11/01/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
219-ARTE ARRISCADA
Il mare in catene

Interpretação:
Compagnia Eliopoli 
di Francesco Ventriglia
Concepção:
Massimo Corona Marco Grassi 
 Rivkha Hetherington 
 Paolo Lombardi
Música:
Emiliano Palmieri




FONTE:  lucaparme .
.

ENGENHARIA DE TOPO/33

33.4-Ponte Akashi Kaikyo


FONTE: Eduardo MB
.

 .

II-λ βλΤλLHλ DO CHILΣ

8-O Gσlρε dε Σѕтαdσ


* SINOPSE: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet. Essa edição especial se completa com outros dois documentários: Patrício Guzmán: um história chilena, sobre a trajetória única do autor de A Batalha do Chile e A resistência final de Salvador Allende, uma reconstituição dos últimos momentos de Allende antes do golpe. "Salvador Allende põe em marcha um programa de profundas transformações sociais e políticas. Desde o primeiro dia a direita organiza contra ele uma série de greves enquanto a Casa Branca o asfixia economicamente. Apesar do boicote, em março de 1973 os partidos que apóiam Allende obtêm mais de 40% dos votos. A direita compreende que os mecanismos legais já não servem. De agora em diante sua estratégia será o golpe de estado. A batalha do Chile é um documento que mostra, passo a passo, esses acontecimentos que comoveram o mundo". Patricio Guzmán

** Este documentário foi retirado do site da Juventude Comunista Brasileira, a lista dos prémios que são atribuídos ao filme é de excelência, fica claro que o trabalho é datado mas sem memória não há história como diz o saudoso JOSÉ AUGUSTO FRANÇA.

.
A Grande Catástrofe/ XI

Datação/1


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

PAULO BALDAIA

 .




Bipolarização 

num país bipolar

A bipolarização que serve ao PS e ao PSD para disputar a vitória pode servir também ao país se acreditarmos que a estabilidade é um fim em si mesmo. Se a virmos como um instrumento para tomar as decisões de que o país precisa, então é possível que seja necessário primeiro garantir a pluralidade. O voto só é útil se servir para mudar a sociedade, permitindo que se acrescente justiça a todas as políticas, caso contrário, só é útil para quem o recebe.

António Costa e Rui Rio caminham para o frente a frente apostando forte nesta bipolarização, porque beneficiam da perceção de que a maioria absoluta não é expectável para nenhum dos dois partidos. Não traçaram nenhuma linha reta para chegarem onde querem chegar, quando se encontrarem frente a frente na quinta-feira. Foram condescendentes com uns, divorciaram-se de outros, pediram o celibato absoluto, mas podem acabar nos braços um do outro, mesmo que só um deles o queira, para já, admitir. Como Costa joga no tudo ou nada e Rio admite uma panóplia de soluções para que seja possível governar com o mínimo de estabilidade, este é um campo que favorece o PSD porque oferece mais estabilidade.

Costa já decidiu que tem como única meta a maioria absoluta que lhe dará a estabilidade necessária para aprovar o orçamento que viu chumbado mas, sobretudo, para poder aplicar os milhares de milhões de euros do PRR e do Portugal 2030, com que julga poder fazer um país diferente, seguindo a linha política dos últimos seis anos.

Rio quer ser o político frontal que diz o que pensa e não esconde as suas próprias fragilidades, procurando que o eleitorado confie que o país só muda se a política passar a ser feita de forma diferente. O debate de quinta-feira terá Costa a dizer ao país que a escolha é entre os dois e Rio a aceitar o desafio, Costa a colar o PSD à extrema-direita e Rio a colar o PS à extrema-esquerda, Costa a falar de políticas sociais e Rio a falar de crescimento económico.

E este país onde a bipolarização está sempre pronta a afirmar-se, beneficiando os partidos do Bloco Central, é ou não bipolar? Se olharmos para o comportamento da maioria das pessoas e para a característica principal desta doença psiquiátrica, que é a mudança acentuada de humor, ficaremos tentados a pensar que sim, o país é bipolar. Só isso explica este comportamento coletivo em que, mesmo depois da mais grave crise, aos primeiros raios de sol, se ponha toda a gente a endividar-se como se não houvesse amanhã. Chegaremos à próxima crise com muitas das famílias, que passaram mal com a troika, a terem de passar mal outra vez. Esta bipolaridade, e a forma como se olha tão rapidamente com acinte ou com deslumbre, ora para o PS ora para o PSD, é também uma característica desta alternância. O arco do poder pode mudar e acabarem todos por lá entrar, mas ainda é entre o socialismo e a social-democracia que o povo tem de escolher.

* Jornalista

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 10/01/22 .

 .



