24/12/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.

314- ACIDEZ
FEMININA


ESQUECIMENTOS

#MATERNA


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.

 .

RᥲຕᥱꙆᥲ ᑯᥲ Soᥒᥱᥴᥲ

𝔸 𝕡𝕒𝕣𝕥𝕚𝕣 𝕕𝕖 𝕒𝕞𝕒𝕟𝕙𝕒̃, 𝕡𝕖𝕝𝕒𝕤 𝕕𝕦𝕒𝕤 𝕙𝕠𝕣𝕒𝕤 𝕕𝕒 𝕞𝕒𝕥𝕚𝕟𝕒 𝕖 𝕖𝕞 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒𝕡𝕠𝕟𝕥𝕠 𝕒 𝕦𝕞 𝕗𝕒𝕝𝕤𝕠 𝕒𝕟𝕦́𝕟𝕔𝕚𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠, 𝕡𝕖𝕣𝕘𝕦𝕟𝕥𝕖𝕞 𝕒 𝔹𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕏𝕍𝕀, 𝕤𝕦𝕣𝕘𝕚𝕣𝕒́ 𝕟𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕓𝕝𝕠𝕘𝕦𝕖 𝕖𝕥𝕖́𝕣𝕖𝕠 𝕦𝕞𝕒 𝕟𝕠𝕧𝕒 𝕖𝕥𝕚𝕢𝕦𝕖𝕥𝕒 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕟𝕠𝕞𝕖 𝕒𝕔𝕚𝕞𝕒 𝕚𝕟𝕕𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠, 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕒𝕕𝕠 𝕒 𝕟𝕠𝕔𝕥𝕚́𝕧𝕒𝕘𝕠𝕤 𝕖 𝕒𝕗𝕚𝕟𝕤. 𝔼𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕠𝕦 𝕣𝕖𝕖𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕥𝕖𝕞𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕣𝕖𝕤𝕤𝕖, 𝕗𝕚𝕝𝕞𝕖𝕤 𝕖 𝕓𝕣𝕖𝕛𝕖𝕚𝕣𝕚𝕔𝕖𝕤 𝕡𝕚𝕔𝕒𝕟𝕥𝕖𝕤 𝕕𝕖 𝕒𝕔𝕠𝕣𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕧𝕠𝕤𝕤𝕠 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕕𝕒𝕣.
𝔻𝔼𝕊𝔽ℝ𝕌𝕋𝔼𝕄!

.

 .

O DIA DE JERUSA

 .


FONTE:  Odunfp

.

 .

RᥲຕᥱꙆᥲ ᑯᥲ Soᥒᥱᥴᥲ

𝔸 𝕡𝕒𝕣𝕥𝕚𝕣 𝕕𝕖 𝕒𝕞𝕒𝕟𝕙𝕒̃, 𝕡𝕖𝕝𝕒𝕤 𝕕𝕦𝕒𝕤 𝕙𝕠𝕣𝕒𝕤 𝕕𝕒 𝕞𝕒𝕥𝕚𝕟𝕒 𝕖 𝕖𝕞 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒𝕡𝕠𝕟𝕥𝕠 𝕒 𝕦𝕞 𝕗𝕒𝕝𝕤𝕠 𝕒𝕟𝕦́𝕟𝕔𝕚𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠, 𝕡𝕖𝕣𝕘𝕦𝕟𝕥𝕖𝕞 𝕒 𝔹𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕏𝕍𝕀, 𝕤𝕦𝕣𝕘𝕚𝕣𝕒́ 𝕟𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕓𝕝𝕠𝕘𝕦𝕖 𝕖𝕥𝕖́𝕣𝕖𝕠 𝕦𝕞𝕒 𝕟𝕠𝕧𝕒 𝕖𝕥𝕚𝕢𝕦𝕖𝕥𝕒 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕟𝕠𝕞𝕖 𝕒𝕔𝕚𝕞𝕒 𝕚𝕟𝕕𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠, 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕒𝕕𝕠 𝕒 𝕟𝕠𝕔𝕥𝕚́𝕧𝕒𝕘𝕠𝕤 𝕖 𝕒𝕗𝕚𝕟𝕤. 𝔼𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕠𝕦 𝕣𝕖𝕖𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕥𝕖𝕞𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕣𝕖𝕤𝕤𝕖, 𝕗𝕚𝕝𝕞𝕖𝕤 𝕖 𝕓𝕣𝕖𝕛𝕖𝕚𝕣𝕚𝕔𝕖𝕤 𝕡𝕚𝕔𝕒𝕟𝕥𝕖𝕤 𝕕𝕖 𝕒𝕔𝕠𝕣𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕧𝕠𝕤𝕤𝕠 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕕𝕒𝕣.
𝔻𝔼𝕊𝔽ℝ𝕌𝕋𝔼𝕄!

