.
Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
08/11/2025
RODRIGO SILVA
.
Ouve-se muito que a esquerda tem de aprender com a organização, comunicação e propostas da campanha de Mamdani. São questões muito válidas, sobre as quais toda a esquerda deve refletir.
Porém, o resto do mundo deve refletir sobre um outro ponto, muito mais interessante.
Ocorreu, diante dos nossos olhos, uma união que era anunciada como impossível uma união entre parte do Partido Democrata e o Partido Conservador. Vimos como Donald Trump atropelou o seu candidato trumpista, Curtis Sliwa, para apoiar um histórico liberal do partido da oposição que concorria como independente, denegrindo completamente um apoiante fervoroso.
Mas porquê? O que poderia levar liberais e republicanos a unir forças? Pouca coisa. Basta um candidato com força e carisma dizer à boca cheia: “eu sou socialista”, “ eu quero transportes públicos gratuitos”, “eu sou emigrante”, “Palestina livre”. Estas palavras, que causam pesadelos tanto a liberais como a conservadores, fizeram com que se unissem a milionários, com Elon Musk, para criarem o maior valor que alguma vez foi gasto numa campanha para Mayor de Nova Iorque, tendo Andrew Cuomo e amigos gasto mais de 50 milhões de dólares em campanhas racistas e de desinformação contra Mamdani.
Basta haver um projeto de real transformação do mundo, neste caso específico em Nova Iorque, para que liberais e conservadores ponham as suas pequenas diferenças à parte e se unam para o destruir. Desta vez não conseguiram.
Qualquer pessoa de esquerda dirá que isto não é novidade. Já aconteceu anteriormente, não foi a primeira nem será a última união. E estão corretos, basta olhar, com olhos de ver, para a história da esquerda a nível mundial. Por isso é que este texto é para pessoas que não se associam com valores de esquerda, que estão convencidas que entre liberais e conservadores existe um mundo que os separa. Nada mais longe da verdade.
* Dirigente do SINTAV e da Interjovem Lisboa. Membro da Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIA+ de Bragança.
IN "ESQUERDA"-07/11/25 .
lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

