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Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
15/01/2021
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XLVI~MEGA FÁBRICAS
4-Indústria do Sal
Da terra, do céu e do mar
(HISTÓRIA)
* Programa "Caminhos da Reportagem"
** "MEGA FÁBRICAS" não tem apenas a ver com a grandeza da unidade de produção mas também com a excepcional qualidade do produto.
*** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
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HENRIQUE COSTA SANTOS
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O burlão que saiu do frio
De um político do séc. XXI, espera-se, ideologias à parte, que carregue o património civilizacional conquistado ao longo de séculos
𝐸𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑣𝑎𝑔𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑎𝑟, 𝑎 𝑑𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑖𝑚𝑜𝑠 𝑎̀ 𝑐𝑎𝑚𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑖𝑑𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒: 𝑠𝑒𝑚 𝑟𝑢𝑎𝑠, 𝑠𝑒𝑚 𝑝𝑟𝑎𝑐̧𝑎𝑠 𝑒 𝑠𝑒𝑚 𝑏𝑒𝑖𝑗𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠. 𝑂𝑑𝑖𝑜𝑠𝑜, 𝑜 𝑣𝑖́𝑟𝑢𝑠 𝑜𝑏𝑟𝑖𝑔𝑎 𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑜𝑠 𝑎̀ 𝑎𝑔𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎, 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑔𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠𝑠𝑒𝑠𝑠𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑒 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠, 𝑒 𝑎̀ 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑖𝑐𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑖𝑔𝑖𝑡𝑎𝑙, 𝑐𝑜𝑚 𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑑𝑖𝑛𝘩𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑜 𝑜𝑛𝑙𝑖𝑛𝑒. 𝐷𝑜 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜 𝑙𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑜 𝐴𝑡𝑙𝑎̂𝑛𝑡𝑖𝑐𝑜, 𝑜 𝑒𝑥𝑒́𝑟𝑐𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑎𝑛𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑎 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑟𝑒𝑡𝑖𝑧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑓𝑒𝑡𝑖𝑐𝘩𝑒 𝑠𝑎́𝑑𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑣𝑖𝑙𝑎̃𝑜 𝑛𝑒𝑡𝑓𝑙𝑖𝑥𝑖𝑎𝑛𝑜. 𝑇𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑛𝑜 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑎𝑝𝑜𝑡𝑒𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑚𝑎𝑢, 𝑎 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚 𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑓𝑎𝑛𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑓𝑜𝑖 𝑜 𝑝𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑐𝑙𝑖́𝑚𝑎𝑥 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑜́𝑑𝑖𝑜, 𝑚𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎. 𝑃𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑎𝑔𝑎 𝑑𝑒 𝑝𝑢𝑝𝑖𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝 𝑙𝘩𝑒 𝑐𝑜𝑝𝑖𝑎 𝑜 𝑚𝑒́𝑡𝑜𝑑𝑜, 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎-𝑠𝑒 𝑒𝑣𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑢𝑟𝑔𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑎 𝐷𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑜 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑏𝑎𝑟𝑎𝑡𝑜 𝑒 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑜́𝑔𝑟𝑎𝑑𝑜. 𝐸 𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑗𝑎́ 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑜𝑢: 𝑒𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚.
𝑆𝑒, 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑡𝑎̂𝑛𝑔𝑢𝑙𝑜 𝑎̀ 𝑏𝑒𝑖𝑟𝑎-𝑚𝑎𝑟 𝑝𝑙𝑎𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜, 𝑎𝑠 𝑚𝑜𝑑𝑎𝑠 𝑐𝘩𝑒𝑔𝑎𝑚 𝑓𝑟𝑒𝑞𝑢𝑒𝑛𝑡𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑠𝑜, 𝘩𝑎́ 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑡𝑢𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑓𝑒́𝑟𝑖𝑐𝑜 𝑠𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎 𝑣𝑎𝑛𝑡𝑎𝑗𝑜𝑠𝑜. 𝑁𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑑𝑎 𝑣𝑎𝑔𝑎 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑒𝑚𝑎-𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑎, 𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒𝑣𝑖𝑑𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎-𝑠𝑒. 𝑆𝑒, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚 𝑖𝑟𝑚𝑎̃𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑛𝑜𝑣𝑜, 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑝𝑎𝑧𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑜𝑠 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑐𝑒𝑑𝑒𝑚, 𝑝𝑟𝑒𝑣𝑒𝑛𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑒𝑟𝑟𝑜𝑠 𝑐𝑟𝑎𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑒 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑎̀ 𝑎𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎, 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑟𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑛𝑎̃𝑜 𝑐𝑎𝑖𝑟 𝑛𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑎𝑟𝑟𝑒𝑙𝑎.
𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑠𝑒𝑚𝑎𝑛𝑎, 𝑜𝑠 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑈𝑛𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝐴𝑚𝑒́𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑐𝑎𝑟𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑓𝑎𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎, 𝑎𝑡𝑒́ 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑛𝑎̃𝑜 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑜𝑢 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑠𝑎𝑣𝑎 𝑎 𝑓𝑎𝑧𝑒̂-𝑙𝑜. 𝑈𝑚𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑒𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑓𝑟𝑎𝑔𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑑𝑎, 𝑚𝑜𝑟𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑓𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎 𝑒 𝑠𝑒𝑚 𝑟𝑢𝑚𝑜, 𝑣𝑖𝑔𝑖𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑠𝑡𝑎́𝑡𝑢𝑎 𝑑𝑎 𝐿𝑖𝑏𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑜 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑙𝘩𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑚𝑎 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑏𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜. 𝑂𝑢𝑡𝑟𝑜𝑟𝑎 𝑡𝑖𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑠𝑜́𝑙𝑖𝑑𝑎 𝑒, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑛𝑠, 𝑎𝑡𝑒́ 𝑢𝑚 “𝑓𝑎𝑟𝑜𝑙 𝑑𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜”, 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎 𝑓𝑜𝑖 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑑𝑎 𝑒𝑚 𝑐𝑖𝑛𝑧𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒, 𝑡𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑜𝑠 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑛𝑑𝑖𝑧𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒𝑚, 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑣𝑒𝑖𝑡𝑎𝑚 𝑑𝑜 𝑙𝑒𝑔𝑖́𝑡𝑖𝑚𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑠𝑎𝑐̧𝑜, 𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒 𝑑𝑎 𝑓𝑟𝑢𝑠𝑡𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑡𝑜𝑚𝑎𝑟 𝑜 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟 𝑒 𝑑𝑒𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑡𝑒𝑙𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑟𝑒𝑖𝑎. 𝑆𝑒 𝑎 𝑞𝑢𝑒𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝 𝑓𝑜𝑖 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑢𝑐𝑎𝑠 𝑏𝑜𝑎𝑠 𝑛𝑜𝑡𝑖́𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟸𝟶, 𝑎 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑣𝑖́𝑟𝑢𝑠 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑙𝑒𝑣𝑎𝑟𝑎́ 𝑏𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝑎𝑛𝑜𝑠. 𝑀𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑒́ 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑒́𝑚 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚 𝑓𝑜𝑖 𝑙𝑎́ 𝑝𝑎𝑟𝑎𝑟?
𝐻𝑎́ 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑟𝑎𝑐𝑡𝑒𝑟𝑖́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝 𝑢𝑚 𝑝𝑟𝑜𝑡𝑜́𝑡𝑖𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑒 𝑒́ 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑎𝑖𝑏𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎́-𝑙𝑎𝑠 𝑛𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎𝑚. 𝑇𝑜𝑟𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑒́𝑙𝑒𝑏𝑟𝑒 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑒𝑝𝑒𝑛𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑜𝑡𝑒𝑠𝑐𝑜 𝑒 𝑑𝑜 𝑒𝑠𝑐𝑎̂𝑛𝑑𝑎𝑙𝑜, 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝 𝑐𝑜𝑛𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑜𝑢 𝑜𝑠 𝘩𝑜𝑙𝑜𝑓𝑜𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑡𝑒𝑙𝑒𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑒 𝑎 𝑎𝑡𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑖𝑙𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝘩𝑎𝑏𝑖𝑡𝑢𝑎𝑙 𝑛𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜𝑠: 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑔𝑖𝑠𝑡𝑜 “𝑠𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑝𝑎𝑠 𝑛𝑎 𝑙𝑖́𝑛𝑔𝑢𝑎”, 𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑖𝑧 “𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑙𝘩𝑒 𝑎𝑝𝑒𝑡𝑒𝑐𝑒” 𝑒 “𝑠𝑒𝑚 𝑚𝑒𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑖𝑐𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑡𝑜”. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑢𝑛𝘩𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜, 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑠𝑒 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑟𝑛𝑜 – 𝑞𝑢𝑒, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑎 𝑜𝑢 𝑎𝑔𝑒 𝑒𝑚 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜, 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎, 𝑝𝑜𝑟 𝑛𝑜𝑟𝑚𝑎, 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑙𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝘩𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑔𝑒𝑠𝑡𝑜𝑠 𝑒 𝑝𝑎𝑙𝑎𝑣𝑟𝑎𝑠 𝑑𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑞𝑢𝑎𝑑𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑐𝑖𝑣𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠. 