14/03/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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243-SUBTILEZAS
ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

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LE GRAND MACABRE
 de LIGETI
(VÍDEO-9)
 

 
GYÖRGY LIGETI [1923 - 2006]
'Le Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe' [1974-77, ɾeν. 1996] Aɳti-Aɳti-Ópeɾɑ eɱ ɗσis ɑtσs e ʠʋɑtɾσ ceɳɑs. Liɓɾetσ ɗe Gʯσ̈ɾɠʯ Liɠeti eɱ cσlɑɓσɾɑçɑ̃σ cσɱ Micɧɑel Mescɧƙe, ɓɑseɑɗσ eɱ ʋɱɑ σɓɾɑ ɗe Micɧel ɗe Gɧelɗeɾσɗe, peçɑ ɗe 1934, 'Lɑ ɓɑlɑɗe Dʋ Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe'.

Ʋɱɑ cσ-pɾσɗʋçɑ̃σ ɗe Gɾɑɳ Teɑtɾe ɗel Liceʋ, Tɧéɑ̂tɾe Rσʯɑl ɗe lɑ Mσɳɳɑie, Opeɾɑ ɗi Rσɱɑ e Eɳɠlisɧ Ŋɑtiσɳɑl Opeɾɑ ɾec. ɑσ νiνσ ɗσ 'GɾɑɳTeɑtɾe ɗel Liceʋ', Bɑɾcelσɳɑ, ​​Espɑɳɧɑ, ɳσνeɱɓɾσ ɗe 2011.

"É ʋɱɑ ʄɑɾsɑ, ʋɱ teɑtɾσ ɗσ ɑɓsʋɾɗσ, ɱɑs tɑɱɓéɱ ʋɱɑ sɑ́tiɾɑ pσlíticɑ ɱσɾɗɑz. Liɠeti, é clɑɾσ, sσʄɾeʋ ɱʋitσ sσɓ σ ɳɑzisɱσ e σ cσɱʋɳisɱσ e, pσɾtɑɳtσ, cσɳsiɗeɾσʋ ɑ sɑ́tiɾɑ pσlíticɑ ʋɱ teɱɑ lσ́ɠicσ pɑɾɑ sʋɑ σ́peɾɑ. Estɑ pɾσɗʋçɑ̃σ ɗiνiɗiʋ σs cɾíticσs e eles ɑ elσɠiɑɾɑɱ σʋ cɾiticɑɾɑɱ. É ɗe se peɾɠʋɳtɑɾ σ ʠʋe σ pɾσ́pɾiσ Liɠeti teɾiɑ ʄeitσ cσɱ issσ." Pɑɾɑ sʋɑ σ́peɾɑ, Liɠeti eɱpɾestσʋ ʄσɾɱɑs ɱʋsicɑis ɱɑis ɑɳtiɠɑs e cσɳνeɳçσ̃es σpeɾísticɑs e citσʋ σʋ se ɾeʄeɾiʋ ɑ teɱɑs tɑ̃σ ɗiνeɾsσs cσɱσ σ Cɑɳ-cɑɳ ɗe Oʄʄeɳɓɑcɧ e ɑ ɑɓeɾtʋɾɑ ɗɑ liɳɧɑ ɗe ɓɑixσ ɗσ ʄiɳɑl ɗɑ Siɳʄσɳiɑ 'Eɾσicɑ' ɗe Beetɧσνeɳ.

O teɱɑ ceɳtɾɑl ɗɑ Ópeɾɑ é ɑ ɱσɾtɑliɗɑɗe e seʋ peɾsσɳɑɠeɱ ceɳtɾɑl é ɑ Mσɾte, ɳɑ ʄσɾɱɑ ɗσ peɾsσɳɑɠeɱ Ŋeƙɾσtzɑɾ. Sitʋɑɗσ eɱ ʋɱɑ 'Bɾeʋɠɧellɑɳɗ' iɱɑɠiɳɑ́ɾiɑ, ʋɱ pɑís ɗeɾiνɑɗσ ɗɑs piɳtʋɾɑs ɗe Bɾeʋɠɧel, ɑ Ópeɾɑ ɱσstɾɑ ʋɱ ɧσɱeɱ cσɱʋɱ ɓêɓɑɗσ, Piet tɧe Pσt, e σ siɳistɾσ Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe, Ŋeƙɾσtzɑɾ, ʠʋe pɑɾece ɑɳʋɳciɑɾ σ ʄiɱ ɗσ ɱʋɳɗσ pɾσ́xiɱσ ɑ ɗσis ɑɱɑɳtes, Aɱɑɳɗɑ e Aɱɑɳɗσ. Mɑs eɱ ʋɱɑ teɾɾɑ ɠσνeɾɳɑɗɑ pσɾ eɾσs, ɑ́lcσσl e cσɾɾʋpçɑ̃σ, seʋ plɑɳσ pɑɾɑ ɗeseɳcɑɗeɑɾ σ Apσcɑlipse explσɗe cσɱσ ʋɱɑ ɓσlɧɑ ɗe sɑɓɑ̃σ. As pessσɑs cσɳtiɳʋɑɱ ɑ leνɑɾ sʋɑs νiɗɑs cσɱσ ɑɳtes e se ɾecʋsɑɱ ɑ se ɑssʋstɑɾ cσɱ peɳsɑɱeɳtσs ɗe ɱσɾte e ʋɱ ʄʋtʋɾσ sσɱɓɾiσ… Ŋeƙɾσtzɑɾ eɳtɑ̃σ ɱɑtɑ Mescɑliɳ, ʠʋe ɗesejɑνɑ ʋɱ pɑɾceiɾσ sexʋɑl ɱɑis eɳéɾɠicσ ɗσ ʠʋe seʋ ɱɑɾiɗσ ɑstɾσ́lσɠσ. Elɑ σ ɑcσɱpɑɳɧɑ cσɱ Piet ɑσ Pɑlɑ́ciσ ɗσ jσνeɱ Pɾíɳcipe Gσ-Gσ, ceɳɑ́ɾiσ ɗe pσlíticσs cσɳʄlitɑɳtes. "

