08/05/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO MUNDO

 .

.

157-FUTURANDO
4-"Conheça projetos de mobilidade
para as metrópoles do futuro"


1.10 Superpopulação: o crescimento populacional é mesmo um problema? Em 1968, o livro “A bomba populacional” alertava que, se a população continuasse crescendo, teríamos muitos problemas sociais, entre eles a fome. Mas durante anos foi considerado apenas o número de pessoas. Hoje já se sabe que o problema é mais complexo do que isso, como você vai entender no vídeo do Futurando.

09.10 O que esperar das cidades do futuro? - É pouco provável que as pessoas abandonem de forma massiva as cidades no futuro. Pelo contrário. Vai ter mais gente em busca dos centros urbanos, que vão precisar mudar para atender às exigências das circunstâncias. Por exemplo, as metrópoles vão ter que planejar melhor a mobilidade.

14.19 Projeto de mobilidade urbana em Belo Horizonte já colhe frutos - Um projeto de mobilidade urbana em Belo Horizonte criou, além de mais ciclovias, um espaço de convivência para os moradores. O projeto foi colocado em prática por voluntários, e envolveu desde o início a comunidade. Um exemplo simples e barato de como melhorar a qualidade de vida e aumentar a segurança no trânsito em metrópoles dominadas por carros.

20.47 O Futurando conversou com a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Trevisan, que detalhou os planos da cidade a partir da iniciativa. Também ouvimos o especialista em mobilidade Rafael Milani, que destacou a importância de medidas simbólicas e pontuais, porém, que é necessário um trabalho mais profundo para mudanças de fato significativas no comportamento da população – e na malha viária das cidades.

FONTE:DW Brasil

 .

𝗟𝗲𝘃𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗻𝗰̧𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘃𝗼𝗹𝘁𝗮 𝗮̀ 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗻𝗼 𝗻𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗡𝗶𝗴𝗲́𝗿𝗶𝗮


FONTE:   DW Português para África.



 𝐵𝑈𝑆𝐻𝐼𝑁𝐼𝐸𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑘𝑎𝑡𝑒
𝔼 𝕢𝕦𝕒𝕟𝕥𝕠 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕖𝕦 𝕡𝕖𝕟𝕤𝕠 𝕤𝕠𝕓𝕣𝕖 𝕤𝕖𝕩𝕠, 
 𝕞𝕖𝕝𝕙𝕠𝕣 𝕗𝕚𝕔𝕠! 

.
.
Mushroom Monster


  KIS KIS - keep it short
.


 𝐵𝑈𝑆𝐻𝐼𝑁𝐼𝐸𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑘𝑎𝑡𝑒
𝔼𝕦 𝕖𝕤𝕥𝕠𝕦 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕒̀ 𝕔𝕒𝕔̧𝕒 𝕖 𝕒 𝕣𝕠𝕟𝕕𝕒𝕣

.
.
Ana Michelle Soares

Enquanto eu respirar


AnaMi foi diagnosticada em 2011 e fala da vida plena com câncer.
Ana Michelle Soares ou AnaMi, como gosta de ser chamada, é jornalista de formação e paliAtivista de coração.
AnaMi é criadora do perfil @paliativas no Instagram, onde compartilha sua rotina como protagonista do próprio tratamento, transformando a finitude numa ferramenta de autoconhecimento. Entre uma quimioterapia e outra, vive intensamente.

.


 𝐵𝑈𝑆𝐻𝐼𝑁𝐼𝐸𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑘𝑎𝑡𝑒
𝔼 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕚𝕞𝕡𝕠𝕣𝕥𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕞𝕚𝕞
𝕢𝕦𝕖 𝕒𝕤 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒𝕤 𝕞𝕖 𝕖𝕟𝕥𝕖𝕟𝕕𝕒𝕞 

.

PEDRO STRECHT

 .




Florescência

Caiu a máscara. Simbolica-mente, eis-nos, de novo, diante da revelação do nosso lado mais verdadeiro, aquele que permite revelar o que intencionalmente se esconde   

Os limoeiros florescem na saudade das mães / bordando devagar o bordado da sua dor. / Libertando, como uma plumagem verde, a / mansidão das noites, / a apaixonada arte do coração”, de Florescência pelo poeta José Agostinho Baptista.

Caíram as máscaras. Nas escolas, os professores vão conhecer as caras dos seus alunos. Estes, a daqueles que os ensinaram ao longo de tanto tempo (esse que é sempre bem mais intenso quando somos novos) presencialmente ou à distância. Sim, o tempo foi sempre de distância. Física, emocional e afetiva. Um lento, longo e doloroso encobrimento da expressão. Não vimos sorrisos e esquecemos como se media o riso. Foi difícil ou quase impossível a melhor perceção do outro e, assim, de si mesmo. Ficou muito por dizer, ou melhor ainda, faltou imenso por ver dizer: que fizemos do valor da palavra dita, da importância da relação que é a base de toda a comunicação?

