... e não apare as aldrabices
COMPRE JORNAIS
esclareçam os portugueses
Mulher do ministro da Justiça
exige mais acumulações
A procuradora Maria da Conceição Correia Fernandes, mulher do ministro da Justiça, Alberto Martins, pediu novamente para ser paga por acumulação de serviços, depois da hierarquia ter vetado os anteriores pedidos.
A mulher do governante chegou a receber 72 mil euros, em 2010, após um despacho do ex-secretário de Estado da Justiça, João Correia, que contrariou pareceres do Ministério Público.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
era óbvio
Clima e actividade económica
em Portugal pioram no início do ano
O indicador de clima económico continuou a cair em Fevereiro, mantendo a tendência de queda iniciada em Julho, avança o INE.
O Instituto Nacional de Estatística revelou hoje que o indicador de clima económico agravou-se de -1,2 pontos em Janeiro para -1,3 pontos em Fevereiro. Também o indicador de actividade económica caiu de 2,3 pontos em Dezembro para 2,0 pontos em Janeiro, "prolongando o perfil decrescente dos quatro meses anteriores".
No primeiro mês do ano, o indicador de consumo privado também abrandou (de 2,4 em Dezembro para 2,0 Janeiro), em resultado sobretudo do comportamento negativo do consumo corrente mas também do consumo duradouro. Já o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), ainda que continue em valores negativos, teve um menor abrandamento no primeiro mês deste ano (-1,8) face a Dezembro (-2,4) devido, segundo o INE, à "aceleração da componente de material de transporte e à diminuição menos expressiva da componente de construção".
No comércio internacional de bens em termos nominais, as importações registaram aumentos "elevados" em termos homólogos, tal como as exportações, neste caso mais significativos, de 12,3 e 19% em Janeiro face aos 11,2 e 15,6% de Dezembro, respectivamente.
Em Fevereiro, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou 3,5%, menos 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior. Excluindo a energia e os alimentos, a subida homóloga foi de 1,9%.
"Em Fevereiro, os preços das componentes de bens e de serviços do IPC apresentaram crescimentos homólogos de 4,4% e 2,4%, respectivamente (após avanços de 4,3% e 2,5% no mês anterior)", acrescentou o INE.
"DIÁRIO ECONÓMICO com LUSA"
convite à dança
«Manif» 'muito grande '
Carvalho da Silva espera que os portugueses
de mobilizem para lutarem
por mudança de políticas económicas e sociais
O secretário-geral da CGTP prevê que a manifestação nacional marcada para sábado, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, seja um grande protesto do setor público e privado e considera que esta iniciativa tem que ser tomada como uma ação determinante para o futuro do país.
'Vamos ter uma manifestação muito grande em Lisboa, do sector público e do privado, porque as pessoas sentem cada vez mais as injustiças e há que manifestar o seu descontentamento', disse Manuel Carvalho da Silva.
O sindicalista disse que, face às medidas que o Governo tem vindo a impor aos portugueses, 'a luta vai ser muito longa', não se esgota com a manifestação de sábado.
'O país não vai sair da situação em que está com uma varinha de condão. Só vai sair quando o povo se mobilizar e os governantes interpretarem as suas opiniões e reivindicações', afirmou acrescentando que 'a democracia é interpretar as justas reivindicações do povo e não apenas recolher os seus votos',
Carvalho da Silva considera, por isso que 'o combate vai ser longo', e os portugueses estão todos convidados a mobilizar-se para lutarem por mudança de políticas económicas e sociais.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
à rasca
Euribor em subida generalizada
As taxas Euribor registam, esta sexta-feira, o regresso a uma subida generalizada, segundo o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos.
A taxa a seis meses, o principal indexante do crédito à habitação em Portugal, sobe 0,001 pontos para 1,479%, enquanto a Euribor a três meses cresce 0,002 pontos para 1,172%.
A Euribor a 12 meses avança 0,003 pontos para 1,916%.
As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
a caça ao tacho
Associações reúnem-se esta sexta-feira
Revisão estatutária em cima da mesa com vista adequação ao novo regime jurídico das federações.
As associações distritais de futebol reúnem-se esta sexta-feira em plenário, a partir das 18 horas, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa, com vista à preparação da assembleia geral federativa marcada para amanhã, na qual será votada a adequação estatutária ao novo regime jurídico.
O perpetuar desta situação mantém a Federação de Futebol na ilegalidade e a FIFA e a UEFA já avisaram que, se o assunto não ficar resolvido até amanhã suspendem, imediatamente, clubes e selecções portuguesas de todas as provas internacionais.
Coimbra, Évora e Bragança podem ter um papel decisivo na votação de amanhã, mas mantêm o secretismo sobre as tendências dos seus votos.
Quinta-feira, o Conselho de Justiça da FPF voltou a emitir um parecer parcialmente desfavorável ao projecto de revisão dos estatutos, por considerar que algumas normas podem violar a constitucionalidade.
"A BOLA"
europa infectada
Quarenta mil crianças com tuberculose
Cerca de 40 mil crianças com tuberculose foram notificadas na Europa na última década e mais de 3300 casos foram reportados apenas em 2009, revela a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a OMS, do total dos casos notificados em crianças, "apenas 19 por cento foram confirmados bacteriologicamente, o que indica que o diagnóstico da tuberculose nas crianças é o maior desafio na Europa".