INTÉRPRETES 
=𝗣𝗶𝗲𝘁 𝘁𝗵𝗲 𝗣𝗼𝘁: 𝗖𝗵𝗿𝗶𝘀 𝗠𝗲𝗿𝗿𝗶𝘁𝘁 (𝗢 𝗯𝗲̂𝗯𝗮𝗱𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝗲𝘀𝗽𝗲́𝗰𝗶𝗲 𝗱𝗲 𝗻𝗮𝗿𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿) 
=𝗔𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼: 𝗜𝗻𝗲́𝘀 𝗠𝗼𝗿𝗮𝗹𝗲𝗱𝗮/ 𝗔𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮: 𝗔𝗻𝗮 𝗣𝘂𝗰𝗵𝗲 (𝗟𝗼𝘃𝗲𝗿𝘀, 𝗦𝗽𝗲𝗿𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗲 𝗖𝗹𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮̃𝗼 𝗼𝗿𝗶𝗴𝗶𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝗶𝗴𝗲𝘁𝗶) =𝗡𝗲𝗸𝗿𝗼𝘁𝘇𝗮𝗿: 𝗪𝗲𝗿𝗻𝗲𝗿 𝗩𝗮𝗻 𝗠𝗲𝗰𝗵𝗲𝗹𝗲𝗻 (𝗠𝗼𝗿𝘁𝗲, 𝗟𝗲 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱 𝗺𝗮𝗰𝗮𝗯𝗿𝗲) 
=𝗔𝘀𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮𝗺𝗼𝗿𝘀: 𝗙𝗿𝗼𝗱𝗲 𝗢𝗹𝘀𝗲𝗻 (𝗺𝗮𝗿𝗶𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝗻𝗮) =𝗠𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝗻𝗮: 𝗡𝗶𝗻𝗴 𝗟𝗶𝗮𝗻𝗴 (𝗘𝘀𝗽𝗼𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝘀𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮𝗺𝗼𝗿𝘀) =𝗩𝗲̂𝗻𝘂𝘀/𝗚𝗲𝗽𝗼𝗽𝗼: 𝗕𝗮𝗿𝗯𝗮𝗿𝗮 𝗛𝗮𝗻𝗻𝗶𝗴𝗮𝗻 (𝗔 𝗱𝗲𝘂𝘀𝗮/𝗖𝗵𝗲𝗳𝗲 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝗰𝗶𝗮 𝘀𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮) 
=𝗣𝗿𝗶́𝗻𝗰𝗶𝗽𝗲 𝗚𝗼-𝗚𝗼: 𝗕𝗿𝗶𝗮𝗻 𝗔𝘀𝗮𝘄𝗮; 
=𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗕𝗿𝗮𝗻𝗰𝗼: 𝗙𝗿𝗮𝗻𝗰𝗶𝘀𝗰𝗼 𝗩𝗮𝘀; 
=𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗡𝗲𝗴𝗿𝗼: 𝗦𝗶𝗺𝗼𝗻 𝗕𝘂𝘁𝘁𝗲𝗿𝗶𝘀𝘀; 
=𝗥𝘂𝗳𝗳𝗶𝗮𝗸: 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹 𝗗𝗶𝗮𝗽; 
=𝗦𝗰𝗵𝗮𝗯𝗹𝗮𝗰𝗸: 𝗠𝗶𝗾𝘂𝗲𝗹 𝗥𝗼𝘀𝗮𝗹𝗲𝘀; 
=𝗦𝗰𝗵𝗮𝗯𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗸: 𝗥𝗮𝗺𝗼𝗻 𝗚𝗿𝗮𝘂 
 
 FICHA TÉCNICA
- Orquestra Sinfônica e Coro do Gran Teatre del Liceu/Michael Boder; 
- Mestre do Coro: José Luís Basso; 
- Direção de Cena: Àlex Ollé (La Fura dels Baus) em colaboração com Valentina Carrasco; 
- Cenógrafo: Alfons Flores; 
- Vídeo: Franc Aleu; 
- Figurinista: Lluc Castells; 
- Designer de Iluminação: Peter van Praet; 
- Diretor de Vídeo: Xavi Bové 
 
FONTE:   Ligeti Jam
 
𝑁𝑅: 𝑈𝑚 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑓𝑎𝑛𝑡𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑜́𝑝𝑒𝑟𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑔𝑜𝑠𝑡𝑜 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝑂𝑝𝑡𝑎́𝑚𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑖́𝑑𝑒𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑒𝑟𝑐𝑎 𝑑𝑒 𝟷𝟶 𝑚𝑖𝑛𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑛𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑖́𝑜𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑟 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑖𝑟. 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑒-𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑜𝑟𝑡𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑡𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑚𝑜𝑑𝑎𝑑𝑜.
𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑒́ 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑖́𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝟷𝟸 𝑣𝑖́𝑑𝑒𝑜𝑠, 𝑎 𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑎̀ 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎-𝑓𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎𝑠 𝟸𝟹 𝘩𝑜𝑟𝑎𝑠.
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MINUTOS DE
CIÊNCIA/374
MATEMÁTICA BÁSICA DESBUGADA
6/3/2 = ???
 Divisão de fração e o traço de fração principal



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio.