Foi perto da primeira metade do século XX que o médico e psicanalista René Spitz falou dos “organizadores psíquicos” do bebé, afinal marcos fundamentais da sua evolução. O primeiro, era o sorriso: aquele que o recém-nascido esboça habitualmente até ao final do 1º mês de vida, quando responde aquele que o olha de perto, fixa e interage sorrindo também.

De facto, sabemos hoje melhor do que antes que é desde muito cedo que a criança organiza a sua estrutura emocional com base na leitura subjetiva que o outro faz de si mesmo. A Mãe, o Pai, os adultos que dela cuidam são verdadeiramente o seu primeiro espelho quando, para ela, é percetível a variação de expressões emocionais que acompanham o gesto, o toque e, naturalmente, a palavra.

Existe assim uma disposição afetiva de “sintonia mútua” como afirmava Daniel Stern, uma referência no estudo da primeira infância, que é a base da organização psíquica dos mais novos. Ela não é um mero estado subjetivo que condicione o outro, o objeto ou o mundo. Essa disposição afetiva é, em certa medida, o mundo no sentido da sua leitura e da sua vivência. É o motor do desejo de conhecer, do prazer de existir a essência de se ser…

Perguntam-me vezes sem conta se o uso das máscaras durante dois anos seguidos teve impacto psíquico no desenvolvimento global das crianças e dos adolescentes. Se já existem estudos que o demonstrem, quais as áreas mais afetadas e, quase todos, se preocupam principalmente com a questão da perda de conhecimentos académicos ou escolares. Claro que sim, basta ouvir educadores, professores, mães e pais preocupados. Mas, infelizmente, é possível ir mais atrás, a pontos fundamentais da dimensão humana em que para uns, a emoção será sempre um estorvo que se conseguiu controlar. Para outros, ela é a fonte e a expansão da relação e do próprio conhecimento (próprio e do outro) que durante todo este tempo se perdeu de forma tão vasta. Esse é a mais profunda dificuldade a recuperar rapidamente.

Caiu a máscara. Finalmente. Simbolicamente, eis-nos, de novo, diante da revelação do nosso lado mais verdadeiro, aquele que permite revelar o que intencionalmente se esconde, assumir quem se é ou como se é sem o uso excessivo ou desnecessário de certas defesas pessoais ou sociais. Veremos de novo expressões, traços, rugas na nossa face e na do outro, definiremos melhor quem é e como é quem no seu todo, viveremos de novo em maior proximidade física de que o contacto corpo a corpo é um belo exemplo: um abraço forte, um beijo de olá, outro de adeus, mais um até de compromisso amoroso, ainda que vago, vasto, infantil ou adolescente. Que bom!

De novo, e usando as palavras escritas no mesmo poema “Por amor perdido / atravesso os teus campos santos, deito-me ao / lado de quanto quis. / Consagro os meses em que das tuas sementes / se nomeia o fruto, / os limoeiros floridos”. Demorou muito a voltarmos a esta “estação inclinada, descendo para / o verão”. Mas vai valer a pena e se há coisa em que os mais novos são sempre bons é na sua capacidade adaptativa, na possibilidade de surpreenderem e, em si mesmos e nos outros, constantemente buscarem e revelarem o melhor do mundo.

* Pedopsiquiatra

IN "VISÃO" - 07/05/22.

.



2980.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
FUTEBOL CLUBE DO PORTO
 Campeão Nacional 2021/2022






FONTE:   VSPORTS - Liga Portugal Bwin 


 𝐵𝑈𝑆𝐻𝐼𝑁𝐼𝐸𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑘𝑎𝑡𝑒
𝕊𝕖 𝕤𝕖 𝕒𝕝𝕔𝕒𝕟𝕔̧𝕒 𝕦𝕞𝕒 𝕖𝕤𝕥𝕣𝕖𝕝𝕒, 𝕒𝕡𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕠𝕤 
𝕒𝕟𝕛𝕠𝕤 𝕖𝕤𝕥𝕒̃𝕠 𝕝𝕒́. 𝔼 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠 𝕝𝕠𝕟𝕘𝕖,
  𝕒𝕡𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕦𝕞 𝕕𝕖𝕘𝕣𝕒𝕦 𝕟𝕦𝕞𝕒 𝕖𝕤𝕔𝕒𝕕𝕒 


.

 .

