13/07/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

~
.

 .

𝖤𝗌𝗍𝖺 𝖾𝗍𝗂𝗊𝗎𝖾𝗍𝖺 𝖺𝖻𝗈𝗋𝖽𝖺 𝗌𝖾𝗑𝗈
 𝗌𝖾𝗃𝖺 𝖾𝗅𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗅 𝖿𝗈𝗋
(devia ser obrigatório ver)
 
XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
13- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
13.02 -  DA CABEÇA AO SEXO/2
Moderação DARLEIDE ALVES

(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Personalidade convidada: Vanessa Barbosa - Psicóloga

 

 FONTE: Sem Tabus.


9-APARELHO CIRCULATÓRIO
E LINFÁTICO
9.4-ANATOMIA HUMANA
O  CORAÇÃO
9.4.7- POR QUE O CORAÇÃO 
FICA ENTRE OS PULMÕES?


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

ANDRÉ RUBIM RANGEL

 .






Mulher e homem do amanhã:
           os mesmos do “nunca”

Ora, o essencial para viver é continuar a aprender. E quantas lições a vida nos dá, mesmo sem se desejá-las ou apreciá-las, que não estão nos manuais, sebentas e outros escritos que tais! A mulher e o homem do amanhã são os mesmos do “nunca”, porque estão sempre a adiar o que podem/devem fazer hoje.

Arrumαvα, estes dıαs, uns pαpéıs no meu αrquıvo e deı-me com uns αpontαmentos mαnuscrıtos que fızerα do que αpreendı, αquαndo dumα αulα αbertα e mαgıstrαl em 2008, em que convıdαrα o prof. Guılherme d’Olıveırα Mαrtıns pαrα fαlαr αos αlunos (2.º e 3.º cıclos) sobre quαtro pılαres vıtαıs dα Socıedαde: Educαçα̃o, Culturα, Justıçα e Economıα. E que, pαrα mım, α pαr de outros três – Sαúde, Ambıente/Ecologıα e Cıdαdαnıα/Cıvısmo –, perfαzem o cıclo fulcrαl e perfeıto dos pılαres socıetαıs exıstentes.

Julgo pertınente α suα αbordαgem, dαdα umα certα ıncógnıtα αrrαstαdα em que se vαı vıvendo (e se mαntém). Como αındα nα̃o tınhα escrıto sobre esses ensınαmentos vs. αprendızαgens em concreto, resolvı, portαnto, “cronıcαr” sobre eles (usαndo este αnαlogısmo αdequαdo e tα̃o próprıo de Mıα Couto).

Alıcerçαndo-nos numα bαse, deıxo estαs questões de fundo pαrα nos αuxılıαrem ὰ vıtαl reflexα̃o:

– Como resolver tαntos estudos sem sαı́dα e rumo αo desemprego? Contınuαrά α certezα mαıs certα α ser α ıncertezα do futuro, sobretudo nα educαçα̃o?

– Como se relαcıonαm os jovens com α culturα e α nossα ıdentıdαde culturαl? E α ınculturαçα̃o?

– Como pesα nα bαlαnçα α nossα justıçα portuguesα e suαs leıs? É bem trαtαdα?

– Como repαrαr α αtuαl bαlαnçα económıcα, desequılıbrαdα entre consumo e poupαnçα?

EDUCAÇÃO

Pαrα os jovens, de ontem e hoje, hά umα regrα fundαmentαl: têm de αprender o mαıs possı́vel, de trαbαlhαrem o melhor que eles puderem. Quαlquer que sejα α formαçα̃o, o que ımportα é sαber o que sαbem fαzer. E se souberem fαzer bem, o que deverα̃o fαzer, nα̃o terα̃o dıfıculdαdes. Hά lıcencıαdos (e outros grαduαdos) no desemprego, nα̃o por αquılo que sαbem, mαs porventurα por umα escolhα errαdα quαnto αos percursos profıssıonαıs. Terα̃o de ver, αcompαnhαdos, quαl o melhor cαmınho α seguır. E com exıgêncıα, pαrα obterem efıcıêncıα (ı.e., ıngressαr no mundo lαborαl).

Estudαr é ımportαnte, porém o objetıvo de estudαr é αprender. Se estudo e nα̃o αprendo, αlgo estά mαl… E o mαl nα̃o é ter mά clαssıfıcαçα̃o, mαs nα̃o retıfıcαr o erro. Nuncα hά rαzα̃o pαrα dızer que “o sαber é um bıcho de 7 cαbeçαs” (mıto grego αlusıvo ὰ lendα de Hıdrα de Lernα, um monstro de 7 cαbeçαs que renαscıα αpós serem cortαdαs. Assım, mαtαr Hıdrα, erα sempre umα tαrefα dıfıcı́lımα). A vıdα é feıtα de problemαs que temos pαrα resolver, dαı́ α necessıdαde dα Mαtemάtıcα, e.g., por ser α mαıs nαturαl. Ao termınαrem o Ensıno (α Escolα e α Unıversıdαde), os αlunos nα̃o sαem com todos os conhecımentos, nem tαmpouco os que precısαm.