.

.
Astronomia
Uma visão geral II

A Inflação Cósmica/1


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

RᥲຕᥱꙆᥲ ᑯᥲ Soᥒᥱᥴᥲ

𝔸 𝕡𝕒𝕣𝕥𝕚𝕣 𝕕𝕖 𝕒𝕞𝕒𝕟𝕙𝕒̃, 𝕡𝕖𝕝𝕒𝕤 𝕕𝕦𝕒𝕤 𝕙𝕠𝕣𝕒𝕤 𝕕𝕒 𝕞𝕒𝕥𝕚𝕟𝕒 𝕖 𝕖𝕞 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒𝕡𝕠𝕟𝕥𝕠 𝕒 𝕦𝕞 𝕗𝕒𝕝𝕤𝕠 𝕒𝕟𝕦́𝕟𝕔𝕚𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠, 𝕡𝕖𝕣𝕘𝕦𝕟𝕥𝕖𝕞 𝕒 𝔹𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕏𝕍𝕀, 𝕤𝕦𝕣𝕘𝕚𝕣𝕒́ 𝕟𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕓𝕝𝕠𝕘𝕦𝕖 𝕖𝕥𝕖́𝕣𝕖𝕠 𝕦𝕞𝕒 𝕟𝕠𝕧𝕒 𝕖𝕥𝕚𝕢𝕦𝕖𝕥𝕒 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕟𝕠𝕞𝕖 𝕒𝕔𝕚𝕞𝕒 𝕚𝕟𝕕𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠, 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕒𝕕𝕠 𝕒 𝕟𝕠𝕔𝕥𝕚́𝕧𝕒𝕘𝕠𝕤 𝕖 𝕒𝕗𝕚𝕟𝕤. 𝔼𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕠𝕦 𝕣𝕖𝕖𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕥𝕖𝕞𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕣𝕖𝕤𝕤𝕖, 𝕗𝕚𝕝𝕞𝕖𝕤 𝕖 𝕓𝕣𝕖𝕛𝕖𝕚𝕣𝕚𝕔𝕖𝕤 𝕡𝕚𝕔𝕒𝕟𝕥𝕖𝕤 𝕕𝕖 𝕒𝕔𝕠𝕣𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕧𝕠𝕤𝕤𝕠 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕕𝕒𝕣.
𝔻𝔼𝕊𝔽ℝ𝕌𝕋𝔼𝕄!

.

 

CIII-Cidades e soluções

CHINA
O Futuro das Cidades Conectadas/1



* Programa "EXPRESSO FUTURO" com RONALDO LEMOS


FONTE:  Canal Futura

 .

RᥲຕᥱꙆᥲ ᑯᥲ Soᥒᥱᥴᥲ

𝔸 𝕡𝕒𝕣𝕥𝕚𝕣 𝕕𝕖 𝕒𝕞𝕒𝕟𝕙𝕒̃, 𝕡𝕖𝕝𝕒𝕤 𝕕𝕦𝕒𝕤 𝕙𝕠𝕣𝕒𝕤 𝕕𝕒 𝕞𝕒𝕥𝕚𝕟𝕒 𝕖 𝕖𝕞 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒𝕡𝕠𝕟𝕥𝕠 𝕒 𝕦𝕞 𝕗𝕒𝕝𝕤𝕠 𝕒𝕟𝕦́𝕟𝕔𝕚𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠, 𝕡𝕖𝕣𝕘𝕦𝕟𝕥𝕖𝕞 𝕒 𝔹𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕏𝕍𝕀, 𝕤𝕦𝕣𝕘𝕚𝕣𝕒́ 𝕟𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕓𝕝𝕠𝕘𝕦𝕖 𝕖𝕥𝕖́𝕣𝕖𝕠 𝕦𝕞𝕒 𝕟𝕠𝕧𝕒 𝕖𝕥𝕚𝕢𝕦𝕖𝕥𝕒 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕟𝕠𝕞𝕖 𝕒𝕔𝕚𝕞𝕒 𝕚𝕟𝕕𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠, 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕒𝕕𝕠 𝕒 𝕟𝕠𝕔𝕥𝕚́𝕧𝕒𝕘𝕠𝕤 𝕖 𝕒𝕗𝕚𝕟𝕤. 𝔼𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕠𝕦 𝕣𝕖𝕖𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕥𝕖𝕞𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕣𝕖𝕤𝕤𝕖, 𝕗𝕚𝕝𝕞𝕖𝕤 𝕖 𝕓𝕣𝕖𝕛𝕖𝕚𝕣𝕚𝕔𝕖𝕤 𝕡𝕚𝕔𝕒𝕟𝕥𝕖𝕤 𝕕𝕖 𝕒𝕔𝕠𝕣𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕧𝕠𝕤𝕤𝕠 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕕𝕒𝕣.
𝔻𝔼𝕊𝔽ℝ𝕌𝕋𝔼𝕄!

