25/04/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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𝕺𝖘 𝕮𝖆𝖕𝖎𝖙𝖆̃𝖊𝖘 𝖉𝖆 𝕸𝖆𝖑𝖙𝖆


 

FONTE:  Jtenente Hernandez.

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OS FILHOS DA RAINHA VITORIA

Princesa Real VITORIA/4


História e Biografia
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CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/40
ESTREITO DE MALACA
MAIS IMPORTANTE QUE OS CANAIS
DO PANAMÁ OU DO SUEZ
MEGA PROJECTO DE PONTES
NA TAILÂNDIA


(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
 
 
Neste episódio falaremos dum balé incessante de navios porta-contêineres cruzando este estreito. A cada oito minutos, um navio passa naquela que é seguramente a principal artéria do comércio marítimo global. Este não é o Canal do Panamá, nem o Canal de Suez, no Egito, mas o Estreito de Malaca, no Sudeste Asiático. Fazendo fronteira com a Indonésia, a Malásia e Singapura, o estreito é uma porta de entrada fundamental para a Ásia, ligando-a à Índia, ao Médio Oriente e à Europa. Hoje, quase 40% do comércio marítimo global passa por esta rota, que está à beira da saturação. Uma situação que em breve poderá mudar radicalmente. Entre conflitos geopolíticos e actos de pirataria, a região vive actualmente tensões que podem perturbar o curso do comércio internacional. Acima de tudo, um dos países fronteiriços, a Tailândia, está em processo de criação de um megaprojecto colossal de pontes terrestres para poupar tempo aos navios e embolsar os ganhos financeiros inesperados que a sua passagem representa.
 
 
 FONTE: Looking 4

FERNANDA CÂNCIO

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UM ARTIGO APROPRIADO PARA HOJE





Por uma família sem amos

A ideia de que existiria apenas um conceito de família e que este seria “natural” - ou seja, tudo o resto seria “contra-natura” - é uma daquelas mistificações ignaras que não resiste a um pouco de conhecimento histórico e antropológico. Isto se não formos capazes do mais recomendável - empatia, igualdade, liberdade.

𝖤𝗇𝗊𝗎𝖺𝗇𝗍𝗈 𝖾𝗌𝖼𝗋𝖾𝗏𝗈 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗍𝖾𝗑𝗍𝗈, 𝗈𝗂𝖼̧𝗈 𝗇𝖺 𝖳𝖵 𝗈 𝖾𝗑-𝗉𝗋𝗂𝗆𝖾𝗂𝗋𝗈-𝗆𝗂𝗇𝗂𝗌𝗍𝗋𝗈, 𝖾𝗑-𝗉𝗋𝖾𝗌𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖽𝗈 𝖯𝖲𝖣 𝖾 𝖣𝗈𝗆 𝖲𝖾𝖻𝖺𝗌𝗍𝗂𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗉𝖺𝗋𝗍𝖾 𝖽𝖺 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝖺 𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾𝗌𝖺 𝖯𝖾𝖽𝗋𝗈 𝖯𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌 𝖢𝗈𝖾𝗅𝗁𝗈 𝖺 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝗅𝖾𝗍𝖺̂𝗇𝖾𝖺 𝖽𝖾 𝗍𝖾𝗑𝗍𝗈𝗌 𝗍𝗂𝗍𝗎𝗅𝖺𝖽𝖺 𝖨𝖽𝖾𝗇𝗍𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾 𝖥𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺. 𝖠𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖽𝖺 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝖯𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌 𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝗈𝗎-𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖺 𝖼𝖺𝗋𝗂𝖼𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗂𝖽𝖾𝗂𝖺𝗌 𝖾 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌: “𝖨𝗆𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝗂𝗈𝗇𝖺-𝗆𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖾𝗌𝗉𝖺𝖼̧𝗈 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈 𝖾𝗌𝗍𝖾𝗃𝖺 𝖽𝗈𝗆𝗂𝗇𝖺𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖼𝖺𝗋𝗂𝖼𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺𝗌. 𝖬𝖺𝗌 𝗁𝖺́ 𝗁𝗂𝗉𝖾𝗋-𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖺̃𝗈 𝖿𝖾𝗂𝗍𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗂𝗏𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝗀𝗋𝖾𝖽𝗂𝗋.”

𝖤́ 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗉𝖺𝗋𝗍𝗂𝖼𝗎𝗅𝖺𝗋 𝗂𝗋𝗈𝗇𝗂𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖾𝗑-𝖯𝖬 𝗍𝖾𝗇𝗁𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆 𝗂𝗇𝗂𝖼𝗂𝖺𝖽𝗈 𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝖽𝗂𝗌𝖼𝗎𝗋𝗌𝗈 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝗎𝗆 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈 𝗊𝗎𝖾, 𝖺 𝖼𝗋𝖾𝗋 𝗇𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖾𝗅𝖾 𝖾𝗌𝖼𝗋𝖾𝗏𝖾𝗎 𝗇𝗈 𝖤𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝗈 𝖣𝖺𝗏𝗂𝖽 𝖣𝗂𝗇𝗂𝗌, 𝗌𝖾 𝖺𝖿𝗂𝗋𝗆𝖺 “𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅” 𝖾 “𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝗈 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝗎𝗆 𝗉𝖾𝗇𝗌𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝗈” (𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗂𝗋 𝖺 “𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅”, 𝗌𝗎𝗉𝗈̃𝖾-𝗌𝖾). 𝖣𝗂𝖿𝗂𝖼𝗂𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗌𝖾 𝖾𝗇𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺𝗋𝖺́ 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝖺𝗋𝗂𝖼𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖺𝖼𝖺𝖻𝖺𝖽𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗌𝖺: 𝖺 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗑𝗂𝗌𝗍𝖾 𝗎𝗆𝖺 “𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅” 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝖾𝗏𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗋𝗏𝖺𝖽𝖺, 𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗁𝖺́ 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗂𝗋, 𝖺𝗍𝗋𝖺𝗏𝖾́𝗌 𝖽𝖾 “𝗎𝗆 𝗉𝖾𝗇𝗌𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝗈”.