2864.UNIÃO


EUROPEIA

DAVID SASSOLI
Bandiere UE a mezz'asta in  
Commissione, Parlamento e Consiglio



FONTE:   Vista Agenzia Televisiva Nazionale  

365-BEBERICANDO

COMO FAZER
"KIWI BLUEBERRY MOJITO"
10 - Folhas de Hortelã

1 - Kiwi picado

1 - Kiwi em rodelas
2 - Col. de Sopa de Blueberry

3 - Col. de chá de açúcar

10ml - Suco de Limão

50ml - Rum branco
Água com gás para completar


FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

3-VIVER NA SELVA
EL MANU - PERU



* Este documentário não reporta a uma viagem turística, é mesmo a vida na selva, conhecê-la e amá-la, é a nossa proposta para esta escolha.


FONTE:   DARIO HERREROS.
.
Edmundo Inácio
"Comunhão de Bens"


The Voice Portugal 2021 - Gala

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
73-Ʈɩɾᥲɾ tɩᥒtᥲ ᑯᥱ ᥴᥲᥒᥱtᥲ ᑯᥲ⳽ ɾoᥙρᥲ⳽


FONTE:Dicas de fátima

 .

COMBOIO ATЯOPΣLA AVIÃO



FONTE:  Aviões e Músicas.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
107) A Breguice Genial
de "ELES VIVEM"



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

IDADE MÉDIA

VIDA INFELIZ DOS CAMPONESES,  
SERVOS E POBRES NA ÉPOCA



FONTE:  Diário de Biologia & História.

 .

FOI FEITA JUSTIÇA?

Processo dos Comandos 

Três arguidos condenados com pena suspensa

Procuradora Isabel Lima pedia a condenação de cinco dos 19 arguidos a penas de prisão entre dois e 10 anos, mas ninguém vai preso pela morte dos recrutas.

O instrutor dos Comandos Ricardo Rodrigues foi condenado a três anos de prisão com pena suspensa, segundo o acórdão lido esta segunda-feira no Tribunal Criminal de Lisboa relativo à morte dos recrutas Dylan da Silva e Hugo Abreu, em 2016.


PAI DE DYLAN DA SILVA

O tribunal condenou ainda Pedro Fernandes a dois anos e três meses de prisão e Lenate Inácio a dois anos, ambos com pena suspensa.

Nas alegações finais do julgamento, em 07 de maio de 2021, a procuradora Isabel Lima pediu a condenação de cinco dos 19 arguidos a penas de prisão entre dois e 10 anos.

Um dos cinco arguidos visados era, precisamente, Ricardo Rodrigues, por considerar que cometeu abuso de autoridade com ofensa à integridade física, com perigo de vida, pedindo ao tribunal que este militar fosse punido com pena de prisão até 10 anos.


PAIS DE HUGO ABREU

Quanto ao diretor da "prova zero", o tenente-coronel Mário Maia foi absolvido, depois de o Ministério Público (MP) ter pedido a sua condenação a uma pena de dois anos de prisão (suspensa por igual período).

O mesmo sucedeu com o médico Miguel Domingues, acusado de abuso de autoridade com ofensa à integridade física, que foi absolvido quando a procuradora tinha pedido uma condenação a cinco anos de prisão, passível de ser suspensa na execução.

Já os restantes 14 arguidos do processo foram todos absolvidos. No final da leitura do acórdão, o MP pediu a prorrogação do prazo para recurso de 30 para 60 dias, invocando a excecional complexidade do processo.

Dylan da Silva e Hugo Abreu, à data dos factos com 20 anos, morreram e outros instruendos sofreram lesões graves e tiveram de ser internados no decurso da "prova zero".

Oito oficiais, oito sargentos e três praças, todos dos Comandos, a maioria instrutores, foram acusados de abuso de autoridade por ofensa à integridade física. Segundo a acusação, os arguidos atuaram com "manifesto desprezo pelas consequências gravosas que provocaram nos ofendidos".

IN "TSF" - hoje.

 .


2942
Senso d'hoje
  LAURA SAGNIER
ECONOMISTA CATALÃ
MARKET INTELIGENCE
RETRATO
Os jovens em Portugal,hoje 





FONTE:   ffmspt
.
.
Hora da 'Deita'


.
.

BOM DIA

.

