11/02/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

.

321- ACIDEZ
FEMININA


COLOCOU O FILHO
PARA ADOPÇÃO


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.

 .

𝕺 𝕯𝖎𝖆 𝖊𝖒 𝕼𝖚𝖊 𝕰𝖝𝖕𝖑𝖔𝖉𝖎𝖚 𝕸𝖆𝖇𝖆𝖙𝖆-𝕭𝖆𝖙𝖆/3

Adaptação fílmica do conto homónimo de Mia Couto


FONTE:  João Olinto Trindade Junior

.

.
Ponto em Comum 133

Como compreender a
4ª DIMENSÃO espacial


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 

CVII-Cidades e soluções

FREIBURG
 Cidade 100% sustentável
"ALEMANHA"




FONTE:   ecoconsciencia
.

JOSÉ BRISSOS LINO

 .




Fora com os judeus?

O anti-semitismo e a xenofobia em geral podem começar por enfermar de razões económicas, sociais, culturais e políticas, mas transferem-se rapidamente para o domínio do irracional, com as devidas consequências   

A expulsão dos judeus dos domínios do reino foi decidida por D. Manuel I, há 520 anos, quando assinou o édito de expulsão que viria a prejudicar seriamente o desenvolvimento do país e a comprometer o seu futuro. Pensar que tal atitude discriminatória nos foi imposta pelos espanhóis de modo a abrir caminho ao casamento real com D. Isabel, traduz bem a motivação política de tal erro. Há quem estime em 120 mil o número de judeus desterrados. Com isso uma parte da riqueza do país desapareceu.

Milhares tiveram então de escolher entre a expulsão dos domínios do reino ou a conversão forçada. Claro que a fé religiosa não se negoceia, pelo que qualquer pressão externa ao indivíduo para uma mudança nessa matéria não se traduz de facto em conversão interior mas apenas em fingimento, em nome da sobrevivência ou dos interesses conjunturais do momento. Houve filhos de famílias judias tirados aos pais e entregues a famílias católicas. Persuadidos à conversão muitos foram arrastados até às igrejas e baptizados à força, mas outros fugiram e suicidaram-se, atirando-se a cisternas e a poços.

 A população judaica na península era numericamente relevante mas vista com alguma desconfiança, desde a Idade Média, já que os judeus trabalhavam para o rei na cobrança dos impostos e na organização da contabilidade pública. Daí os ataques pontuais às judiarias, embora se mantivesse um clima de tolerância religiosa.” Maria José Oliveira diz que a atitude do rei D. João II para com os judeus expulsos de Espanha foi ganhando contornos terríveis. “Em 1493 ordenou que os filhos menores fossem retirados aos pais e enviados para São Tomé, que precisava de ser povoado. A ilha tinha então grande número de crocodilos, além de um clima hostil, pelo que a maioria das crianças foi comida pelos animais. As restantes sucumbiram à fome.”

O clima anti-judaico catalisado pela peste, a seca e a fome, foi de tal forma grave que bastou um cristão-novo questionar um falso milagre para desencadear o massacre de 1506 em Lisboa, quando a turba enlouquecida e aos gritos, atiçada pelos frades, se espalhou pelas ruas na caça ao judeu. A tripulação das naus da Índia “atiçada pela pregação dos frades, violou, matou e queimou milhares de pessoas. Arrombavam as portas das casas, em busca de cristãos-novos, perseguiam quem tentava fugir, carregavam mortos e vivos para as fogueiras que iam sendo ateadas em vários locais da cidade, como o Rossio e a zona ribeirinha.” Rezam as crónicas que a carnificina e as pilhagens duraram três dias, durante os quais terão sido mortos entre duas mil a quatro mil pessoas.

Curiosamente, o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, 27 de Janeiro, surgiu este ano poucos dias depois de o líder populista dum partido político de extrema-direita, que se caracteriza por um discurso xenófobo, racista e misógino, ter obtido quase meio milhão de votos em Portugal. O leit motiv da campanha desse partido foi a diabolização social e política da comunidade cigana, à falta de problemas com as comunidades de imigrantes, ao contrário de alguns países europeus, de modo a fazer dos ciganos portugueses os maus da fita que vivem à custa dos nossos impostos, paralelo ao discurso cavalgado pela extrema-direita que se queixa dos imigrantes por tirarem o trabalho aos nacionais desses países. Isso e o discurso do medo.

