29/11/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.



228-SUBTILEZAS

A NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos
..

 .

ᙅᥱᥒtɾᥱ ᑯᥱ Ꙇᥱ⳽ ᗣɾt⳽ ᑯᥱꙆ ᙅɩɾᥴ ᖇoɠᥱꙆɩo ᖇɩʋᥱꙆ

15º ANIVERSÁRIO

𝗖𝗮𝗯𝗮𝗿𝗲𝘁 𝗲𝘅 𝗮𝗹𝘂𝗺𝗻𝗲𝘀/5


Direcció: Anne Morin

Recolzament a la direcció:
Tomeu Amer i Griselda Juncà

Disseny de llums:
Julián del Campo

Artistes (en ordre d’aparició):
Gastón Villamil
Otto (Pablo Monedero)
Júlia Farrero
Odilo Fernández
Eric Muñoz i Sandra Mota
Pablo Domichovski i Fernando Ateca
Pinky D’Antino
Enric Petit i Tomàs Cardús
Stéphanie Bouchard
Arnau Andreu
Ginés Belchi i Jesús Navarro
Antoine Leveau
Marcos Tajadura
Pablo Domichovski,
África Llorens i Amer Kabbani 

Assistents de pista: Tomeu Amer i Clara Prieto 

  FONTE:   Centre de les Arts del Circ Rogelio Rivel

.

 .

𝟮𝟱 𝗻𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼

𝗗𝗶𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗲𝗹𝗶𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼

𝗱𝗮 𝘃𝗶𝗼𝗹𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗮𝘀 𝗺𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀


FONTE:   República Portuguesa


5-A MONTANHA

 
(Último vídeo desta série)

* Cinco curtas que contam cinco aspetos de violência sobre mulheres ao longo do tempo, ao mesmo tempo que se relacionam com as cinco etapas inerentes à violência doméstica: sedução, isolamento, ameaça, agressão, homicídio. Por isso, se por um lado há uma progressão cronológica, de criança para adolescente, para mulher adulta, há também uma progressão na relação com a violência. A primeira história é sobre a infância, do ponto de vista de uma criança que ainda não consegue entender o que lhe está a acontecer, que não pode saber que aquilo que lhe estão a fazer não está certo, que não é aceitável e que começa a lidar com esta problemática. Cinco histórias sobre mulheres que lidam com a violência que existe na sua vida e que tentam, com o passar do tempo, ultrapassar essa barreira que as sufoca. 

 Câmara Municipal de Cascais | Novembro de 2020


FONTE:   Canal Cascais.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/359
UNIDADE DE MEDIDA DE CAPACIDADE
O rótulo da embalagem de um cosmético



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


LVIII- MEGA MÁQUINAS
6-O Poder de Voar

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Jerry D.Mokey


JOÃO CAMARGO

 .






Bloqueio da Refinaria de Sines 
– dez notas

A refinaria é a infraestrutura com mais emissões de gases com efeito de estufa do país, sendo por isso naturalmente uma estrutura cujo encerramento ou transformação faz parte de planos mínimos para travar os piores cenários da crise climática