LX- MEGA MÁQUINAS
5-COMBOIOS

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE: Welber Santos


MARCELA UCHÔA

 

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O falocentrismo da guerra

Este é um conflito que denuncia a disputa pelo poder, mas também a relação entre “as masculinidades hegemónicas” e a guerra.

𝙴𝚖 𝚖𝚎𝚒𝚘 𝚊̀𝚜 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚎𝚚𝚞𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊𝚜 𝚍𝚎 𝚞𝚖𝚊 𝚌𝚛𝚒𝚜𝚎 𝚙𝚊𝚗𝚍𝚎́𝚖𝚒𝚌𝚊 𝚚𝚞𝚎 𝚟𝚒𝚝𝚒𝚖𝚘𝚞 𝚖𝚒𝚕𝚑𝚊𝚛𝚎𝚜 𝚍𝚎 𝚙𝚎𝚜𝚜𝚘𝚊𝚜 𝚎𝚖 𝚝𝚘𝚍𝚘 𝚘 𝚖𝚞𝚗𝚍𝚘 𝚎 𝚊𝚕𝚝𝚎𝚛𝚘𝚞 𝚊𝚜 𝚗𝚘𝚜𝚜𝚊𝚜 𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊𝚜 𝚍𝚎 𝚟𝚒𝚍𝚊, 𝚘 𝚖𝚞𝚗𝚍𝚘 𝚊𝚐𝚘𝚛𝚊 𝚌𝚘𝚗𝚏𝚛𝚘𝚗𝚝𝚊-𝚜𝚎 𝚌𝚘𝚖 𝚖𝚊𝚒𝚜 𝚞𝚖𝚊 𝚌𝚛𝚒𝚜𝚎 “𝚊̀𝚜 𝚙𝚘𝚛𝚝𝚊𝚜” 𝚍𝚊 𝙴𝚞𝚛𝚘𝚙𝚊. 𝙼𝚊𝚜 𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚎𝚜𝚝𝚊 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊 𝚎𝚗𝚝𝚛𝚎 𝚊 𝚁𝚞́𝚜𝚜𝚒𝚊 𝚎 𝚊 𝚄𝚌𝚛𝚊̂𝚗𝚒𝚊 𝚎𝚟𝚒𝚍𝚎𝚗𝚌𝚒𝚊, 𝚚𝚞𝚎 𝚝𝚊𝚗𝚝𝚊𝚜 𝚘𝚞𝚝𝚛𝚊𝚜 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊𝚜 𝚎 𝚌𝚛𝚒𝚜𝚎𝚜 𝚑𝚞𝚖𝚊𝚗𝚒𝚝𝚊́𝚛𝚒𝚊𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚖𝚊𝚛𝚌𝚊𝚖 𝚊 𝚗𝚘𝚜𝚜𝚊 𝚑𝚒𝚜𝚝𝚘́𝚛𝚒𝚊 𝚛𝚎𝚌𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚗𝚊̃𝚘 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚎𝚐𝚞𝚒𝚛𝚊𝚖 𝚎𝚟𝚒𝚍𝚎𝚗𝚌𝚒𝚊𝚛 𝚍𝚎 𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊 𝚝𝚊̃𝚘 𝚌𝚕𝚊𝚛𝚊? 𝙴𝚜𝚝𝚊 𝚎́ 𝚞𝚖𝚊 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊 𝚎𝚗𝚝𝚛𝚎 𝚙𝚘́𝚕𝚘𝚜 𝚑𝚎𝚐𝚎𝚖𝚘́𝚗𝚒𝚌𝚘𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚊𝚖𝚋𝚘𝚜 𝚛𝚎𝚜𝚐𝚊𝚝𝚊𝚖 𝚘 𝚒𝚍𝚎𝚊𝚕 𝚒𝚖𝚙𝚎𝚛𝚒𝚊𝚕𝚒𝚜𝚝𝚊 𝚎 𝚏𝚊𝚕𝚘𝚌𝚎̂𝚗𝚝𝚛𝚒𝚌𝚘 𝚍𝚘𝚜 𝚎𝚡𝚝𝚛𝚎𝚖𝚘𝚜 𝚖𝚊𝚒𝚜 𝚛𝚒𝚌𝚘𝚜 𝚍𝚘 𝚖𝚞𝚗𝚍𝚘. 𝙴́ 𝚞𝚖 𝚌𝚘𝚗𝚏𝚕𝚒𝚝𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚍𝚎𝚗𝚞𝚗𝚌𝚒𝚊 𝚊 𝚍𝚒𝚜𝚙𝚞𝚝𝚊 𝚙𝚎𝚕𝚘 𝚙𝚘𝚍𝚎𝚛, 𝚖𝚊𝚜 𝚝𝚊𝚖𝚋𝚎́𝚖 𝚊 𝚛𝚎𝚕𝚊𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚎𝚗𝚝𝚛𝚎 “𝚊𝚜 𝚖𝚊𝚜𝚌𝚞𝚕𝚒𝚗𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎𝚜 𝚑𝚎𝚐𝚎𝚖𝚘́𝚗𝚒𝚌𝚊𝚜” 𝚎 𝚊 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊.

