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* OH TÉTÉ, que foto bem tirada, estavas na fila?
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Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
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ᙅᥱᥒtɾᥱ ᑯᥱ Ꙇᥱ⳽ ᗣɾt⳽ ᑯᥱꙆ ᙅɩɾᥴ ᖇoɠᥱꙆɩo ᖇɩʋᥱꙆ
15º ANIVERSÁRIO
𝗖𝗮𝗯𝗮𝗿𝗲𝘁 𝗲𝘅 𝗮𝗹𝘂𝗺𝗻𝗲𝘀/3
Direcció: Anne Morin
Recolzament a la direcció: Tomeu Amer i Griselda Juncà
Disseny de llums: Julián del Campo
Artistes (en ordre d’aparició):
Gastón Villamil
Otto (Pablo Monedero)
Júlia Farrero
Odilo Fernández
Eric Muñoz i Sandra Mota
Pablo Domichovski i Fernando Ateca
Pinky D’Antino
Enric Petit i Tomàs Cardús
Stéphanie Bouchard
Arnau Andreu
Ginés Belchi i Jesús Navarro
Antoine Leveau
Marcos Tajadura
Pablo Domichovski,
África Llorens i Amer Kabbani
Assistents de pista: Tomeu Amer i Clara Prieto
FONTE:
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Os negacionistas de
igualdade de género
Recusar que os filhos tenham aulas de Cidadania é um pouco como impedir que os descendentes recebam uma transfusão de sangue por motivos religiosos. Não discutir a igualdade de género nas escolas é retrógrado. É uma imposição política.
Vamos por partes. O que se ensina na disciplina de Cidadania, que tem estado sob fogo após um encarregado de educação não ter autorizado os filhos a participarem naquelas aulas? Direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e saúde estão entre os assuntos obrigatórios. Acrescem temáticas como sexualidade, media, instituições e participação democrática, literacia financeira e educação para o consumo, risco e segurança rodoviária. Há ainda um terceiro bloco de tópicos que abordam áreas como empreendedorismo, mundo do trabalho, defesa e paz, bem-estar animal e voluntariado.
Onde está a polémica? Na educação sexual e na igualdade do género, claro. Entendem os pais, e os que são contra a disciplina de Cidadania, que estes temas não devem ser abordados na escola, mas sim no seio da família. Talvez tenham razão, mas só os que defendem que as meninas não devem ir à escola, porque é entre a família que desenvolvem as suas competências.
É acertada a decisão do Ministério da Educação em decidir que os dois alunos que não frequentaram as aulas de Cidadania devem passar de ano, mas à condição. Embora não se perceba o que é uma passagem de ciclo condicionada. Óbvio é que os estudantes não podem ser prejudicados por uma decisão dos pais. Há várias formas de ver o Mundo. Albert Einstein via-o assim: "Tenha em mente que tudo o que aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Tudo é colocado na sua mão como uma herança para que a receba, honre, acrescente e, um dia, fielmente, a deposite nas mãos dos seus filhos".
* Director adjunto
IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 12/11/21
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* Neste documentário, através das histórias de vida de oito mulheres conheça um retrato no feminino dos últimos 40 anos no país. Um percurso feito de inegáveis avanços e conquistas, mas onde a discriminação se mantém.
Por isso, este é também um olhar sobre as desigualdades profissionais e a disparidade salarial, sobre o trabalho não pago e o ciclo vicioso que o alimenta, ou sobre a violência doméstica, da qual as mulheres são as principais vítimas.
Um retrato das mulheres em Portugal em 2021, com entrevistas a especialistas, suporte de dados estatísticos da Pordata e o apoio científico da socióloga Anália Torres. Uma co-produção da Fundação com a RTP, com narração do jornalista Carlos Daniel.