𝐷𝑒 𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑜 𝑠𝑒́𝑐. 𝑋𝑋𝐼, 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎-𝑠𝑒, 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎𝑠 𝑎̀ 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒, 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑐𝑖𝑣𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑛𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜𝑠. 𝐴𝑓𝑎𝑠𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜-𝑠𝑒 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑙𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜, 𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑣𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑎𝑚 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑚𝑜𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑎𝑚 𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑛𝑎𝑠 𝑛𝑜𝑣𝑒𝑙𝑎𝑠, 𝑛𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑡𝑦 𝑠𝘩𝑜𝑤𝑠 𝑜𝑢 𝑛𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑝𝑜𝑟𝑡𝑖𝑣𝑜 – 𝑠𝑒𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑒 𝑠𝑒𝑚 𝑟𝑒𝑔𝑟𝑎𝑠 -, 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑒𝑚𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑠𝑖𝑚𝑝𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒, 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜, “𝑣𝑖𝑟𝑎𝑙”. 𝐶𝑒𝑟𝑡𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑚𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑣𝑖́𝑡𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑚𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑖𝑔𝑢𝑎𝑙 𝑒 𝑖𝑛𝑐𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑑𝑒 𝑙𝘩𝑒𝑠 𝑑𝑎𝑟 𝑜𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠, 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑝𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑒 𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑙𝑒. 𝐷𝑒 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑑𝑎, 𝑎 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎 “𝑑𝑖𝑣𝑖𝑑𝑖𝑟 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑟𝑒𝑖𝑛𝑎𝑟”: 𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑜𝑙𝑠𝑜𝑛𝑎𝑟𝑜, 𝑀𝑜𝑑𝑖, 𝐸𝑟𝑑𝑜𝑔𝑎𝑛, 𝑆𝑎𝑙𝑣𝑖𝑛𝑖, 𝑆𝑡𝑟𝑎𝑐𝘩𝑒 𝑜𝑢 𝐴𝑏𝑎𝑠𝑐𝑎𝑙 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎𝑚 𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑟 𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑜𝑠, 𝑠𝑒𝑗𝑎𝑚 𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑜𝑠 𝑖𝑚𝑖𝑔𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑏𝑟𝑒𝑠, 𝑜𝑠 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑎, “𝑎 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑟𝑑𝑎”, 𝑜𝑢 “𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑎𝑟”. 𝑁𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑠𝑎̃𝑜 𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑜𝑠, 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑗𝑎𝑚, 𝑎𝑙𝑒𝑔𝑎𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑏𝑎𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠. 𝑃𝑜𝑟 𝑓𝑖𝑚, 𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑖𝑛𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜: 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑚 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑐𝑖𝑟𝑐𝑢𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑓𝑒𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑎𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑛𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑖𝑠, 𝑛𝑜𝑠 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑖𝑣𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑒 𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑌𝑜𝑢𝑡𝑢𝑏𝑒, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑚𝑎𝑛𝑖𝑝𝑢𝑙𝑎𝑟 𝑒 𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑏𝑎𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑜. 𝑇𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑏𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑚𝑒𝑖𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑛𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑜𝑠 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑖𝑠, 𝑎 𝑡𝑒𝑙𝑒𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑜𝑢 𝑎 𝑟𝑎́𝑑𝑖𝑜, 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑛𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 “𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒”. 𝑆𝑜𝑎𝑟𝑎́ 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑡𝑒́𝑔𝑖𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖𝑙𝑖𝑎𝑟 𝑎 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙?