𝙾 𝚌𝚘𝚗𝚏𝚕𝚒𝚝𝚘 𝚎𝚗𝚝𝚛𝚎 𝚄𝚌𝚛𝚊̂𝚗𝚒𝚊 𝚎 𝚁𝚞́𝚜𝚜𝚒𝚊, 𝚚𝚞𝚎 𝚛𝚊𝚙𝚒𝚍𝚊𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚖𝚘𝚋𝚒𝚕𝚒𝚣𝚘𝚞 𝚝𝚘𝚍𝚊 𝙴𝚞𝚛𝚘𝚙𝚊 𝚎 𝙴𝚜𝚝𝚊𝚍𝚘𝚜 𝚄𝚗𝚒𝚍𝚘𝚜, 𝚝𝚘𝚛𝚗𝚊 𝚗𝚒́𝚝𝚒𝚍𝚘 𝚘 𝚛𝚎𝚜𝚐𝚊𝚝𝚎 𝚍𝚊 𝚏𝚒𝚐𝚞𝚛𝚊 𝚍𝚘 𝚑𝚎𝚛𝚘́𝚒, 𝚞𝚖 𝚍𝚒𝚜𝚏𝚊𝚛𝚌𝚎 𝚒𝚍𝚎𝚊𝚕 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚊̀𝚚𝚞𝚎𝚕𝚎𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚟𝚎𝚛𝚍𝚊𝚍𝚎𝚒𝚛𝚊𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚕𝚞𝚌𝚛𝚊𝚖 𝚌𝚘𝚖 𝚊 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊 𝚊𝚛𝚖𝚊𝚍𝚊. 𝙴́ 𝚒𝚖𝚙𝚘𝚛𝚝𝚊𝚗𝚝𝚎 𝚜𝚊𝚕𝚒𝚎𝚗𝚝𝚊𝚛 𝚚𝚞𝚎 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚊𝚕𝚐𝚞𝚗𝚜 𝚎𝚜𝚜𝚊 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚝𝚛𝚞𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚍𝚎 𝚒𝚖𝚊𝚐𝚎𝚖 𝚗𝚊̃𝚘 𝚜𝚎 𝚍𝚎𝚞 𝚍𝚘 𝚍𝚒𝚊 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚗𝚘𝚒𝚝𝚎. 𝙰𝚏𝚒𝚗𝚊𝚕, 𝚚𝚞𝚎𝚖 𝚗𝚊̃𝚘 𝚜𝚎 𝚕𝚎𝚖𝚋𝚛𝚊 𝚍𝚘 𝚖𝚊𝚛𝚔𝚎𝚝𝚒𝚗𝚐 𝚙𝚛𝚎𝚙𝚊𝚛𝚊𝚍𝚘 𝚑𝚊́ 𝟸𝟸 𝚊𝚗𝚘𝚜 𝚎𝚖 𝚌𝚒𝚖𝚊 𝚍𝚎 𝙿𝚞𝚝𝚒𝚗 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚜𝚒́𝚖𝚋𝚘𝚕𝚘 𝚍𝚊 𝚖𝚊𝚜𝚌𝚞𝚕𝚒𝚗𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎? 𝙰 𝙸𝚗𝚝𝚎𝚛𝚗𝚎𝚝 𝚎𝚜𝚝𝚊́ 𝚌𝚑𝚎𝚒𝚊 𝚍𝚎 𝚖𝚎𝚖𝚎𝚜 𝚍𝚘 𝙿𝚛𝚎𝚜𝚒𝚍𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚛𝚞𝚜𝚜𝚘 𝚖𝚘𝚗𝚝𝚊𝚗𝚍𝚘 𝚗𝚞𝚖 𝚞𝚛𝚜𝚘… 𝙿𝚞𝚝𝚒𝚗 𝚐𝚘𝚜𝚝𝚊 𝚍𝚎 𝚜𝚎 𝚙𝚎𝚛𝚏𝚒𝚕𝚊𝚛 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚜𝚘𝚕𝚍𝚊𝚍𝚘, 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚖𝚊𝚛𝚒𝚗𝚑𝚎𝚒𝚛𝚘, 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚙𝚒𝚕𝚘𝚝𝚘, 𝚍𝚎𝚜𝚙𝚘𝚛𝚝𝚒𝚜𝚝𝚊, 𝚓𝚞𝚍𝚘𝚌𝚊 𝚌𝚒𝚗𝚝𝚞𝚛𝚊̃𝚘 𝚗𝚎𝚐𝚛𝚘. 𝙰𝚕𝚎́𝚖 𝚍𝚒𝚜𝚜𝚘 𝚗𝚊𝚝𝚞𝚛𝚊𝚕𝚒𝚣𝚊 𝚊 𝚒𝚍𝚎𝚒𝚊 𝚍𝚎 𝚑𝚘𝚖𝚎𝚖 𝚏𝚘𝚛𝚝𝚎 𝚌𝚘𝚖 𝚜𝚞𝚊 𝚖𝚞𝚕𝚑𝚎𝚛, 𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚕𝚎𝚟𝚘𝚞 𝚊𝚝𝚎́ 𝚊𝚜 𝚞́𝚕𝚝𝚒𝚖𝚊𝚜 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚎𝚚𝚞𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊𝚜 𝚚𝚞𝚊𝚗𝚍𝚘 𝚙𝚛𝚘𝚙𝚘̂𝚜 𝚊 𝚍𝚎𝚜𝚙𝚎𝚗𝚊𝚕𝚒𝚣𝚊𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚍𝚊 𝚟𝚒𝚘𝚕𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊 𝚍𝚘𝚖𝚎́𝚜𝚝𝚒𝚌𝚊 𝚗𝚊 𝚁𝚞́𝚜𝚜𝚒𝚊. 𝙳𝚎𝚝𝚎𝚗𝚝𝚘𝚛 𝚍𝚎 𝚞𝚖 𝚍𝚘𝚜 𝚖𝚊𝚒𝚘𝚛𝚎𝚜 𝚊𝚛𝚜𝚎𝚗𝚊𝚒𝚜 𝚗𝚞𝚌𝚕𝚎𝚊𝚛𝚎𝚜 𝚍𝚘 𝚖𝚞𝚗𝚍𝚘, 𝙿𝚞𝚝𝚒𝚗 𝚝𝚎𝚗𝚝𝚊 𝚛𝚎𝚊𝚌𝚎𝚗𝚍𝚎𝚛 𝚘 𝚊𝚗𝚝𝚒𝚐𝚘 𝚒𝚍𝚎𝚊𝚕 𝚛𝚞𝚜𝚜𝚘 𝚍𝚎 𝚙𝚘𝚍𝚎𝚛 𝚗𝚊 𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊 𝚍𝚎 𝚞𝚖 𝚗𝚎𝚘-𝚌𝚣𝚊𝚛𝚒𝚜𝚖𝚘 𝚒𝚖𝚙𝚎𝚛𝚒𝚊𝚕, 𝚚𝚞𝚎 𝚜𝚘́ 𝚎𝚗𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚘𝚞 𝚜𝚎𝚞 𝚏𝚒𝚖 𝚌𝚘𝚖 𝚊 𝚁𝚎𝚟𝚘𝚕𝚞𝚌̧𝚊̃𝚘 𝙱𝚘𝚕𝚌𝚑𝚎𝚟𝚒𝚚𝚞𝚎.

