08/06/2014

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

Fim da Árvore Genealógica
Luiz Fernando Veríssimo

Vai ser avó de quem?

Mãe, vou casar! Jura, meu filho ?! Estou tão feliz ! Quem é a moça ?

Não é moça. Vou casar com um moço.. O nome dele é Murilo. Você falou Murilo... Ou foi meu cérebro que sofreu um pequeno surto psicótico? Eu falei Murilo. Por que, mãe? Tá acontecendo alguma coisa?
Nada, não... Só minha visão que está um pouco turva. E meu coração, que talvez dê uma parada. No mais, tá tudo ótimo.


Se você tiver algum problema em relação a isto, melhor falar logo...
Problema ? Problema nenhum. Só pensei que algum dia ia ter uma nora... Ou isso.

Você vai ter uma nora. Só que uma nora.... Meio macho.
Ou um genro meio fêmea. Resumindo: uma nora quase macho, tendendo a um genro quase fêmea... E quando eu vou conhecer o meu. A minha... O Murilo ?

Pode chamar ele de Biscoito. É o apelido.
Tá ! Biscoito... Já gostei dele.. Alguém com esse apelido só pode ser uma pessoa bacana. Quando o Biscoito vem aqui ?

Por quê ?
Por nada. Só pra eu poder desacordar seu pai com antecedência.

Você acha que o Papai não vai aceitar ?
Claro que vai aceitar! Lógico que vai. Só não sei se ele vai sobreviver.. . Mas isso também é uma bobagem. Ele morre sabendo que você achou sua cara-metade. E olha que espetáculo: as duas metade com bigode.

Mãe, que besteira ... Hoje em dia ... Praticamente todos os meus amigos são gays.
Só espero que tenha sobrado algum que não seja... Pra poder apresentar pra tua irmã.

A Bel já tá namorando.
A Bel? Namorando ?! Ela não me falou nada... Quem é?

Uma tal de Veruska.
Como ?

Veruska...
Ah !, bom! Que susto! Pensei que você tivesse falado Veruska.

Mãe !!!...
Tá.., tá..., tudo bem...Se vocês são felizes. Só fico triste porque não vou ter um neto ..

Por que não ? Eu e o Biscoito queremos dois filhos. Eu vou doar os espermatozóides. E a ex-namorada do Biscoito vai doar os óvulos.
Ex-namorada? O Biscoito tem ex-namorada?

Quando ele era hétero... A Veruska.
Que Veruska ?

Namorada da Bel...
"Peraí". A ex-namorada do teu atual namorado... É a atual namorada da tua irmã . Que é minha filha também... Que se chama Bel. É isso? Porque eu me perdi um pouco...

É isso. Pois é... A Veruska doou os óvulos. E nós vamos alugar um útero...
De quem ?

Da Bel.
Mas . Logo da Bel ?! Quer dizer então... Que a Bel vai gerar um filho teu e do Biscoito. Com o teu espermatozóide e com o óvulo da namorada dela, que é a Veruska.

Isso.
Essa criança, de uma certa forma, vai ser tua filha, filha do Biscoito, filha da Veruska e filha da Bel.

Em termos....
A criança vai ter duas mães : você e o Biscoito. E dois pais: a Veruska e a Bel.

Por aí...
Por outro lado, a Bel....,além de mãe, é tia... Ou tio... Porque é tua irmã.

Exato. E ano que vem vamos ter um segundo filho. Aí o Biscoito é que entra com o espermatozóide. Que dessa vez vai ser gerado no ventre da Veruska... Com o óvulo da Bel. A gente só vai trocar
Só trocar, né ? Agora o óvulo vai ser da Bel. E o ventre da Veruska.

Exato!
Agora eu entendi ! Agora eu realmente entendi...

Entendeu o quê?
Entendi que é uma espécie de swing dos tempos modernos!

Que swing, mãe ?!!....
É swing, sim ! Uma troca de casais... Com os óvulos e os espermatozóides, uma hora no útero de uma, outra hora no útero de outra.....

Mas...
Mas uns tomates! Isso é um bacanal de última geração! E pior... Com incesto no meio..

A Bel e a Veruska só vão ajudar na concepção do nosso filho, só isso...
Sei !!! ... E quando elas quiserem ter filhos...

Nós ajudamos.
Quer saber ? No final das contas não entendi mais nada. Não entendi quem vai ser mãe de quem, quem vai ser pai de quem, de quem vai ser o útero, o espermatozóide. .. A única coisa que eu entendi é que...

Que.... ?
Fazer árvore genealógica daqui pra frente... vai ser fo*a.


.
.