𝖤 𝗊𝗎𝖾 “𝗉𝖾𝗇𝗌𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝗈” 𝗌𝖾𝗋𝖺́ 𝖾𝗌𝗌𝖾? 𝖰𝗎𝖾𝗆 𝗈 𝗉𝖾𝗇𝗌𝖺? 𝖮𝗇𝖽𝖾 𝗌𝖾 𝖾𝗇𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺? 𝖢𝗈𝗆 𝗉𝖾𝗇𝖺, 𝗇𝖺̃𝗈 𝗈𝗎𝗏𝗂 𝖯𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌 𝖾𝗑𝗉𝗅𝗂𝖼𝖺𝗋. 𝖬𝖺𝗌 𝗌𝗎𝗉𝗈̃𝖾-𝗌𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖾𝗃𝖺 𝗈 𝖽𝗈 𝖾𝖼𝗈𝗇𝗈𝗆𝗂𝗌𝗍𝖺 𝖩𝗈𝖺̃𝗈 𝖢𝖾́𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖺𝗌 𝖭𝖾𝗏𝖾𝗌, 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝗈 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗑-𝖯𝖬 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝗈𝗎 𝖼𝗈𝗆 𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈 𝗈𝗋𝗀𝗎𝗅𝗁𝗈 𝖾𝗌𝖼𝗋𝖾𝗏𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗉𝖾́𝗋𝗈𝗅𝖺 𝖽𝖾 𝖾𝖼𝗎𝗆𝖾𝗇𝗂𝗌𝗆𝗈: “𝖠 𝖼𝗈𝗇𝗏𝗂𝖼𝖼̧𝖺̃𝗈 [𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 “𝖺𝗈 𝗅𝗈𝗇𝗀𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈𝗌 𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝖿𝗈𝗂 𝗌𝗎𝖼𝖾𝗌𝗌𝗂𝗏𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗈𝗉𝗋𝗂𝗆𝗂𝖽𝖺 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝗉𝗋𝖾𝗓𝖺𝖽𝖺”] 𝖾́ 𝖾𝗌𝗍𝗋𝖺𝗇𝗁𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝖽𝗎𝖺𝗌 𝗋𝖺𝗓𝗈̃𝖾𝗌. 𝖠 𝗉𝗋𝗂𝗆𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗌𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾 𝖿𝗈𝗋𝖺𝗆 𝖺 𝗆𝖺𝗂𝗈𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖺 𝗉𝗈𝗉𝗎𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝗈𝗋𝗇𝖺 𝗂𝗇𝗌𝗈́𝗅𝗂𝗍𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾𝗃𝖺𝗆 𝖽𝗈𝗆𝗂𝗇𝖺𝖽𝖺𝗌 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝗆𝗂𝗇𝗈𝗋𝗂𝖺 𝗆𝖺𝗌𝖼𝗎𝗅𝗂𝗇𝖺. 𝖮 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗇𝖽𝗈 𝗆𝗈𝗍𝗂𝗏𝗈 𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗌𝖺𝗌 𝗌𝖾𝗇𝗁𝗈𝗋𝖺𝗌, 𝖺𝗅𝖾𝗀𝖺𝖽𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗍𝗂𝗋𝖺𝗇𝗂𝗓𝖺𝖽𝖺𝗌, 𝗇𝗎𝗇𝖼𝖺 𝗌𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗂𝗑𝖺𝗏𝖺𝗆 𝗈𝗎 𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺𝗆 𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝖽𝖾𝗌𝖺𝗀𝗋𝖺𝖽𝗈.”

