04/05/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 .

XXIII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
3- ᛁᚧᛁᛜᛢᛁᚢᛈᚱᚣᛢᛁᚣᛢ
ⱣØNŦØ Ǥ
 Ønđɇ 𝚚ᵾɇ fɨȼȺ ɇ ȼømø łɨđȺɍ?

* 𝙿or 𝙴𝙳𝚂𝙾𝙽 𝙲𝙰𝚂𝚃𝚁𝙾


FONTE:  Manual do Homem Moderno.
Manual

9-APARELHO CIRCULATÓRIO
E LINFÁTICO
9.3-ANATOMIA HUMANA
O CORAÇÃO É UMA BOMBA!
9.3.2- O sangue ao sair do Coração



(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi.

𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑒𝑟 𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑐𝑟𝑜


FONTE:Nerdologia

SANDRA BALDÉ

 .




Casa arrendada
também é lar

Mudanças são desafiadoras. Eu, particularmente, acho que tenho uma relação de amor ódio com a mudança. Há momentos e situações na minha vida em que o meu interior quase que grita por uma mudança, seja ela de atitude, de cabelo, de círculo de amigos... Mas há outras em que me escudo completamente. Às vezes é preciso ousadia para viver coisas diferentes, mas eu nem sempre estou mentalmente pronta para isso. Ainda assim, ela acontece. Ora porque não depende só das minhas vontades, ora porque o conforto já não cabe mais naquele cenário. E assim decisões difíceis são tomadas.

De todos os tipos de mudanças, penso que mudar de casa ainda é o meu calcanhar de Aquiles. Quando eu nasci, em 1997, os meus pais moravam num apartamento em Monte-Abraão. Passámos por Queluz e pouco tempo depois estávamos de mudança para aquela que seria a nossa casa por 16 longos anos – Idanha-Belas. Naquele T2 na Rua 22 de maio, fui criança, pré adolescente, adolescente e tornei-me adulta. Aos 20 anos, os meus pais mudaram-se para o Algarve. Na altura eu não trabalhava, então tive que agarrar nas minhas coisas e ir viver com eles. Esta é uma das memórias mais vincadas que tenho quando falo da minha pouca abertura a mudanças. Vivi em Portimão por 4 anos, e só no último ano aprendi a gostar de lá morar. Era muito difícil para mim sentir-me em casa quando sentia falta do espaço que tinha sido o meu lar por quase 2 décadas, sentia falta dos meus amigos e da minha vida em Lisboa.

Depois da primeira “porrada” deixa de doer com tanta força. Ainda no Algarve saí de casa dos meus pais, aos 23 anos, e fui morar num quarto, a alguns quarteirões de distância. Foi um pouco duro, tinha receio de me arrepender ou que algo desse errado, mas hoje agradeço-me muito por ter tomado essa decisão. 8 meses depois, em 2021, entrego a carta de demissão no meu emprego e decido que vou voltar a morar em Lisboa, desta vez sozinha. Fui, e em 2 anos e meio mudei-me 3 vezes. O processo de uma mudança deixa-me em estado de stress: arrumar tudo em caixas e sacos, desempacotar, perder coisas, destralhar. Um ano num quarto, outro ano em outro quarto. Agora, finalmente um apartamento. Arrendado. E vazio.

Pelo caminho, a pouco e pouco mudar de casa já não me assustava tanto, mas a falta de apego e capricho porque aquele espaço, que era temporário e nunca seria de facto lar, estava sempre presente. Ainda está, porque afinal de contas, se a casa não é própria é porque é de uma outra pessoa. E aquele sentimento de “um dia vou sair daqui” pode ser um elemento sabotador. É uma realidade agridoce, que me faz questionar de que forma devo olhar para a situação. A escolha é quase sempre fácil, mas claro que, vivendo numa sociedade onde a situação imobiliária está um caos, todos os jeitos de pensar são válidos.

Casa própria não é a realidade da população em geral. Mas um lar é direito básico. Ter uma casa, seja em que contexto for, é uma benção, e é motivo para celebrar todos os dias. A vida é demasiado curta para não nos permitirmos viver ao máximo, depositando muito amor em tudo aquilo que somos, fazemos e vivemos.

Hoje o meu lar é o meu apartamento arrendado, vazio, que de pouco em pouco se vai tornando no lar que eu sempre sonhei.

