...aconselhamos a acreditar
muito pouco nos políticos
COMPRE JORNAIS
é sempre um sucesso
Bolsa de Turismo começa hoje
com o dobro de operadores mundiais
A BTL arranca hoje. As empresas hesitaram
nos custos mas reforçaram presença.
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) arranca hoje com mais 90 empresas em exposição e mais 600 mil euros de orçamento que no ano passado, e com muitos pacotes promocionais a pensar nos períodos de férias que se aproximam.
Entre hoje e domingo, 990 empresas vão estar presentes na Feira Internacional de Lisboa (FIL). No entanto, há apenas cinco dias, o presidente da comissão organizadora da BTL tinha "umas boas dezenas de empresas a menos". Vítor Neto admite ao Diário Económico que "houve uma certa timidez ao início", suportada por uma necessidade constante de redução de custos. "As empresas estão bastante preocupadas e, numa altura de corte de custos, muitos consideraram não estar presentes, mas à ultima hora, reconsideraram", explica.
Com um orçamento de 2,6 milhões de euros para este ano, ocupando os quatro pavilhões da FIL, a BTL mais do que duplicou a presença de operadores turísticos internacionais. Este ano, serão 250 operadores estrangeiros, que contaram com o apoio da TAP e do Turismo de Portugal para participar na feira.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
enganam-nos com este big brother
Remunerações de gestores públicos
Novas regras
O líder parlamentar do PSD adiantou ontem que a sua bancada vai apresentar, em Março, um projecto de resolução que sugere 'novas regras de transparência', nas remunerações dos gestores públicos e associa 'parte', do vencimento ao resultado da empresa.
'Estamos a trabalhar num projecto de resolução que formula uma série de recomendações, designadamente, acolhendo para as empresas públicas algumas das recomendações que a CMVM hoje já faz para as empresas cotadas', afirmou Miguel Macedo.
Segundo líder parlamentar, o PSD 'não é a favor de vencimentos pornográficos', sustentando que 'há gestores públicos que ganham bem e há outros que tem bons resultados',
Por seu turno, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu que o PS e o PSD 'não são livres', para decidirem sobre os salários dos gestores públicos, argumentando que 'estão dependentes', das suas 'clientelas'
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
a insustentável leveza da incompetência
Portugal tem
"problema de desenvolvimento sustentado"
Portugal tem um problema de desenvolvimento
a prazo e sustentado, considerou, terça-feira,
o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
"Portugal tem um défice de produtividade, um desnível de rendimento per capita e um desnível de desemprego, superior à taxa natural de desemprego em Portugal e face à média europeia", afirmou Carlos Costa numa intervenção durante uma cerimónia de atribuição de prémios e diplomas na Universidade Nova de Lisboa.
"Temos um problema de desenvolvimento sustentado", continuou descrevendo o desenvolvimento sustentado quando "uma comunidade tem a capacidade de gerar um acréscimo de valor acrescentado por activo e salvaguardar níveis de emprego".
Carlos Costa, que sublinhou que não falava enquanto governador do Banco de Portugal mas sim no âmbito de uma intervenção cívica, disse ainda ser "preciso também que esse desenvolvimento se faça de forma perdurável e isso implica que tem de assentar em equilíbrios fundamentais, sob pena de se registarem abcessos de crescimentos, de aumento de emprego, mas que depois não têm continuidade".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
ah valente!!!
Frederico Silva sem medo de querer ser n.º 1
Frederico Silva é o primeiro português líder do «ranking» europeu de sub-16. Aos 15 anos, concilia estudos e ténis com perfeccionismo, mas assume-se um adolescente comum.
Ainda os ponteiros do relógio não assinalavam o meio-dia numa manhã invernosa e já Frederico Silva se equipava nos balneários da Academia de Ténis das Caldas da Rainha, acabadinho de chegar do Colégio Rainha D. Leonor, no qual tenta compensar nos 15 dias em casa, a matéria perdida nas semanas de torneios na América do Sul e na Turquia, onde estava quando a Tennis Europe o confirmou como primeiro português n.º 1 de sub-16.
«Nem sabia que ia ser n.º 1. Só acompanho o ranking da ITF [Federação Internacional]. O meu pai e o Pedro [treinador] é que me disseram. Achei estranho, mas fica uma sensação óptima. É motivador e deixa-me orgulhoso. Agora quero ser n.º 1 ITF e, depois, da ATP, a meta mais alta. Não tenho medo de dizer que quero ser n.º 1 mundial», sublinha o tenista que fará 16 anos a 18 de Março, já depois de correr quilómetros no court sob orientação do treinador de sempre, Pedro Felner, numas das sessões de quatro horas e meia de treino em campo, ao qual junta trabalho físico.
"A BOLA"
não é raro um médico defeituoso...
Oncologista ofende gays em revista dos médicos
A Revista da Ordem dos Médicos publicou, na última edição, um artigo de opinião do médico William Clode, antigo chefe de serviço hospitalar do Instituto Português de Oncologia, que é considerado "injurioso" e "discriminatório" pela comunidade homossexual.
No artigo, intitulado ‘O sentido do sexo’, William Clode escreve que "a homossexualidade (...) é repudiada em todas as civilizações, mas tolerada nas mais evoluídas pois a humanidade aprende a respeitar os doentes, os defeituosos, os anormais, os portadores de taras (...)".
Clode diz que a homossexualidade "não é uma doença", mas fala de uma "aberração dos sentidos". A Ordem dos Médicos diz que "a Revista é um espaço aberto à pluralidade de opiniões". A associação ILGA diz que o "artigo não tem qualquer base científica".