𝖭𝖺𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗎 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗎𝗆𝖺 𝗈𝖻𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗉𝗋𝗈𝖼𝗅𝖺𝗆𝖺, 𝗇𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝗍𝖾𝗑𝗍𝗈𝗌 (𝖼𝗈𝗇𝗍𝗂𝗇𝗎𝗈 𝖺 𝖼𝗂𝗍𝖺𝗋 𝗈 𝖤𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝗈), 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 “𝗈 𝗌𝗎𝖻𝗃𝖾𝖼𝗍𝗂𝗏𝗂𝗌𝗆𝗈 𝖾 𝗈 𝖿𝗎𝗇𝖽𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅𝗂𝗌𝗆𝗈 𝖺-𝗁𝗂𝗌𝗍𝗈́𝗋𝗂𝖼𝗈”: 𝖾𝗇𝗍𝖺̃𝗈 𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗇𝗎𝗇𝖼𝖺 𝖿𝗈𝗋𝖺𝗆 𝖽𝗂𝗌𝖼𝗋𝗂𝗆𝗂𝗇𝖺𝖽𝖺𝗌? 𝖤 𝗇𝗎𝗇𝖼𝖺, “𝖺𝗈 𝗅𝗈𝗇𝗀𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈𝗌”, “𝗌𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗂𝗑𝖺𝗋𝖺𝗆” 𝗈𝗎 “𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝖺𝗋𝖺𝗆 𝖽𝖾𝗌𝖺𝗀𝗋𝖺𝖽𝗈”? 𝖰𝗎𝖾 𝗌𝖾𝗋𝖺́ 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗉𝖺𝗌𝗌𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝖾𝗑𝖾𝗆𝗉𝗅𝗈 𝗁𝗈𝗃𝖾 𝗆𝖾𝗌𝗆𝗈 𝖾𝗆 𝗉𝖺𝗂́𝗌𝖾𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈 𝖨𝗋𝖺̃𝗈 𝗈𝗎 𝗈 𝖠𝖿𝖾𝗀𝖺𝗇𝗂𝗌𝗍𝖺̃𝗈, 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗈𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝗁𝗈𝗋𝗋𝗂́𝖿𝗂𝖼𝖺 𝖽𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌? 𝖤 𝗊𝗎𝖾 𝗏𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖺𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝖼𝖾𝗋 𝖺𝗅𝗂 𝗌𝖾𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗋𝗈𝗍𝖾𝗌𝗍𝗈𝗌 𝖽𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌, 𝖺𝗋𝗋𝗂𝗌𝖼𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗂𝗇𝖼𝗅𝗎𝗌𝗂𝗏𝖾 𝖺 𝗆𝗈𝗋𝗍𝖾?

𝖤 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝗎𝖼𝖾𝖽𝖾 𝖾𝗌𝗌𝖺 𝗈𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝖾𝗑𝖺𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝗈𝗋 𝗍𝖺𝗂𝗌 𝗉𝖺𝗂́𝗌𝖾𝗌 𝗌𝖾𝗋𝖾𝗆 𝗀𝗈𝗏𝖾𝗋𝗇𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝗂𝗍𝖺 𝖽𝖾 𝗉𝗎́𝗅𝗉𝗂𝗍𝗈, 𝖾𝗌𝖼𝗋𝗂𝗍𝗎𝗋𝖺𝗌 𝗇𝖺 𝗆𝖺̃𝗈, 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ “𝗇𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺𝗅” 𝖾 “𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅”? 𝖯𝖾𝗋𝗀𝗎𝗇𝗍𝖺𝗌 𝖽𝗂𝖿𝗂́𝖼𝖾𝗂𝗌: 𝗌𝖺𝖻𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗏𝖺𝗆𝗈𝗌 𝗈𝖻𝗍𝖾𝗋 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺, 𝖺𝗍𝖾́ 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖢𝖾́𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖺𝗌 𝖭𝖾𝗏𝖾𝗌, 𝖾 𝖾𝗏𝖾𝗇𝗍𝗎𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖽𝗈 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈, 𝖾𝗌𝗌𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝖺𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗇𝖺̃𝗈 𝖿𝖺𝗓 𝗌𝖾𝗇𝗍𝗂𝖽𝗈: 𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗊𝗎𝖾𝗅𝖾𝗌 𝗉𝖺𝗂́𝗌𝖾𝗌 𝗌𝖺̃𝗈 𝗆𝗎𝖼̧𝗎𝗅𝗆𝖺𝗇𝗈𝗌. 𝖤 𝗈 𝖾𝖼𝗈𝗇𝗈𝗆𝗂𝗌𝗍𝖺, 𝗌𝖺𝖻𝖾-𝗌𝖾, 𝖾́ 𝖼𝖺𝗍𝗈́𝗅𝗂𝖼𝗈 (𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖺 𝗆𝖺𝗂𝗈𝗋𝗂𝖺, 𝗌𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗌 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖽𝗈 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈).