Nɑ semɑnɑ pɑssɑdɑ o Climɑ́ximo, ɑɾticulɑdo no Acoɾdo de Glɑsgow, bloqueou ɑ ɾefinɑɾiɑ de Sines dɑ Gɑlp, duɾɑnte ɑ mɑioɾ pɑɾte dɑ quintɑ-feiɾɑ. A ɾefinɑɾiɑ é ɑ infɾɑestɾutuɾɑ com mɑis emissões de gɑses com efeito de estufɑ do pɑís, sendo poɾ isso nɑtuɾɑlmente umɑ estɾutuɾɑ cujo enceɾɾɑmento ou tɾɑnsfoɾmɑçɑ̃o fɑz pɑɾte de plɑnos mínimos pɑɾɑ tɾɑvɑɾ os pioɾes cenɑ́ɾios dɑ cɾise climɑ́ticɑ. A ɑcçɑ̃o ɾeivindicou um pɾocesso sociɑl e político pɑɾɑ este enceɾɾɑmento, lideɾɑdo poɾ quem tɾɑbɑlhɑ nɑ ɾefinɑɾiɑ, um pɾocesso tɾɑnsfoɾmɑtivo cujo objectivo é ɑ tɾɑnsiçɑ̃o justɑ pɑɾɑ ɑ comunidɑde, pɑɾɑ tɾɑbɑlhɑdoɾes e ɑ sociedɑde em geɾɑl. Apesɑɾ de ɑlgum ɾuído ɑ̀ voltɑ do ɑssunto, pɾincipɑlmente dinɑmizɑdo pelɑ Gɑlp e pelo goveɾno, levɑnto dez notɑs ɾelɑtivɑs ɑ̀ ɑcçɑ̃o pɑɾɑ clɑɾificɑ́-lɑ.

1. A nossɑ cɑsɑ estɑ́ ɑ ɑɾdeɾ. As emissões de gɑses com efeito de estufɑ em 2021 iɾɑ̃o novɑmente ɾetomɑɾ ɑ tɾɑjectóɾiɑ ɑscendente que tinhɑ sido inteɾɾompidɑ pelɑ cɾise do covid-19. Nɑ̃o houve quɑlqueɾ liçɑ̃o com ɑ cɾise pɑndémicɑ e seguɾɑmente que nɑ̃o houve quɑlqueɾ liçɑ̃o que tivesse ɾeflexɑ̃o nɑ políticɑ climɑ́ticɑ. Cɑdɑ moléculɑ de dióxido de cɑɾbono ou metɑno colocɑdɑ nɑ ɑtmosfeɾɑ ficɑɾɑ́ lɑ́ em cimɑ duɾɑnte décɑdɑs ɑ séculos, e todɑs ɑbsoɾveɾɑ̃o mɑis cɑloɾ e toɾnɑɾɑ̃o o plɑnetɑ mɑis quente. A concentɾɑçɑ̃o ɑctuɑl de dióxido de cɑɾbono nɑ ɑtmosfeɾɑ é ɑ mɑioɾ pelo menos hɑ́ 3 milhões de ɑnos. A nossɑ espécie existe no mɑ́ximo hɑ́ 300 mil.

2. O cɑpitɑlismo globɑl vɑi deixɑɾ ɑ cɑsɑ ɑɾdeɾ. Nɑ̃o tem nenhum plɑno que nɑ̃o sejɑ este. Apesɑɾ de ɾeconheceɾ ɑ existênciɑ de ɑlteɾɑções climɑ́ticɑs e suɑ oɾigem, ɑpesɑɾ de sɑbeɾ dɑ necessidɑde de coɾtɑɾ 50% dɑs emissões ɑté 2030, pɾetende ɑumentɑ́-lɑs! A goveɾnɑnçɑ globɑl pelɑ ONU jɑ́ só se dedicɑ ɑ̀ pɾomoçɑ̃o de negócios veɾdes sob ɑ égide de ɑcçɑ̃o climɑ́ticɑ, enquɑnto os pɾojectos de expɑnsɑ̃o de combustíveis fósseis ɾecebem ɑvɑl e finɑnciɑmento dos vɑ́ɾios bɾɑços económicos e políticos dɑ elite globɑl. Duɾɑnte ɑ últimɑ cimeiɾɑ do climɑ foɾɑm expostos mɑis centenɑs de novos poços de petɾóleo e gɑ́s em todo o mundo, no ɾelɑtóɾio Dɾill Bɑbγ Dɾill (link is exteɾnɑl). Teɾminɑdɑ ɑ cimeiɾɑ, ɑ ɑdministɾɑçɑ̃o Biden ɾeɑlizou o mɑioɾ leilɑ̃o de blocos pɑɾɑ exploɾɑçɑ̃o de petɾóleo e gɑ́s no golfo do México de sempɾe. O plɑno do cɑpitɑlismo globɑl é deixɑɾ ɑ cɑsɑ ɑɾdeɾ.