𝐴𝑠 𝑒𝑙𝑒𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑖𝑑𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑖𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑎𝑜 𝑣𝑖𝑟𝑎𝑟 𝑑𝑎 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑖𝑛𝑎 𝑒 𝑜𝑠 𝑑𝑒𝑏𝑎𝑡𝑒𝑠 𝑡𝑒̂𝑚 𝑒𝑣𝑖𝑑𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒́𝑟𝑖𝑒 𝑑𝑒 𝑎𝑠𝑝𝑒𝑡𝑜𝑠. 𝐸𝑚 𝟸𝟶𝟸𝟷, 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑎-𝑠𝑒 𝑎̀ 𝑃𝑟𝑒𝑠𝑖𝑑𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑅𝑒𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜 𝑑𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑒 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑓𝑎𝑐𝑒 𝑎𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑙 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒̂𝑠 𝑒𝑥𝑒𝑟𝑐𝑒𝑟𝑎́ 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑒 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝘩𝑎. 𝑀𝑎𝑠, 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑠𝑖𝑠𝑡𝑖𝑟 𝑛𝑎 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑠𝑖𝑚𝑝𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑒𝑛𝑔𝑎𝑛𝑎𝑑𝑜𝑟𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑟𝑑𝑎 𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑎, 𝘩𝑎́ 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑙𝘩𝑎𝑟 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑟𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎, 𝑖𝑛𝑓𝑎𝑙𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑜 𝑎𝑙𝑔𝑜𝑑𝑎̃𝑜. 𝐻𝑎́ 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑠 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎. 𝐸𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎𝑠 𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑠, 𝘩𝑎́ 𝑢𝑚𝑎, 𝑒 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑢𝑚𝑎, 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑒𝑛𝑐𝑒 𝑎̀ 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝. 𝐻𝑎́ 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑐𝑢𝑗𝑎𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑛𝑒𝑔𝑎𝑚 𝑜 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑔𝑟𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑐𝑖𝑣𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑠𝑎𝑚 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑐𝑜𝑙𝑒𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜𝑠 𝐷𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝐻𝑢𝑚𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑎𝑝𝑒𝑙𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎̀ 𝑖𝑛𝑡𝑜𝑙𝑒𝑟𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑎̀ 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑒 𝑎̀ 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑟𝑖𝑚𝑖𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝐴𝑝𝑒𝑠𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑒𝑟 𝑎 𝑚𝑖́𝑛𝑖𝑚𝑎 𝘩𝑖𝑝𝑜́𝑡𝑒𝑠𝑒 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑒𝑙𝑒𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝘩𝑎́ 𝑢𝑚𝑎 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑑𝑖𝑧 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑐𝑎𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑐𝑎, 𝑚𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑜 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑙𝑜 𝑑𝑎 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑒𝑚𝑎-𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 (𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑒́, 𝑛𝑜 𝑚𝑖́𝑛𝑖𝑚𝑜, 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑛𝘩𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑢𝑚 𝑚𝑜𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑡𝑜 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎) 𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝑑𝑜𝑢𝑡𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑠 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎𝑛𝑑𝑎𝑑𝑒. 𝐸𝑠𝑠𝑎 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑎𝑠𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑎𝑚𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑛𝑎 𝑖𝑑𝑒𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜𝑠 “𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑏𝑒𝑚” 𝑒 𝑜𝑠 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜, 𝑐𝑢𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑓𝑜𝑖 𝑒𝑥𝑎𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑇𝑟𝑢𝑚𝑝 𝑐𝘩𝑎𝑚𝑜𝑢 𝑎𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑠𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑜: “𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑏𝑒𝑚”. 𝑃𝑒𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑎𝑓𝑟𝑜𝑛𝑡𝑎, 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑡𝑒𝑟𝑎́ 𝑑𝑒 𝑠𝑒 𝑑𝑒𝑓𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟. 𝐸 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑠 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑡𝑎𝑠, 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑟𝑑𝑎 𝑒 𝑑𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑎, 𝑠𝑎̃𝑜 𝑐𝘩𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎̀ 𝑑𝑒𝑓𝑒𝑠𝑎.
