...e acredite,
estamos pior que ontem
COMPRE JORNAIS
O GOVERNO É ALDRABÃO
Emprego só para dez em cada cem
Os números do Instituto de Emprego e Formação Profissional não deixam margem para dúvidas: dos 669 mil desempregados inscritos nos centros de emprego em 2010, só 69 conseguiram colocação. Isto significa que apenas dez em cada cem inscritos no IEFP conseguem emprego pelo instituto.
A situação piora se analisarmos apenas o último mês de Dezembro. Dos 47 477 desempregados inscritos IEFP, só 3274 foram colocados, ou seja, 6,8 por cento de todos os que procuravam emprego no IEFP. Há contudo que ter em atenção que há desempregados inscritos no Instituto de Emprego que conseguem emprego por iniciativa própria.
Portugal tem actualmente uma taxa de desemprego de 11 por cento, mas mesmo assim o secretário de Estado do Emprego está confiante de que "o pior já passou". Segundo os últimos dados da Segurança Social, relativos a Novembro, o número de pessoas sem trabalho a receber subsídio de desemprego diminuiu em 49 mil. Só 56,6 por cento dos portugueses sem trabalho em Portugal que estão inscritos no IEFP estão a receber subsídio. Esta percentagem seria muito maior se tivéssemos em conta o subemprego ou pessoas que já desistiram de procurar emprego. Para Eugénio Rosa, economista e membro da CGTP, perante este cenário não faz sentido que o Governo considere que "o pior já passou". O especialista salienta ainda que nas 24 horas que separam 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2011 mais 17 mil inscreveram-se no IEFP.
"CORREIO DA MANHÃ"
CUMPRINDO O INCUMPRIMENTO
Portugal não cumpre défice de 2011
nem meta dos 3% em 2013, diz o FMI
O governo português não vai conseguir cumprir o défice com que se comprometeu para 2011. Na primeira avaliação orçamental após a aprovação do Orçamento do Estado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que o ajustamento planeado é violento mas será, ainda assim, insuficiente para atingir a meta de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Contas feitas, o "buraco" das contas públicas deverá rondar os 5,2% no final do ano.
Nos anos seguintes, a trajectória de consolidação orçamental continua a ser desapontante. O défice mingua apenas 0,4 pontos percentuais em 2012, perde mais 0,5 no ano seguinte, mas entra em descontrolo a partir daí. Em 2012, o saldo das Administrações Públicas atingirá, segundo o relatório "Fiscal Monitor".
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
LEIS PARA ENGANAR O PACÓVIO
Nove em cada dez contratos públicos
foram ajustes directos
O primeiro relatório sobre contratos públicos desde a entrada em vigor do novo Código da Contratação Pública comprova tudo aquilo que já se suspeitava. O recurso ao ajuste directo, figura legal apontada como "procedimento de excepção", é afinal o principal procedimento de adjudicação nas entidades públicas.
Segundo o relatório, que analisa todo o ano de 2010, os ajustes directos representaram 35% do total em valor, o que se traduziu em adjudicações avaliadas em 3,857 mil milhões de euros. Em número, o domínio é esmagador: 92% das contratações de bens, serviços e empreitadas foram entregues por ajuste directo. Isto significa que em cada dez contratos públicos mais de nove foram adjudicados por esta via. Este elevado número é em parte explicado pela aplicação das novas regras da contratação pública a contratos de bens e serviços a partir de 5 mil euros, o que fez explodir o universo de contratações de pequeno valor por ajuste directo. Aliás, 85% do número de ajustes directos reporta-se ao fornecimentos de bens e serviços.
A síntese do relatório ontem divulgada parte destes números para chegar a outra conclusão. "Dos 11 mil milhões de euros realizados em contratos públicos em Portugal em 2010, a maioria - 65% - foi adjudicada através de procedimentos concursais." Por outras palavras, o correspondente a 7 mil milhões de euros foi entregue por concurso público ou por concurso limitado por prévia qualificação. Mas se é verdade que "os procedimentos concursais" foram os mais relevantes, não deixa de ter significado o facto de o ajuste directo ter representado mais de um terço do montante adjudicado no ano passado.
