28/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
266-ARTE ARRISCADA
CUATRO REGRESIONES

Interpretação:
Ensamble Tropi 
Compañía de Danza de la UNA
Música:
Facundo Negri  
Coreografia:
Roxana Grinstein




FONTE:  Ensamble Tropi
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/42

42.2-Ponte-Chinesa


FONTE:DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas
.

 

XXXIII - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
5-As Ilusionistas


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE:    Arthur Monteiro


NR: Infelizmente a qualidade de imagem do último episódio desta interessante série é má. Não encontrámos conversores para apresentar melhor e só decidimos editar pela importância do conteúdo histórico revelado pela voz off.
As nossas desculpa por culpa a que somos alheios..
.
Viagem ao Centro da Terra/2


Super Vídeos BR
.

CÁTIA DOMINGUES

 .


.

SE NÃO SABE PORQUE NÃO LÊ?






Que cabazada

Portugal vai ter o Papa em Sacavém, Portugal tem a WebSummit, Portugal tem o maior desfile de pais natais do Mundo, Portugal tem o Jeff Bezos a passar cá a Páscoa, Portugal tem aquele ator bem giro das "50 sombras de Grey" a comprar casa na Aldeia do Meco, Portugal tem quase dois milhões de pessoas a viver na pobreza. Ficou um bocado esquisito o ambiente agora, não foi? Mas temos de ver o lado positivo: este número só não é mais trágico graças aos apoios sociais que aliviam estas estatísticas. E são várias as estratégias criadas para combater a situação dramática de quem pouco tem para uma vida condigna, nomeadamente o programa POAPMC - caso quem esteja a ler não saiba o que isto quer dizer, muitos parabéns, não é extremamente pobre.

A funcionar desde 2015 e financiado pelo Fundo de Auxílio Europeu, o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas disponibiliza mensalmente um cabaz de produtos alimentares às pessoas mais necessitadas deste país. E parece que, pelo menos desde o início do ano, o cabaz deixou de ser uma cesta para ser daquelas compras que até se levam na mão, para não se gastar no saco. 

Da lista de 21 produtos de primeira necessidade, em fevereiro só oito foram distribuídos. Oito! É ótimo para quem teve de se mudar para espaços muito pequenos para reduzir custos, porque assim é fácil arrumar tudo. 

Neste mês, faltou leite, queijo, arroz, cereais de pequeno-almoço, tostas, bolachas Maria, frango congelado, pescada congelada, sardinhas em conserva, mistura de vegetais ultracongelada para preparação de sopa, brócolos, espinafres, feijão-verde, cenoura, alho-francês, creme vegetal e marmelada. 

O Governo já veio atribuir um cheque de 30€ para colmatar estas faltas mas, fazendo as contas por alto, com os preços que andam a ser praticados, 30€ não dá para as hortaliças. Mas o que é que veio no cabaz, afinal? Veio massa, feijão, grão-de-bico e ervilhas enlatados, atum e cavala em conserva, tomate enlatado e azeite. Bem bom.

 "Ai, mas como é que se fazem refeições minimamente nutritivas como um pequeno-almoço para uma família com dois filhos? Muito simples. Para o pequeno-almoço é escorrer a água do grão enlatado para uma tigela e juntar-lhe a massa ainda crua. Uma pessoa fecha os olhos e, pelo barulho, faz de conta que está a tomar leite com cornflakes. Costuma dizer-se que é preciso imaginação para cozinhar e, neste caso, não só para cozinhar como para comer. Por acaso, eu gostava era de ver estes desafios no Masterchef. Isto é que é difícil, não é caixas-surpresa com um tamboril, duas laranjas e um pano do pó. Isso também eu.

Em janeiro já tinham sido 12 produtos de 21, portanto, é possível que, a continuar assim, cheguemos a junho com dois. Pode ser dramático, sim, mas também pode ser uma boa oportunidade para chegar magrinho ao verão. Se os beneficiários fossem influencers, era capaz de ser o unboxing mais curto da história. "Olá, malta! Vamos então abrir o cabaz social. Ora, massa, atum... fim. Obrigada, até para o mês que vem!".