 O QUE NÓS 


  INFORMAMOS!





 ALDRABOSOS

A especialista em análise de comportamento e linguagem corporal Lillian Glass, que já trabalhou com o FBI, explica que o truque para apanhar um "aldraboso" está em prestar atenção às expressões faciais, linguagem corporal e padrões de discurso. Quanto melhor conhecer a pessoa, mais fácil vai ser identificar as mudanças de comportamento.

1. Tocam ou cobrem a boca
Um instinto natural das pessoas quando mentem é levar as mãos à boca. Porque é que isto acontece? Porque o cérebro emite um sinal, de forma inconsciente, para que corte a comunicação. 

2. Têm a boca seca
Em momentos de stress, o sistema nervoso autónomo diminui por momentos o fluxo de saliva, o que leva à secura das mucosas da boca. No seu livro, Glass conta que durante os interrogatórios os culpados têm tendência para humedecer os lábios com mais frequência e intensidade à medida que o tempo passa.

3. Exageram na sua actuação
Quando apanhados, os mentirosos costumam criar todo um espectáculo em volta da situação, para mostrar que estão muito indignados. O objectivo é convencê-lo de que se enganou ao julgar que eles estavam a mentir. Esteja atento a certos exageros na sua reacção.

4. Cobrem partes vulneráveis do corpo

Pôr as mãos no peito, pescoço ou abdómen são sinais claros de que a outra pessoa lhe está a mentir.

.
5. Não piscam muito os olhos
Uma vez que toda a gente sabe que os mentirosos tendem a não olhar nos olhos quando falam, as pessoas que estão a mentir fazem um esforço para manter o contacto visual. Isso acaba por ser levado ao exagero, e muitas das vezes os mentirosos passam a piscar muito menos os olhos do que o normal. 

6. Costumam dar demasiadas informações
Se fez uma pergunta simples e recebeu um role de explicações e informações, saiba que existe uma alta probabilidade de que lhe estejam a mentir. As pessoas mentirosas costumam dar todo o tipo de detalhes para que a sua história seja mais credível.

 
7. Ficam quietos
Tal como na questão de piscar os olhos, os mentirosos sabem que estar sempre a mexer-se é sinal de nervosismo. Por isso mesmo, eles tentam não se mover um centímetro que seja, para mostrar que têm a situação controlada.


8. Apontar
 “Quando um mentiroso se torna hostil ou defensivo, é porque está a tentar virar o jogo contra si”, explica Glass. Irritado com o facto de ter sido descoberto, é provável que gesticule e aponte com muito maior frequência.

9. A sua respiração muda
 Repare se a respiração do outro ficou de repente mais pesada. É sinal de mentira: quando estamos nervosos ou tensos, os batimentos cardíacos e pressão sanguínea altera-se. Logo, os mentirosos parecem ficar sem ar, o que vai fazer com que comecem a respirar mais intensamente.

10. Repetem frases ou palavras
Isto acontece porque os mentirosos estão a tentar convencê-lo (e convencer-se a si mesmos) daquilo que estão a dizer. “Estão a tentar validar uma mentira nas suas cabeças”, explica Glass no seu livro. “Por exemplo, ele ou ela pode dizer: ‘Eu não fiz isso, eu não fiz isso’, uma, outra e outra vez.”

11. Eles arrastam os pés
 É sinal de que a pessoa com quem está a conversar está a sentir-se nervosa e desconfortável. Que quer sair daquela situação. Que, literalmente, quer sair dali. Da próxima vez que suspeitar que não estão a ser honestos consigo, experimente olhar-lhes para os pés.

  A partir de um trabalho de: Marta Gonçalves Miranda


IN "SÁBADO"
11/05/14



.
.


6- BANDEIRA


"AZÚLEA"














 SCHENZEHEN - CHINA


.
.


 SAÍDA 


HIGIÉNICA




.
.


6.HAJA MUITO

QUEM GOSTE















.
.


5- BANDEIRA


"AZÚLEA"

















 KUTA BEACH -BALI -INDONÉSIA


.
.

COMPORTAMENTOS


OBSESSIVOS





.
.


4- BANDEIRA


"AZÚLEA"


















 ADELAIDE- AUSTRÁLIA


.
.

3- OS DEZ MELHORES


 SUBMARINOS


DE GUERRA



ÚLTIMO EPISÓDIO

Somos anti-belicistas mas nada nos impede editar exemplos de despesas absurdas na indústria da guerra. Por isso é que depois da II Guerra Mundial nunca mais houve uma hora de paz absoluta no planeta terra.


.
.


3- BANDEIRA


"AZÚLEA"

















 S. PETERSBURGO- RÚSSIA


.

