Ora pergunto-me: se esse é o caminho e se
todos o fizermos, como nos vamos destacar e diferenciar?
Parece-me que a solução passa por ser autêntico e sustentável. Mais do
que falar de si mesmo, o importante é ter evidências do que é capaz de
fazer, o que só ocorre se o foco for em fazer, não em publicitar que se
faz. A reputação do profissional constrói-se diariamente, com coerência e
integridade, fortalecendo a confiança com os que todos os dias
trabalhamos.
O mundo não precisa de mais marketing pessoal, precisa de consistência e
propósito, precisa que cada um de nós, no desempenho das nossas
funções, faça as tarefas com paixão. A paixão sente-se e é uma alavanca
para deixar memórias positivas. A paixão impacta nos outros,
energizando-os de entusiasmo e vontade, capacitando-os para a ação,
torna possível o impossível acontecer. Ninguém fica indiferente a um
profissional apaixonado pelo que faz.
À semelhança do que ocorre nas relações pessoais, quando estamos
apaixonados e o foco é no outro, também, no profissional apaixonado, o
foco é no trabalho, em fazer melhor. Não há melhor publicidade que esta:
ter o sorriso espelhado no rosto e “a magia” refletida nos olhos.
Sempre achei que um bom produto não precisa de ser vendido, vende-se por
si. Hoje, tenho a certeza disso. Ora, o mesmo ocorre com os bons
profissionais. A qualidade do desempenho, por si, permite fazer a
diferença. No momento certo, terá o retorno do seu investimento,
alcançará reputação e notoriedade.
Publicidade a mais e pouca qualidade não fará com que atinja sucesso.
Aliás, pode chegar a atingir, mas o tempo de vida útil não será muito
extenso. Para passar uma boa imagem, quer online, quer offline, o
segredo é ter autoconhecimento.
Histórias são histórias e desde sempre o homem as contou, muitas
inventadas e com um grande enfoque na fantasia, algumas com pormenores
reais. É verdade que histórias aproximam as pessoas, criam laços e
identificações, mas, em vez de contar uma história, viva-a e deixe que
outros a contem.
Seja mais interessado do que interessante, mais empático do que
simpático, ouça mais do que fale e o sucesso virá por si.
Seja diferente e não faça marketing pessoal, apenas faça!
* Psicóloga clínica