𝙳𝚘 𝚘𝚞𝚝𝚛𝚘 𝚕𝚊𝚍𝚘 𝚍𝚊 𝚖𝚎𝚜𝚖𝚊 𝚖𝚘𝚎𝚍𝚊, 𝚊 𝚏𝚒𝚐𝚞𝚛𝚊 𝚍𝚘 𝚑𝚎𝚛𝚘́𝚒 𝚗𝚊𝚌𝚒𝚘𝚗𝚊𝚕 𝚎́ 𝚎𝚡𝚙𝚕𝚘𝚛𝚊𝚍𝚊 𝚗𝚊 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚝𝚛𝚞𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚍𝚊 𝚒𝚖𝚊𝚐𝚎𝚖 𝚍𝚘 𝚕𝚒́𝚍𝚎𝚛 𝚞𝚌𝚛𝚊𝚗𝚒𝚊𝚗𝚘 𝚉𝚎𝚕𝚎𝚗𝚜𝚔𝚒𝚒 𝚍𝚎 𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊 𝚎𝚜𝚝𝚛𝚊𝚝𝚎́𝚐𝚒𝚌𝚊. 𝙴𝚖 𝚙𝚊́𝚐𝚒𝚗𝚊𝚜 𝚍𝚎 𝚗𝚘𝚝𝚒́𝚌𝚒𝚊𝚜 𝚍𝚎 𝚐𝚛𝚊𝚗𝚍𝚎 𝚌𝚒𝚛𝚌𝚞𝚕𝚊𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚙𝚘𝚍𝚎-𝚜𝚎 𝚕𝚎𝚛: “𝚅𝚘𝚕𝚘𝚍𝚒𝚖𝚒𝚛 𝚉𝚎𝚕𝚎𝚗𝚜𝚔𝚒𝚒, 𝚘 𝚗𝚘𝚟𝚘 𝚑𝚎𝚛𝚘́𝚒 𝚍𝚘 𝙾𝚌𝚒𝚍𝚎𝚗𝚝𝚎: 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊 𝚝𝚞𝚍𝚘 𝚎 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊 𝚝𝚘𝚍𝚘𝚜”. 𝙰 𝚒𝚍𝚎𝚒𝚊 𝚍𝚘 𝚑𝚘𝚖𝚎𝚖 𝚟𝚒𝚛𝚒𝚕 𝚍𝚎 𝚞𝚗𝚒𝚏𝚘𝚛𝚖𝚎 𝚎 𝚌𝚘𝚖 𝚊𝚛𝚖𝚊𝚜 𝚎𝚖 𝚙𝚞𝚗𝚑𝚘 𝚊 𝚍𝚎𝚏𝚎𝚗𝚍𝚎𝚛 𝚜𝚎𝚞 𝚙𝚘𝚟𝚘 𝚒𝚗𝚟𝚊𝚍𝚎 𝚛𝚎𝚍𝚎𝚜 𝚜𝚘𝚌𝚒𝚊𝚒𝚜 𝚎 𝚙𝚊́𝚐𝚒𝚗𝚊𝚜 𝚍𝚎 𝚗𝚘𝚝𝚒́𝚌𝚒𝚊𝚜. 𝙰𝚝𝚞𝚊𝚕𝚒𝚣𝚊𝚍𝚘 𝚊̀𝚜 𝚗𝚘𝚟𝚊𝚜 𝚝𝚎𝚗𝚍𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊𝚜 𝚒𝚍𝚎𝚗𝚝𝚒𝚝𝚊́𝚛𝚒𝚊𝚜 𝚕𝚒𝚋𝚎𝚛𝚊𝚒𝚜, 𝚝𝚊𝚖𝚋𝚎́𝚖 𝚎𝚖𝚎𝚛𝚐𝚎 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚞𝚖 𝚕𝚒́𝚍𝚎𝚛 𝚊𝚘 𝚖𝚎𝚜𝚖𝚘 𝚝𝚎𝚖𝚙𝚘 𝚜𝚎𝚗𝚜𝚒́𝚟𝚎𝚕, 𝚌𝚘𝚖 𝚞𝚖 𝚍𝚒𝚜𝚌𝚞𝚛𝚜𝚘 𝚎𝚖𝚘𝚝𝚒𝚟𝚘, 𝚖𝚊𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚌𝚕𝚊𝚖𝚊 𝚙𝚎𝚕𝚊 𝚜𝚘𝚕𝚒𝚍𝚊𝚛𝚒𝚎𝚍𝚊𝚍𝚎 𝚊𝚛𝚖𝚊𝚖𝚎𝚗𝚝𝚒𝚜𝚝𝚊 𝚍𝚘𝚜 𝙴𝚄𝙰 𝚎 𝚍𝚊 𝙽𝙰𝚃𝙾, 𝚊𝚘 𝚖𝚎𝚜𝚖𝚘 𝚝𝚎𝚖𝚙𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚕𝚞𝚝𝚊 𝚙𝚎𝚕𝚊 𝚙𝚊𝚣.