O ajuste directo é visto como um procedimento de excepção que em regra não deve ser usado em contratos acima de 150 mil euros para empreitadas, 75 mil euros para serviços e bens móveis e 100 mil euros para outras contratações. Contudo, o novo código introduziu tantas excepções a estas regras que na prática abriu a porta à "liberalização" do ajuste directo nos contratos públicos.
"i"
JUSTIÇA SUBMERSA
Inquérito à aquisição dos submarinos
ficou sem equipa de investigação
PGR abriu ou converteu processos de natureza
disciplinar a cinco dos 18 procuradores do DCIAP,
incluindo à directora Cândida Almeida.
Cinco dos 18 procuradores que compõem o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), especializado na investigação da criminalidade complexa e altamente organizada, estão a braços com inquéritos ou processos de natureza disciplinar, incluindo a directora do mesmo, Cândida Almeida, visada em pelo menos um inquérito que pretende apurar eventuais violações disciplinares ligadas com o processo Freeport e com o das contrapartidas dos submarinos.
A instauração destes processos, decididos pelo procurador-geral da República, já originou a decapitação da equipa que investigava um dos mais importantes processos de corrupção do país, a aquisição dos submarinos, que está parado há algum tempo.
Em final de Julho, Pinto Monteiro ordenou a instauração de um inquérito após a divulgação pública da relação amorosa entre a procuradora adjunta, Carla Dias, que auxiliou a titular dos dois inquérito ligados à compra dos submarinos, e o presidente da Inteli, José Rui Felizardo, que foi perito durante três meses na investigação à compra dos submergíveis e indicou os peritos no processo das contrapartidas.
"PÚBLICO"
QUE SE PASSA CAMPEÃ???
Vanessa Fernandes no fio da navalha...
Se os Jogos Olímpicos fossem amanhã, Portugal participaria com quatro triatletas – três em masculinos e um em femininos –, mais um do que em Pequim’2008. Mas em femininos, a situação do nosso país é preocupante, pois pode perder a vaga. É que Vanessa Fernandes ocupa precisamente a última posição no apuramento.
“Se ela não for a Sydney em abril [1.ª prova do Campeonato do Mundo], Portugal perde a vaga que tem neste momento em femininos”, explicou o presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), José Luís Ferreira.
"RECORD"
PORTAS ARROMBADAS
Paulo Portas confrontado
com nomeação para a Empordef
"Queremos contribuir para estancar o exagero - e, em certos casos, o verdadeiro abuso - que acontece no sistema remuneratório dos gestores públicos", assegurou ontem o líder do CDS-PP. Mas o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, tinha na manga um trunfo para contra-atacar. Paulo Portas, enquanto titular da Defesa, nomeou para a Empordef - a empresa pública de indústrias de Defesa - Miguel Morais Leitão, com 11 500 euros de salário, um valor muito acima do auferido pelo Presidente da República.
O líder do PP contrapôs que o vencimento em causa se justificava pelo facto de este gestor ter optado pelo vencimento de origem, tese desfeita por Teixeira dos Santos, que lembrou que quando Morais Leitão foi substituído a nova gestora manteve o vencimento.
No pacote de propostas apresentado pelo CDS está a "fixação de um limite máximo para o vencimento-base dos gestores públicos que não pode exceder o do Presidente da República", bem como normas para "impedir a acumulação de cargos remunerados nas empresas públicas e a extinção das cláusulas de indemnização especial para os gestores que sejam dispensados".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
HAJA QUEM EXPORTE
Mais de 97% dos carros fabricados
em Portugal vão para o estrangeiro
As cinco fábricas automóveis nacionais
produziram 158.723 unidades, em 2010.
Apesar de a maioria dos carros fabricados em Portugal terem como destino outros países, o consumo do mercado interno continua a aumentar. Dos 158.723 veículos que saíram das linhas de produção das fábricas portuguesas no ano passado, 4.132 ficaram no mercado nacional. Um número que representa um crescimento de 32,1% face a 2009, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mas que, ainda assim, é apenas 2,6% da produção nacional.
