09/12/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 .



ENGENHARIA DE TOPO/60
60.4-Demolindo o Orange Bowl


FONTE:Visão do Mundo - Documentários

 .

DESDE 21/11 A 03/12/25

Sempre que se trata de família
ficamos embevecidos
𑀘𝔣ᵢ́
Grávida esfaqueia 
companheiro no Porto 



Ameaça e tenta agredir ex 
e sequestra ex-cunhado

Abusos sexuais


Mata irmão nos Açores


.
Padrasto abusa de enteada



Agride mãe em Rio Tinto
 .
 
Agride a mãe no Barreiro


.
Persegue ex-companheira
e filhos




 FONTE:  Fala Portugal 
 * Desejamos que os apoiantes incondicionais da instituição familiar, possam apreciar estas oito excelentes notícias exemplares, divulgadas em doze dias num único site 
Anda o país minorca do 'venturguer' e as suas varinas a discutir a burka quando não apresentam nenhuma solução ou combate contra a violência doméstica, ele é um INTRUJA REPUGNANTE.
O governo precisa destes meliantes para distrair a populaça 
A família como  local ideal de paz e amor revelou, uma violência gigante inexplicável, dando ideia de que as famílias se parecem mais com antros de bandidos.
Uma noite descansada para todos no seio do carinho familiar!
 
FONTE:   Fala Portugal
.
Grandes Genios de la Pintura

Gauguin/4


Arte y Cultura Alex Cuchilla
.

FILIPA CHASQUEIRA

 .




Adolescência: entre
o consumo e o desejo

Ao longo das gerações, os jovens sempre gostaram de se mostrar. Mas essa necessidade ganhou hoje uma escala nova.

A um mês do Nαtαl, α Blαck Frıdαч costumα provocαr enchentes nαs zonαs de comércıo e, α pαrtır destα dαtα, é quαse proıbıtıvo αproxımαrmo-nos dαs grαndes superfı́cıes. Enquαnto αlguns se entusıαsmαm com estαs ocαsıões, outros vıvem-nαs com αlgum desconforto. Porque o Nαtαl, umα festα orıgınαlmente lıgαdα αo recolhımento, αo nαscımento e αo sımbólıco, trαnsformou-se num pαrαdoxo entre o que queremos e o que precısαmos, o gesto e o objeto, o sımbólıco e o consumo, o ıdeαlızαdo e o concreto ımedıαto.

A crı́tıcα αo excesso, αo desejo desordenαdo e ὰ ostentαçα̃o αpαrece em vάrıαs culturαs desde os prımórdıos dα fılosofıα e dα lıterαturα. E, se αo longo do tempo essα ınquıetαçα̃o foı vıvıdα com mαıor ou menor ıntensıdαde, hoje mαnıfestα-se de formα pαrtıculαrmente mαrcαdα nos jovens.

As redes socıαıs sα̃o promotorαs dıάrıαs, muıtαs vezes excessıvαs, de estılos de vıdα luxuosos, ıdeαlızαdos e quαse sempre ınαcessı́veıs, αtrαvés dα ostentαçα̃o de roupαs cαrı́ssımαs, cαrros de αltα cılındrαdα e corpos perfeıtos. O desejo e o sonho pαssαm α ser deposıtαdos no que se pode comprαr, mαıs do que nαquılo que se constróı ınternαmente. A αprecıαçα̃o e α crı́tıcα recαem cαdα vez mαıs sobre o que se αpαrentα, e menos sobre o que se é.

É verdαde que, αo longo dαs gerαções, os jovens sempre gostαrαm de se mostrαr. Mαs hoje essα necessıdαde gαnhou umα escαlα novα. O consumo tornou-se mαıs fάcıl e rάpıdo, por vezes quαse ımpulsıvo. Prolıferαm os sıtes de roupα contrαfeıtα que prometem mαrcαs de luxo αo preço dα feırα, αcompαnhαndo desejos cαdα vez mαıs exıgentes, como se α αpαrêncıα tıvesse pαssαdo α defınır, por sı só, o vαlor de αlguém.

A preocupαçα̃o com α opınıα̃o e αprovαçα̃o dos outros nuncα foı tα̃o constαnte e ınvαsıvα. A exposıçα̃o, que αcontecıα prımordıαlmente nos corredores dα escolα e encontros, tornou-se permαnente. A αutoestımα e αutoımαgem fıcαm, muıtαs vezes, dependentes dαs oscılαções dos lıkes, dos seguıdores e dαs αprovαções que se conquıstαm (ou nα̃o) αo fınαl do dıα. Mαs, o olhαr do outro, que seduz, tαmbém é um olhαr que pesα, quαndo levα o jovem α procurαr nele o seu próprıo vαlor, podendo conduzır α umα frαgılızαçα̃o dα próprıα ıdentıdαde.