EDUARDO DÂMASO

.


O mundo dos acautelados

Há uns anos, António Nogueira Leite, então no Grupo Mello, escreveu um artigo invulgarmente contundente no 'Correio da Manhã'. Dizia: “Parte da classe política dessa geração sacrificada [nascida em 60 e 70] até já se acautelou pessoalmente à custa do dinheiro de todos.”

Nogueira Leite sinalizava urbi et orbi o seu conhecimento sobre o enriquecimento meteórico de boa parte da classe política. Não estavam lá todos nesse mundo dos acautelados. Falava dos nascidos nas décadas de 60 e 70, deixando de fora os barões de direita e de esquerda que moldaram o regime. Os que fizeram milhares de leis entre dois cafés, que moldaram os sectores económicos à medida dos interesses que depois serviram como advogados ou gestores. Estes são mais velhos e mais sábios do que os jovens lobos das jotas, que fazem da impunidade uma arma de arremesso e não um refúgio.

Essa gente que “pessoalmente se acautelou à custa do dinheiro de todos” está há décadas no topo dos partidos, ministérios, direcções-gerais e sector empresarial do Estado. Essa é gente que cobra percentagem para concessionar, atribuir, adjudicar, desbloquear e facilitar. Se querem procurar as razões que levam 6,4 milhões a não votar e mais uns 250 mil a votarem branco e nulo procurem no mundo vasto da ciência política. Mas se quiserem ser verdadeiros, procurem bem nesse mundo de acautelados, imune às crises e que ganha muito, mesmo muito, até com os resgates.

IN "SÁBADO"
01/06/14

.
.



205.UNIÃO



EUROPEIA



















.
.


2- BANDEIRA


"AZÚLEA"


















 MUMBAI - ÍNDIA


 .
.



 QUÍMICA NA


AGRICULTURA

5- O PALCO DOS
AGROTÓXICOS




.
.


1- BANDEIRA



"AZÚLEA"
















 TULUM - MÉXICO


 .
.
Ramón Vargas, Ludovic Tézier

È lui!... Desso!... L'Infante


Verdi

.
.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Portugal vai ter a primeira 
escola de atletismo adaptado 

Será destinada a pessoas com deficiências físicas e psicomotoras

A Associação Jorge Pina e a marca Rexona uniram-se para criar a primeira escola de atletismo adaptado em Portugal. Com este objectivo, a iniciativa Rexona Corre Por Mais foi criada e posta em prática em 29 ginásios durante duas semanas (de 19 de Maio a 1 de Junho). Por cada quilómetro corrido, a Rexona daria 1€ para a construção da escola.
A meta eram os 50 mil quilómetros, o equivalente a 50 mil euros doados para o projecto, sendo que este objectivo foi alcançado logo na primeira semana. No total, foram percorridos mais de 135 mil quilómetros.

A escola tem abertura prevista ainda para Setembro deste ano e será dirigida pelo atleta paraolímpico Jorge Pina. Com capacidade para receber cerca de 70 alunos do 3º ciclo do ensino básico, este será um espaço onde cidadãos com limitações físicas e psicomotoras poderão praticar desporto. Também aqui há a possibilidade de formar alguns dos futuros atletas do desporto adaptado.

As infra-estruturas da escola funcionarão em três polos de Lisboa, sendo eles o Estádio Universitário, o Parque de Jogos 1º de Maio do Inatel e a Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira.

Também a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Instituto Nacional para a Reabilitação apoiam também este projecto inclusivo. 

* O país precisa de mais escolas destas e sobretudo da mobilização da sociedade civil.


.
.

UMA PRECIOSIDADE DO SEC.19



.
.



ESTA SEMANA NA

"VISÃO"

O que precisa de saber sobre glúten 

Muitos daqueles que não consomem glúten não sabem, realmente, o que é essa proteína mas sabem que se sentem melhor quando evitam comer alimentos que contenham glúten

Um dos principais benefícios quando se faz uma dieta sem glúten é a oportunidade de reinventar a maneira de comer, ou seja, para além de se 'livrar' do glúten, você vai acabar por descobrir uma grande variedade de nutrientes que o vão ajudar a sentir-se melhor.


Cinco conselhos para que possa colher os benefícios e evitar as armadilhas do glúten:

O glúten é uma proteína
É uma proteína encontrada, naturalmente, no trigo e outros grãos, como cevada e centeio mas muitos alimentos como molhos de salada, misturas de tempero, vitaminas, também, contêm glúten.