𝖴𝗆 𝖼𝖺𝗍𝗈́𝗅𝗂𝖼𝗈 𝗊𝗎𝖾, 𝗆𝖺𝗅𝗀𝗋𝖺𝖽𝗈 𝗍𝖾𝗋 𝗇𝖺𝗌𝖼𝗂𝖽𝗈 𝖾𝗆 𝟣𝟫𝟧𝟩, 𝗇𝗎𝗇𝖼𝖺 𝗋𝖾𝗉𝖺𝗋𝗈𝗎 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗍𝖾́ 𝟣𝟫𝟩𝟦 𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗇𝖺̃𝗈 𝗍𝗂𝗇𝗁𝖺𝗆 𝖾𝗆 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝖺𝗅 𝗎𝗇𝗂𝗏𝖾𝗋𝗌𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗏𝗈𝗍𝗈; 𝖾𝗋𝖺𝗆 𝗂𝗆𝗉𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖺𝖼𝖾𝖽𝖾𝗋 𝖺 𝖼𝖾𝗋𝗍𝖺𝗌 𝗉𝗋𝗈𝖿𝗂𝗌𝗌𝗈̃𝖾𝗌, 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖺 𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗀𝗂𝗌𝗍𝗋𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺; 𝗈𝖻𝗋𝗂𝗀𝖺𝖽𝖺𝗌 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝖢𝗈́𝖽𝗂𝗀𝗈 𝖢𝗂𝗏𝗂𝗅, 𝗌𝖾 𝖼𝖺𝗌𝖺𝖽𝖺𝗌, 𝖺 𝖾𝗇𝖼𝖺𝗋𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 “𝖼𝗁𝖾𝖿𝖾 𝖽𝖺 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺” 𝗈 𝗆𝖺𝗋𝗂𝖽𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝖽𝗂𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝖾𝗑𝖾𝗆𝗉𝗅𝗈 𝖺𝖻𝗋𝗂𝗋-𝗅𝗁𝖾𝗌 𝖺 𝖼𝗈𝗋𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝖽𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺, 𝗂𝗆𝗉𝖾𝖽𝗂-𝗅𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖾𝗆𝗉𝖾𝗇𝗁𝖺𝗋 𝖽𝖾𝗍𝖾𝗋𝗆𝗂𝗇𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈𝗌 𝖾 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗋, 𝗌𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗅𝖺𝗌 𝗉𝗎𝖽𝖾𝗌𝗌𝖾𝗆 𝗈𝗉𝗈𝗋-𝗌𝖾, 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖾𝖽𝗎𝖼𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝖿𝗂𝗅𝗁𝗈𝗌 (𝖾𝗅𝖺𝗌 𝗍𝗂𝗇𝗁𝖺𝗆 𝖺𝗉𝖾𝗇𝖺𝗌 𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 “𝗌𝖾𝗋 𝗈𝗎𝗏𝗂𝖽𝖺𝗌”).

𝖠𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋𝗂𝖺𝗆 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗏𝖾𝗋 𝗈 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝗅𝖾𝗀𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗇𝗎𝗅𝖺𝖽𝗈 𝖼𝖺𝗌𝗈 𝗈 𝗇𝗈𝗂𝗏𝗈 𝖽𝖾𝗇𝗎𝗇𝖼𝗂𝖺𝗌𝗌𝖾 𝖺 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗍𝗂𝗏𝖺 𝖺𝗎𝗌𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗏𝗂𝗋𝗀𝗂𝗇𝖽𝖺𝖽𝖾. 𝖤 𝗁𝖺𝗏𝗂𝖺 𝖺𝗂𝗇𝖽𝖺 𝖺𝗊𝗎𝖾𝗅𝖺 𝖽𝗂𝗌𝗉𝗈𝗌𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗆𝖺𝗀𝗇𝗂́𝖿𝗂𝖼𝖺 𝖽𝗈 𝖢𝗈́𝖽𝗂𝗀𝗈 𝖯𝖾𝗇𝖺𝗅 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖾𝗇𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝗏𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝖺𝗉𝖾𝗇𝖺𝗌 “𝗌𝖾𝗂𝗌 𝗆𝖾𝗌𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾𝗋𝗋𝗈 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆𝖺𝗋𝖼𝖺” 𝗈 𝗆𝖺𝗋𝗂𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝖺𝗍𝖺𝗌𝗌𝖾 𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝖺𝖽𝗎́𝗅𝗍𝖾𝗋𝖺 𝗈𝗎, 𝗌𝖾 “𝖽𝖾𝗌𝗈𝗇𝗋𝖺𝖽𝖺𝗌”, 𝖺𝗌 𝖿𝗂𝗅𝗁𝖺𝗌 𝖺𝗍𝖾́ 𝖺𝗈𝗌 𝟤𝟣 𝖺𝗇𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗏𝗂𝗏𝖾𝗌𝗌𝖾𝗆 𝗌𝗈𝖻 𝗈 𝗌𝖾𝗎 “𝗉𝖺́𝗍𝗋𝗂𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋” (𝖿𝖺𝗓 𝗅𝖾𝗆𝖻𝗋𝖺𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝗂𝗌𝖺 𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖽𝖺́ 𝗈 𝗇𝗈𝗆𝖾 𝖽𝖾 “𝖼𝗋𝗂𝗆𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗁𝗈𝗇𝗋𝖺”, 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖺𝗌𝗌𝗈𝖼𝗂𝖺 𝗀𝖾𝗋𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺 𝗉𝖺𝗂́𝗌𝖾𝗌 𝗆𝗎𝖼̧𝗎𝗅𝗆𝖺𝗇𝗈𝗌, 𝗇𝖺̃𝗈 𝖿𝖺𝗓?).