ᴏѕ ຕєηєѕᴛяє́ɪѕ ɗᴏ ᴛєຕᴘᴏ

𝔄 𝔪𝔢𝔪𝔬́𝔯𝔦𝔞 𝔡𝔞 𝔥𝔦𝔰𝔱𝔬́𝔯𝔦𝔞 𝔡𝔞 ℑ𝔤𝔯𝔢𝔧𝔞 𝔒𝔯𝔱𝔬𝔡𝔬𝔵𝔞 𝔈𝔱𝔦́𝔬𝔭𝔢/1




FONTE:  New Atlantis Full Documentaries .

.
LXXXVII-VISITA GUIADA

Bandarra (Profeta, Sapateiro e Poeta)/1

Trancoso - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


 𝐵𝑈𝑆𝐻𝐼𝑁𝐼𝐸𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑘𝑎𝑡𝑒
𝕋𝕠𝕕𝕠𝕤 𝕟𝕠́𝕤 𝕥𝕖𝕞𝕠𝕤 𝕦𝕞 𝕡𝕒𝕣𝕒𝕚́𝕤𝕠 𝕕𝕖𝕟𝕥𝕣𝕠 

.
.
Malena Ernman

Dido's Lament


Henry Purcell - Dido and Æneas

.


 𝐵𝑈𝑆𝐻𝐼𝑁𝐼𝐸𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑘𝑎𝑡𝑒
𝔼 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕒𝕡𝕒𝕚𝕩𝕠𝕟𝕖 𝕡𝕠𝕣 𝕦𝕞𝕒 𝕧𝕒𝕣𝕚𝕟𝕙𝕒 
 𝕞𝕒́𝕘𝕚𝕔𝕒, 𝕟𝕠́𝕤 𝕙𝕦𝕞𝕒𝕟𝕠𝕤 𝕔𝕠𝕟𝕤𝕖𝕘𝕦𝕚𝕞𝕠𝕤  
 𝕥𝕦𝕕𝕠, 𝕟𝕠́𝕤 𝕣𝕖𝕒𝕝𝕚𝕫𝕒𝕞𝕠𝕤 𝕠𝕤 𝕞𝕚𝕝𝕒𝕘𝕣𝕖𝕤 

.
.

33-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
33.2-𝓞́𝓭𝓲𝓸 𝓮 𝓯𝓾𝓷𝓭𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓪𝓵𝓲𝓼𝓶𝓸
𝓘𝓰𝓸𝓻 𝓖𝓲𝓮𝓵𝓸𝔀


*𝒪 𝟷𝟷 𝒹𝑒 𝓈𝑒𝓉𝑒𝓂𝒷𝓇𝑜 𝓇𝑒𝓋𝑒𝓁𝑜𝓊 𝒶𝑜 𝓂𝓊𝓃𝒹𝑜 𝓊𝓂𝒶 𝒹𝒶𝓈 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓅𝓇𝑜𝒻𝓊𝓃𝒹𝒶𝓈 𝓂𝒶𝓃𝒾𝒻𝑒𝓈𝓉𝒶𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝑜́𝒹𝒾𝑜 𝒹𝒶 ℋ𝒾𝓈𝓉𝑜́𝓇𝒾𝒶. 𝒟𝑒𝓈𝒹𝑒 𝑒𝓃𝓉𝒶̃𝑜 𝒶 𝓆𝓊𝑒𝓈𝓉𝒶̃𝑜 𝒹𝑜 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓂𝑜 𝒶𝒻𝓁𝒾𝑔𝑒 𝑒𝓈𝓅𝑒𝒸𝒾𝒶𝓁𝒾𝓈𝓉𝒶𝓈, 𝒻𝑜𝓇𝓂𝒶𝒹𝑜𝓇𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝑜𝓅𝒾𝓃𝒾𝒶̃𝑜 𝑒 𝒸𝒾𝒹𝒶𝒹𝒶̃𝑜𝓈. 𝒪 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓉𝒶 𝒶𝒷𝓇𝑒 𝓂𝒶̃𝑜 𝒹𝒶 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝒶 𝓋𝒾𝒹𝒶 𝑒𝓂 𝓃𝑜𝓂𝑒 𝒹𝒶 𝓂𝑜𝓇𝓉𝑒 𝒹𝑒 𝒾𝓃𝑜𝒸𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈.
𝒬𝓊𝒶𝒾𝓈 𝑜𝓈 𝓂𝑜𝓉𝒾𝓋𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓊𝓂 𝑜́𝒹𝒾𝑜 𝓉𝒶̃𝑜 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓃𝓈𝑜? 𝒬𝓊𝑒𝓂 𝑒́, 𝒶𝒻𝒾𝓃𝒶𝓁, 𝑜 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓉𝒶? 𝒜𝓈 𝓇𝑒𝓈𝓅𝑜𝓈𝓉𝒶𝓈 𝒶 𝑒𝓈𝓈𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓇𝑔𝓊𝓃𝓉𝒶𝓈 𝑒𝓃𝓋𝑜𝓁𝓋𝑒𝓂 𝒸𝒶𝓊𝓈𝒶𝓈 𝓅𝑜𝓁𝒾́𝓉𝒾𝒸𝒶𝓈, 𝑒𝒸𝑜𝓃𝑜́𝓂𝒾𝒸𝒶𝓈, 𝑔𝑒𝑜𝑔𝓇𝒶́𝒻𝒾𝒸𝒶𝓈 𝑒 𝓂𝑜𝓇𝒶𝒾𝓈. 𝒩𝑒𝓈𝓉𝑒 𝒞𝒶𝒻𝑒́ ℱ𝒾𝓁𝑜𝓈𝑜́𝒻𝒾𝒸𝑜, 𝑜 𝒿𝑜𝓇𝓃𝒶𝓁𝒾𝓈𝓉𝒶 ℐ𝑔𝑜𝓇 𝒢𝒾𝑒𝓁𝑜𝓌 𝓈𝑒 𝓅𝓇𝑜𝓅𝑜̃𝑒 𝓃𝒶̃𝑜 𝒶 𝒿𝓊𝓈𝓉𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝓇 𝑜 𝒶𝓉𝑜 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓉𝒶, 𝓂𝒶𝓈 𝒶 𝒸𝑜𝓂𝓅𝓇𝑒𝑒𝓃𝒹𝑒̂-𝓁𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶, 𝓆𝓊𝑒𝓂 𝓈𝒶𝒷𝑒, 𝒸𝑜𝓃𝓈𝑒𝑔𝓊𝒾𝓇 𝑒𝓋𝒾𝓉𝒶́-𝓁𝑜 𝓊𝓂 𝒹𝒾𝒶.