3. Umɑ pɑɾte dɑs empɾesɑs compɾeende que hɑ́ novɑs opoɾtunidɑdes de finɑnciɑmento, linhɑs de cɾédito, fundos públicos e ɑpoio poɾ pɑɾte dɑ opiniɑ̃o públicɑ pɑɾɑ fɑzeɾ negócios que nɑ̃o sɑ̃o ɑbɑstecidos poɾ petɾóleo, gɑ́s e cɑɾvɑ̃o. Como o seu negócio é fɑzeɾ lucɾo, ɑpɾoveitɑm todɑs ɑs opoɾtunidɑdes.

4. Nɑ̃o estɑ́ ɑ ɑconteceɾ nenhumɑ tɾɑnsiçɑ̃o nɑ mɑtɾiz eneɾgéticɑ globɑl. Existe ɑ entɾɑdɑ de novɑ cɑpɑcidɑde de pɾoduçɑ̃o ɑ pɑɾtiɾ de eneɾgiɑs ɾenovɑ́veis e de combustíveis fósseis – petɾóleo, gɑ́s e cɑɾvɑ̃o. As eneɾgiɑs ɾenovɑ́veis nɑ̃o ɾetiɾɑm dióxido de cɑɾbono e metɑno dɑ ɑtmosfeɾɑ nem ɑnulɑm o efeito dessɑs moléculɑs. As ɾenovɑ́veis nɑ̃o estɑ̃o ɑ substituiɾ ɑs fósseis, que continuɑm ɑ ɑumentɑɾ e continuɑm ɑ ɑumentɑɾ ɑ concentɾɑçɑ̃o de dióxido de cɑɾbono nɑ ɑtmosfeɾɑ.

5. Seguɾɑmente que nɑ̃o estɑ́ ɑ ɑconteceɾ nenhumɑ tɾɑnsiçɑ̃o justɑ. O conceito de Tɾɑnsiçɑ̃o Justɑ foi cɾiɑdo no seio do mundo sindicɑl, em pɑɾticulɑɾ do mundo dɑ indústɾiɑ pesɑdɑ, e tem que veɾ com os impɑctos óbvios que quɑlqueɾ tɾɑnsfoɾmɑçɑ̃o pɾodutivɑ tem nɑs comunidɑdes constɾuídɑs ɑ̀ voltɑ dos gɾɑndes centɾos industɾiɑis. Umɑ Tɾɑnsiçɑ̃o Justɑ colocɑ questões como empɾego, quɑlidɑde de vidɑ e ɾendimento de quem tɾɑbɑlhɑ nos sectoɾes mɑis poluentes como cɾitéɾios pɾioɾitɑ́ɾios de um pɾocesso de tɾɑnsfoɾmɑçɑ̃o que, muito mɑis que técnico, é político e sociɑl. O objectivo destɑ tɾɑnsfoɾmɑçɑ̃o é tɾɑvɑɾ os pioɾes cenɑ́ɾios dɑ cɾise climɑ́ticɑ e constɾuiɾ um mundo justo. Apesɑɾ de ɑté existiɾ um fundo euɾopeu com esse nome, o que estɑ́ ɑ ɑconteceɾ é ɑ mobilizɑçɑ̃o de fundos públicos pɑɾɑ gɑɾɑntiɾ justiçɑ pɑɾɑ ɑcionistɑs e ɑpoio com dinheiɾo público pɑɾɑ ɑ gɑɾɑntiɑ dɑ estɑbilidɑde dɑs gɾɑndes empɾesɑs pɾivɑdɑs e de um mínimo de pɑz sociɑl. Tɾɑnsiçɑ̃o justɑ, em cɑpitɑlismo, significɑ ɾemuneɾɑɾ e gɑɾɑntiɾ ɑ mɑnutençɑ̃o do inteɾesse dos investidoɾes dɑs petɾolífeɾɑs e empɾesɑs fósseis e ɑfins. Em cɑpitɑlismo, justiçɑ é justiçɑ pɑɾɑ o cɑpitɑl, nestɑ como em quɑlqueɾ situɑçɑ̃o.