.

SANTANA CASTILHO







A política indecorosa 
de João Costa no confronto
 com Nuno Crato 

O secretário de Estado João Costa tem-se desdobrado em narrativas para culpar as políticas de Nuno Crato do desaire nos resultados do TIMSS. Estamos em presença de uma perversidade política e intelectual, que não pode passar sem censura. 

Os resultados do TIMSS divulgados no início deste mês, confrontaram-nos com uma acentuada descida dos resultados dos alunos do 4.º ano da escolaridade obrigatória, em Matemática. Numa escala de um a 1000, caímos da posição 541, em 2015, para a posição 525, apurada em 2019. E esta queda é tanto mais relevante se tivermos presente que, desde 1995, é a primeira vez que invertemos uma trajectória sempre crescente.

O secretário de Estado João Costa tem-se desdobrado em narrativas para culpar do desaire as políticas de Nuno Crato. Ora, concorde-se ou discorde-se delas, e eu discordei, muitas vezes com estrondo, essas políticas não impediram que, em 2015, se reforçassem as subidas anteriores (da posição 532 de 2011, passámos para a posição 541 em 2015). Estamos pois em presença de uma perversidade política e intelectual, que não pode passar sem censura.

Os alunos agora avaliados entraram no sistema educativo em 2015. Formalmente, estudaram até ao final do 1.º ciclo sob a tutela das metas curriculares, introduzidas em 2013 por Nuno Crato. Formalmente, o “perfil dos alunos”, as “aprendizagens essenciais”, a “flexibilidade curricular” e demais ladainhas pedagógicas falhadas no passado e recuperadas pelo actual Governo, só foram generalizadas, a partir do 1.º ano, em 2018/19. Mas o deslassar da exigência e do rigor foram, desde o primeiro dia, a marca impressiva da actuação de João Costa, construtor primeiro da cultura de desvalorização da avaliação séria e útil dos alunos, que passou a ser proposta.

O TIMSS de 2019 testou alunos que fizeram o 1.º ciclo, de 2015 a 2019, sob a égide de João Costa. O TIMSS de 2015 testou alunos que fizeram o 1.º ciclo, de 2011 a 2015, sob a égide de Nuno Crato. Eram sobejamente conhecidas as visões pedagógicas diametralmente opostas de um e de outro. Foram agora conhecidos os resultados dos respectivos períodos, o de João Costa em contexto económico de crescimento, o de Nuno Crato em contexto económico de penúria. Ludibriar esses resultados, pintando um arco-íris no que ficou cinzento, é expediente lamentável da “piropedagogia” de João Costa, que removeu compromissos e responsabilidades, sob a bênção ignorante de Tiago Brandão Rodrigues.

Se pusermos de lado as diferentes matemáticas da análise da Matemática, mais do que a descida dos resultados deve preocupar-nos a subida das desigualdades, em correlação estreita com a menorização das orientações curriculares anteriores, a que nunca foi oposto novo modelo estruturado e coerente. Outrossim, fomos tendo um ambiente mais ou menos caótico no que toca à gestão do curriculum, com sinais que se excluíam uns aos outros, num crescendo da espiral de incertezas: os programas e as metas curriculares de Nuno Crato foram coexistindo com as orientações avulsas da Direcção-Geral de Educação; o folclore das “aprendizagens essenciais” e a brincadeira da “gestão flexível do curriculum” puseram cada um a divergir a gosto, sem que nenhum professor sério pudesse saber, em rigor, o que queriam que ele ensinasse, quer no ensino básico quer no secundário. O que o TIMSS de 2019 veio dizer aos futuristas do “perfil do aluno do século XXI” é que, por mais que ensaiem a falsificação da História, começaram a produzir jovens com menos conhecimentos e capacidades que os do século XX.

Já que João Costa aproveitou este ensejo para referir mudanças próximas, fica uma nota final.

No que toca ao ensino da Matemática, diz-me a evidência empírica que nos temos ocupado ora na escolha de conteúdos, ora na análise de métodos, para cair, invariavelmente, no mesmo erro monolítico, qual seja o de desconsiderar constatações de há muito, a saber:

– Sendo certo que na terceira infância (6 aos 12 anos) as crianças começam a ser capazes de pensar com lógica, essa aquisição é gradual e a lógica de que podemos falar é predominantemente concreta.