"CORREIO DA MANHÃ"
traduzindo: continua o despesismo
Despesa de Janeiro não chega
para antecipar resultado anual positivo
Gastos de Janeiro ficaram abaixo do padrão de segurança, mas indicador tem historicamente sido um mau barómetro do comportamento final dos gastos públicos.
A despesa pública está a crescer face ao ano anterior mas ainda abaixo do "padrão de segurança". Foi esta uma das principais mensagens transmitidas pelo Governo, após divulgação da execução orçamental do primeiro mês do ano.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
é polémico, mesmo muito
Uma dá o óvulo, a outra a barriga.
Um bebé já pode ter duas mães
Nova solução de procriação assistida para lésbicas já atrai portuguesas. Até ao momento, 13 casais foram a Espanha engravidar. Procura de tratamentos no país vizinho tem vindo a aumentar
Já há 13 histórias como a de Celeste e Paloma em Portugal, apesar de a lei portuguesa vedar o acesso a técnicas de procriação medicamente assistida a casais homossexuais ou a mulheres solteiras. Esta semana, o casal posou para o "El Mundo", depois de vencer um sentimento de discriminação no serviço nacional de saúde espanhol. "Falaram-nos como se estivéssemos a inventar", contaram ao diário. A pergunta era se podiam partilhar a maternidade biológica e a resposta só surgiu numa clínica privada. Este mês, as companheiras de 34 e 35 anos iniciam o ciclo de tratamento para conceberem em conjunto o primeiro filho.
O Instituto de Reprodução Cefer, com clínicas em Valência, Barcelona e Lleida, foi o primeiro na Europa a oferecer a solução a casais de lésbicas: uma doa os óvulos e a outra é inseminada e cumpre os meses de gravidez. O método recebeu o nome ROPA (recepção de ovócitos da parceira) e passa pela fertilização do óvulo de uma das companheiras com recurso ao esperma de um dador.
Em Espanha, a inseminação artificial em mulheres sem parceiro ou lésbicas é prática regular há 30 anos, desde a abertura do primeiro banco de sémen no país, em 1977. O Centro Cefer começou a planear a nova oferta em 2005, quando foi aprovada a lei espanhola que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um ano depois, quando a lei da reprodução medicamente assistida veio consagrar o direito às técnicas independentemente do estado civil e da orientação sexual, acabaram-se de vez os impedimentos. No ano passado foram publicados na revista internacional "Human Reprodution" os resultados da abordagem que o instituto define como "novo modelo familiar". Entre 2007 e 2009, na fase piloto da técnica ROPA - foram seguidos 14 casais de lésbicas, com idades entre os 25 e os 42 anos. Registaram-se seis gravidezes, de um total de 13 embriões transferidos. A primeira criança com duas mães biológicas nasceu neste período. Lluna foi registada com duas mães biológicas em Agosto de 2009, passo que também não está consagrado pela lei portuguesa.
"i"
vítimas dum senhor que esteve
acampado numa fortaleza portuguesa
Segundo C-130 trouxe mais 64 portugueses
da Líbia esta madrugada
O avião da Força Aérea Portuguesa chegou a Lisboa proveniente de Itália, onde tinha aterrado cerca das 20h30 de terça-feira, transportando 75 cidadãos, 64 portugueses e 11 estrangeiros que trabalham para empresas portuguesas ou de capital português na Líbia.
Milhares de cidadãos estrangeiros que trabalham ou residem na Líbia continuam retidos em Bengasi à espera de serem evacuados por via marítima, já que o aeroporto naquela cidade costeira está inoperacional desde segunda-feira, e o porto parece ser já a única porta de saída.
Os protestos na Líbia contra o regime do coronel Muammar Khadafi começaram no passado dia 15, tendo sido reprimidos com violência. Os incidentes mais graves foram registados sobretudo em Tripoli, a capital, e em Bengasi, a segunda maior cidade líbia.
Segundo organizações internacionais, centenas de civis já perderam a vida desde o início dos tumultos.
"PÚBLICO"
o sr Bettencourt e amigos de sucesso...
Grupo revoltado com críticas ao líder
jogadores sem esquecerem quem tem
dado a cara por eles
O treinador do Sporting parece mais isolado a cada dia e passou a ser o alvo preferencial de críticas, agora vindas do interior do clube.
A situação, sabe Record, não agrada a um balneário repleto de homens dispostos a provarem uma fidelidade a toda a prova para com o seu timoneiro.
A união entre jogadores e equipa técnica já nem é notícia, muito menos esta disposição para dar o peito às balas pelo treinador. De facto, a grande novidade chegou através das críticas de responsáveis como Paulo Abreu, líder da assembleia geral do clube, em virtude da renúncia ao cargo do agora candidato Dias Ferreira.
"RECORD"
e qual foi o assunto de conversa???
Ex-cônsul revela contactos directos
com Barroso e Portas
Jurgen Adolff, antigo cônsul de Portugal na Alemanha, descreveu em 2004 várias diligências suas para influenciar a decisão do Governo português sobre a compra dos submarinos.
No documento que enviou aos gestores da Man Ferrostaal, apreendido no ano passado pelas autoridades alemãs, o ex-cônsul diz que teve contactos com o antigo primeiro-ministro português e com o líder do CDS, ex-ministro da Defesa Nacional, bem como com Mário David, actual eurodeputado eleito pelo PSD.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"