Os nazis alemães viraram o povo contra os judeus acusando-os de todos os males domésticos, tal como a seca, a fome, a peste e os interesses da coroa viraram a população portuguesa contra os judeus no século XVI. Hoje sabe-se que tal acção política resultou num Portugal mais pobre e que perdeu parte dos seus melhores valores, que foram assim contribuir para o desenvolvimento dos Países Baixos. A imagem da sinagoga portuguesa de Amsterdão, construída pelos sefarditas, é uma bofetada na memória da história política do nosso país. Ou seja, o país deu um tiro no pé, à conta do preconceito e da intolerância contra uma minoria de religião diferente.

Não sei mesmo se ainda antes das causas apontadas para a decadência dos povos peninsulares de que falava Antero de Quental nas Conferências do Casino em 1871, isto é, a Contra-Reforma promovida pelos jesuítas, a centralização política típica do absolutismo e o sistema económico decorrente dos Descobrimentos, não encontraremos, afinal, uma origem mais remota derivada das consequências da famigerada expulsão dos judeus de Portugal e Espanha.

Sempre existiram casamentos muito complicados…

IN "VISÃO" - 03/02/21

.

 .



2542.UNIÃO


EUROPEIA



Tempestade "Darcy" congela
  norte e centro da Europa



FONTE:  Noticieros Televisa

.

.

𝒳𝒱𝐼-OH MAR SALGADO

7-Aѕ ιlнαѕ doѕ Açoreѕ


FONTE:MrVeddhas
 .

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
𝒜𝓈 𝟽 𝑀𝒶𝓇𝒶𝓋𝒾𝓁𝒽𝒶𝓈 𝒹𝑜 𝑀𝓊𝓃𝒹𝑜 𝒜𝓃𝓉𝒾𝑔𝑜
2-𝒜 𝐸𝓈𝓉𝒶́𝓉𝓊𝒶 𝒹𝑒 𝒵𝑒𝓊𝓈 𝑒𝓂 𝒪𝓁𝒾́𝓂𝓅𝒾𝒶


FONTE: Foca na História .
.

Falete

Señora


.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
6.4-Ꮯꭺꮪꭺꮇꭼ🇳ꭲꮻ Ꮖ🇳ꮯꮻ🇳ꮩꭼ🇳ꮖꭼ🇳ꭲꭼ


FONTE: tbrsete

.
.

Quanto e quando confiar
no anticoncepcional


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

▂▃▅▆▇█ MU ITO █   █ IM PORTAN T E █▇▆▅▃▂


Revista de esquerda publica obra 

nazi como um manifesto feminista


FONTE:  Visão Libertária

.

.

Para cozer os miolos/196

 
UE autoriza venda de larvas 

de besouros como comida

 

FONTE:   euronews

.

 .

AEROFAGIA



.
.
2609
Senso d'hoje
HENRIQUE
GOUVEIA E MELO
VICE-ALMIRANTE PORTUGUÊS
COORDENADOR PLANO DE VACINAÇÃO
COVID-19
"ESCASSEZ DE VACINAS, ATRASO NO PLANO"



* TVI24-09/02/21

FONTE:  Passou na TV

.
.
  Cabras e Cães


.
.

BOM DIA


.

𝟣-ᖇᥱtᥲꙆᖾo⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
XLIX-ℬ𝒶𝓁𝓁𝑒𝓉 ℛ𝑜𝓈𝑒
.
VIDAS PROÍBIDAS




Ballet Rose - Vidas Proibidas foi uma série de televisão portuguesa produzida pela NBP em 1997 e exibida pela RTP 1 em 1998, que tinha como cabeça de cartaz a actriz Sofia Alves, que protagonizava cenas íntimas na série. Esta baseava-se no escândalo que rebentou em 1967 em Portugal, em que diversos homens ligados às mais altas cúpulas do Estado Novo participavam em orgias com crianças entre os 8 e os 12 anos e em práticas de sado-masoquismo, as quais levaram à morte de, pelo menos, uma mulher.

* Este episódio tem alguns defeitos de sonorização.

