...andam todos a mentir
COMPRE JORNAIS
boa sorte...
Europeu individual de artística
arranca hoje em Berlim
Contando com sete atletas, cinco dos quais no sector masculino, a Selecção Nacional começa hoje, em Berlim, o IV Europeu individual de ginástica artística. Prova que terá um total de 262 ginastas, 167 homens, de 39 países, e tem como palco o Max Schmelling Halle.
Apesar da baixa de Ricardo Martins devido a uma fissura num pé há três semanas, é em Manuel Campos e Gustavo Simões que recaem as principais ambições, até porque no último Euro individual, Milão-2009, ambos chegaram à final de all-around (soma de todos os aparelhos), com o primeiro a ser 12.º e o segundo 23.º entre os 24 eleitos.
«Daquilo que vi, acho que é possível manter as duas finais», referiu o director técnico nacional, Pedro Almeida, após, ontem à noite, terminar o treino de pódio. «Os objectivos definidos mantêm-se e penso que o Campos poderá ter igualmente uma boa classificação nas paralelas. Está num nível bastante bom. No caso do Gustavo, será mais difícil ser finalista nas argolas. Visto continuar com problemas na saída, fará um número mais simples para não prejudicar o all-around. Quanto aos restantes três - Simão Almeida, Diogo Romero e Francisco Fragoso -, pretendemos que adquiram traquejo de forma a preparar a equipa para o Campeonato do Mundo, em Outubro», disse o DTN.
"A BOLA"
as corporações dão um geitaço...
Médicos: Abusador pode exercer
O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos não suspendeu o médico Alcídio Rangel, acusado de abusar de doentes no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, optando por “proceder a diligências instrutórias junto do DIAP para elaborar um eventual despacho de acusação”. O médico pode, assim, continuar a exercer no privado.
"CORREIO DA MANHÃ"
e empresas para os tachos, quantas???
Mais de 70 municípios têm
pedidos de empréstimo pendentes
Maioria das pendências destina-se a financiar obras comparticipadas pelo QREN, acusam os municípios.
Além de terem dificuldades no acesso ao crédito bancário, as autarquias portuguesas estão também de "mãos atadas" à espera que o Governo autorize a contracção de empréstimos. A acusação é de Ribau Esteves, dirigente da Associação Nacional de Municípios (ANMP) e autarca de Ílhavo, que adianta que o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos (na foto), tem "70 e tal processos de empréstimo aos quais ainda não deu resposta".
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
tirando o tapete ao afilhado em desuso
Banqueiros nervosos empurram
o governo para pedido de ajuda
A mudança foi radical. Uma semana após ter afirmado que Portugal é capaz de escapar a um resgate, Ricardo Salgado disse ontem em entrevista à TVI que "é preciso um empréstimo intercalar. É urgente pedi-lo já e é grave se isso não acontecer."
Na véspera, Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP tinha dito o mesmo e a mensagem vai ser repetida pelos líderes do Totta, BPI e Caixa. Os cinco maiores bancos reuniram segunda-feira com o governador do Banco de Portugal (BdP), avançou ontem o "Jornal de Negócios". Os banqueiros defenderam que Portugal deve pedir um empréstimo intercalar à Comissão Europeia de 15 mil milhões de euros. Revelaram também, confirmou o i com um dos presentes, que vão parar de comprar dívida pública nos próximos meses. A mesma fonte realçou que "os bancos têm de ser mais cautelosos na sua estratégia".
A reunião no Banco de Portugal incluiu instituições que vão ser submetidas aos testes de stress onde a dívida pública portuguesa será um factor negativo. Tomás Correia, líder do sexto maior grupo bancário, o Montepio, disse ao i que não recebeu qualquer recomendação do BdP para reduzir a compra de dívida pública. O Montepio tem 1500 milhões de euros de dívida pública e analisa cada leilão, caso a caso.
Outro banqueiro garante que "esta fonte acabou" para financiar o Estado. "Estávamos convencidos que a dívida pública era praticamente à prova de bala; agora começa a tornar-se preocupante. Nunca vi este nervosismo entre os banqueiros. A reunião com o BdP serviu como pressão para o governo ganhar juízo." Isto é, pedir ajuda.
"i"
dinheiro limpo, isto é, branqueado
BCP congela 14 milhões
de conta do regime de Khadafi
Ao abrigo das sanções internacionais para isolar o regime líbio de Muammar Khadafi, o BCP congelou uma conta com 20 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros) da LAP Overseas Unipessoal, constituída na zona franca da Madeira, confirmou o PÚBLICO junto de fontes diplomáticas.
A empresa é propriedade da Libya Africa Investment Portfolio, que, por sua vez, é propriedade da Autoridade de Investimento Líbio, o fundo soberano que Trípoli usava para investir no estrangeiro.
Tanto uma como outra estão na "lista negra" da ONU por "estarem sob o controlo de Khadafi e da sua família, e serem potencial fonte de financiamento do regime", diz a resolução do Conselho de Segurança aprovada há duas semanas. A LAP Overseas, que não está na lista, tem dois depósitos no BCP: 790 dólares numa conta à ordem (555 euros) e 19,8 milhões de dólares numa conta a prazo (cerca de 14 milhões de euros).
