07/07/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 .

ᗣᒐᘜᙀᙓ́ᙏ ᙏᙓ ᖇᙓᔑᘜᗣƮᙓ
.


FONTE:  Mundiarte.

.
EDITH PIAF
OS ÚLTIMOS DIAS DE UM ÍCONE/1


A Gente Dá Certo - Sandy e Junior
.

 

CLIV-Cidades e soluções
PLANEAMENTO AMBIENTAL
5- QUALIDADE DO AR/2


* Em "CIDADES E SOLUÇÕES" continuamos a divulgar um conjunto de 10 vídeo/aulas ministradas no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ. 
Curso CST em Gestão Ambiental, Disciplina Planejamento Ambiental, Professora Karisa Lorena Carmo Barbosa, corria o ano de 2020.
O facto de a professora exemplificar com a legislação brasileira nada nos impede de por analogia interpretarmos à luz do país onde vivemos.


FONTE:  Karisa Barbosa

MARIA NATÁLIA GONÇALVES

 .



A "geração Z" e o
acesso ao ensino superior
o rei vai nu?

Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler, nem escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender

Em plena época de exames nacionais de acesso ao ensino superior as famílias começam a organizar-se, a delinear estratégias e a tentar perceber quais as reais hipóteses de ingresso no tão sonhado curso.

Enquanto cidadã, docente do ensino superior e mãe, este frenesim leva-me a meditar sobre qual a posição da universidade e qual o seu papel na formação de profissionais competentes, íntegros, dotados de espírito de missão e sentido de propósito na sociedade. E não há como fazê-lo sem que se pergunte: quem são os jovens que vão ingressar pela primeira vez no ensino superior?

Verifico que os visados são genericamente jovens nascidos no ano de 2004, a geração que a sociologia rotulou de ‘geração Z’, os ‘nativos digitais’, para quem a tecnologia é experimentada como um prolongamento de si mesmo. É uma geração que cresceu ao som do impacto da crise financeira e das medidas de austeridade aplicadas; que viveu a incerteza e a insegurança causadas por uma crise sanitária; é a geração que agora assiste, com perplexidade, ao eclodir de um conflito armado na Europa.

E o que esperam os futuros candidatos ao ensino superior?

Da minha experiência, constato que olham para a universidade como o prolongamento natural do ensino secundário. Esperam uma universidade ao serviço de um utilitarismo existencial, e não tanto centros de saber erudito. Esperam a continuidade de um acompanhamento paternalista; a máxima previsibilidade e, em especial, estão firmemente convictos que o foco do ensino e do estudo é a avaliação.

É fundamental que o estudante universitário recém colocado entenda rapidamente que a universidade constitui uma antecâmera da vida profissional, para a qual procura prepará-lo e que a vida real não se compadece com uma atitude de  passividade, cristalizações ou modelos rígidos. Pelo contrário, a realidade é por natureza dinâmica e imprevisível. Os acontecimentos sucedem-se a um ritmo alucinante e não há como manter o pensamento mágico segundo o qual o papel da universidade é catalogar a realidade de modo a que aquando da entrada no mercado de trabalho seja possível ao profissional antecipar todos os cenários.

Lembrando a famosa declaração proferida pelo escritor Alvin Toffler, “os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler, nem escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. É este o desafio da educação no ensino superior e interiorizar esta visão é vital para o sucesso.

É certo que a universidade tende a ceder às expectativas dos candidatos. Mas é preciso resistir ao facilitismo, sem nos demitirmos da responsabilidade de contribuir com seriedade para a formação de jovens dotados de pensamento critico, de poder de argumentação, que não se conformam com soluções prontas que aprisionam a realidade e lhes alimenta uma quimera de segurança e controlo.

Se assim não for, corremos o risco de compactuar com o que pode designar-se por fraude social. O impacto na sociedade será catastrófico, com um exército de licenciados formados para a mediania e impreparados para evoluir. Só uma elite diferenciada entenderá e viverá algo diferente, mas o preço será elevadíssimo.

Nessa altura, quando os nossos jovens entenderem com clareza o potencial transformador que carregam, certamente, algum deles gritará com ousadia, tal como na conhecida estória infantil do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen – ‘O REI VAI NÚ!’

Exerceu advocacia e desempenhou funções docentes na Universidade Lusíada do Porto (1996-2000). Actualmente é docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (desde 1998).

IN "iN" - 06/07/22.

 



3039.UNIÃO


EUROPEIA

OH PULHÍTICOS OLHA A FOME!
Cerca de 828 milhões de pessoas
com fome no mundo




FONTE:  euronews

putin  HUYLO

putin é um canalha

.

.

𝒳𝒳𝒱𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

Porтυɢαl Mαr, α Úlтιмα Froɴтeιrα

3-O Alɢαrve


FONTE:Portugal XXI
.

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·

9-𝒞𝐼𝒱𝐼𝐿𝐼𝒵𝒜𝒞̧𝒜̃𝒪

9.3-𝒜̀ 𝓅𝓇𝑜𝒸𝓊𝓇𝒶 𝒹𝒶 𝒻𝑒𝓁𝒾𝒸𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒


FONTE:Ezequiel Martins
.
Daniela Saraiva VS
Constança Nobre VS
Rúben Antunes


The Voice Kids 2022 - Batalha

.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
19.3-Ꮁ̵ꭼꮖꭲꭺꮪ ꭰꭼ Ꮲꭼꭰꭱꭺꮪ


FONTE:tbrsete

.
.