Eu fui ao site do programa para o conhecer melhor e correu logo mal. Assim que cliquei no botão "quem pode receber apoio?", sou direcionada para um ecrã com a indicação "conteúdo brevemente disponível". É o site e são os cabazes. Não há conteúdos. No site também há outras coisas de muito mau gosto, como a área de receitas que apresenta umas deliciosas "almôndegas de pescada com grão de bico" a pessoas que este mês só podem fazer metade do prato. Depois, outra coisa que me intrigou foi ter percebido que afinal há três tipos de cabazes. Para além do cabaz do continente, há um para a Madeira e outro para os Açores que, para além de só terem uma lista de 17 alimentos, contrastando com os 21 do continente, não têm uma única referência a peixe congelado. Deve ser porque, como nas ilhas estão rodeados de mar, o Governo considera que podem muito bem pegar numa linha e numa cana e ir pescar.

Há forças políticas que acusam estas pessoas de estarem sempre a mamar na teta do Estado, mas afinal nem a leite têm direito.

* Humorista, cronista

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 26/02/23.

.



3274.UNIÃO


EUROPEIA


CONTRA putin
Após dez pacotes de sanções, como 
  fica o comércio entre UE e Rússia?



FONTE:   euronews - 27/02/23

* O povo ucraniano está a servir de cobaia aos capitalismos europeu e russo. As armas recebidas são uma espécie de fisgas contra o poderio militar soviético. No ocidente o que importa é o negócio da indústria militar e tudo o resto são gestos e palavras para disfarçar o verdadeiro motivo que alimenta a guerra, o dinheiro. Não fosse a coragem do povo ucraniano o negócio até podia correr melhor.

putin  HUYLO

putin é um canalha.


424-BEBERICANDO

COMO FAZER
"ACEROLA SUNRISE"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXVI-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

2-TECLA TÓNICA
Sobre a alqímia da electrónica
na música em Portugal


(ATÉ À PRÓXIMA TERÇA)

A música electrónica tem o dobro da idade do Rock’n’Roll, e em Portugal, antes da sua emancipação comercial, vários foram os intervenientes que pintavam a contemporaneidade tentando estender o seu léxico musical com a modernização existente. “Tecla Tónica” explora a alquimia da electrónica na música em Portugal e dos seus reprodutores, desenhando a própria génese de uma maquina como o sintetizador. Documentando a cronologia da evolução tecnológica do género, presente desde as primeiras peças de electroacústica da década de 60 até ao panorama actual, este documentário viaja pela pop electrónica da década de 80, pela emersão do sampling, culminando na liberdade da pista de dança. Realizado e produzido por Eduardo Morais (“Meio Metro de Pedra”/ “Música em Pó” / “Uivo”), este documentário surge de uma sinergia entre o próprio e a Jameson Irish Whiskey, levada a cabo durante o ano de 2015, sobre este género tão fresco como quando por cá surgiu.


FONTE:   Eduardo Morais.
.
MARO
Ouvi dizer


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
132-tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/31


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

3̷0̷ A̷N̷O̷S̷, 3̷0̷ H̷I̷S̷T̷Ó̷R̷I̷A̷S̷

17- Aѕ cαѕαѕ єѕтα̃σ cα∂α νєz мαιѕ ρєятσ ∂σ мαя



* Que país éramos há 30 anos? E que país construímos desde então? Conheça as 30 histórias que foram notícia no primeiro ano de emissão da SIC e o que aconteceu aos seus protagonistas nas três décadas seguintes. Uma viagem no tempo com os dados da PORDATA. 

No décimo sétimo episódio desta série «30 anos, 30 histórias» a SIC esteve nos bairros de Cedovém e das Pedrinhas, na Apúlia, em 1993. Trinta anos depois, voltou para verificar o cordão dunar e encontrou as casas cada vez mais perto do mar.

FONTE:  ffmspt.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       164) TITANIC Ainda É Uma Anomalia


FONTE:  EntrePlanos
.

 .

IDADE MÉDIA

GUIA DO VIAJANTE NO TEMPO

COMO SOBREVIVER E PROSPERAR



 FONTE:   Uma história a mais.

 .

 λLGUΓΣS ΣM λ́FΓICλ

ɲumɑ ɛx-ƈɔlɔ́ɲɩɑ ƥɔɽʈuɠuɛsɑ


 

* Nada mau JCS, aqui em Portugal são bastas as vezes que disparam contra os agentes ou tentam atropelá-los em operações de fiscalização, é uma questão de cultura..

.

3353
Senso d'hoje
ADALBERTO
COSTA JÚNIOR
LÍDER DA UNITA
CIDADÃO ANGOLANO
ENTREVISTAM
JOSÉ CARLOS  
DUARTE
DULCE NETO
JORNALISTAS
NO OBSERVADOR
Há “excesso de hipocrisia” da política
portuguesa em relação a Angola





FONTE:  Observador- 27/02/23.
.
A Chegada


.
.