𝖩𝖺́ 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗁𝖺𝗏𝗂𝖺 𝖾𝗆 𝗅𝖺𝖽𝗈 𝗇𝖾𝗇𝗁𝗎𝗆 𝖽𝗈 𝗆𝖾𝗌𝗆𝗈 𝖢𝗈́𝖽𝗂𝗀𝗈 𝖯𝖾𝗇𝖺𝗅 𝖾𝗋𝖺 𝗎𝗆 𝖼𝗋𝗂𝗆𝖾 𝖽𝖾𝗇𝗈𝗆𝗂𝗇𝖺𝖽𝗈 “𝗏𝗂𝗈𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖽𝗈𝗆𝖾́𝗌𝗍𝗂𝖼𝖺” - 𝖿𝗈𝗂 𝗉𝗋𝖾𝖼𝗂𝗌𝗈 𝖾𝗌𝗉𝖾𝗋𝖺𝗋 𝖺𝗍𝖾́ 𝖺𝗈𝗌 𝖺𝗇𝗈𝗌 𝗇𝗈𝗏𝖾𝗇𝗍𝖺 𝖽𝗈 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈 𝗉𝖺𝗌𝗌𝖺𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗌𝖺 𝗋𝖾𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗇𝖽𝗂𝖽𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗎𝗆𝗂𝗌𝗌𝖾 𝖺 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 𝖽𝖾 𝗍𝗂𝗉𝗈 𝖼𝗋𝗂𝗆𝗂𝗇𝖺𝗅, 𝖾 𝗉𝗎𝖽𝖾́𝗌𝗌𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖼𝗈𝗆𝖾𝖼̧𝖺𝗋 𝖺 𝗍𝖾𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗂𝖺 𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖺̃𝗈 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅, 𝗈𝗎 𝗌𝖾𝗃𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗎𝗆 𝖾 𝖺𝖼𝖾𝗂𝗍𝖾, 𝖾𝗋𝖺 𝖾𝗌𝗌𝖺 𝗏𝗂𝗈𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺.

𝖲𝗂𝗆, 𝗁𝗈𝗎𝗏𝖾 𝖾𝗆 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝖺𝗅, 𝖺𝗍𝖾́ 𝗁𝖺́ 𝟧𝟢 𝖺𝗇𝗈𝗌 - 𝗈𝗇𝗍𝖾𝗆 - 𝗎𝗆 𝖼𝗈𝗇𝖼𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝗈́ 𝖾𝗋𝖺 𝗋𝖾𝗉𝗎𝗍𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝖺 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗂́𝗏𝖾𝗅, 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝖺 𝖼𝗈𝖽𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖽𝖺 𝖾𝗆 𝗍𝖾𝗋𝗆𝗈𝗌 𝗅𝖾𝗀𝖺𝗂𝗌 (𝖺𝗍𝖾́ 𝗁𝖺𝗏𝗂𝖺 𝗈 𝖼𝗈𝗇𝖼𝖾𝗂𝗍𝗈 𝗅𝖾𝗀𝖺𝗅 𝖽𝖾 “𝖿𝗂𝗅𝗁𝗈𝗌 𝗂𝗅𝖾𝗀𝗂́𝗍𝗂𝗆𝗈𝗌”), 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖼𝗎𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺 𝖾𝗏𝖺𝗇𝗀𝖾𝗅𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗇𝖺 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝖺, 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝗈𝗌 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈𝗌 𝖽𝖾𝗌𝖽𝖾 𝖺 𝗉𝗋𝗂𝗆𝖺́𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖾𝗂𝗑𝖺𝗏𝖺𝗆 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖼𝗅𝖺𝗋𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖺𝗉𝖾́𝗂𝗌 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺𝗆 𝖽𝖾𝗌𝗍𝗂𝗇𝖺𝖽𝗈𝗌 𝖺̀𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝖾 𝖺𝗈𝗌 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝗌. 𝖢𝗁𝖺𝗆𝖺-𝗌𝖾 𝖺 𝗂𝗌𝗌𝗈 “𝗉𝖺𝗉𝖾́𝗂𝗌 𝖽𝖾 𝗀𝖾́𝗇𝖾𝗋𝗈” - 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖽𝖾𝗇𝗈𝗆𝗂𝗇𝖺𝗋, 𝖼𝗈𝗆 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗃𝗎𝗌𝗍𝖾𝗓𝖺, 𝖽𝖾 “𝗂𝖽𝖾𝗈𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗀𝖾́𝗇𝖾𝗋𝗈”. 𝖴𝗆𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗈𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝖾𝗍𝖾𝗋𝗆𝗂𝗇𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗈𝖺𝗇𝗍𝖾 𝗈 𝗀𝖾́𝗇𝖾𝗋𝗈, 𝗍𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝗂𝗌𝖺 𝗈𝗎 𝗈𝗎𝗍𝗋𝖺. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗍𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗋, 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝖿𝗈𝗂 𝗌𝗎𝗉𝖾𝗋𝗂𝗈𝗋𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 (𝖽𝗂𝗏𝗂𝗇𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗍𝖾́) 𝖽𝖾𝗍𝖾𝗋𝗆𝗂𝗇𝖺𝖽𝗈.