𝐷𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜 “𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑎̀ 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎” 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑢𝑚𝑎 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜𝑠, 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑓𝑜𝑖, 𝑑𝑒 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜, 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑎𝑑𝑎, 𝑛𝑜 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑜. 𝐴 𝑙𝑖𝑡𝑒𝑟𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑓𝑖𝑔𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑖𝑙𝑜 𝑒́, 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑚𝑎𝑖𝑠, 𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑙𝑎𝑣𝑟𝑎𝑠 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑎̃𝑜 “𝑠𝑜́ 𝑝𝑎𝑙𝑎𝑣𝑟𝑎𝑠”: 𝑜 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑑𝑒 𝑜́𝑑𝑖𝑜 𝑓𝑟𝑎𝑔𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑟𝑒𝑠𝑢𝑙𝑡𝑎𝑟𝑎́ 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑒𝑚 𝑜́𝑑𝑖𝑜 𝑟𝑒𝑎𝑙 𝑒 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜. 𝑃𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑒𝑟 𝑎 𝑓𝑟𝑖𝑎 𝑣𝑎𝑔𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑒𝑚𝑖𝑠𝑚𝑜𝑠, 𝘩𝑎́ 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑣𝑖𝑎𝑠 𝑐𝑙𝑎𝑟𝑎𝑠: 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜, 𝑡𝑟𝑎𝑐̧𝑎𝑟 𝑙𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠 𝑣𝑒𝑟𝑚𝑒𝑙𝘩𝑎𝑠, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑑𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑡𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜𝑠, 𝑒 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑡𝑜𝑙𝑒𝑟𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑜𝑙𝑒𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠. 𝑆𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑜, 𝑎𝑡𝑎𝑐𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑜𝑡𝑖𝑣𝑎𝑚 𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑙𝑒𝑔𝑖́𝑡𝑖𝑚𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠: 𝑠𝑒𝑚 𝑗𝑢𝑠𝑡𝑖𝑐̧𝑎 𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑖𝑠, 𝑠𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑒 𝑎̀ 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑢𝑝𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑎̀𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑖𝑔𝑢𝑎𝑙𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠, 𝑛𝑒𝑛𝘩𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑒𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟𝑎́ 𝑠𝑎𝑢𝑑𝑎́𝑣𝑒𝑙. 𝐴𝑠 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑠𝑜́𝑙𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑡𝑒̂𝑚 𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑎𝑞𝑢𝑖𝑙𝑜 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑟𝑒𝑐𝑖𝑠𝑎𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑒𝑙𝑖𝑚𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎𝑠 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑒𝑚𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠: 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑙𝑖𝑔𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑒 𝘩𝑢𝑚𝑎𝑛𝑖𝑠𝑚𝑜.
𝐷𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑡𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑑𝑜 𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜, 𝑢𝑛𝑖-𝑣𝑜𝑠!
* Produtor cultural
IN "VISÃO" - 11/01/21
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Conheça as procuradoras
que mandaram vigiar jornalistas
Andrea Marques e Fernanda Pêgo |
Andrea Marques e Fernanda Pêgo são as duas procuradoras do DIAP de
Lisboa que pediram à PSP que vigiasse jornalistas do CM e da Sábado, em
relação ao caso E-Toupeira. Conheça as duas magistradas.
Andrea Marques
A procuradora-adjunta é uma perfeita
desconhecida da opinião pública, embora tenha assinado recentemente a
acusação contra os colégios GPS - cujo julgamento se aproxima. Há vários
anos que trabalha no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP)
de Lisboa e faz equipa com o procurador Valter Alves. Não assina a
acusação do processo E-Toupeira, mas também ela acompanhou a
investigação. Tal como Fernanda Pêgo, não gostou que a competência da
investigação ao futebol passasse para o DCIAP.
Fernanda Pêgo
A procuradora-geral-adjunta foi
nomeada para exercer as funções de Diretora do DIAP de Lisboa em
setembro de 2017, em substituição de Maria José Morgado. A magistrada,
que nasceu em 1954, em Angola, tem uma liderança polémica que tem criado
várias guerras no interior do DIAP. Tem mais de três décadas de serviço
do Ministério Público, mas foi com desconforto que viu o DCIAP ‘roubar’
ao DIAP as investigações do mundo do futebol. Ficou apenas o processo
E-Toupeira, os restantes mudaram de mãos.
Conhecer contactos para chegar à fuga
O DIAP diz
que foi "de extrema relevância probatória" compreender que tipo de
contactos os jornalistas tinham com "fontes do processo".
Procuradoras vão três vezes à PJ
Foram realizadas
três buscas à Polícia Judiciária - em junho, setembro e dezembro de
2019. Na última, foi apreendido o telemóvel de Pedro Fonseca,
investigador da PJ.