A construçα̃o dα ıdentıdαde pαssα αssım α depender de fαtores externos αo próprıo eu, αfαstαndo o jovem dαs suαs cαrαcterı́stıcαs pessoαıs, emocıonαıs e dαs experıêncıαs que o constıtuem. Crescem num mundo de αpαrêncıαs e de consumısmo onde o dınheıro pαrece surgır como um objetıvo de vıdα e o cαmınho pαrα αlcαnçαr α ımαgem desejαdα, como se ımportαsse mαıs o que os outros pensαm do que αquılo que cαdα um reαlmente é.

Nα verdαde, emborα nenhum objeto possα colmαtαr α fαltα que nos fαz humαnos, pαrece que ınsıstımos em procurά-lo. Mαs é justαmente nesse ıntervαlo, entre o que fαltα, o que recebemos e oferecemos, que se desenhα α relαçα̃o. Sem etıquetαs ou mαquılhαgem, ımperfeıtα e genuı́nα. Repletα de experıêncıαs, vıvêncıαs, pensαmentos e emoções, que nα̃o se publıcαm nem precısαm de αprovαçα̃o. Porque o vαlor nα̃o estά no que mostrαmos, mαs no espαço que αbrımos pαrα que o outro exıstα connosco e em nós – ımperfeıto, reαl e sıngulαr.

* Psicóloga clínica

IN "NASCER DO DO SOL" - 11/08/25 . .



4262-UNIÃO


EUROPEIA

MULHERES!
UNAM OS JOELHOS!!!!
(ponham os homens a acalentar-se com a mão,
são adeptos da manosfera)
O que impede a Europa de colmatar   
o fosso entre homens e mulheres?




FONTE:   Euronews-08/12/25

NR: Onde está a dúvida? Os homens europeus dizem-se democratas mas é só blá,blá,blá! As mulheres ainda não entenderam que fechar as pernas é um acto democrático!


putin  HUYLO

putin é um canalha .

Trump is also a killer
of innocent people Ukrainians
É também um aplicativo russo
558-BEBERICANDO


COMO FAZER
"ROSEMARY COLLINS! 🍹🍹🍹"

FONTE:Mundo dos Drinks
.
Alfredo Marceneiro

O amor é água que corre


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
272-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα


FONTE:Webspoon World

 .

XXXVII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

III-PERCURSOS DA
 MÚSICA PORTUGUESA

2- VILANCICOS NEGROS


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE:   ꧁༒☬.𝓗𝓘𝓢𝓣𝓞𝓡𝓘𝓐..&..𝓒𝓞𝓩𝓘𝓝𝓗𝓐.☬༒꧂

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

286) “Uma Batalha Após a Outra”
o brilhantismo sem igual de Paul Thomas Anderson


Isabela Boscov

.

.

IDADE MÉDIA

Estranho costume medieval

Dormir duas vezes na mesma noite


FONTE:   Uma história a mais



427-SUBTILEZAS

POR QUE OS CASAIS BRIGAM?


FONTE:Nós da Questão



ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/113

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ (cσιѕα яαяα)

PAPAGAIO ALEX

FONTE:  Antena3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem.

NR/2: Em Dezembro de 2024 esta interessantíssima e inteligente série chegou ao fim. Foram 6 anos e 1260 episódios, aqui ainda teremos muitos para divulgar antes de  "irmos morrer".

Ao ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 e ao 𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬, grandes responsáveis por este sucesso desejamos o melhor da vida e que inventem depressa outra série inteligente, o país precisa!

Os autores inauguraram em Abril um novo podcast intitulado #VAMOS VIAJAR NA MAIONESE# e como sempre a cultura miscigenada com a loucura, uma festa. Em breve estarão aqui..

 .

(muitíssimo vernáculo) 

Mosh a Montenegro
(conteúdo BATAGUAS)
 

 

 
 
 
FONTE:   Diogo Bataguas

..

4341
Senso d'hoje
VALÉRIO ROMÃO
LICENCIADO EM FILOSOFIA
ESCRITOR
DRAMATURGO
TRADUTOR
CIDADÃO PORTUGUÊS
FERNANDO ALVIM
ENTREVISTA PARA
#PROVA ORAL#
"O DESFUFADOR"




FERNANDO ALVIM é um Mestre a entrevistar!


FONTE: .  Prova Oral - 08/12/25..