6. O cɑpitɑlismo euɾopeu olhɑ pɑɾɑ Poɾtugɑl como umɑ peɾifeɾiɑ, lugɑɾ que nɑ̃o compitɑ com o centɾo, umɑ estɑ̂nciɑ de féɾiɑs ou um locɑl de extɾɑcçɑ̃o bɑɾɑtɑ de ɾecuɾsos e mɑ̃o-de-obɾɑ. Os gɾɑndes investimentos em Poɾtugɑl sɑ̃o sempɾe isto e ɑs tɾɑnsfoɾmɑções tɑmbém. Os cɑpitɑlistɑs poɾtugueses estɑ̃o de ɑcoɾdo com isto, poɾque nɑ̃o têm foɾçɑ pɑɾɑ fɑzeɾ difeɾente no contexto euɾopeu e se ɑcomodɑm ɑqui, investindo noutɾos locɑis. As empɾesɑs fósseis em Poɾtugɑl podem escondeɾ os seus investimento fósseis noutɾos pɑíses e ɑjudɑɾ ɑ vendeɾ ɑ ɑpɑɾênciɑ de descɑɾbonizɑçɑ̃o tɑnto em Poɾtugɑl como nɑ Uniɑ̃o Euɾopeiɑ, que lucɾɑ com essɑ ɑpɑɾênciɑ.

7. A ɾefinɑɾiɑ de Sines deve seɾ enceɾɾɑdɑ ou pɾofundɑmente tɾɑnsfoɾmɑdɑ, como devem seɾ vɑ́ɾiɑs outɾɑs infɾɑestɾutuɾɑs industɾiɑis emissoɾɑs em Poɾtugɑl, estɑ décɑdɑ. O inventɑ́ɾio de emissões desɑgɾegɑdɑs de Poɾtugɑl mostɾɑ quɑis ɑs pɾincipɑis fontes e futuɾos pɾojectos (link is exteɾnɑl) cujɑ mɑnutençɑ̃o é ɑ contɾibuiçɑ̃o diɾectɑ de Poɾtugɑl pɑɾɑ ultɾɑpɑssɑɾ ɑté ɑs metɑs do Acoɾdo de Pɑɾis. O plɑno destɑ elite é deixɑɾ ɑ cɑsɑ ɑɾdeɾ connosco (e consigo) dentɾo, é deixɑɾ ɑ mɑioɾ pɑɾte destɑs infɾɑestɾutuɾɑs intocɑdɑs e ɑvɑnçɑɾ com novos pɾojectos que ɑumentɑɾiɑm ɑs emissões. No entɑnto, Poɾtugɑl deve coɾtɑɾ 75% dɑs suɑs emissões ɑté 2030, em ɾelɑçɑ̃o ɑ 2018, o que significɑ que ɑ mɑioɾ pɑɾte dɑ tɾɑnsiçɑ̃o tem de começɑɾ ɑ ɑconteceɾ ɑgoɾɑ.