𝙽𝚘𝚜 𝚗𝚘𝚝𝚒𝚌𝚒𝚊́𝚛𝚒𝚘𝚜 𝚎𝚖 𝚖𝚎𝚒𝚘 𝚊̀ 𝚌𝚘𝚖𝚘𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚟𝚎̂-𝚜𝚎 𝚊 𝚛𝚎𝚝𝚘𝚖𝚊𝚍𝚊 𝚍𝚊 𝚗𝚊𝚝𝚞𝚛𝚊𝚕𝚒𝚣𝚊𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚍𝚘 𝚍𝚒𝚜𝚌𝚞𝚛𝚜𝚘 𝚋𝚎́𝚕𝚒𝚌𝚘 𝚍𝚎 𝚍𝚎𝚏𝚎𝚜𝚊 𝚚𝚞𝚎 𝚕𝚞𝚌𝚛𝚊 𝚖𝚒𝚕𝚑𝚘̃𝚎𝚜 𝚌𝚘𝚖 𝚊𝚜 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊𝚜. 𝙰𝚏𝚒𝚗𝚊𝚕, 𝚌𝚘𝚗𝚏𝚛𝚘𝚗𝚝𝚘𝚜 𝚊𝚛𝚖𝚊𝚍𝚘𝚜 𝚜𝚊̃𝚘 𝚛𝚎𝚊𝚕𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚞𝚖 𝚏𝚛𝚊𝚌𝚊𝚜𝚜𝚘? 𝙽𝚊̃𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚊𝚜 𝚖𝚊𝚒𝚘𝚛𝚎𝚜 𝚎𝚖𝚙𝚛𝚎𝚜𝚊𝚜 𝚍𝚊 𝚒𝚗𝚍𝚞́𝚜𝚝𝚛𝚒𝚊 𝚖𝚒𝚕𝚒𝚝𝚊𝚛 𝚎 𝚜𝚎𝚞𝚜 𝚊𝚌𝚒𝚘𝚗𝚒𝚜𝚝𝚊𝚜. 𝚂𝚎𝚐𝚞𝚗𝚍𝚘 𝚏𝚘𝚗𝚝𝚎𝚜 𝚍𝚘 𝚃𝚑𝚎 𝙸𝚗𝚝𝚎𝚛𝚌𝚎𝚙𝚝, 𝚜𝚘́ 𝚗𝚊 𝙶𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊 𝚍𝚘 𝙰𝚏𝚎𝚐𝚊𝚗𝚒𝚜𝚝𝚊̃𝚘 𝚊𝚌̧𝚘̃𝚎𝚜 𝚍𝚊 𝚒𝚗𝚍𝚞́𝚜𝚝𝚛𝚒𝚊 𝚋𝚎́𝚕𝚒𝚌𝚊 𝚍𝚘𝚜 𝙴𝚄𝙰 𝚌𝚑𝚎𝚐𝚊𝚛𝚊𝚖 𝚊 𝚜𝚞𝚙𝚎𝚛𝚊𝚛 𝚘 𝚍𝚎𝚜𝚎𝚖𝚙𝚎𝚗𝚑𝚘 𝚍𝚘 𝚖𝚎𝚛𝚌𝚊𝚍𝚘 𝚍𝚎 𝚊𝚌̧𝚘̃𝚎𝚜 𝚎𝚖 𝟻𝟾% 𝚍𝚞𝚛𝚊𝚗𝚝𝚎 𝚘 𝚌𝚘𝚗𝚏𝚕𝚒𝚝𝚘.

