27/06/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.



117-FUTURANDO

Bitcoin:para que serve
uma criptomoeda/3


01:06 O fim da era dos diamantes de sangue? A ciência já achou uma maneira de tornar mais sustentável a extração dessa pedra preciosa .

07:25 O que são e como funcionam os NFTs? Com a tecnologia de NFTs, obras de arte digitais podem ser comercializadas e já chegam até a casas de leilões famosas.


12:39 Os prós e contras do bitcoin, a moeda virtual: Vale a pena o risco do investimento?


20:55 Conheça o primeiro bar em Berlim a aceitar pagamentos em bitcoin.



FONTE:DW Brasil

 .

O que aconteceu em Angola nos últimos dias 

INE diz que JLO cumpriu a sua promessa


FONTE:  Henrique Stress -27/06/2021

.

 .

𝑂𝑅𝑇𝐼𝐺𝐴́𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑚𝑎𝑙𝘩𝑜 

𝕆 𝕙𝕠𝕞𝕖𝕞 𝕤𝕖𝕞 𝕖𝕕𝕦𝕔𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 
𝕡𝕠𝕣 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕒𝕝𝕥𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕠 𝕔𝕠𝕝𝕠𝕢𝕦𝕖𝕞 
𝕤𝕖𝕣𝕒́ 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕦𝕞 𝕤𝕦𝕓𝕒𝕝𝕥𝕖𝕣𝕟𝕠


.
.
As Aventuras de Tintim

As Sete Bolas de Cristal/1


  andré neto
.

 .

𝑂𝑅𝑇𝐼𝐺𝐴́𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑚𝑎𝑙𝘩𝑜 

𝕀𝕟𝕠𝕔𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒, 𝕟𝕒 𝕒𝕔𝕖𝕡𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕖𝕞 𝕢𝕦𝕖 
𝕥𝕠𝕞𝕒𝕞𝕠𝕤 𝕒 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕧𝕣𝕒, 𝕢𝕦𝕖𝕣 𝕕𝕚𝕫𝕖𝕣  
 𝕚𝕘𝕟𝕠𝕣𝕒̂𝕟𝕔𝕚𝕒 𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕖́ 𝕚𝕞𝕡𝕦𝕣𝕠


.
.
Ana Claudia Quintana Arantes

Preciso dizer que te amo


Ana Claudia fala sobre o uso da tecnologia na comunicação com os pacientes e sobre a importância do afeto na manutenção da saúde e no processo de cura.
Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela FMUSP e especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Pós graduada em Intervenções em Luto.

.

 .

𝑂𝑅𝑇𝐼𝐺𝐴́𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑚𝑎𝑙𝘩𝑜 

𝔸 𝕒𝕣𝕥𝕖 𝕖́ 𝕒 𝕖𝕥𝕖𝕣𝕟𝕒 𝕕𝕖𝕤𝕚𝕟𝕗𝕖𝕔𝕥𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕕𝕖 
𝕥𝕠𝕕𝕒 𝕒 𝕡𝕠𝕕𝕣𝕚𝕕𝕒̃𝕠 𝕖𝕞 𝕢𝕦𝕖 𝕥𝕠𝕔𝕒


.

VALTER HUGO MÃE

 .





Cem anos de 
Matilde Rosa Araújo

A mais cordial das mulheres era de facto uma guerreira. Servia-se de sua candura para propor o debate frontal, e fazia-o através da poética elegante e tão aparentemente simples do seu verso e dos seus contos.

Há um poema de Matilde Rosa Araújo que é só uma quadra pequena, uma coisa tão pouca de texto mas que, ainda assim, carrega a imensidão de sua ternura e humanidade. Chama-se “Quadra sozinha” e diz: “Meninas pobres, tão pobres, / São tão pobres, que ao vê-las, / Meus olhos, que são de cobre, / Têm a luz das estrelas!”. Esta quadra é um programa inteiro, um pacto assumido com o mundo de miseráveis em que Portugal estava imerso ao tempo da Ditadura. Este programa de Matilde Rosa Araújo era um compromisso com as crianças e com uma incansável vontade de tornar o Mundo melhor. Quando a pobreza e a exclusão se faziam normalidade, esta mulher, que nunca teve filhos, fez da sua vida a mais doce revolução, marcando presença em todas as escolas possíveis, alertando para a necessidade de alfabetizar as crianças e de lhes permitir o sonho, exigindo dignidade e oportunidade.