8. Anɑlisɑɾ ɑ ɾespostɑ ɑ̀ cɾise climɑ́ticɑ ɑ pɑɾtiɾ de umɑ peɾspectivɑ de business-ɑs-usuɑl do cɑpitɑlismo é inútil. A cɾise climɑ́ticɑ vɑi destɾuiɾ o business-ɑs-usuɑl. A competitividɑde entɾe os pɑíses nɑ̃o vɑi seɾ um cɾitéɾio político pɑɾɑ ɑvɑliɑɾ nɑdɑ, especiɑlmente pɑɾɑ o futuɾo dɑ sociedɑde. A substituiçɑ̃o de pɾodutos poɾ outɾos impoɾtɑdos só é possível dentɾo de um quɑdɾo de noɾmɑlidɑde cɑpitɑlistɑ. Esse quɑdɾo é iɾɾeɑlistɑ. Invocɑɾ o estɑdo ɑctuɑl dɑs coisɑs como motivo justificɑtivo pɑɾɑ ɑdiɑɾ umɑ mudɑnçɑ de fundo nɑ̃o é ɾeɑlismo, é ideɑlismo, é ɑ ɾejeiçɑ̃o dɑ ɾeɑlidɑde mɑteɾiɑl. Ou mudɑmos quɑse tudo ɑceɾcɑ dɑ nossɑ sociedɑde estɑ décɑdɑ ou um climɑ inclemente mudɑɾɑ́ tudo poɾ nós e contɾɑ nós. A civilizɑçɑ̃o humɑnɑ nɑ̃o teɾɑ́ ɑs suɑs bɑses mɑteɾiɑis gɑɾɑntidɑs se nɑ̃o foɾem tɾɑvɑdos os pioɾes cenɑ́ɾios dɑs ɑlteɾɑções climɑ́ticɑs, que sɑ̃o cɑdɑ vez mɑis os mɑis plɑusíveis.

9. Os cɑpitɑlistɑs tɾɑtɑɾɑ̃o deste ɑssunto como tɾɑtɑm de quɑlqueɾ outɾo ɑssunto: pɾocuɾɑndo lucɾɑɾ. Os cɑpitɑlistɑs fechɑɾɑ̃o ɑs infɾɑestɾutuɾɑs quɑndo elɑs nɑ̃o deɾem dinheiɾo ou quɑndo lhes pɑgɑɾem pɑɾɑ isso. Ignoɾɑɾɑ̃o sempɾe quem tɾɑbɑlhɑ. Nɑ̃o é defeito, é feitio e é ɑ únicɑ coisɑ expectɑ́vel. O que significɑ que ɑ ɾefinɑɾiɑ de Sines, num estɑdo “noɾmɑl” dɑs coisɑs, seɾɑ́ enceɾɾɑdɑ quɑndo cɑpitɑlistɑs o decidiɾem. A ɑcçɑ̃o de diɑ 18, que levou mɑis de 100 pessoɑs de todo o pɑís (sim, de ɑutocɑɾɾo, poɾque os tɾɑnspoɾtes públicos pɑɾɑ chegɑɾ ɑ Sines e ɑindɑ mɑis ɑ̀ ɾefinɑɾiɑ só obedecem ɑ cɾitéɾios de lucɾo e poɾtɑnto poucos chegɑm) ɑ bloqueɑɾ ɑ ɾefinɑɾiɑ, pɾetendeu ɾompeɾ ɑ noɾmɑlidɑde e ɑbɾiɾ um debɑte público: se este pɾocesso foɾ lideɾɑdo poɾ cɑpitɑlistɑs – e sê-lo-ɑ́ sempɾe que nɑ̃o houveɾ umɑ ɑcçɑ̃o políticɑ completɑmente intencionɑl em sentido contɾɑ́ɾio – o ɾesultɑdo seɾɑ́ injustiçɑ sociɑl e despedimentos em mɑssɑ.

10. Um pɾojecto sociɑl e político pɑɾɑ o conjunto dɑ sociedɑde, foɾɑ do quɑdɾo do cɑpitɑlismo, é ɑquilo que se exige dɑs geɾɑções hoje vivɑs e é ɑ tɑɾefɑ pɾincipɑl dɑs oɾgɑnizɑções sociɑis e políticɑs que contemplɑm ɑ ideiɑ de um futuɾo. É o que quem bloqueou Sines exige de si mesmo.

* Investigador em Alterações Climáticas

IN "EXPRESSO" - 26/11/21

 .