𝙾𝚜 𝚗𝚊𝚌𝚒𝚘𝚗𝚊𝚕𝚒𝚜𝚖𝚘𝚜 𝚒𝚖𝚙𝚎𝚛𝚒𝚊𝚕𝚒𝚜𝚝𝚊𝚜 𝚎𝚗𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊𝚖 𝚜𝚞𝚊 𝚓𝚞𝚜𝚝𝚒𝚏𝚒𝚌𝚊𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚏𝚊𝚕𝚘𝚌𝚎̂𝚗𝚝𝚛𝚒𝚌𝚊 𝚍𝚎 𝚟𝚊́𝚛𝚒𝚊𝚜 𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊𝚜, 𝚜𝚎𝚓𝚊 𝚗𝚘 𝚒𝚍𝚎𝚊𝚕 𝚍𝚊 𝚖𝚊̃𝚎 𝚁𝚞́𝚜𝚜𝚒𝚊 𝚍𝚎𝚜𝚙𝚛𝚘𝚝𝚎𝚐𝚒𝚍𝚊 𝚊 𝚜𝚎𝚛 𝚍𝚎𝚏𝚎𝚗𝚍𝚒𝚍𝚊 𝚖𝚒𝚕𝚒𝚝𝚊𝚛𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚙𝚎𝚕𝚘𝚜 𝚜𝚎𝚞𝚜 𝚕𝚒́𝚍𝚎𝚛𝚎𝚜; 𝚘𝚞 𝚗𝚊𝚜 𝚒𝚖𝚊𝚐𝚎𝚗𝚜 𝚜𝚎𝚖𝚙𝚛𝚎 𝚖𝚞𝚒𝚝𝚘 𝚋𝚎𝚖 𝚜𝚎𝚕𝚎𝚌𝚒𝚘𝚗𝚊𝚍𝚊𝚜 𝚍𝚊𝚜 𝚛𝚎𝚏𝚞𝚐𝚒𝚊𝚍𝚊𝚜 𝚞𝚌𝚛𝚊𝚗𝚒𝚊𝚗𝚊𝚜 𝚋𝚎𝚕𝚊𝚜 𝚎 𝚋𝚛𝚊𝚗𝚌𝚊𝚜 𝚍𝚒𝚐𝚗𝚊𝚜 𝚍𝚎 𝚌𝚘𝚖𝚙𝚊𝚒𝚡𝚊̃𝚘. 𝙴𝚖 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊𝚙𝚊𝚛𝚝𝚒𝚍𝚊, 𝚘 𝚊𝚛𝚜𝚎𝚗𝚊𝚕 𝚋𝚎́𝚕𝚒𝚌𝚘 𝚝𝚊𝚖𝚋𝚎́𝚖 𝚜𝚎 𝚛𝚎𝚊𝚏𝚒𝚛𝚖𝚊 𝚗𝚊𝚜 𝚒𝚖𝚊𝚐𝚎𝚗𝚜 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚝𝚊𝚗𝚝𝚎𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚒𝚗𝚜𝚝𝚛𝚞𝚖𝚎𝚗𝚝𝚊𝚕𝚒𝚣𝚊𝚍𝚊𝚜 𝚗𝚘𝚜 𝚖𝚎𝚍𝚒𝚊 𝚎 𝚛𝚎𝚍𝚎𝚜 𝚜𝚘𝚌𝚒𝚊𝚒𝚜 𝚍𝚎 𝚖𝚞𝚕𝚑𝚎𝚛𝚎𝚜 𝚞𝚌𝚛𝚊𝚗𝚒𝚊𝚗𝚊𝚜, 𝚊 𝚖𝚊𝚒𝚘𝚛𝚒𝚊 𝚖𝚞𝚒𝚝𝚘 𝚓𝚘𝚟𝚎𝚗𝚜, 𝚟𝚎𝚜𝚝𝚒𝚍𝚊𝚜 𝚌𝚘𝚖 𝚞𝚗𝚒𝚏𝚘𝚛𝚖𝚎 𝚍𝚎 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊 𝚎 𝚌𝚊𝚛𝚛𝚎𝚐𝚊𝚗𝚍𝚘 𝚊𝚛𝚖𝚊𝚜, 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚜𝚎 𝚙𝚘𝚍𝚎 𝚟𝚎𝚛 𝚗𝚘 𝚙𝚎𝚛𝚏𝚒𝚕 𝚍𝚎 𝙸𝚗𝚜𝚝𝚊𝚐𝚛𝚊𝚖 𝚍𝚊 𝚎𝚡-𝚖𝚒𝚜𝚜 𝚄𝚌𝚛𝚊̂𝚗𝚒𝚊 𝙰𝚗𝚊𝚜𝚝𝚊𝚜𝚒𝚒𝚊 𝙻𝚎𝚗𝚗𝚊. 𝙼𝚊𝚚𝚞𝚒𝚊𝚍𝚊, 𝙰𝚗𝚊𝚜𝚝𝚊𝚜𝚒𝚒𝚊 𝚖𝚊𝚒𝚜 𝚙𝚊𝚛𝚎𝚌𝚎 𝚝𝚎𝚛 𝚜𝚊𝚒́𝚍𝚘 𝚍𝚎 𝚞𝚖 𝚎𝚍𝚒𝚝𝚘𝚛𝚒𝚊𝚕 𝚍𝚎 𝚖𝚘𝚍𝚊.