𝖮 𝗊𝗎𝖾, 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗎𝗅𝗍𝖺 𝖾𝗏𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖽𝖺𝗌 𝖼𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖤𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝗈 𝖽𝗂𝗏𝗎𝗅𝗀𝗈𝗎, 𝖾𝗌𝗍𝖺́ 𝖾𝗆 𝖼𝖺𝗎𝗌𝖺 𝗇𝗈 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖯𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌 𝖾́ 𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗌𝖾 𝗋𝖾𝖻𝖾𝗅𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖾𝗌𝗌𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗍𝖾𝗋𝗆𝗂𝗇𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗉𝖾́𝗂𝗌 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗂́𝖿𝗂𝖼𝗈𝗌 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗈𝖺𝗇𝗍𝖾 𝗌𝖾 𝗇𝖺𝗌𝖼𝖾𝗎 𝗆𝖾𝗇𝗂𝗇𝖺 𝗈𝗎 𝗆𝖾𝗇𝗂𝗇𝗈, 𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖺 𝗋𝖾𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝗎𝗆 𝖼𝗈𝗇𝖼𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺 𝖻𝖺𝗌𝖾𝖺𝖽𝗈 𝗇𝖾𝗌𝗌𝖺 𝖽𝖾𝗍𝖾𝗋𝗆𝗂𝗇𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 - 𝗈𝗎 𝗌𝖾𝗃𝖺, 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗌𝖾 𝗋𝖾𝖻𝖾𝗅𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝖾 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝗌 -, “𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗂𝗋 𝖺 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺”. 𝖤́ 𝖾𝗌𝗌𝖺 𝖾 𝗁𝖺́ 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖺 𝗉𝗈𝗌𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺 𝖨𝗀𝗋𝖾𝗃𝖺 𝖢𝖺𝗍𝗈́𝗅𝗂𝖼𝖺, 𝖽𝖺 𝗊𝗎𝖺𝗅 𝖺𝗅𝗂𝖺́𝗌 𝗌𝗎𝗋𝗀𝗂𝗎, 𝖾𝗆 𝗋𝖾𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖺 𝟦ª 𝖢𝗈𝗇𝖿𝖾𝗋𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖬𝗎𝗇𝖽𝗂𝖺𝗅 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖬𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 (𝖯𝖾𝗊𝗎𝗂𝗆, 𝟣𝟫𝟫𝟧) 𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖺 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗍𝗂𝗏𝖺 𝗉𝗋𝗈𝖼𝗅𝖺𝗆𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺 𝗇𝖾𝖼𝖾𝗌𝗌𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝗂𝗇𝖼𝗋𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗋 𝖾𝗆 𝗍𝗈𝖽𝗈 𝗈 𝗆𝗎𝗇𝖽𝗈 𝖺 𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝖿𝖺𝖼𝖾 𝖺𝗈𝗌 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝗌, 𝖺 𝖾𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈 “𝗂𝖽𝖾𝗈𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗀𝖾́𝗇𝖾𝗋𝗈”. 𝖬𝖺𝗂𝗌 𝖼𝗈𝗇𝖼𝗋𝖾𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾: 𝖺 𝖨𝗀𝗋𝖾𝗃𝖺 𝖢𝖺𝗍𝗈́𝗅𝗂𝖼𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗂𝖽𝖾𝗋𝖺 𝖺 𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗈𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺 𝗉𝖾𝗋𝗇𝗂𝖼𝗂𝗈𝗌𝖺 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗍𝗂𝗏𝖺 - 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗈𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖺 𝗌𝗎𝖺 (𝖽𝖾𝗅𝖺 𝖨𝗀𝗋𝖾𝗃𝖺) 𝗂𝖽𝖾𝗈𝗅𝗈𝗀𝗂𝖺.

𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝖽𝖾𝖿𝖾𝗇𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝖾 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝗌 - 𝖺 𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌, 𝗈 𝗋𝖾𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗍𝖾̂𝗆 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗂𝗀𝗎𝖺𝗂𝗌 - “𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗈́𝗂 𝖺 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺” 𝖾́ 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗉𝖺𝖽𝖾𝖼𝖾 𝖽𝗈 𝗉𝖾𝗇𝗌𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝖺, 𝖺 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗂𝖽𝖾𝗋𝖺 𝖺𝖼𝖾𝗂𝗍𝖺́𝗏𝖾𝗅. 𝖴𝗆𝖺 𝖼𝖺𝗋𝗂𝖼𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺, 𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖯𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌 𝖢𝗈𝖾𝗅𝗁𝗈 𝖼𝗁𝖺𝗆𝗈𝗎 “𝗂𝖽𝖾𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈”, 𝖽𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺𝗉𝗈𝗇𝗍𝗈 𝖺 “𝖿𝖺𝗆𝗂𝗅𝗂𝖺 𝗆𝗈𝗇𝗈𝗉𝖺𝗋𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅”: “𝖲𝗈𝗎 𝗁𝗈𝗃𝖾 𝗎𝗆 𝗉𝖺𝗂 𝗌𝗈𝗅𝗍𝖾𝗂𝗋𝗈, 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖺 [𝖾́ 𝗏𝗂𝗎́𝗏𝗈]. 𝖧𝖺́ 𝗆𝗎𝗂𝗍𝖺𝗌 𝗆𝖺̃𝖾𝗌 𝖾 𝗉𝖺𝗂𝗌 𝗌𝗈𝗅𝗍𝖾𝗂𝗋𝗈𝗌 𝗆𝖺𝗌 𝖽𝗂𝖿𝗂𝖼𝗂𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗂𝗌𝗌𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝖽𝖾 𝖾𝗆 𝗆𝖾́𝖽𝗂𝖺 𝖺̀𝗊𝗎𝗂𝗅𝗈 𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗁𝖺𝗆𝖺𝗆𝗈𝗌 𝖺 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝖽𝖾𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗇𝖼𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺”.