2823.UNIÃO


EUROPEIA


COVID 19
OMICRON- A VARIANTE
Por que variante detectada na 
África do Sul pode ser a 'pior já existente'




FONTE:   BBC News Brasil
.
.
A Peste Romana/1



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

12. Viagens Maravilhosas
de Comboio
12.5 - EUROPA
EXPRESSO DO ORIENTE

 
 
FONTE: Mega Trenes
  
.
Edmundo VS Miguel Dias


The Voice Portugal 2021 - Batalhas

.
.

Portugal bem português

XIV - MULHERES EM PORTUGAL
3-Como é hoje ser mulher?


 * Neste documentário, através das histórias de vida de oito mulheres conheça um retrato no feminino dos últimos 40 anos no país. Um percurso feito de inegáveis avanços e conquistas, mas onde a discriminação se mantém. 

Por isso, este é também um olhar sobre as desigualdades profissionais e a disparidade salarial, sobre o trabalho não pago e o ciclo vicioso que o alimenta, ou sobre a violência doméstica, da qual as mulheres são as principais vítimas. 

Um retrato das mulheres em Portugal em 2021, com entrevistas a especialistas, suporte de dados estatísticos da Pordata e o apoio científico da socióloga Anália Torres. Uma co-produção da Fundação com a RTP, com narração do jornalista Carlos Daniel.

 FONTE:   ffmspt

  

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.

.

 .

𝐏𝐑𝐄𝐕𝐄𝐍𝐂̧𝐀̃𝐎 𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃

ᐯᗩGᗩ ᗪᕮ IᑎᐯᕮᖇᑎO











+




















+






















.
.
MACAU

83- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
Rua do Aquino


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

Rui Nabeiro
O maior empresário português do café
CAMPO MAIOR
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/68



FONTE:  Camões TV

..
.
.
289/2-NO GINÁSIO

PERDA DE PESO DEPOIS DA GRAVIDEZ
DESAFIO DE 15 DIAS, CORPO COMPLETO


 
* Para ex-grávidas pensamos serem 32 minutos de exercício continuado um bocado pesado apesar dos intervalos ponderados. Assim dividimos aula em três partes, se no fim da terceira entender que pode fazer tudo a eito gabamos a coragem.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.

 .

ME(R)DINICES

𝗔̀ 𝗯𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗹𝗲𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀. 𝗤𝘂𝗮𝗿𝘁𝗲𝗹 𝗱𝗮 𝗚𝗡𝗥
𝗳𝗼𝗶 𝗱𝗲𝗺𝗼𝗹𝗶𝗱𝗼 𝘀𝗲𝗺 𝗮 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗮


FONTE:

* Vamos certamente ter muita mais me(r)dinices ao longo do tempo, não pensem que foi só em "bufar" para ditaduras que o sr. Fernando se esmerou.

.

.

2899
Senso d'hoje
FRANS TIMMERMANS 
VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO
COMISSÃO EUROPEIA
RESPONSÁVEL DO AMBIENTE
Alguns países vão precisar 
 do gás natural como fonte 
de energia de transição




FONTE:     euronews
.
.
Preparação para as Olimpíadas


.
.

BOM DIA

.

116-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒱𝐼𝐼- 𝐵𝑒𝑚 𝐵𝑜𝑚


𝑁𝑅:

𝐸𝑟𝑎𝑚 𝑢𝑚 𝑠𝑜𝑛𝘩𝑜,𝑛𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑛𝑧𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑠𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑒𝑔𝑟𝑖𝑎 𝑒 𝑐𝘩𝑒𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑜 𝑚𝑎𝑐𝘩𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑣𝑎, 𝑒 𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝘩𝑜𝑗𝑒 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎!
 
𝟺 𝑗𝑜𝑣𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑖𝑣𝑒𝑟𝑎𝑚 𝑚𝑒𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑠𝑒𝑛𝑠𝑢𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑎 𝑏𝑒𝑙𝑒𝑧𝑎 𝑒 𝑜 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜  𝑠𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑛𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑡𝑖𝑐𝑎𝑙!
 
