎𝖺𝗂𝗌 𝗌𝖾 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗇𝗁𝖺𝗆 𝖾𝗆 𝗏𝗂𝗀𝗈𝗋 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗎𝗆 𝖺𝗇𝗈, 𝖽𝖾 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝗍𝗋𝖺𝗏𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗃𝖺́ 𝗉𝗅𝖺𝗇𝖾𝖺𝗏𝖺 𝗆𝗎𝖽𝖺𝗋-𝗌𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝗉𝖺𝗂́𝗌. 𝖲𝖾 𝗌𝖾 𝗋𝖾𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗆𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝖽𝖾𝗏𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝖺𝗉𝗅𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈, 𝗉𝗈𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝗈𝗍𝗂𝗏𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝖽𝗂𝖺 𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝗋𝖾𝗏𝗈𝗀𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾 𝗌𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗆𝗂𝗍𝖾𝗆 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗂𝗇𝗌𝖼𝗋𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌?
𝖮 𝖿𝖺𝖼𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗈 𝗀𝗈𝗏𝖾𝗋𝗇𝗈 𝗍𝖾𝗋 𝗌𝗂𝖽𝗈 𝗂𝗇𝖼𝖺𝗉𝖺𝗓 𝖽𝖾 𝗍𝗈𝗆𝖺𝗋 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺𝗌 𝗌𝖾́𝗋𝗂𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖼𝗈𝗆𝖻𝖺𝗍𝖾𝗋 𝖺 𝗌𝗎𝖻𝗂𝖽𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼̧𝗈𝗌 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾-𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗆 𝗎𝗆 𝗉𝗋𝗈𝖻𝗅𝖾𝗆𝖺 𝖽𝖾 𝖿𝗎𝗇𝖽𝗈: 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝗌𝖾 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅 𝖾́ 𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗎𝗅𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖽𝗈 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖼𝗋𝖾𝗌𝖼𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈(11) 𝖺𝖽𝗈𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖺𝗈 𝗅𝗈𝗇𝗀𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝗎́𝗅𝗍𝗂𝗆𝗈𝗌 𝖺𝗇𝗈𝗌. 𝖠 𝗆𝗈𝗇𝗈𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝗈 𝗍𝗎𝗋𝗂𝗌𝗆𝗈 𝖾 𝖽𝗈 𝗂𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖿𝗈𝗂 𝗏𝗂𝗌𝗍𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗎𝗆𝖺 𝗈𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗇𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝖼𝖾𝗅𝖾𝗋𝖺𝗋 𝖺 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾𝗀𝗈 𝖾 𝗆𝖺𝗌𝖼𝖺𝗋𝖺𝗋 𝖺 𝖿𝗋𝖺𝗀𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺 𝗋𝖾𝖼𝗎𝗉𝖾𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾𝖼𝗈𝗇𝗈́𝗆𝗂𝖼𝖺 𝗉𝗈́𝗌-𝖳𝗋𝗈𝗂𝗄𝖺, 𝖺𝗉𝖾𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖾 𝗌𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗍𝗂𝗉𝗅𝗂𝖼𝖺𝗋𝖾𝗆 𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗎𝗌 𝖾𝖿𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗉𝖾𝗋𝗏𝖾𝗋𝗌𝗈𝗌, 𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈 𝗇𝗈 𝗍𝗂𝗉𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾𝗀𝗈 𝖼𝗋𝗂𝖺𝖽𝗈 (𝗍𝗂𝗉𝗂𝖼𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝗋𝖾𝖼𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖾 𝗆𝖺𝗅 𝗉𝖺𝗀𝗈), 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗇𝗈𝗌 𝗉𝗋𝖾𝖼̧𝗈𝗌 𝖽𝖺𝗌 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗌 𝖾 𝗇𝗈 𝗉𝗋𝗈́𝗉𝗋𝗂𝗈 𝗉𝖾𝗋𝖿𝗂𝗅 𝗉𝗋𝗈𝖽𝗎𝗍𝗂𝗏𝗈(12) 𝖽𝖺 𝖾𝖼𝗈𝗇𝗈𝗆𝗂𝖺, 𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗏𝖾𝗓 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗂𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝖽𝖺 𝖾𝗆 𝗌𝖾𝗍𝗈𝗋𝖾𝗌 𝗉𝗈𝗎𝖼𝗈 𝗉𝗋𝗈𝖽𝗎𝗍𝗂𝗏𝗈𝗌. 𝖮 𝗀𝗈𝗏𝖾𝗋𝗇𝗈 𝖽𝗈 𝖯𝖲 𝗇𝗎𝗇𝖼𝖺 𝖾𝗌𝗍𝖾𝗏𝖾 𝖽𝗂𝗌𝗉𝗈𝗌𝗍𝗈 𝖺 𝖼𝗈𝗅𝗈𝖼𝖺𝗋 𝖾𝗆 𝖼𝖺𝗎𝗌𝖺 𝗈 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈(13) 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝖻𝗋𝖺𝖼̧𝗈𝗎. 𝖬𝖺𝗌 𝖺 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺 𝖺̀ 𝖼𝗋𝗂𝗌𝖾 𝖽𝖺 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗋𝖾𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖼𝗎𝗋𝗍𝖺𝗌.
(1)- contribuído
(2)- idealista
(3)- anunciou
(4)- por mais dez anos
(5)- manter
(6)- níveis muito baixos
(7)- abaixo
(8)- bolseiros
(9)- contratos precários
(10)- regime transitório
(11)- modelo de crescimento
(12)- perfil produtivo
(13)- modelo
.
IN "SETENTA E QUATRO": 11/01/24 .
.
3593.UNIÃO
EUROPEIA
COMISSÃO EUROPEIA
Estado palestiniano é uma obrigação,
diz UE em repreensão a PM de Israel
NR: É fácil perceber porque o bandido líder do governo de Israel, ou o bandido líder do "hamas" rejeitam esta proposta, ficavam sem espaço e território para continuarem a ser criminosos!
putin HUYLO
putin é um canalha.
..
3682
Senso d'hoje
JOANA
GUERRA TADEU
ACTIVISTA AMBIENTAL
"AMBIENTALISTA IMPERFEITA"
AUGUSTO
SANTOS SILVA
PRESIDENTE DA
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
RAQUEL
MOURÃO LOPES
FRANCISCO
SENA SANTOS
JORNALISTAS PORTUGUESES
ENTREVISTAM PARA
ANTENA 3
#NÃO PODIAS...DISCORDAR"
Votar, expressar-te, discordar, viajar livremente, reunir-te, beijar são algumas das coisas que #NÃOPODIAS fazer antes da democracia.
Na contagem decrescente para os 50 anos do 25 de Abril, Raquel Morão Lopes e Francisco Sena Santos, que não são "pera doce" para os entrevistados, vão recordar um Portugal sem liberdade e refletir sobre os próximos 50 anos de democracia.
Um programa/ podcast em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
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