BOM DIA

.

27/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.



293-SUBTILEZAS

A PSICOLOGIA EM SANDMAN


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ᚣᚢᚣ ꓦᛁᚧᛜꓦᛁᛈ

vเ๏lค̃๏ ςlค́รรเς๏

ƇԼƛƧƧƖƇƛԼ ƓƲƖƬƛƦ ƇƠƝƇЄƦƬ/2

SICCAS GUITAR

Baden-Baden

Lambrecht classical guitar events

ALEMANHA




Grande Ouverture Op. 61 by Mauro Giuliani Sonata in A major K 322 by Domenico Scarlatti Sonata in E major K 380 by Domenico Scarlatti

FONTE: SiccasGuitars.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/422
Como Escrever Números por Extenso 
 de 0 até 1000?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos



FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio..


LXVII- MEGA MÁQUINAS
I-Máquinas Mortais
4-Máquinas Antigas

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Canal Só História


DIOGO FARO

 .



Faltou o mandamento
"não molestarás"

Um caso de abuso sexual de menores é sempre um caso a mais. Os números abissais que se vão sabendo por todo o mundo são de uma monstruosidade tal, que fazem da Igreja uma máquina de molestar crianças. Há quem diga que não se pode considerar a Igreja como sendo uma instituição criminosa. Mas se além dos milhares de crimes horríveis praticados, há todo um sistema de ocultação e proteção montado, isso faz dela o quê?

Talvez por ter achado que era demasiado óbvio, Deus não incluiu o mandamento: “não molestarás”. E provavelmente nem lhe passaria pela cabeça que além de o incluir, e embora fosse dirigido a toda a gente, este devesse ter especial ênfase junto dos padres. Agora, se teria evitado os milhares de crimes de abuso sexual de menores por parte dos padres? Com certeza que não, mas ao menos estava lá escrito nas pedras junto com as outras coisas que muitas vezes também não cumprem.

Um caso de abuso sexual de menores é sempre um caso a mais. Os números abissais que se vão sabendo por todo o mundo são de uma monstruosidade tal, que fazem da Igreja uma máquina de molestar crianças. Há quem diga que não se pode considerar a Igreja, como um todo, como sendo uma instituição criminosa. Mas se além dos milhares de crimes horríveis praticados, há todo um sistema de ocultação e proteção montado, isso faz dela o quê?

Ao longo dos séculos isto tem sido um fartote. Desde as cruzadas à inquisição, passando por toda uma ideologia patriarcal que remete as mulheres para um plano inferior, ou pela oposição aos direitos LGBTQIA+, à educação sexual e até ao uso de preservativo, o que não falta são exemplos do que de bom a Igreja tem feito ao mundo. Que por cima disto tudo ainda seja premiada, é provavelmente o seu maior milagre.

Reparem, em fevereiro fica-se a saber que já houve, no mínimo dos mínimos, 5000 vítimas de abuso sexual às mãos da Igreja em Portugal. Seis meses depois, também em Portugal, celebra-se esta mesma instituição num evento megalómano com mais de 80 milhões de euros públicos. Eu sei que pode parecer que estou a dar aqui um salto grande, mas isto, no fundo, não é o dinheiro dos nossos impostos a subsidiar uma instituição cheia de abusadores de menores? Assim de repente, via uma data de coisas mais importantes nas quais investir o dinheiro de todos, como por exemplo no SNS ou nos salários dos professores (ideia muito disruptiva, eu sei).

E portanto, isto deixa-me a pensar. Que país é este que, depois de saber desta tragédia humana perpetrada pela Igreja, ainda a vai celebrar com toda a pompa e circunstância? O que sentem as vítimas da Igreja quando veem a batelada de dinheiro público que sustentará as Jornadas Mundiais da Juventude? Que mensagem é que o Estado lhes está a passar? De apoio não é de certeza.

Se houvesse um pouco de decência este evento não aconteceria em Portugal. No mínimo dos absolutos mínimos, aconteceria mas sem um único cêntimo público.

* Comediante, viajante tanto quanto pode e um razoável apreciador da vida boémia


IN "SETENTA E QUATRO" - 15/02/23 .

NR: Verificamos satisfeitos que já não somos os únicos a afirmar que a igreja católica é uma organização criminosa.

 .

 

3273.UNIÃO

EUROPEIA


ALEMANHA
BERLINALE
Ouro a documentário francês
e prata a filme português



FONTE:   Euronews  

NR: A arte precisa de ser muito premiada, é uma forma elevada de contra poder.
 