A sua conduta humaníssima devia merecer-lhe uma memória exuberante, quanto mais não seja por ser sem muita questão a autora da obra para a infância de papel mais relevante e genuíno no Portugal amordaçado de outrora. A Matilde Rosa Araújo foi de verdade a autora do real, atempada com o Mundo mas cheia de maravilhas, bravamente lidando com a urgência de explicar a tristeza para a sanar. Não há alienação na obra desta autora, há consciência. As crianças são convidadas à sensibilidade, e não ao ego.

Exactamente hoje, 20 de Junho, passam cem anos desde o nascimento de Matilde Rosa Araújo. O país não é bom de lembrar. Custa-me que lembre mal alguém que traduziu com coragem o que foi feito do espírito humano em tempo de empobrecimento e vasto silenciamento. A mais cordial das mulheres era de facto uma guerreira. Servia-se de sua candura para propor o debate frontal, e fazia-o através da poética elegante e tão aparentemente simples do seu verso e dos seus contos. Quase ninguém pôde ser tão límpido no modo de dizer, tão económico com a complexa máscara do Mundo.

Eu não tive livros em criança, não poderia haver lido a Matilde Rosa Araújo quando mais haveria de precisar, mas pude entender mais tarde a dimensão esplendorosa da sua obra e, graças à grande Antónia Serra, directora do Coro dos Meninos Cantores da Trofa, ainda conheci pessoalmente a autora, que se sentava entre nós com a graça que esperamos de uma fada madrinha. Eu já me impressionei com muita gente e vou continuar a impressionar, porque amo pessoas e propendo a ver que tudo é milagre, mas não senti mais aquela bênção só de estar ao lado. Só de estar ao lado de Matilde Rosa Araújo me pareceu abrir-se um abraço contra chuva e frio, contra tristeza e fome. Estava a Adélia Carvalho comigo, outra escritora linda para as crianças, e só dizíamos como era a mais delicada mulher essa que, afinal, combatera impiedosamente para que nós, a nossa geração, nos víssemos um pouco mais a par, mais livres.

Hoje, especialmente nos poemas mais melancólicos, encontro um grito gentil que ainda é preciso gritar. Algo que faz resistir. Amar sempre para resistir. É o que significam os cem anos de Matilde Rosa Araújo: uma lição de amor mesmo no pior dos tempos. Uma incondicional imposição do amor como arma: “Dorme minha filha triste, / Meu farrapo de menina, / Dorme, porque eu sou a nuvem / Que te serve de cortina”.

* Escritor e artista plástico

IN "NOTÍCIAS" MAGAZINE" - 21/06/21

.

  .

2675.UNIÃO

EUROPEIA

REINO UNIDO
SECRETÁRIO DA SAÚDE
Demite-se por uma câmara
de segurança ter divulgado 
beijoca bem assente numa
assessora do gabinete



PORTUGAL
PRESIDENTE DA CÂMARA
 DE LISBOA
Diz que só soube da delação 
pidesca de envio de informação de activistas opositores a ditaduras pela comunicação social e não se demite, mas demite subalternos! 


COMPARE ATITUDES SFF

 
 * Parece que a Juventude Chega apoia estes  candidatos
 
.

 .

𝑂𝑅𝑇𝐼𝐺𝐴́𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑚𝑎𝑙𝘩𝑜 

𝕆 𝕡𝕚𝕠𝕣 𝕕𝕠𝕤 𝕞𝕒𝕣𝕚𝕕𝕠𝕤 𝕖́ 𝕠 𝕞𝕒𝕣𝕚𝕕𝕠 𝕖𝕟𝕗𝕒𝕤𝕥𝕚𝕒𝕕𝕠  


.