𝖯𝖺𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗅𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺 “𝗁𝗂𝗉𝖾𝗋-𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝖿𝖾𝗂𝗍𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗂𝗏𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝗀𝗋𝖾𝖽𝗂𝗋” 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾𝗌𝗍𝖺́ 𝗆𝖺𝗅: 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂́𝖽𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗎𝗆 𝖺𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈 𝖾 𝖼𝗋𝗂𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗌 𝗌𝖺̃𝗈 𝗆𝖾𝗇𝗈𝗌 𝖻𝗈𝖺𝗌, 𝖼𝗈𝗂𝗍𝖺𝖽𝗂𝗇𝗁𝖺𝗌. 𝖬𝖾𝗇𝗈𝗌 “𝗂𝖽𝖾𝖺𝗂𝗌”. 𝖠𝗍𝖾́ 𝗉𝗈𝗋 𝗂𝗌𝗌𝗈 𝗅𝖺́ 𝗇𝗈 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈 𝗌𝖾 𝗅𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺 𝖺 “𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝗈 𝖽𝗂𝗏𝗈́𝗋𝖼𝗂𝗈”: 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖽𝗈𝗂𝗌 𝖺𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈𝗌 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖺̃𝗈 𝖿𝖾𝗅𝗂𝗓𝖾𝗌 𝗃𝗎𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖽𝖾𝗏𝖾-𝗌𝖾 𝗉𝗈𝗋 𝗅𝖾𝗂 𝖽𝗂𝖿𝗂𝖼𝗎𝗅𝗍𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗌𝖾𝗉𝖺𝗋𝖾𝗆. 𝖤́ 𝗆𝖾𝗅𝗁𝗈𝗋, 𝖺𝖼𝗁𝖺𝗆 𝗈𝗌 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗋𝖾𝗌, 𝖾 𝗉𝖾𝗅𝗈𝗌 𝗏𝗂𝗌𝗍𝗈𝗌 𝖺𝖼𝗁𝖺 𝖯𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌. 𝖤́ 𝗆𝖾𝗅𝗁𝗈𝗋 𝗌𝖾𝗋𝖾𝗆 𝖯𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌 𝖾 𝗈𝗌 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖽𝗈 𝗅𝗂𝗏𝗋𝗈 𝖺 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗋, 𝖽𝗂𝗍𝖺𝗋, 𝖾𝗌𝗍𝖺𝖻𝖾𝗅𝖾𝖼𝖾𝗋, 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝖻𝗈𝗆 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌, 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝗌 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺𝗌 𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌.

𝖯𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾, 𝗅𝖺́ 𝖾𝗌𝗍𝖺́, 𝗌𝖾 𝖾𝗌𝗌𝖾𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌 𝗊𝗎𝗂𝗌𝖾𝗋𝖾𝗆 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗋 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺, 𝗈𝗋𝗀𝖺𝗇𝗂𝗓𝖺́-𝗅𝖺 𝖾 𝗏𝗂𝗏𝖾̂-𝗅𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖺𝖼𝗁𝖺𝗋𝖾𝗆 𝗆𝖾𝗅𝗁𝗈𝗋, 𝗅𝖺́ 𝗇𝖺𝗌 𝗌𝗎𝖺𝗌 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗌, 𝖾́ 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗋𝖾𝗆 “𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗂𝗋 𝖺 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺”. 𝖭𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗉𝗈𝗋 𝗊𝗎𝖾𝗋𝖾𝗋𝖾𝗆 𝗌𝖾𝗋 𝖿𝖾𝗅𝗂𝗓𝖾𝗌 𝖾 𝖿𝖺𝗓𝖾𝗋 𝗈𝗎𝗍𝗋𝖺𝗌 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌 𝖿𝖾𝗅𝗂𝗓𝖾𝗌; 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗂𝖽𝖾𝗋𝖺𝗆 𝗍𝖾𝗋 𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝗆𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖺𝗆𝖺𝗆, 𝖼𝗎𝗂𝖽𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖼𝗎𝗂𝖽𝖺𝗆, 𝖾 𝖼𝗁𝖺𝗆𝖺𝗋 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺 𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗏𝖾𝖾𝗆, 𝗌𝖾𝗇𝗍𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺. 𝖭𝖺̃𝗈: 𝗂𝗌𝗌𝗈 𝗂𝗇𝖼𝗈𝗆𝗈𝖽𝖺 𝖾𝗌𝗍𝖾𝗌 𝗌𝖾𝗇𝗁𝗈𝗋𝖾𝗌, 𝖾𝗇𝖾𝗋𝗏𝖺-𝗈𝗌, 𝗉𝗈̃𝖾-𝗅𝗁𝖾𝗌 𝖾𝗆 𝖼𝖺𝗎𝗌𝖺 𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾. 𝖯𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗆𝖺𝗇𝖽𝖺𝗋𝖾𝗆 𝗇𝗈𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌, 𝗌𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗎𝖽𝖾𝗋𝖾𝗆 𝗅𝗂𝗆𝗂𝗍𝖺𝗋 𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌, 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗋 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝖼𝖾𝗋𝗍𝗈 𝖾 𝖾𝗋𝗋𝖺𝖽𝗈 𝗇𝗈 𝖺𝗆𝗈𝗋, 𝗌𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗎𝖽𝖾𝗋𝖾𝗆 𝗂𝗆𝗉𝖾𝖽𝗂𝗋, 𝖽𝗂𝗆𝗂𝗇𝗎𝗂𝗋, 𝖽𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗂𝗋 - 𝗌𝗂𝗆𝖻𝗈́𝗅𝗂𝖼𝖺 𝗈𝗎 𝗋𝖾𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 - 𝖺𝗌 𝖿𝖺𝗆𝗂́𝗅𝗂𝖺𝗌 𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌, 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗌𝖺̃𝗈 𝖾𝗅𝖾𝗌?