Fotografado à porta do DCIAP
Entre abril e junho de
2018, a PSP seguiu, pelo menos, os passos de Carlos Lima, fotografando-o
num encontro ocasional com um procurador do DCIAP.
IN "CORREIO DA MANHÃ" - 14/01/21
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𝟣-ᖇᥱtᥲꙆᖾo⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
XXII-ℬ𝒶𝓁𝓁𝑒𝓉 ℛ𝑜𝓈𝑒
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VIDAS PROÍBIDAS
Ballet Rose - Vidas Proibidas foi uma série de televisão portuguesa produzida pela NBP em 1997 e exibida pela RTP 1 em 1998, que tinha como cabeça de cartaz a actriz Sofia Alves, que protagonizava cenas íntimas na série. Esta baseava-se no escândalo que rebentou em 1967 em Portugal, em que diversos homens ligados às mais altas cúpulas do Estado Novo
participavam em orgias com crianças entre os 8 e os 12 anos e em
práticas de sado-masoquismo, as quais levaram à morte de, pelo menos,
uma mulher.
* Este episódio tem alguns defeitos de sonorização.
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106-CINEMA
𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:
FORA "D'ORAS"
𝐼𝐼𝐼-𝑶 𝑴𝒆𝒓𝒄𝒂𝒅𝒐𝒓 𝒅𝒆 𝑽𝒆𝒏𝒆𝒛𝒂
𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:
𝑂 𝑀𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑉𝑒𝑛𝑒𝑧𝑎 (𝑛𝑜 𝑜𝑟𝑖𝑔𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑖𝑛𝑔𝑙𝑒̂𝑠, 𝑇𝘩𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑐𝘩𝑎𝑛𝑡 𝑜𝑓 𝑉𝑒𝑛𝑖𝑐𝑒) 𝑒́
𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑛𝑜𝑟𝑡𝑒-𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟶𝟺, 𝑢𝑚 𝑑𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑀𝑖𝑐𝘩𝑎𝑒𝑙 𝑅𝑎𝑑𝑓𝑜𝑟𝑡
𝑏𝑎𝑠𝑒𝑎𝑑𝑜 𝑛𝑎 𝑜𝑏𝑟𝑎 𝘩𝑜𝑚𝑜̂𝑛𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑊𝑖𝑙𝑙𝑖𝑎𝑚 𝑆𝘩𝑎𝑘𝑒𝑠𝑝𝑒𝑎𝑟𝑒. 𝑅𝑒𝑙𝑎𝑡𝑎 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑜
𝐵𝑎𝑠𝑠𝑎̂𝑛𝑖𝑜, 𝑛𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑒 𝑜 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑜 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑖́𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑎𝑙 𝑜 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟
𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑛𝘩𝑜𝑟𝑎 𝑒́ 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑓𝑎𝑡𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑛𝑒 𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑟𝑝𝑜 𝑑𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜.
𝑁𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑉𝑒𝑛𝑒𝑧𝑎, 𝑛𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝑉𝐼, 𝐵𝑎𝑠𝑠𝑎𝑛𝑖𝑜 (𝐽𝑜𝑠𝑒𝑝𝘩 𝐹𝑖𝑒𝑛𝑛𝑒𝑠) 𝑝𝑒𝑑𝑒
𝑎 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 (𝐽𝑒𝑟𝑒𝑚𝑦 𝐼𝑟𝑜𝑛𝑠) 𝑜 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒́𝑠𝑡𝑖𝑚𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑚𝑖𝑙 𝑑𝑢𝑐𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑞𝑢𝑒
𝑝𝑜𝑠𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑡𝑒𝑗𝑎𝑟 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑖𝑎 (𝐿𝑦𝑛𝑛 𝐶𝑜𝑙𝑙𝑖𝑛𝑠), 𝘩𝑒𝑟𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑜 𝑟𝑖𝑐𝑜 𝐵𝑒𝑙𝑚𝑜𝑛𝑡. 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑒́
𝑟𝑖𝑐𝑜, 𝑚𝑎𝑠 𝑡𝑜𝑑𝑜 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑑𝑖𝑛𝘩𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑜𝑚𝑒𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑒𝑛𝑑𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑛𝑜
𝑒𝑥𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟.