 .

4-ᗣ ᘜᖇᗣᙁᙃᙓ ᕼꙆᔑƮÓᖇꙆᗣ ᙃOᔑ ᙏᗣᕈᗣᔑ




FONTE:   Ambitare
.
LXIX-VISITA GUIADA


Cemitério dos Prazeres Estatuária/1

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

𝑂𝑅𝑇𝐼𝐺𝐴́𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑚𝑎𝑙𝘩𝑜 

𝕆 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕖𝕤𝕥𝕒𝕕𝕠 𝕖𝕤𝕤𝕖𝕟𝕔𝕚𝕒𝕝𝕞𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕥𝕣𝕒𝕟𝕤𝕚𝕥𝕠́𝕣𝕚𝕠. 
 𝔼́ 𝕔𝕠𝕞𝕠 𝕦𝕞𝕒 𝕖𝕟𝕗𝕖𝕣𝕞𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖


.
.
Pablo Saraví
La Stravaganza N° 2


Antonio Vivaldi 

.

 .

𝑂𝑅𝑇𝐼𝐺𝐴́𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑚𝑎𝑙𝘩𝑜 

𝕊𝕖𝕞 𝕒 𝕒𝕝𝕖𝕘𝕣𝕚𝕒, 𝕒 𝕙𝕦𝕞𝕒𝕟𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 
𝕔𝕠𝕞𝕡𝕣𝕖𝕖𝕟𝕕𝕖 𝕒 𝕤𝕚𝕞𝕡𝕒𝕥𝕚𝕒 𝕟𝕖𝕞 𝕠 𝕒𝕞𝕠𝕣


.
.
26-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
26.5 - 𝓔𝓷𝓽𝓻𝓮 𝓪 𝓵𝓾𝔁𝓾́𝓻𝓲𝓪 𝓮
𝓸 𝓹𝓾𝓭𝓸𝓻
Paulo Sergio do Carmo


FONTE:Café Filosófico CPFL

 .

𝑂𝑅𝑇𝐼𝐺𝐴́𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑟𝑎𝑚𝑎𝑙𝘩𝑜 

𝕋𝕣𝕖̂𝕤 𝕤𝕚𝕞𝕡𝕝𝕖𝕤 𝕢𝕦𝕒𝕝𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖𝕤 𝕓𝕒𝕤𝕥𝕒𝕞 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕥𝕠𝕞𝕒𝕣 
 𝕢𝕦𝕒𝕝𝕢𝕦𝕖𝕣 𝕤𝕖𝕟𝕙𝕠𝕣𝕒 𝕡𝕖𝕣𝕗𝕖𝕚𝕥𝕒𝕞𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕕𝕖𝕝𝕚𝕔𝕒𝕕𝕒 𝕖 
 𝕕𝕚𝕤𝕥𝕚𝕟𝕥𝕒: 𝕒 𝕤𝕚𝕞𝕡𝕝𝕚𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖, 𝕒 𝕓𝕠𝕟𝕕𝕒𝕕𝕖, 𝕒 𝕞𝕠𝕕𝕖́𝕤𝕥𝕚𝕒
𝕊𝕀𝕄ℙ𝕃𝕀ℂ𝕀𝔻𝔸𝔻𝔼

𝔹𝕆ℕ𝔻𝔸𝔻𝔼

𝕄𝕆𝔻𝔼́𝕊𝕋𝕀𝔸

.
66-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑂𝑠 𝟽 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑒𝑟𝑟𝑜𝑠 𝑛𝑎 𝘩𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑚𝑎𝑚𝑒/1


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

Óvnis nos EUA fim do sigilo de 

relatório do Pentágono anima

 pesquisadores do tema


FONTE:  BBC News Brasil

.

 .

40 anos da resposta à AIDS


FONTE:   ONU Brasil

.

.
QUINDIM


Nhac GNT - Rita Lobo
.

 .

Vamos a ellos chicos, masivamente


.