118-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒱𝐼-ɠɽɑ̂ƈɛ ɑ̀ ɗɩɛu


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐺𝑟𝑎̂𝑐𝑒 𝑎̀ 𝐷𝑖𝑒𝑢 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑖𝑠 𝑂𝑧𝑜𝑛 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑣𝑖́𝑡𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑏𝑢𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑑𝑟𝑒 𝑐𝑎𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑞𝑢𝑒, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑑𝑢𝑙𝑡𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑟 𝑜 𝑎𝑏𝑢𝑠𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝐶𝑎𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑐𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑟𝑒𝑖𝑎 𝑛𝑜 𝟼𝟿º 𝐹𝑒𝑠𝑡𝑖𝑣𝑎𝑙 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐶𝑖𝑛𝑒𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝐵𝑒𝑟𝑙𝑖𝑚 𝑒 𝑔𝑎𝑛𝘩𝑜𝑢 𝑜 𝐺𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑃𝑟𝑒́𝑚𝑖𝑜 𝑑𝑜 𝐽𝑢́𝑟𝑖. 
 
*𝑂 𝑝𝑎𝑑𝑟𝑒 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒, 𝐵𝑒𝑟𝑛𝑎𝑟𝑑 𝑃𝑟𝑒𝑦𝑛𝑎𝑡, 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑜𝑢 𝑠𝑒𝑚 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑏𝑙𝑜𝑞𝑢𝑒𝑎𝑟 𝑠𝑒𝑢 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑚 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝐴 𝟺 𝑑𝑒 𝐽𝑢𝑙𝘩𝑜 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟷𝟿, 𝑢𝑚 𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑛𝑎𝑙 𝑒𝑐𝑙𝑒𝑠𝑖𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑎 𝐴𝑟𝑞𝑢𝑖𝑑𝑖𝑜𝑐𝑒𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝐿𝑦𝑜𝑛 𝑎𝑛𝑢𝑛𝑐𝑖𝑜𝑢 𝑞𝑢𝑒, 𝑃𝑟𝑒𝑦𝑛𝑎𝑡 𝑒𝑟𝑎 "𝑐𝑢𝑙𝑝𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑟𝑖𝑚𝑖𝑛𝑜𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑎́𝑐𝑡𝑒𝑟 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝟷𝟼 𝑎𝑛𝑜𝑠" 𝑒 𝑎𝑝𝑙𝑖𝑐𝑜𝑢 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑛𝑎 𝑚𝑎́𝑥𝑖𝑚𝑎 𝑎𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑖́-𝑙𝑜.


ELENCO:

𝑀𝑒𝑙𝑣𝑖𝑙 𝑃𝑜𝑢𝑝𝑎𝑢𝑑 - 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝐺𝑢𝑒́𝑟𝑖𝑛
𝐷𝑒𝑛𝑖𝑠 𝑀𝑒́𝑛𝑜𝑐𝘩𝑒𝑡 - 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑖𝑠 𝐷𝑒𝑏𝑜𝑟𝑑
𝑆𝑤𝑎𝑛𝑛 𝐴𝑟𝑙𝑎𝑢𝑑 - 𝐸𝑚𝑚𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙 𝑇𝘩𝑜𝑚𝑎𝑠𝑠𝑖𝑛
𝐸́𝑟𝑖𝑐 𝐶𝑎𝑟𝑎𝑣𝑎𝑐𝑎 - 𝐺𝑖𝑙𝑙𝑒𝑠 𝑃𝑒𝑟𝑟𝑒𝑡
𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑖𝑠 𝑀𝑎𝑟𝑡𝘩𝑜𝑢𝑟𝑒𝑡 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐵𝑎𝑟𝑏𝑎𝑟𝑖𝑛
𝐵𝑒𝑟𝑛𝑎𝑟𝑑 𝑉𝑒𝑟𝑙𝑒𝑦 - 𝐵𝑒𝑟𝑛𝑎𝑟𝑑 𝑃𝑟𝑒𝑦𝑛𝑎𝑡
𝐽𝑜𝑠𝑖𝑎𝑛𝑒 𝐵𝑎𝑙𝑎𝑠𝑘𝑜 - 𝐼𝑟𝑒̀𝑛𝑒 𝑇𝘩𝑜𝑚𝑎𝑠𝑠𝑖𝑛
𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖𝑛𝑒 𝐸𝑟𝘩𝑒𝑙 - 𝑅𝑒́𝑔𝑖𝑛𝑒 𝑀𝑎𝑖𝑟𝑒
𝐻𝑒́𝑙𝑒̀𝑛𝑒 𝑉𝑖𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡 - 𝑂𝑑𝑖𝑙𝑒 𝐷𝑒𝑏𝑜𝑟𝑑
𝐹𝑟𝑒́𝑑𝑒́𝑟𝑖𝑐 𝑃𝑖𝑒𝑟𝑟𝑜𝑡 - 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐶𝑜𝑢𝑟𝑡𝑒𝑎𝑢
𝐴𝑢𝑟𝑒́𝑙𝑖𝑎 𝑃𝑒𝑡𝑖𝑡 - 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑒 𝐺𝑢𝑒́𝑟𝑖𝑛



FONTE: Canal Desenhos, Filmes & Séries