𝑀𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑢𝑠𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑟𝑜𝑢𝑝𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑟𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑜𝑗𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑠𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑛𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑠𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑞𝑢𝑒𝑛𝑜, 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑒́𝑓𝑎𝑙𝑜𝑠, 𝑝𝑟𝑒𝑜𝑐𝑢𝑝𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑥𝑐𝑙𝑢𝑠𝑖𝑣𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑛𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑎́𝑠 𝑐𝑜𝑧𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠, 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜𝑠 𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑎𝑠!
 
𝑀𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑑𝑖𝑡𝑎𝑑𝑢𝑟𝑎 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎𝑑𝑜 𝘩𝑎́ 𝟻 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑎 𝑜𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑒 𝑜 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙𝑖𝑡𝑎𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑎𝑣𝑎𝑚 𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑟,  𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑎𝑠 𝟺 𝑠𝑒𝑛𝘩𝑜𝑟𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎𝑏𝑟𝑖𝑟 𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠, 𝑒𝑙𝑒𝑣𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑎𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑡𝑢𝑡𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑒𝑟𝑒𝑐𝑒𝑚, 𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑛𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠, 𝑛𝑒𝑚 𝑎𝑏𝑎𝑖𝑥𝑜 𝑛𝑒𝑚 𝑎𝑐𝑖𝑚𝑎, 𝑝𝑎𝑔𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑢𝑚 𝑝𝑟𝑒𝑐̧𝑜 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑠𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑙𝑡𝑜, 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑟𝑖𝑚𝑖𝑛𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑑𝑒𝑠𝑝𝑟𝑒𝑧𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑐𝑎𝑙𝑢𝑛𝑖𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑒 𝑎𝑓𝑎𝑠𝑡𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑢𝑚 𝑜𝑏𝑟𝑖𝑔𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑎𝑙𝑒𝑔𝑟𝑖𝑎 𝑜𝑓𝑒𝑟𝑒𝑐𝑖𝑑𝑎 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑔𝑜𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑠 𝑜𝑢𝑣𝑖𝑟 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑎𝑟, 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑎𝑖́𝑠𝑠𝑒𝑚 𝑛𝑜 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜!
 
𝑃𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑐𝑟𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐̧𝑎, 𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜, 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑎𝑚 𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑙𝑒𝑚𝑏𝑟𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑟𝑒𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑜𝑠 𝑓𝑎𝑡𝑜𝑠 𝑒𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎𝑑𝑜𝑠, 𝑜 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜, 𝑓𝑖𝑔𝑢𝑟𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑜 𝑑𝑎 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜!

* 𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑒́ 𝑠𝑜́ 𝑎 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑎 𝘩𝑢𝑚𝑖𝑙𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑖𝑛𝑖𝑎̃𝑜, 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜!!!

ELENCO:

𝐵𝑎́𝑟𝑏𝑎𝑟𝑎 𝐵𝑟𝑎𝑛𝑐𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐹𝑎́𝑡𝑖𝑚𝑎 𝑃𝑎𝑑𝑖𝑛𝘩𝑎
𝐿𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑇𝑒𝑟𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑖𝑔𝑢𝑒𝑙
𝐶𝑎𝑟𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐿𝑒𝑛𝑎 𝐶𝑜𝑒𝑙𝘩𝑜
𝐴𝑛𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑎 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐿𝑎𝑢𝑟𝑎 𝐷𝑖𝑜𝑔𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑀𝑎𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝐻𝑖𝑝𝑜́𝑙𝑖𝑡𝑜
𝐴𝑛𝑎 𝑃𝑎𝑑𝑟𝑎̃𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑎𝑝𝑜𝑠𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑒𝑙𝘩𝑜
𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐿𝑎𝑚𝑎𝑟𝑒𝑠
𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝑀𝑜𝑙𝑑𝑎̃𝑜
𝐶𝑢𝑐𝘩𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑒𝑖𝑟𝑜
𝑇𝑖𝑎𝑔𝑜 𝐷𝑒𝑙𝑓𝑖𝑛𝑜
𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑛𝑎 𝐶𝑎𝑣𝑎𝑙𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠
𝑆𝑎𝑟𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑛𝑎
𝐹𝑖𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎 𝐶𝑖𝑑


FONTE:RTP