2744
Senso d'hoje
PAULA FERNANDES
RESPONSÁVEL DA ÁREA
DE SOLUÇÃO, COLABORAÇÃO  E SEGURANÇA-MICROSOFT PORTUGAL
Trabalho híbrido: como colaborar melhor



FONTE:  Observador
.
.
ANIMAL TV

FOCA-LEOPARDO


  ANIMAL TV
.
.

29-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝐼𝐼-𝑪𝒂𝒃𝒂𝒓𝒆𝒕


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐶𝑎𝑏𝑎𝑟𝑒𝑡, 𝑐𝑜𝑚 𝑡𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝐽𝑜𝑒 𝑀𝑎𝑠𝑡𝑒𝑟𝑜𝑓𝑓, 𝑚𝑢́𝑠𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑒 𝐽𝑜𝘩𝑛 𝐾𝑎𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑒 𝑙𝑒𝑡𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝐹𝑟𝑒𝑑 𝐸𝑏𝑏, 𝑓𝑜𝑖 𝑒𝑛𝑐𝑒𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝘩𝑎́ 𝟺𝟻 𝑎𝑛𝑜𝑠. 𝐽𝑎́ 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎̃𝑜 𝑏𝑟𝑎𝑠𝑖𝑙𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒́ 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑀𝑖𝑔𝑢𝑒𝑙 𝐹𝑎𝑙𝑎𝑏𝑒𝑙𝑙𝑎 𝑒 𝑒́ 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑃𝑜𝑠𝑠𝑖 𝑁𝑒𝑡𝑜.

𝐴 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎, 𝑏𝑎𝑠𝑒𝑎𝑑𝑎 𝑛𝑜 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜𝑝𝘩𝑒𝑟 𝐼𝑠𝘩𝑒𝑟𝑤𝑜𝑜𝑑, 𝑠𝑒 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑒𝑚 𝟷𝟿𝟹𝟷, 𝑛𝑎 𝑑𝑒𝑐𝑎𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑛𝑜𝑡𝑢𝑟𝑛𝑎 𝑏𝑒𝑟𝑙𝑖𝑛𝑒𝑛𝑠𝑒 𝐾𝑖𝑡 𝐾𝑎𝑡 𝐶𝑙𝑢𝑏 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎 𝑜 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑚𝑜𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎 𝑖𝑛𝑔𝑙𝑒𝑠𝑎 𝑆𝑎𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑜 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑖𝑡𝑜𝑟 𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜 𝐶𝑙𝑖𝑓𝑓 𝐵𝑟𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤 (𝐺𝑢𝑖𝑙𝘩𝑒𝑟𝑚𝑒 𝑀𝑎𝑔𝑜𝑛). 𝐸𝑙𝑒 𝑐𝘩𝑒𝑔𝑎 𝑎̀ 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑣𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒𝑟 𝑠𝑒𝑢 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑒 𝑒𝑚 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑎 𝑣𝑖𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑏𝑎𝑟𝑒́ 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑆𝑎𝑙𝑙𝑦 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑎. 𝐴 𝑏𝑎𝑖𝑙𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑚𝑎𝑟𝑖𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑠𝑡𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑟𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑛𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑖𝑡𝑜𝑟 𝑛𝑢𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑑𝑜𝑠. 𝐴 𝑞𝑢𝑖́𝑚𝑖𝑐𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑒́ 𝑖𝑚𝑒𝑑𝑖𝑎𝑡𝑎, 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑒𝑙𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑟𝑜𝑚𝑝𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑠𝑢𝑎 𝑓𝑜𝑔𝑜𝑠𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑒 𝑒𝑙𝑒 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑡𝑢𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧𝑒𝑠. 𝐴𝑠𝑠𝑖𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑚𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟷𝟿𝟹𝟶, 𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑙 𝑣𝑖𝑣𝑖𝑎 𝑒𝑚 𝑝𝑟𝑒𝑐𝑎́𝑟𝑖𝑎 𝑠𝑖𝑡𝑢𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜: 𝑒𝑙𝑒 𝑑𝑒 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑚𝑎𝑠 𝑎𝑢𝑙𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑖𝑛𝑔𝑙𝑒̂𝑠 𝑒 𝑒𝑙𝑎 𝑑𝑜 𝑚𝑖́𝑠𝑒𝑟𝑜 𝑐𝑎𝑐𝘩𝑒̂ 𝑎𝑡𝑒́ 𝑠𝑒𝑟 𝑑𝑒𝑚𝑖𝑡𝑖𝑑𝑎 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑏𝑎𝑟𝑒́. 𝐶𝑙𝑖𝑓𝑓, 𝑐𝑜𝑜𝑝𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝐻𝑖𝑡𝑙𝑒𝑟, 𝑓𝑎𝑧 𝑢𝑛𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜𝑠, 𝑚𝑎𝑠 𝑎𝑜 𝑠𝑎𝑏𝑒𝑟 𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑡𝑖𝑣𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑎𝑔𝑟𝑒𝑚𝑖𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑠𝑎 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑎𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑎𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑐𝑙𝑎𝑛𝑑𝑒𝑠𝑡𝑖𝑛𝑎. 𝑇𝑢𝑑𝑜 𝑝𝑖𝑜𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑣𝑖𝑑𝑒𝑧 𝑑𝑒 𝑆𝑎𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑠𝑐𝑒𝑛𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑛𝑎𝑧𝑖𝑠𝑡𝑎.