Quais os riscos ginecológicos
de NUNCA ENGRAVIDAR


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

Cσɱσ tɑpetes ɗe cɑɓelσ ɧʋɱɑɳσ

cσɱɓɑteɱ ɗeɾɾɑɱe ɗe σ́leσ


FONTE:   BBC News Brasil.

 

Para cozer os miolos/267
.

 
 
 
ᙏᗣКᙓᙀᕈ ᗣᖇƮꙆᔑƮ КᙁOᙎᔑ ᕼOᙎ ƮO ƮᖇꙆᙅК ƳOᙀᖇ ᙏꙆᙁᙃ ᙏɩɾʝᥲᥒᥲ Кɩƙᥲ ᙏɩꙆo⳽ᥱʋɩᥴ!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: Makeup Mind .
 

 .

 APOIANDO O SR. MINISTRO


.

 

.
3119
Senso d'hoje
DÁRIO GUERREIRO
HUMORISTA
YOUTUBER
STAND UP COMEDY
 INSPEÇÃO PERIÓDICA 
 TURISMO 




FONTE:  Dário Guerreiro.
.

BOM DIA

.

124-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝐼𝐼𝐼-Nᥲρoᥣᥱᥲ̃o Boᥒᥲρᥲrtᥱ


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑁𝑎𝑝𝑜𝑙𝑒𝑎̃𝑜 𝐵𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑢𝑚 𝑚𝑖𝑙𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑓𝑟𝑎𝑛𝑐𝑒̂𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑖𝑢 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑚𝑒𝑡𝑒𝑜𝑟𝑖𝑐𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑚𝑖𝑙𝑖𝑡𝑎𝑟𝑒𝑠 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑖́𝑠, 𝑛𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑖́𝑜𝑑𝑜 𝑑𝑎 𝑅𝑒𝑣𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎. 𝑇𝑜𝑟𝑛𝑜𝑢-𝑠𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑒 𝑐𝘩𝑒𝑔𝑜𝑢 𝑎𝑜 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟 𝑝𝑜𝑟 𝑚𝑒𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑔𝑜𝑙𝑝𝑒 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑜𝑙𝑝𝑒 𝑑𝑒 𝟷𝟾 𝑑𝑒 𝐵𝑟𝑢𝑚𝑎́𝑟𝑖𝑜.

𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎, 𝑁𝑎𝑝𝑜𝑙𝑒𝑎̃𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑐𝑜̂𝑛𝑠𝑢𝑙, 𝑐𝑜̂𝑛𝑠𝑢𝑙 𝑣𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖́𝑐𝑖𝑜 𝑒 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜𝑟. 𝐸𝑙𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑎𝑛𝑑𝑖𝑢 𝑎𝑠 𝑓𝑟𝑜𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑎𝑠 𝑓𝑟𝑎𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎𝑠 𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑣𝑜𝑢 𝑢𝑚𝑎 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎 𝑒 𝑑𝑢𝑟𝑎 𝑔𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑔𝑙𝑒𝑠𝑒𝑠. 𝐸𝑛𝑓𝑟𝑎𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑟𝑎𝑐𝑎𝑠𝑠𝑜 𝑛𝑎 𝑅𝑢́𝑠𝑠𝑖𝑎, 𝑁𝑎𝑝𝑜𝑙𝑒𝑎̃𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑑𝑒𝑟𝑟𝑜𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑓𝑖𝑛𝑖𝑡𝑖𝑣𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑚 𝑊𝑎𝑡𝑒𝑟𝑙𝑜𝑜 𝑒 𝑚𝑜𝑟𝑟𝑒𝑢 𝑒𝑥𝑖𝑙𝑎𝑑𝑜 𝑛𝑎 𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑎 𝐻𝑒𝑙𝑒𝑛𝑎.


ELENCO:

𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐶𝑙𝑎𝑣𝑖𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑁𝑎𝑝𝑜𝑙𝑒𝑎̃𝑜 𝐵𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙𝑙𝑎 𝑅𝑜𝑠𝑠𝑒𝑙𝑙𝑖𝑛𝑖 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́𝑝𝘩𝑖𝑛𝑒 𝑑𝑒 𝐵𝑒𝑎𝑢𝘩𝑎𝑟𝑛𝑎𝑖𝑠
𝐺𝑒́𝑟𝑎𝑟𝑑 𝐷𝑒𝑝𝑎𝑟𝑑𝑖𝑒𝑢 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒𝑝𝘩 𝐹𝑜𝑢𝑐𝘩𝑒́
𝐽𝑜𝘩𝑛 𝑀𝑎𝑙𝑘𝑜𝑣𝑖𝑐𝘩 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑒𝑠 𝑇𝑎𝑙𝑙𝑒𝑦𝑟𝑎𝑛𝑑
𝐴𝑛𝑜𝑢𝑘 𝐴𝑖𝑚𝑒́𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐿𝑒𝑡𝑖𝑧𝑖𝑎 𝐵𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
 
Napoléon (miniseries).jpg 
 
FONTE:DouglasHHH2