* Escritora, DJ, e empreendedora digital, começou o seu percurso no digital em 2013 com o blog Diário de uma Africana, uma plataforma voltada para discussões raciais & de género e para autocuidado de pessoas negras. Em 2021 autopublicou o seu primeiro livro intitulado "Para Que Fique Bem Escurecido" cujo enredo gira em torno dos desafios da mulher negra num país maioritariamente branco. 

IN "gerador.eu" -02/05/24.

 .



3693.UNIÃO


EUROPEIA


“ELEIÇÕES EUROPEIAS"
Reintke, dos Verdes, promete manter a UE  
  no caminho certo para a neutralidade  
  climática apesar da reação da direita




FONTE:  Euronews - 02/05/24

NR: Boas intenções....

 putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

LXXXVI -VIDA SELVAGEM
5 - A INCRÍVEL VIAGEM 
DA TARTARUGA
NASCE  ENTERRADA


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)



FONTE:  PROGRAMA TATÔ TV 
.
Rui Reininho

Pronúncia do Norte


.
.
246-UM POEMA POR SEMANA
MIGUEL
ESTEVES CARDOSO

ELOGIO DO AMOR PURO



dito por(?)
Manuel Filipe Santos


FONTE:    Manuel Filipe Santos 

 .

 Cɪɴᴄᴏ Dᴇ́ᴄᴀᴅᴀs ᴅᴇ Dᴇᴍᴏᴄʀᴀᴄɪᴀ

 3- Ɛ ɗєρσιѕ ɗα яєνσƖυçα̃σ: ѕσмσѕ мαιѕ συ мєησѕ?



FONTE: ffmspt.

 .

TRISTES E TRASTES NO ESTADO DO VATICANO

4- Sɇǥɍɇđøs đø VȺŧɨȼȺnø Ⱥ ƗǥɍɇɉȺ ØȼᵾłŧȺ



FONTE:  Os Ricaços

NR: São 20 episódios de aproximadamente oito minutos e meio que podem ajudar a entender melhor a história. O facto de não sermos religiosos não nos motiva calúnia, os intervenientes têm curriculum de idoneidade. 

Lembre-se que o chefe do estado do vaticano não vive nas instalações oficialmente atribuídas por ter medo de ser assassinado  por católicos de profissão.

Todos os sábados às 15h00 poderá ver mais um vídeo sóbrio e sério, é consigo.. 

 .

60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

52-O JULGAMENTO DE PARIS
CHARDONAY




FONTE:   Vinhos de Bicicleta



186-FUTURANDO
Tijolos de pó lunar e luz concentrada/3


FONTE: DW Brasil

 .

PARKOUR EM GAZA 



FONTE:  Carlos Narciso .

 . 

ሁጠል ጎᘑቿጎል ጔዪጎረዘልክፕቿ


 Título original: Serviço militar como correção para jovens delinquentes

 

 FONTE: Fala Portugal

 NR: E porque não? Se sabemos que um militante do grupo terrorista MDLP é vice-presidente da Assembleia da República, que um traficante de divisas para Off shores é presidente dum partido com assento parlamentar, que um presidente da República aconselhou compra de falsos títulos financeiros no banco dum vigarista, de existir uma fraude nas messes da FAP no valor de 6 milhões de euros, de um primeiro-ministro ter feitos exames numa universidade ao domingo, de outro primeiro-ministro não ter pago a Segurança Social durante anos, de outro ministro em 36 cadeiras de um curso universitário fez 4 e teve equivalência às outras, porque razão jovens delinquentes não podem frequentar o serviço militar e aprender a manejar outro tipo de armamento para quando saírem efectuarem assaltos com mais eficácia?.

.
3784
Senso de hoje
CATARINA FURTADO
APRESENTADORA DE TV
ACTIVISTA SOCIAL
FUNDADORA DE
"CORAÇÕES COM COROA"
TÂNIA GRAÇA
PSICÓLOGA/ SEXÓLOGA
ANA MARKL
JORNALISTA, CRONISTA
GUIONISTA, RADIALISTA
APRESENTADORA DE TV
#VOZ DE CAMA#
"A FORÇA DA IDADE"





FONTE: Antena 3 - 02/05/24.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






.
.

BOM DIA

.