FONTE: Café Filosófico CPFL




 𝐵𝑈𝑆𝐻𝐼𝑁𝐼𝐸𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑘𝑎𝑡𝑒
𝕆 𝕥𝕖𝕞𝕡𝕠 𝕥𝕠𝕕𝕠 𝕖́ 𝕦𝕞𝕒 𝕞𝕦𝕕𝕒𝕟𝕔̧𝕒 
 𝕖 𝕥𝕠𝕕𝕠𝕤 𝕠𝕤 𝕤𝕠𝕟𝕙𝕒𝕕𝕠𝕣𝕖𝕤 𝕒𝕔𝕠𝕣𝕕𝕒𝕞 

.
111-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐺𝑒𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑢𝑙𝑝𝑎


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

A HUMANIDADE EXISTE


 FONTE: Groom House.

 .

O ИOVO ŦUƧƆA Ǝ́ ƆHIИƎ̂Ƨ


 * Título original: Novo Fusca 2023 Vai voltar com 544Cv

 

FONTE: Fernando Jr Cars.

.
.
301-NO GINÁSIO

20-MIN QUEIMA DE GORDURA DA BARRIGA 
FUSÃO TREINO ABS E HIIT
.


* Para quem tem boa capacidade física o exercício é bravo mas não violento, arrisque fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum.  
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil .
.
COGUMELOS SALTEADOS
COM BACON E ERVAS AROMÁTICAS


Receitas do Paraíso
.

 .

JÁ Σ́


* Bem haja AMD por esta "bemdade".

.
3059
Senso d'hoje
MANUEL DE ARAÚJO
PRESIDENTE DO
CONSELHO AUTÁRQUICO
CIDADE DE QUELIMANE
CIDADÃO MOÇAMBICANO
Não se subordina o Estado
aos partidos políticos



* Obrigada JVA por este depoimento tão cáustico, em Portugal há quem subordine o Estado à igreja..
.
ANIMAL TV

BINTURONG OU URSO-GATO


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.
.

32 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳𝐼𝒱- 2 Aຕoɾᥱ⳽


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑁𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑖𝑟𝑎𝑟 𝑜 𝑓𝑜̂𝑙𝑒𝑔𝑜, 𝐽𝑜𝑎̃𝑜, 𝑢𝑚 𝑚𝑜𝑡𝑜𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑎́𝑥𝑖 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎, 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑒, 𝑎𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝐴𝑛𝑎. 𝑇𝑟𝑎𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑜𝑛𝑑𝑒, 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑗𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑙𝘩𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑐𝑡𝑜 𝘩𝑒𝑟𝑜́𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑎𝑝𝑖𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝐴 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑎𝑜𝑠 𝑒𝑞𝑢𝑖́𝑣𝑜𝑐𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑖𝑚𝑎̃𝑜 𝑒 𝐵𝑒𝑡𝑜, 𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑧𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑠.

𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐹𝑒𝑖𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐺𝑜𝑚𝑒𝑠
𝐶𝑙𝑎́𝑢𝑑𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑑𝑖𝑚𝑎
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐻𝑒𝑛𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑀𝑎𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐷𝑖𝑑𝑒𝑙𝑒𝑡

undefined

FONTE: Tiago Santos