107-CINEMA
FORA "D'ORAS"
𝒳𝐼𝐼𝐼-𝑶𝒔 𝑩𝒐́𝒓𝒈𝒊𝒂𝒔


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:
 
𝐿𝑜𝑠 𝐵𝑜𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝘩𝑖𝑠𝑝𝑎𝑛𝑜-𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟶𝟼 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝐻𝑒𝑟𝑛𝑎́𝑛𝑑𝑒𝑧, 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑏𝑖𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎-𝑚𝑒𝑡𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑖𝑛𝑒𝑚𝑎[𝟷] 𝑒 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚, 𝑒𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎̃𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒́𝑟𝑖𝑒 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑙𝑒𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒, 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑒 𝐼𝑡𝑎́𝑙𝑖𝑎. 𝑁𝑎 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎, 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑁𝑎𝑣𝑎𝑟𝑟𝑎, 𝐺𝑎𝑛𝑑𝑖𝑎 𝑒 𝑉𝑎𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑜 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑎𝑙𝑝𝑖𝑛𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑅𝑜𝑚𝑎 𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑒𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠.

𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒 𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑖𝑝𝑎𝑖𝑠 𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑛𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝟷𝟸 𝑎𝑛𝑜𝑠 (𝟷𝟺𝟿𝟸-𝟷𝟻𝟶𝟺), 𝑛𝑜 𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑜𝑢 𝑜 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼, 𝑒 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜𝑠 - 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒𝑧𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑒𝑠𝑎𝑟𝑒.
 

𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:

𝑆𝑒𝑟𝑔𝑖𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑖𝑠-𝑀𝑒𝑛𝑐𝘩𝑒𝑡𝑎 - 𝐶𝑒́𝑠𝑎𝑟 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎
𝐿𝑙𝑢𝑖́𝑠 𝐻𝑜𝑚𝑎𝑟 - 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼
𝑀𝑎𝑟𝑖́𝑎 𝑉𝑎𝑙𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒 - 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒́𝑐𝑖𝑎 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎
𝑃𝑎𝑧 𝑉𝑒𝑔𝑎 - 𝐶𝑎𝑡𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑆𝑓𝑜𝑟𝑧𝑎
𝐴́𝑛𝑔𝑒𝑙𝑎 𝑀𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 - 𝑉𝑎𝑛𝑛𝑜𝑧𝑧𝑎 𝑑𝑒𝑖 𝐶𝑎𝑡𝑡𝑎𝑛𝑒𝑖
𝑆𝑒𝑟𝑔𝑖𝑜 𝑀𝑢𝑛̃𝑖𝑧 - 𝐽𝑢𝑎𝑛 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝐷𝑢𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑒 𝐺𝑎𝑛𝑑𝑖́𝑎
𝐸𝑙𝑜𝑦 𝐴𝑧𝑜𝑟𝑖́𝑛 - 𝐽𝑜𝑓𝑟𝑒́ 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑃𝑟𝑖́𝑛𝑐𝑖𝑝𝑒 𝑑𝑒 𝑆𝑞𝑢𝑖𝑙𝑙𝑎𝑐𝑒
𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 𝐴́𝑙𝑣𝑎𝑟𝑒𝑧 - 𝐽𝑜𝘩𝑎𝑛𝑛𝑒𝑠 𝐵𝑢𝑟𝑐𝘩𝑎𝑟𝑡 (𝑠𝑒𝑐𝑟𝑒𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼)
𝐿𝑖𝑛𝑑𝑎 𝐵𝑎𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 - 𝑆𝑎𝑛𝑐𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝐴𝑟𝑎𝑔𝑎̃𝑜
𝐸𝑢𝑠𝑒𝑏𝑖𝑜 𝑃𝑜𝑛𝑐𝑒𝑙𝑎 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐺𝑖𝑢𝑙𝑖𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒𝑙𝑙𝑎 𝑅𝑜𝑣𝑒𝑟𝑒, 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐽𝑢́𝑙𝑖𝑜 𝐼𝐼
𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑉𝑎𝑙𝑒𝑟𝑜 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐴𝑠𝑐𝑎𝑛𝑖𝑜 𝑆𝑓𝑜𝑟𝑧𝑎
𝐷𝑖𝑒𝑔𝑜 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖́𝑛 - 𝑃𝑒𝑟𝑜𝑡𝑡𝑜 (𝑐𝑟𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜, 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒́𝑐𝑖𝑎)
𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝐻𝑒𝑟𝑛𝑎́𝑛𝑑𝑒𝑧 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐺𝑖𝑎𝑛𝑏𝑎𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑂𝑟𝑠𝑖𝑛𝑖


FONTE:Petronio Filho