𝐴 𝑡𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑓𝑎𝑧 𝑢𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑝𝑜𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑆𝑎𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝐶𝑙𝑖𝑓𝑓 𝑒 𝑎 𝑟𝑒𝑣𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑛𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑚𝑎𝑛𝘩𝑎 (𝑒 𝑝𝑜𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎 𝑒 𝑛𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑑𝑒𝑓𝑙𝑎𝑔𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝟸ª 𝐺𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎).

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑙𝑎𝑢𝑑𝑖𝑎 𝑅𝑎𝑖𝑎, 𝐽𝑎𝑟𝑏𝑎𝑠 𝐻𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝑀𝑒𝑙𝑜, 𝐺𝑢𝑖𝑙𝘩𝑒𝑟𝑚𝑒 𝑀𝑎𝑔𝑜𝑛, 𝐽𝑢𝑙𝑖𝑜 𝑀𝑎𝑛𝑐𝑖𝑛𝑖, 𝐾𝑎𝑡𝑖𝑎 𝐵𝑎𝑟𝑟𝑜𝑠, 𝑀𝑎𝑟𝑐𝑜𝑠 𝑇𝑢𝑚𝑢𝑟𝑎, 𝐿𝑖𝑎𝑛𝑒 𝑀𝑎𝑦𝑎, 𝐴𝑙𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 𝐺𝑜𝑦𝑎, 𝐴𝑙𝑒𝑠𝑠𝑎𝑛𝑑𝑟𝑎 𝐷𝑖𝑚𝑖𝑡𝑟𝑖𝑜𝑢, 𝐶𝑎𝑟𝑜𝑙 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎, 𝐷𝑎𝑛𝑖𝑒𝑙 𝑀𝑜𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜, 𝐹𝑎𝑏𝑖𝑎𝑛𝑒 𝐵𝑎𝑛𝑔, 𝐻𝑒𝑙𝑙𝑒𝑛 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑠𝑡𝑟𝑜, 𝐾𝑒𝑘𝑎 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠, 𝐿𝑒𝑜 𝑊𝑎𝑔𝑛𝑒𝑟, 𝐿𝑢𝑎𝑛𝑎 𝑍𝑒𝑛𝑢𝑛, 𝐿𝑢𝑐𝑖𝑎𝑛𝑎 𝑀𝑖𝑙𝑎𝑛𝑜, 𝑀𝑎𝑟𝑐𝑒𝑙𝑜 𝑉𝑎𝑠𝑞𝑢𝑒𝑧, 𝑀𝑎𝑡𝑒𝑢𝑠 𝑅𝑖𝑏𝑒𝑖𝑟𝑜, 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑖𝑛𝑖 𝑇𝑜𝑚𝑎𝑠 𝑄𝑢𝑎𝑟𝑒𝑠𝑚𝑎.


FONTE:Jaffer Soares