Em 2010, os mercados internacionais foram destino de 97,4% dos veículos produzidos pelas cinco fábricas automóveis nacionais: Autoeuropa, Peugeot Cirtroën, Mitsubishi Fuso Truck Europe, Toyota Caetano e V.N Automóveis.
As cinco unidades em Portugal apresentaram taxas de crescimento muito significativas entre Janeiro e Dezembro de 2010.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
ATÉ OS BANCOS ESTÃO TESOS!!!
Dados do Banco de Portugal
Bancos aumentaram restrições ao crédito em 2010
Os bancos aumentaram as restrições na atribuição de crédito em 2010, com o aperto a sentir-se mais nos empréstimos às empresas.
O Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, que o Banco de Portugal (BdP) divulgou refere que os bancos portugueses preveem também para o primeiro trimestre de 2011 restrições ao crédito e uma quebra nos pedidos, sobretudo para comprar casa.
'Os critérios de concessão de empréstimos às sociedades não financeiras tornaram-se mais restritivos no quarto trimestre de 2010', frisa o inquérito.
'Este aumento da restritividade, apesar de transversal aos vários segmentos, foi particularmente intenso nos empréstimos a grandes empresas e nos empréstimos a longo prazo', acrescenta. Os dois fatores principais que levaram ao aperto do crédito às empresas e particulares foram, segundo o inquérito do BdP, a 'importância dada à deterioração das expetativas quanto à atividade económica', e 'a deterioração das condições de financiamento e restrições de balanço, bem como da posição de liquidez dos bancos'.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
COMPLETAMENTE A SAQUE!!!
"É fácil defraudar o SNS"
O Sindicato Nacional dos Profissionais de Farmácia e Paramédicos afirmou hoje, quarta-feira, que "é fácil defraudar o Serviço Nacional de Saúde" e responsabilizou a tutela pelas fraudes detectadas no sector, por não ter criado um sistema seguro.
Diamantino da Silva Elias falava à agência Lusa a propósito da detenção, na quarta-feira, de oito pessoas na sequência de uma investigação que envolveu onze buscas a farmácias e empresas de distribuição de medicamentos na zona de Lisboa.
Entre os detidos estão farmacêuticos e pessoas ligadas a distribuidores de medicamentos, segundo fonte policial, acrescentando que em causa está uma suspeita de burla ao Estado "no valor de muitos milhões de euros".
O presidente do Sindicato Nacional dos Profissionais de Farmácia e Paramédicos (SIFAP) lembrou que "há vários anos que vem alertando o Ministério da Saúde para a "inexistência de um sistema seguro que impeça as fraudes" envolvendo as farmácias e as comparticipações dos medicamentos.
"É fácil defraudar o SNS", disse, exemplificando: "Basta que um utente vá a uma farmácia e não avie toda a receita. Que garantias existem de que os medicamentos que não foram aviados não são facturados ao SNS?", questionou.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
QUE PAÍS É ESTE???
Patrocinador a travar sonho de Armindo Araújo
Projecto WRC de Armindo Araújo pode 'morrer na praia'. Falta confirmação de apoio decisivo. Mini e Ford à espera estão à espera.
Ao estado de justificada euforia, causada por feito inédito no plano mundial - conquista do PWRC em dois anos consecutivos - sucedeu angustiante período de espera para Armindo Araújo. Algo a que o piloto de Santo Tirso, infelizmente, já está habituado, pese embora brilhante carreira sustentada em projecto muito profissional, de invulgar consistência e conquista de resultados de expressão mundial.
«O projecto para alinhar no próximo Mundial com um WRC está bem encaminhado e as negociações, felizmente, entraram no caminho certo. Recebemos sucessivas confirmações da quase totalidade dos patrocinadores, muito satisfeitos com o retorno alcançado a todos os níveis; aliás, até um sponsor estrangeiro se juntou ao projecto. Foi uma agradável novidade, sinal inequívoco do prestígio e da notoriedade alcançados pela nossa carreira», revelou Armindo Araújo a A BOLA.
"ABOLA"