07/11/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.


..
LXXXIII~MEGA FÁBRICAS
9-  FABER-CASTELL
FÁBRICA DE LÁPIS
Um desenho uma história/9
Beatriz Fernandes
BRASIL.

 
(CONTINUA PRÓXIMA SEXTA )

* MEGA FÁBRICAS é um título e dentro dele a fábrica sempre é mega,, por vezes problemática, até impiedosa,  assim como o espírito inventivo mesmo que sejam pequenos.


FONTE:   Faber-Castell BR

.
UNIVERSO

Lugares Incríveis

CLXIII - PLANETAS NÔMADES
Viajando Juntos pela Galáxia


Viagens pelo Universo
.

AS MULHERES NA HISTÓRIA
𝟷𝟷5.𝟷-𝐶𝐴𝑅𝑂𝐿𝐼𝑁𝐸 𝐵𝑂𝑁𝐴𝑃𝐴𝑅𝑇𝐸,
𝑎 𝑖𝑟𝑚𝑎̃ 𝑡𝑟𝑎𝑖𝑑𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝐴̃𝑂 𝐵𝑂𝑁𝐴𝑃𝐴𝑅𝑇𝐸

FONTE:Canal História e Tu .

MARIA MANUEL LEITÃO MARQUES

 .




A armadilha da “eficiência”

Foi em nome da melhoria da eficiência que a ministra da Saúde justificou uma instrução, enviada às administrações hospitalares, determinando que, em 2026, a despesa deve ser contida — mesmo que isso implique uma redução na atividade assistencial, como cirurgias, consultas e exames.

É possível que SNS possa ser mais eficiente, mas cortar recursos antes de o melhorar – o que exige medidas corajosas ao nível da sua gestão que a Ministra não anunciou – pode ser uma receita para o desastre.

Eficiência é, em termos simples, a capacidade de alcançar objetivos com o mínimo de recursos — como tempo, dinheiro ou esforço — mas, quando aplicada de forma rígida e excessivamente técnica, pode comprometer a qualidade dos cuidados, desumanizar processos e privilegiar poupanças imediatas, gerando riscos futuros como o agravamento de doenças por falta de acompanhamento.

Ao ouvir a ênfase dada pela Ministra à “eficiência”, não pude deixar de recordar a magnífica conferência de Moshe Vardi, reputado cientista da computação norte-americano, a que assisti no Porto, por ocasião dos 40 anos do Departamento de Ciência de Computadores. O tema era precisamente Resiliência versus Eficiência.

Enquanto a eficiência resulta duma suposta adaptação ótima ao ambiente existente, a resiliência exige a capacidade de responder a alterações disruptivas — de recuperar de um choque ou de uma catástrofe. Em certo sentido, a eficiência é a otimização no curto prazo; a resiliência, por sua vez, é a otimização no longo prazo.

O orador apresentou vários exemplos que ilustram esta diferença. Se nos focarmos apenas na eficiência num hospital, podemos não estar preparados para uma situação de pico, um desastre ou uma pandemia como a que vivemos recentemente. Se priorizarmos apenas a eficiência no comércio internacional — escolhendo locais onde os custos são mais baixos — corremos o risco de ficar sem bens essenciais em caso de crise nesse país. Também passámos por isso no início da pandemia e sabemos que há outros riscos que estamos a correr como, por exemplo, o facto de cerca de 63% dos semicondutores serem atualmente produzidos numa das regiões mais instáveis do mundo, Taiwan. Se desvalorizarmos regulações que promovem segurança e transparência nos sistemas informáticos em nome da eficiência e da inovação, podemos ser surpreendidos por falhas graves ou ataques cibernéticos.

A lógica da eficiência tende a ignorar a redundância, a flexibilidade e a margem de segurança, considerando esses investimentos como desperdício. Contudo, nestes tempos de profunda incerteza e onde o individualismo se sobrepõe ao interesse coletivo, deveríamos pensar exatamente ao contrário: fazer da resiliência — e não da eficiência — o princípio orientador dos sistemas públicos e privados críticos, desde os tecnológicos até aos que sustentam a nossa vida, como a saúde.

* Ex-Eurodeputada pelo PS

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" -04/11/25 .

 .


4232.UNIÃO


EUROPEIA

FRANÇA
O bibi tem de acabar!
Contra os nazis judeus
Manifestantes interrompem concerto
  da Filarmónica de Israel
 com sinalizadores e alarmes.


FONTE:  Euronews- 07/11/25

NR: Obstinadamente continuamos a nossa luta contra os nazis judeus da mesma forma que defendemos o povo de israel noutras situações. O primeiro acto de cultura é defender a dignidade da vida, não ouvir música.


 putin  HUYLO

putin é um canalha

trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians
Também um activo russo
.
XBOX PORTÁTIL
a primeira do mundo chegou!


FONTE:   Nuno Agonia

.
.
Chico Buarque

"Quem te Viu, Quem te Vê"


.
.

Nabucodonosor,

O Mistério Babilônico/2



Universo do Documentário 2.0
.

 

HONDAJET
Jacto que desafia a aviação executiva


 


FONTE:  Aero Por Trás da Aviação
.
61-Fαlѕιdαde.coм
61.7-Lαυяєη Ɠι∂∂ιηgѕ: Aѕѕαѕѕιηαтσ єм Ɓαяяιѕтєя'ѕ Hαℓℓ


FONTE:canal id

.

 .

𝑇𝘩𝜀 𝐵𝑟𝜎𝜅𝜀𝜋 𝐻𝜀𝛼𝑟𝜏 𝐹𝛼𝑐𝜏𝜎𝑟𝜑 𝐶𝜎𝜇𝑟𝜏



 FONTE:  Bellecour Ecole .

 .

ᏰᏐᏓ ᎶᎯͳᏋᏕ
Ꭷ ᎡᏋᏣᎯᎠᎧ ᎮᎯᎡᎯ Ꭿ ᏣᎧᎮ30

 
 
 FONTE:   Band Jornalismo

 .

𝗘𝗩𝗔 𝗖𝗥𝗨𝗭𝗘𝗜𝗥𝗢
𝗗𝗲𝗽𝘂𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗱𝗼 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮


 
 
* Pois ACR os hipotéticos ilegais do chega não se aguentam quando são confrontados  com outros valores que não são os seus subvalores. Então o deputado untuoso nem precisa de puxar o lustro já o tinha feito nos bastidores.
.

4320
Senso d'hoje
ARNAUT MOREIRA
MAJOR-GENERAL
EXÉRCITO PORTUGUÊS
COMENTADOR DE POLÍTICA
DE ACTOS DE GUERRA
Programa "Domínio de Guerra"
trump: 
Que desafios enfrenta trump 
um ano após a sua eleição?



* Moderação da jornalista MARIA JOÃO SIMÕES 


FONTE:  Observador- 07/11/25.
.

BOM DIA

.