Outro aspecto considerado preocupante no relatório da OMS são as elevadas taxas de multirressistência às terapêuticas, em comparação com as taxas de tratamento baixas.
A OMS alerta os Estados--membros para as "populações vulneráveis, incluindo crianças, que não têm acesso rápido e de qualidade a diagnósticos e tratamentos", e acrescenta que o número de mortes por ano é "preocupante".
"CORREIO DA MANHÃ"
desta vez parece não ser um assalto
Governo pode arrecadar cerca de 500 milhões
com leilão para telemóveis
O preço de referência para o leilão de um conjunto de frequências radioeléctricas, que vai permitir oferecer mais banda larga móvel, deverá ser de 462 milhões de euros, de acordo com o projecto de regulamento que a Anacom colocou em consulta pública.
Só na faixa dos 800 Mhz, que poderá ser a faixa mais apetecida, estarão a leilão seis lotes, por um preço mínimo de 55 milhões de euros, cada. O que significa que, só nesta faixa, o Estado arrecadará pelo menos 330 milhões de euros.
Uma boa receita para o Estado em altura de crise orçamental.
Em Espanha, o preço de referência atinge os mil milhões de euros, nesta faixa, elevando o valor previsto com a distribuição de frequência a 1,5 a dois mil milhões de euros.
Como já era esperado, a quarta geração móvel será mesmo atribuída por via de leilão, estabelecendo-se um preço de referência. A Anacom, no projecto de decisão, explica considerar que esta modalidade "se afigura como a mais adequada para proceder à selecção das entidades", já que diz ser a forma "mais transparente para todos os interessados, menos interferente nos planos de negócios dos operadores e na sua criatividade, estimulando a utilização eficiente do espectro e diminuindo a motivação para atribuições inconsequentes deste recurso".
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
guerra xuxialista
Austeridade.
António Costa acusa Teixeira dos Santos
de ter agido de forma “desastrosa”
António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, acusou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, de ter-se comportado de forma "desastrada" quando apresentou ao país as novas medidas de austeridade.
Foi durante o programa "Quadratura do Círculo, transmitido pela SIC Notícias, que António Costa proferiu estas declarações: " A comunicação do ministro das Finanças da passada sexta-feira ficará certamente para a história como a mais desastrada e desastrosa que alguma vez foi feita em Portugal, se não mesmo no hemisfério Norte, de todos os pontos de vistas", afirmou.
O autarca não ficou por aqui e deu alguns exemplos de como Teixeira dos Santos pode ter contribuído para uma eventual crise política ao dizer que foi uma "declaração que criou a ideia generalizada de um conjunto de factos que temos vindo a perceber que não são reais"
Acrescentando mesmo: "Só no domingo à noite, é que percebi que o famoso congelamento das pensões sociais não constava do conjunto das medidas anunciadas".
"i"
agora não a roubem....
Jardim de Beja tem
uma das árvores mais antigas do planeta
Um clone do pinheiro-de-wollemi, uma árvore do tempo dos dinossauros, oriundo do Parque Nacional de Wollemi, uma área protegida nos arredores de Sydney, na Austrália, vai passar a integrar o coberto vegetal do Jardim Público de Beja, que reabrirá ao público na segunda-feira, após obras de requalificação.
O exemplar, que é único na Península Ibérica e um dos poucos existentes na Europa, permanecia, desde 2005, no Museu Botânico da Escola Superior Agrária de Beja, que o tinha adquirido em leilão em Outubro daquele ano, com o apoio de Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
O pinheiro-de-wollemi, que passa a estar integrado no jardim, é um dos clones produzidos na Austrália a partir dos cerca de 100 exemplares selvagens adultos que restam. Foram descobertos por acaso em 1994, por David Noble, um botânico amador inglês. Pensava-se estarem extintos há dois milhões de anos.
Segundo a página na Internet da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, esta espécie sobreviveu a 17 Idades do Gelo e assistiu à génese e à extinção maciça dos dinossauros.
Os primeiros exemplares comercializados dos 100 que restam foram leiloados pela Sotheby"s. Além de Beja, na Europa há exemplares desta árvore em Londres, Edimburgo e Viena.
"PÚBLICO"
com naturalidade....
Bento: «Prioridade é o nosso trabalho»
Paulo Bento sublinhou esta sexta-feira na divulgação da convocatória da Seleção Nacional para os embates com Chile (26 de março) e Finlândia (29 de março) que a prioridade é manter o foco nas questões internas, deixando para segundo plano os adversários que servem de preparação para o jogo "a doer" com a Noruega (4 de junho).
"Acima de tudo é a última oportunidade de preparação antes do jogo com a Noruega. São equipas de caraterísticas diferentes, adversários que vamos respeitar, mas a prioridade é pensarmos na nossa forma de jogar, corrigir situações que aconteceram frente à Argentina, testar novas soluções e dar oportunidades a jogadores", esclareceu o selecionador.
"A nossa grande preocupação não será a análise destes adversários e sim a nossa forma de jogar, o nosso trabalho, sabendo que a Finlândia é mais similar à Noruega do que o Chile", acrescentou Bento.
"RECORD"