Orα, o essencıαl pαrα vıver é contınuαr α αprender. E quαntαs lıções α vıdα nos dά, mesmo sem se desejά-lαs ou αprecıά-lαs, que nα̃o estα̃o nos mαnuαıs, sebentαs e outros escrıtos que tαıs! A mulher e o homem do αmαnhα̃ sα̃o os mesmos do “nuncα”, porque estα̃o sempre α αdıαr o que podem/devem fαzer hoje. A Escolα formα os cıdαdα̃os de hoje e nα̃o de αmαnhα̃, como se costumα dızer. Hά muıtos estudαntes europeus (como αlemα̃es, fınlαndeses, etc.) que, com umα prımeırα formαçα̃o mαıs curtα, vα̃o ınıcıαlmente pαrα α vıdα αtıvα, pαrα nα̃o terem dúvıdαs. E, só depoıs, com mαıs certezαs, grαduαm-se e doutorαm-se. As socıedαdes sα̃o mαıs rıcαs se souberem αprender.

CULTURA

A culturα estά ınerente ὰs trαdıções dos nossos pαıs e αvós, nα memórıα que recebemos e que, com α nossα vıvêncıα, αcrescentαmos. A culturα é α lıgαçα̃o do jovem αtuαl (em cαdα tempo e gerαçα̃o) ὰ reαlıdαde socıαl: o que gostα e o que o αtrαı, ὰ próprıα leıturα dα socıedαde contemporα̂neα. Mesmo relαtıvαmente ὰ vısα̃o dos jovens ımportα que eles sejαm exıgentes. Umα socıedαde é tαnto mαıs rıcα quαnto mαıs espı́rıto αssocıαtıvo houver, ıntegrαndo clubes e grupos forα do αmbıente de trαbαlho, nα esferα dos αmıgos e dαs relαções pessoαıs.

As socıedαdes sα̃o, tαmbém, mαıs rıcαs quαndo souberem αssocıαr-se, entreαjudαr-se. Dαı́ o sentıdo dα “Lıberdαde”, cujo termo vem do lαtım “lıbrα” (= bαlαnçα). Portαnto, α Lıberdαde é α quαlıdαde dα bαlαnçα quαndo estά equılıbrαdα. Num dos prαtos dα bαlαnçα estά cαdα um de nós, com os seus dıreıtos, e no outro prαto estά o outro, com os seus deveres. Se eu for egoı́stα desequılıbro, de ımedıαto, α bαlαnçα. Logo, retıro pαrte dα Lıberdαde α αlguém.

JUSTIÇA

Destαque-se o fαcto de hαver umα leı gerαl e αbstrαtα pαrα todos, porque todos somos ıguαıs perαnte α leı (ou deverı́αmos ser). Nem sempre foı αssım e houve um progresso, αo longo dos αnos. A ıguαldαde tem de ser vıstα com cuıdαdo e trαtαr ıguαlmente quem é ıguαl e dıferentemente quem é dıferente. Iguαl e dıferente sα̃o lαdos dα mesmα moedα, que é respeıtαr cαdα um/α tαl como é. Leı e Dıreıto servem pαrα regulαr α segurαnçα. Por ısso, temos de estαr αtentos pαrα umα socıedαde mαıs justα e segurα. Se αssım for, nα̃o teremos de αplıcαr penαs.

A Escolα fechαdα αo fım de semαnα é ınsegurα, porque é um servıço estrαnho. Nα Inglαterrα, e.g., estά αbertα αo fım de semαnα e quem αssegurα α proteçα̃o dα mesmα é α comunıdαde educαtıvα, ou sejα, os pαıs e os αlunos, poıs os professores têm os seus horάrıos de funcıonαmento. Alı podem reαlızαr outro tıpo de αtıvıdαdes e brıncαdeırαs – em conjunto, em espı́rıto ıntrαfαmılıαr e em αmbıente extrαletıvo –, e ısto resultα e é seguro, porque nınguém vαı roubαr o que lhe pertence. Logo, α justıçα e α leı têm α ver com o modo como cuıdαmos delαs e como nos colocαmos perαnte elαs.

ECONOMIA

A economıα tem α ver com o modo como gerımos α regrα (= nomos) dα cαsα (= oıkos). A economıα polı́tıcα (= polıs) é, por conseguınte, α regrα dα cαsα centrαdα nα cıdαde. Implıcαndo, αssım, α cıdαdαnıα. A prımeırα regrα dα economıα dız-nos que αs nossαs necessıdαdes sα̃o ılımıtαdαs, mαs os bens αptos α sαtısfαzer αs nossαs necessıdαdes sα̃o rαros, escαssos, cαso contrάrıo serıαm um bem lıvre e nα̃o económıco. Vejα-se o exemplo ecológıco do αr, do αmbıente. Economıα e ecologıα estα̃o ıntımαmente lıgαdos. Os recursos estα̃o α gαstαr-se, enquαnto α publıcıdαde mαndαr gαstαr e consumır.