O glúten não está em todo o tipo de grão
O milho, o arroz, o trigo mourisco e a aveia são exemplos de grãos que não têm glúten. Os grãos integrais contêm vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, e desde que não exagere nas porções, pode inclui-los na sua dieta para ajudar a perder peso e proteger a sua saúde.

Alimentos sem glúten podem, também, ser processados
Muitos acreditam que os alimentos processados contêm glúten mas, hoje em dia, já há produtos sem glúten que podem e são processados ou feitos com versões refinadas de grãos sem glúten, como é o exemplo do arroz branco.

Evitar o glúten pode ajudá-lo a sentir-se melhor mesmo se não sofrer da doença celíaca
As pessoas que têm a doença celíaca devem eliminar completamente o glúten, uma vez que até mesmo pequenas quantidades podem provocar dores de barriga e inchaço. No entanto, quem não tem esta doença também não está livre dos efeitos colaterais incómodos, incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, inchaço e outros problemas gastrointestinais. Se tiver sensibilidade ao glúten, deve evitá-lo e monitorizar a forma como se sente quando o consume.

O que come quando está a fazer uma dieta sem glúten é tão importante quanto o que não come
Quando está a fazer uma dieta sem glúten deve equilibrá-la e por isso é importante salientar o que come. Existem vários grãos que não contêm glúten e por isso pode optar por substituir as massas por arroz integral, quinoa ou milho orgânico assado. Se costumava comer bolachas ou salgados ao lanche deve trocá-los por lanches mais saudáveis como vegetais frescos, frutas ou nozes, que não têm glúten.

* Evitar o glúten traz grandes benefícios à saúde.


.
.
OOOPS!!!
















.
.
ESTA SEMANA NO
"SOL"

Morreu o último sobrevivente da 
Revolta dos Marinheiros de 1936

O sargento-ajudante José Barata, o último sobrevivente da Revolta dos Marinheiros de 1936, morreu este sábado, em Oeiras, aos 97 anos, informaram à Lusa um amigo e o presidente da Associação Nacional de Sargentos.

José Barata faleceu de madrugada no lar das Forças Armadas.


O militar, condecorado em 1999, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, com o grau de comendador da Ordem da Liberdade, participou na Revolta dos Marinheiros, de 08 de setembro de 1936, tendo sido deportado para o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, onde cumpriu 11 de 15 anos de pena de prisão.

José Barata cumpriu o resto da pena, depois de ter sido operado, no Forte de Peniche.

Em 2009, o militar e outros colegas foram homenageados pela Câmara Municipal de Almada, que inaugurou, na localidade do Feijó, o Monumento ao Marinheiro Insubmisso.

Lima Coelho recordou à Lusa, com "grande tristeza", o "elevado exemplo de convicções, de grande humildade perante a vida" de José Barata.

O militar era sócio da Associação Nacional de Sargentos, da Associação de Praças e do Clube de Praças da Armada.

O corpo de José Barata vai estar em câmara ardente na Igreja Nova Oeiras, de onde seguirá na segunda-feira de manhã o funeral, com honras militares, para o cemitério de Oeiras.

* Um herói quase anónimo mas um grande exemplo.

.
.


 BONS PNEUS!!



.
.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Em cinco anos 1,8 milhões de
. portugueses perdeu contrato coletivo

Secretário-geral da UGT acredita que vem aí melhores dias para a contratação coletiva.

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, lembrou este sábado que há cada vez há menos trabalhadores abrangidos pelos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho. "Em 2008, as convenções coletivas em Portugal abrangiam dois milhões de trabalhadores e, em 2013, por força dos bloqueios impostos pela troika", só 200 mil trabalhadores se regiam por contratos coletivos de trabalho.

O secretário-geral da UGT está satisfeito  com o entendimento obtido entre o Governo e os patrões para alterar o Código do Trabalho, tendo em vista a dinamização da contratação coletiva: "Andava toda a gente a falar na necessidade de desbloquear a negociação coletiva e é importante dar passos para combater esse imobilismo", disse Carlos Silva, em Aveiro, à margem do II congresso e seminário "Qualificação e Trabalho para Mudar Portugal".
Carlos Silva alerta que com as novas regras, as portarias de extensão terão lugar se a associação patronal que assina a convenção coletiva tiver como associados pelo menos 30% de micro, pequenas e médias empresas.
Estas novas normas vão ser alvo de uma avaliação daqui a um ano e o sindicalista garante que se se verificar que a contratação coletiva não evoluiu e não dinamizou, então "voltaremos à estaca zero".

* Uma grande embrulhada, não acreditamos que haja para breve melhores dias para a contratação colectiva. Patrões continuam a ser senhores feudais e os sindicatos da UGT cada vez mais servos da gleba.


.