"PÚBLICO"
o desporto dá alegrias...
Rui Silva: «Quero ser recordista
dos 5.000 e 10.000 m»
Quando Rui Silva estava a despontar no panorama internacional, o protagonismo ia para António Pinto, que em 1998 e 1999 bateu os recordes de Portugal de 5.000 e 10.000 m. Hoje, o fundista do Sporting acredita que pode superar esses registos e fazer parte do lote de notáveis, marcando uma geração ímpar na modalidade.
O objetivo traçado por Rui Silva baseia-se no facto de ter feito uma auspiciosa estreia nos 10.000 m com a marca de 27.53,55 m, o oitavo registo de sempre.
"RECORD"
o país infectado
Portugueses gastam média de 7 milhões
de euros por mês em antibióticos
Portugal é o sexto país da Europa com maior consumo deste tipo de medicamentos, com alguns riscos para a saúde.
Segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), nos últimos cinco anos foram gastos, em média, por ano, mais de 100 milhões de euros em antibacterianos.
Os dados mais recentes, relativos a 2009, indicam que foram gastos pelos portugueses 93 milhões de euros em antibióticos, enquanto as comparticipações do Serviço Nacional de Saúde foram superiores a 62 milhões de euros. No total foram compradas mais de sete milhões de embalagens.
Os meses de Junho a Setembro foram os que tiveram gastos mais baixos e de Novembro a Março é quando mais se gasta. O problema da resistência aos antibióticos foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde para assinalar este ano o Dia Mundial da Saúde, que hoje se comemora.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
foram-se os anéis, a seguir os dedos
Casas penhoradas vão chegar em força ao mercado
Os imóveis que resultam de penhoras judiciais
vão começar a chegar finalmente ao mercado
O número de casas penhoradas pelos bancos à venda no mercado vai aumentar este ano. O administrador da Century 21, Ricardo Sousa, acredita que no segundo semestre deste ano, início de 2012, a quantidade de imóveis para venda executados pela banca vá crescer significativamente. Isto porque "o processo logístico necessário para colocar o imóvel em propriedade do banco demora, em média, dois a três anos e o maior impacto da crise nos orçamentos familiares teve início em 2009", explica Ricardo Sousa.
Fonte do sector bancário confirma que as penhoras judiciais são demoradas, e que esses imóveis deverão finalmente começar a chegar ao mercado. Adianta, no entanto, que os processos dos imóveis que são entregues aos bancos, por via de negociações para saldar a dívida hipotecária, são bastante mais rápidos pelo que, "a oferta deverá aumentar" mas não exponencialmente.
Mas esta não é a única razão que deverá levar ao aumento das casas penhoradas para venda. "A oferta vai aumentar necessariamente por via da situação económica do país e das famílias, mas também devido à situação dos bancos", diz Beatriz Rubio, CEO da ReMax Portugal. De acordo com esta responsável, a situação de liquidez da banca e a necessidade de limpar do seu balanço a dívida em incumprimento, por questões de aprovisionamento, está a levar os bancos a encurtar os prazos de penhoras. "Existem casos em que os bancos aguardam apenas cerca de seis meses, desde o início da situação de incumprimento, para executar a penhora", diz Beatriz Rubio.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
a jangada de pedra
União ibérica aprovada
Portugueses estão mais disponíveis que espanhóis,
mas nos dois países cresce sentimento
favorável a uma união federativa
O número de portugueses e de espanhóis que defendem a união federativa entre Portugal e Espanha aumentou em 2010, para 46 e 39 por cento respetivamente, segundo um estudo luso-espanhol, ontem, divulgado. O apoio a essa união é maior no caso dos portugueses (46,1 por cento que 'concordam', ou 'concordam totalmente', com essa ideia) do que no caso dos espanhóis (39,8 por cento), mas essa percentagem aumentou nos dois casos, respetivamente de 45,6 e de 31 por cento. Já no que toca aos modelos de integração, a maioria dá notas mais favoráveis (de 0 a 10) a estreitar laços com acordos ou alianças estáveis, sendo que a opção de formação de um estado confederal, como a Suíça, merece nota positiva dos dois lados da fronteira.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
não estamos tesos????
Destinos de férias esgotados na Páscoa
Caraíbas, Baleares, Cabo Verde e
turismo cultural vendem bem.
Algarve e turismo rural satisfeitos
A duas semanas da Páscoa, os hotéis do Algarve dizem estar no bom caminho para encher e o turismo de habitação reporta boa procura. Já as agências de viagem acalentam a expectativa de vender tanto (ou mais) quanto em 2010. Praia é escolha de muitos.
A descida dos preços no Algarve e a procura de alojamentos de preço médio são sinais da crise, mas o turismo continua a crescer, cá dentro e lá fora. As viagens para o estrangeiro estão a vender-se bem, a um ritmo igual ou superior ao do ano passado. A Soltur, por exemplo, já esgotou dois destinos: Cancun e Punta Cana, no México, disse o director Luís Santos, segundo o qual não há diferença nas vendas face ao ano passado.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"