* Jornalista-Grande repórter

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 09/04/24 .

 

 

3684.UNIÃO

EUROPEIA

PORTUGAL
MAIS UMA PERGUNTA IDIOTA
50 anos depois da revolução,
os cravos estão a murchar?




FONTE:    Fala Portugal   -25/04/24

NR: Porque a pergunta é idiota? Porque na revolução os cravos são sinal de esperança. Quem tira a esperança é a cupidez do dinheiro, os seus donos aproveitam a democracia para continuar a explorar quase com impunidade total. Veja-se 'salgado' malabarista da vigarice financeira, arauto de orações em antro privativo, como se tem aproveitado para estuprar a legalidade democrática portuguesa. Todas as doenças são poucas para tamanha vilania!     

putin  HUYLO

putin é um canalha...




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𝒳𝒳𝒳𝐼𝒳-OH MAR SALGADO

3-Áғrιcα Mαrαvιlнαѕ do Mυɴdo Mαrιɴнo

3.5-𝐿𝒶𝑔𝑜 𝑀𝒶𝓁𝒶𝓌𝒾


FONTE:Nature - Som da Natureza

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Carolina Deslandes

Dois Dedos De Testa


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ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
35.1-Iɳteɾesses σɓscʋɾσs🔪💃👭


FONTE:Canal ID

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3- Cirurgia de Mioma uterino


FONTE:Dra. Camila Bonacordi - Ginecologista


·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
7-𝒞𝒪𝒩𝒮𝒯𝑅𝒰𝐼𝒩𝒟𝒪 𝒰𝑀 𝐼𝑀𝒫𝐸́𝑅𝐼𝒪
7.8-𝑅𝒪𝑀𝒜


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa

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Para cozer os miolos/363

TRIA


* TÉTÉ! São pessoas como estas que nos fazem gostar de Portugal, há para aí cada nojento saídos do reptilário da extrema direita. .

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𝐌𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐨 𝐯𝐞̂ 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐞𝐧𝐞𝐠𝐫𝐨
𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨-𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨
𝐜𝐨𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐫𝐮𝐫𝐚𝐢𝐬


 FONTE: Esquerda

 NR: Ivaginem lá..... .

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 𝕮𝖆𝖓𝖉𝖎𝖉𝖆𝖙𝖔𝖘 𝖆̀𝖘 𝖊𝖑𝖊𝖎𝖈̧𝖔̃𝖊𝖘 𝖊𝖚𝖗𝖔𝖕𝖊𝖎𝖆𝖘



FONTE:  Fala Portugal.

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 Os fαmılıαres deles morrerαm nα Revoluçα̃o
“O 25 de Abrıl nα̃o foı só flores”
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FONTE:  Renascença

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𝕔𝕒𝕣𝕝𝕠𝕤 𝕕𝕚𝕟𝕙𝕖𝕚𝕣𝕠𝕤

LÁ ESTAREMOS
  25 de Abril SEMPRE!


 
 * Um alerta de DIOGO FARO
 
 FONTE: Esquerda.

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Dα "Grαnde Vılα Morenα"
 αos "pαrαpeıtos" dα lıberdαde: 
 o 25 de Abrıl pelos olhos de sete crıαnçαs


FONTE:  Renascença.

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3775
Senso d'hoje
ANTÓNIO
COSTA SANTOS
JORNALISTA
ESCRITOR
MANUEL PUREZA
REALIZADOR
CINEMA E TELEVISÃO
TERESINHA LANDEIRO
FADISTA
CANTAUTORA
RAQUEL
MOURÃO LOPES
FRANCISCO
SENA SANTOS
  JORNALISTAS PORTUGUESES
ENTREVISTAM PARA
ANTENA 3
#NÃO PODIAS...LER, VER e OUVIR#



Votar, expressar-te, discordar, viajar livremente, reunir-te, beijar são algumas das coisas que #NÃOPODIAS fazer antes da democracia. 
Na contagem decrescente para os 50 anos do 25 de Abril, Raquel Morão Lopes e Francisco Sena Santos, que não são "pera doce" para os entrevistados, vão recordar um Portugal sem liberdade e refletir sobre os próximos 50 anos de democracia. 
Um programa/ podcast em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

FONTE: Antena 3   - 30/03/24..
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Visitas Inesperadas


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BOM DIA

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129-CINEMA
FORA "D'ORAS"


I-A Hora da Liberdade


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

A Hora da Liberdade é uma ficção documental emitida pela SIC em 1999 que retrata os diversos acontecimentos que pautaram o golpe militar de 25 de Abril de 1974, responsável pela restauração da Democracia em Portugal. 
É da autoria de Emídio Rangel, Hayley Westenra, Rodrigo de Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização.

FONTE:  Cinema

NR: Duma maneira sentida e respeitosa vamos editar em 10 episódios e dias consecutivos, à primeira hora da madrugada, a epopeia que marcou para sempre as nossas vidas, goste-se ou não..