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

XI - Curiosidades Arqueológicas

Descobertas Espantosas

>
zormark
.

 .

25. Viagens Maravilhosas
de Comboio
25.1- UZBEQUISTÃO
A ROTA DA SEDA
DE TOSHKENT ATÉ AO MAR DE ARAL 


 
 
 
 FONTE: DW Documentales.
.
Marco Rodrigues
Amar Para Sofrer


.
.

Portugal bem português

XVII - A PIDE antes da PIDE
7- Os Caça-Comunistas/6

 
(CONTINUA NA PRÓXIMA SEGUNDA)


* Novembro de 1933 é um mês decisivo para o Estado Novo e para a nova polícia politica - a PVDE. Salazar conseguira fazer aprovar em plebiscito a Constituição do Estado Novo. Enquanto a propaganda do novo regime, liderada por António Ferro, faz inaugurações pomposas, a PVDE prende em massa a oposição reviralhista. Restam, como oposição, os anarco-sindicalistas e os comunistas que se juntam pela primeira vez numa frente comum. José de Sousa, líder da CIS confederação sindical comunista e Mário Castelhano líder da CGT anarquista serão os grandes dinamizadores da luta contra a nacionalização dos sindicatos. Prepara-se a batalha de 18 de janeiro de 1934, uma greve revolucionária para derrubar à força o governo de Salazar. A última batalha para impedir a consolidação do regime salazarista é a luta em defesa dos sindicatos livres. Este episódio da série documental A Pide Antes da Pide investiga ainda como procurou o PCP lutar contra a ditadura militar e como descobriram os agentes da polícia politica a instalação do aparelho clandestino comunista. Numa edição de 1947 do jornal clandestino O AVANTE surge pela primeira vez a cara de um agente da PIDE. A inédita foto de Fernando Gouveia, na capa do jornal clandestino Avante serve para alertar os funcionários do PCP. Este era o agente que mais deveriam temer. Desde os anos 30 que os comunistas tiveram desde sempre no seu encalço um inspetor de aspeto franzino e um chefe de brigada, ex-padeiro, de Trás-os-Montes. Fernando Gouveia e José Gonçalves formaram uma dupla que ficou conhecida como os caça-comunistas. Porque eram estes agentes tão temidos pelos comunistas?
 

 FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.

 .

Cɑɾƞeνɑle ɗi Veƞeziɑ 2023



FONTE:   Renzo Manganotti.

.
Usinas Geotérmicas/2


Wikieletrica Serviços
.
.

MUNDIAL DE KARATE 
CAROLINA LOPES
VICE CAMPEÃ DO MUNDO
Sporting Clube da Vista Alegre
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/131



FONTE:  Camões TV

 .

TIROU O FUTEBOL DA IDADE MÉDIA

5-O ᖇᙓI ᑭᙓᒪᙓ́ 1962


(CONTINUA TODAS AS MEIAS HORAS 
ATE ÀS 23H30)


FONTE:   Leonardo Guerreiro

NR: Exactamente no dia a seguir à partida de PELÉ, editámos todo este filme no mesmo dia, recebemos alguns pedidos duns visitadores mais preguiçosos para reeditar o filme agora semanalmente, argumentando que o REI merece, sabemos que somos simpáticos...

 .

 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗥𝗔 𝗢 𝗢́𝗗𝗜𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗡𝗢𝗦 𝗜𝗡𝗙𝗘𝗥𝗡𝗜𝗭𝗔

 ᚣᛖᛜᚱ ᚧᛊ ᚣᛖᛁᛩᛜ


 * Bem haja ALEX CARIOCA, és um bom exemplo!.

3352
Senso d'hoje
ARNAUT MOREIRA 
JOÃO VIEIRA BORGES 
MAJORES-GENERAL 
EXÉRCITO PORTUGUÊS
COMENTADORES DE POLÍTICA
DE ACTOS DE GUERRA
Programa "Domínio de Guerra"
UM ANO DE GUERRA



* Entrevista moderada por MARIA JOÃO SIMÕES


FONTE:  Observador.
.
KAKAPO


.
.

BOM DIA

.

26/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.



.
167-FUTURANDO
Aviação sem emissões/3


FONTE:DW Brasil

 .

Cɑbo Veɾde
MULHERES de VALOR
"Miss Plus Size" combate preconceitos
na cidade da Praia

Quem é a rainha da velocidade
em Cabo Verde?



FONTE: DW Português para África.