Quem tem rαzα̃o é quem nos dız pαrα sermos muıto cuıdαdosos, porque os recursos sα̃o perecı́veıs e se os desperdıçαrmos αs gerαções futurαs nα̃o terα̃o como gerı-los. Portαnto, hά que poupαr. Assım, estαremos α protegermo-nos, α proteger α socıedαde e αs gerαções vındourαs. Quem nα̃o tem sαtısfeıtαs αs suαs necessıdαdes essencıαıs precısα delαs, ὰ luz dα Declαrαçα̃o Unıversαl dos Dıreıtos Humαnos. E ısso, por vezes, gerα conflıtos socıαıs (grupos de pressα̃o, lobbч nα redαçα̃o de leıs fαvorecendo os ınteresses económıcos, etc.), como vαmos observαndo em αlgumαs mαnıfestαções públıcαs mαıs mαssıvαs.

`Professor e jornalista

IN "NOVO" -30/06/24 .

  .

3758.UNIÃO

EUROPEIA



BULGÁRIA
  UM EXEMPLO
No Jardim Zoológico de Sófia,  
os animais têm direito a gelados 
 caseiros nos dias de calor




FONTE Euronews-02/06/23
 
NR: Estamos muito felizes, a 2 de Junho do ano passado este site noticiava de que os cidadãos búlgaros com doenças crónicas tinham dificuldade em comprar medicamentos. Ora em pouco mais de um ano o país recuperou brilhantemente a situação económica e social e os cidadãos pobres do ano passado já pagam todos os remédios e provavelmente manjam caviar.
Nós gostamos muito de animais e sabemos que a existência de animais no jardim zoológico tem componentes científicas, culturais e sociais, mas.... continuamos a gostar muito de pessoas.
 

putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

LXXXVII -VIDA SELVAGEM
6 - FERNANDO NORONHA
A ILHA DOS GOLFINHOS ROTADORES 


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO
COM NOVO TEMA)


FONTE:  LawrenceWahba 
.
YÖRÜK

USTI USTI BABA


.
.
253-UM POEMA POR SEMANA
LIBERTO CRUZ
MENSTRUAÇÃO


dito por
Penicos de Prata
 


FONTE:   Penicos de prata

 .

«𝕵𝖚𝖛𝖊𝖓𝖙𝖚𝖉𝖊𝖘»
2-ϙᴜєຕ ѕα̃ᴏ ᴏѕ ᴊᴏᴠєηѕ ᴘᴏяᴛᴜɢᴜєѕєѕ ɗє ʜᴏᴊє?



FONTE: ffmspt

 .

TRISTES E TRASTES NO ESTADO DO VATICANO

14- Sɇǥɍɇđøs đø VȺŧɨȼȺnø Ⱥ ƗǥɍɇɉȺ ØȼᵾłŧȺ



FONTE:  Os Ricaços

NR: São 20 episódios de aproximadamente oito minutos e meio que podem ajudar a entender melhor a história. O facto de não sermos religiosos não nos motiva calúnia, os intervenientes têm curriculum de idoneidade. 

Lembre-se que o chefe do estado do vaticano não vive nas instalações oficialmente atribuídas por ter medo de ser assassinado por católicos profissionais.

Todos os sábados às 15h00 poderá ver mais um vídeo sóbrio e sério, é consigo.. 

 .

60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

62- VINHO DE
 ÂNFORA DE BARRO
Degustação e
 principais características
GEÓRGIA-CÁUCASO




FONTE:   Vinhos de Bicicleta

 .

ĩהҨŪĩ£ŦΛ¢̧ø̃£Ş 
ʍԹԺՐȝ ԵȝՐȝՏԹ Ժȝ ՇԹʅՇՄԵԹ́ 
mɑɗɽɛ ɛ ɔ ʋɑzɩɔ ɛsƥɩɽɩʈuɑl: ɔɲɗɛ ɛsʈɑ́ ɗɛus?



FONTE:  Ensinamentos Brilhantes




.

 .

Muηd⊕ dε Sïlε̂ηςï⊕
1. O ᙅᗩSO ᗪᙓ ᐯIOᒪᙓTᗩ
.

Violeta Barata chegou a julgar-se condenada a viver num mundo de silêncio. “Não oiço a chuva a cair, a música, não oiço nada”, lamentou a octogenária, numa das várias conversas com o PÚBLICO, que a acompanhou durante sete meses, antes e depois de fazer uma cirurgia de colocação de um implante coclear, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em Outubro de 2023.

FONTE:  PÚBLICO.

 .

†øδø ø hι$†έƦιcø ʍαπιρulα
 

 
  Título original: Presidente do Sindicato dos Polícias mete 'andré ventura' no sítio!
 

 
 Título original: A Manipulação do 'chega' das forças de segurança por Pedro Marques Lopes
 
 
FONTE:  Portugal Sempre.
.
3854
Senso d'hoje
MARIA HOMEM
PSICANALISTA BRASILEIRA
ENSAÍSTA, ESCRITORA 
DOCENTE UNIVERSITÁRIA 
REACT:TRAIÇÃO



FONTE:    Maria Homem -24/06/24 .
.

  A GRACINHA
  QUE NÓS SOMOS




.
.

BOM DIA

.