𝐴𝑠𝑠𝑖𝑚 𝑒𝑙𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒 𝑎𝑜 𝑗𝑢𝑑𝑒𝑢 𝑆𝘩𝑦𝑙𝑜𝑐𝑘 (𝐴𝑙 𝑃𝑎𝑐𝑖𝑛𝑜), 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑎̀ 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎 𝑢𝑚𝑎
𝑜𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑒 𝑣𝑖𝑛𝑔𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜. 𝑂 𝑎𝑔𝑖𝑜𝑡𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑜̃𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜
𝑎𝑏𝑠𝑢𝑟𝑑𝑎: 𝑠𝑒 𝑜 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒́𝑠𝑡𝑖𝑚𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑓𝑜𝑟 𝑝𝑎𝑔𝑜 𝑒𝑚 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑚𝑒𝑠𝑒𝑠, 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑑𝑎𝑟𝑎́ 𝑢𝑚
𝑝𝑒𝑑𝑎𝑐̧𝑜 𝑑𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑛𝑒 𝑎 𝑆𝘩𝑦𝑙𝑜𝑐𝑘. 𝐴 𝑛𝑜𝑡𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑛𝑎𝑣𝑖𝑜𝑠
𝑛𝑎𝑢𝑓𝑟𝑎𝑔𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑖𝑡𝑢𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎𝑑𝑎, 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑎 𝑠𝑒𝑟
𝑙𝑒𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑎̀ 𝑐𝑜𝑟𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑑𝑒𝑓𝑖𝑛𝑎 𝑠𝑒 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑟𝑎́ 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑒𝑥𝑒𝑐𝑢𝑡𝑎𝑑𝑎.
𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:
𝐿𝑦𝑛𝑛 𝐶𝑜𝑙𝑙𝑖𝑛𝑠 - (𝑃𝑜𝑟𝑡𝑖𝑎)
𝐽𝑜𝑠𝑒𝑝𝘩 𝐹𝑖𝑒𝑛𝑛𝑒𝑠 - (𝐵𝑎𝑠𝑠𝑎𝑛𝑖𝑜)
𝐽𝑒𝑟𝑒𝑚𝑦 𝐼𝑟𝑜𝑛𝑠 - (𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜)
𝐴𝑙 𝑃𝑎𝑐𝑖𝑛𝑜 - (𝑆𝘩𝑦𝑙𝑜𝑐𝑘)
𝑍𝑢𝑙𝑒𝑖𝑘𝘩𝑎 𝑅𝑜𝑏𝑖𝑛𝑠𝑜𝑛 - (𝐽𝑒𝑠𝑠𝑖𝑐𝑎)
𝐾𝑟𝑖𝑠 𝑀𝑎𝑟𝑠𝘩𝑎𝑙𝑙 - (𝐺𝑟𝑎𝑡𝑖𝑎𝑛𝑜)
𝐺𝑟𝑒𝑔𝑜𝑟 𝐹𝑖𝑠𝘩𝑒𝑟 - (𝑆𝑜𝑙𝑎𝑛𝑖𝑜)
𝑀𝑎𝑐𝑘𝑒𝑛𝑧𝑖𝑒 𝐶𝑟𝑜𝑜𝑘 - (𝐿𝑎𝑢𝑛𝑐𝑒𝑙𝑜𝑡 𝐺𝑜𝑏𝑏𝑜)
𝑇𝑖𝑚 𝑊𝑜𝑜𝑑𝑤𝑎𝑟𝑑 - 𝐵𝑟𝑒𝑤𝑠𝑡𝑒𝑟 𝑆𝑡𝑜𝑛𝑒𝘩𝑎𝑙𝑙
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑖𝑒 𝐶𝑜𝑥 - (𝐿𝑜𝑟𝑒𝑛𝑧𝑜)
𝑇𝑜𝑛𝑦 𝑆𝑐𝘩𝑖𝑒𝑛𝑎 - (𝐿𝑒𝑜𝑛𝑎𝑟𝑑𝑜)
𝐽𝑜𝘩𝑛 𝑆𝑒𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑠- (𝑆𝑎𝑙𝑒𝑟𝑖𝑜)
𝐴𝑙𝑙𝑎𝑛 𝐶𝑜𝑟𝑑𝑢𝑛𝑒𝑟 - (𝑇𝑢𝑏𝑎𝑙)
FONTE:Jonathas Arantes
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