– Só na adolescência (12 aos 20 anos) se começa a desenvolver, mais uma vez com um gradualismo que pedagogicamente não pode ser ignorado, a capacidade de pensar abstractamente.

– Uma espécie de capitalismo cognitivo vem cristalizando o debate, sempre que surgem desaires no ensino, em torno de receitas metodológicas superficiais, que nos afastam da consideração de razões mais profundas: políticas, sociais, económicas, direi mesmo, civilizacionais.

IN "PÚBLICO" - 23/12/20

.

 .



2493.UNIÃO


EUROPEIA


FELIZ NATAL

.

 .

RᥲຕᥱꙆᥲ ᑯᥲ Soᥒᥱᥴᥲ

𝔸 𝕡𝕒𝕣𝕥𝕚𝕣 𝕕𝕖 𝕒𝕞𝕒𝕟𝕙𝕒̃, 𝕡𝕖𝕝𝕒𝕤 𝕕𝕦𝕒𝕤 𝕙𝕠𝕣𝕒𝕤 𝕕𝕒 𝕞𝕒𝕥𝕚𝕟𝕒 𝕖 𝕖𝕞 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒𝕡𝕠𝕟𝕥𝕠 𝕒 𝕦𝕞 𝕗𝕒𝕝𝕤𝕠 𝕒𝕟𝕦́𝕟𝕔𝕚𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠, 𝕡𝕖𝕣𝕘𝕦𝕟𝕥𝕖𝕞 𝕒 𝔹𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕏𝕍𝕀, 𝕤𝕦𝕣𝕘𝕚𝕣𝕒́ 𝕟𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕓𝕝𝕠𝕘𝕦𝕖 𝕖𝕥𝕖́𝕣𝕖𝕠 𝕦𝕞𝕒 𝕟𝕠𝕧𝕒 𝕖𝕥𝕚𝕢𝕦𝕖𝕥𝕒 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕟𝕠𝕞𝕖 𝕒𝕔𝕚𝕞𝕒 𝕚𝕟𝕕𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠, 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕒𝕕𝕠 𝕒 𝕟𝕠𝕔𝕥𝕚́𝕧𝕒𝕘𝕠𝕤 𝕖 𝕒𝕗𝕚𝕟𝕤. 𝔼𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕠𝕦 𝕣𝕖𝕖𝕕𝕚𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕥𝕖𝕞𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕣𝕖𝕤𝕤𝕖, 𝕗𝕚𝕝𝕞𝕖𝕤 𝕖 𝕓𝕣𝕖𝕛𝕖𝕚𝕣𝕚𝕔𝕖𝕤 𝕡𝕚𝕔𝕒𝕟𝕥𝕖𝕤 𝕕𝕖 𝕒𝕔𝕠𝕣𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕧𝕠𝕤𝕤𝕠 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕕𝕒𝕣.
𝔻𝔼𝕊𝔽ℝ𝕌𝕋𝔼𝕄!

.


.

𝒳𝒱-OH MAR SALGADO

6-A Ilнα do Tυвαrα̃o Gιɢαɴтe


FONTE:FULL HD DOCUMENTÁRIOS
 .
·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
9-𝐼𝒞𝒪𝒩𝐸𝒮 𝒟𝒪 𝑀𝒜𝒰 𝒞𝒪𝑀𝒫𝒪𝑅𝒯𝒜𝑀𝐸𝒩𝒯𝒪
9.2-𝒜 𝑅𝒶𝒾𝓃𝒽𝒶 𝒹𝑜 𝒮𝒶𝒷𝒶́


FONTE:DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas
.
Maria Casal Ribeiro

Cry me a river


The Voice Portugal - Gala

.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
5.3-Ꭺꮇꮻꭱ ꭼ Ꮇꮻꭱꭲꭼ
.

SOP - Síndrome dos Ovários
Policísticos - Parte 4


*Se quiser relembrar a 1ª e a 2ª parte deste tema, pode encontrá-los nos dias 10/10/19 e 17/10/19 respectivamente.

FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

Europa reabre portas ao Reino Unido


FONTE:  AFP Português

.

.

Para cozer os miolos/188


 UMA PINTURA ÁS AVESSAS

 
.

 .

TECNOLOGIA

.

.


2560
Senso d'hoje
DIOGO BATÁGUAS
HUMORISTA PORTUGUÊS
STANDUP COMEDY
RELATÓRIO DE NOVEMBRO






FONTE:  Diogo Bataguas
.
.

 Vá... Atravessa!!


.
.

BOM DIA


.