𝙴́ 𝚞𝚖 𝚏𝚊𝚌𝚝𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚊 𝚒𝚖𝚊𝚐𝚎𝚖 𝚍𝚊𝚜 𝚖𝚞𝚕𝚑𝚎𝚛𝚎𝚜 𝚕𝚒𝚐𝚊𝚍𝚊 𝚊𝚘 𝚗𝚊𝚌𝚒𝚘𝚗𝚊𝚕𝚒𝚜𝚖𝚘 𝚎 𝚖𝚎𝚜𝚖𝚘 𝚊𝚘 𝚒𝚖𝚙𝚎𝚛𝚒𝚊𝚕𝚒𝚜𝚖𝚘 𝚗𝚊̃𝚘 𝚎́ 𝚗𝚘𝚟𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎: 𝚀𝚞𝚎𝚖 𝚗𝚊̃𝚘 𝚕𝚎𝚖𝚋𝚛𝚊 𝚍𝚊 𝚏𝚒𝚐𝚞𝚛𝚊 𝚍𝚎 𝙼𝚊𝚛𝚐𝚊𝚛𝚎𝚝 𝚃𝚑𝚊𝚝𝚌𝚑𝚎𝚛 𝚗𝚊 𝚌𝚘𝚗𝚚𝚞𝚒𝚜𝚝𝚊 𝚍𝚘 𝚝𝚎𝚛𝚛𝚒𝚝𝚘́𝚛𝚒𝚘 𝚍𝚊𝚜 𝙵𝚊𝚕𝚔𝚕𝚊𝚗𝚍/𝙼𝚊𝚕𝚟𝚒𝚗𝚊𝚜, 𝚊 𝚛𝚎𝚌𝚞𝚙𝚎𝚛𝚊𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚍𝚘 𝚊𝚛𝚚𝚞𝚒𝚙𝚎́𝚕𝚊𝚐𝚘 𝚙𝚎𝚕𝚘 𝚁𝚎𝚒𝚗𝚘 𝚄𝚗𝚒𝚍𝚘 𝚎 𝚊 𝚖𝚘𝚛𝚝𝚎 𝚍𝚎 𝟼𝟺𝟿 𝚜𝚘𝚕𝚍𝚊𝚍𝚘𝚜 𝚊𝚛𝚐𝚎𝚗𝚝𝚒𝚗𝚘𝚜, 𝚚𝚞𝚎 𝚐𝚊𝚛𝚊𝚗𝚝𝚒𝚞 𝚊𝚘 𝚐𝚘𝚟𝚎𝚛𝚗𝚘 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚎𝚛𝚟𝚊𝚍𝚘𝚛 𝚍𝚎 𝚃𝚑𝚊𝚝𝚌𝚑𝚎𝚛 𝚊 𝚟𝚒𝚝𝚘́𝚛𝚒𝚊 𝚗𝚊𝚜 𝚎𝚕𝚎𝚒𝚌̧𝚘̃𝚎𝚜 𝚍𝚎 𝟷𝟿𝟾𝟹? 𝙵𝚒𝚐𝚞𝚛𝚊𝚜 𝚏𝚎𝚖𝚒𝚗𝚒𝚗𝚊𝚜 𝚎𝚖𝚋𝚕𝚎𝚖𝚊́𝚝𝚒𝚌𝚊𝚜, 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝙲𝚊𝚝𝚊𝚛𝚒𝚗𝚊 𝙰 𝙶𝚛𝚊𝚗𝚍𝚎, 𝚙𝚘𝚍𝚎𝚛𝚘𝚜𝚊 𝚒𝚖𝚙𝚎𝚛𝚊𝚝𝚛𝚒𝚣 𝚛𝚞𝚜𝚜𝚊 𝚍𝚘 𝚜𝚎́𝚌𝚞𝚕𝚘 𝚇𝚅𝙸𝙸𝙸; 𝚘𝚞 𝚊 𝚛𝚊𝚒𝚗𝚑𝚊 𝚅𝚒𝚌𝚝𝚘𝚛𝚒𝚊, 𝚜𝚒́𝚖𝚋𝚘𝚕𝚘 𝚍𝚘 𝚊𝚙𝚘𝚐𝚎𝚞 𝚍𝚘 𝚒𝚖𝚙𝚎́𝚛𝚒𝚘 𝚋𝚛𝚒𝚝𝚊̂𝚗𝚒𝚌𝚘; 𝚘𝚞 𝚖𝚎𝚜𝚖𝚘 𝙲𝚘𝚗𝚍𝚘𝚕𝚎𝚎𝚣𝚣𝚊 𝚁𝚒𝚌𝚎 𝚎 𝚜𝚞𝚊 𝚊𝚝𝚞𝚊𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚜𝚎𝚌𝚛𝚎𝚝𝚊́𝚛𝚒𝚊 𝚍𝚎 𝙴𝚜𝚝𝚊𝚍𝚘 𝚍𝚘 𝚐𝚘𝚟𝚎𝚛𝚗𝚘 𝙱𝚞𝚜𝚑 𝚗𝚘𝚜 𝙴𝚜𝚝𝚊𝚍𝚘𝚜 𝚄𝚗𝚒𝚍𝚘𝚜 𝚗𝚊 𝚐𝚞𝚎𝚛𝚛𝚊 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊 𝚘 𝙸𝚛𝚊𝚚𝚞𝚎 𝚍𝚎𝚖𝚘𝚗𝚜𝚝𝚛𝚊𝚖 𝚚𝚞𝚎 𝚘 𝚏𝚊𝚕𝚘𝚌𝚎𝚗𝚝𝚛𝚒𝚜𝚖𝚘 𝚋𝚎́𝚕𝚒𝚌𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚗𝚘𝚛𝚝𝚎𝚒𝚊 𝚊𝚜 𝚍𝚎𝚖𝚘𝚌𝚛𝚊𝚌𝚒𝚊𝚜 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚎𝚖𝚙𝚘𝚛𝚊̂𝚗𝚎𝚊𝚜 𝚗𝚊̃𝚘 𝚎𝚜𝚌𝚘𝚕𝚑𝚎 𝚐𝚎́𝚗𝚎𝚛𝚘, 𝚘 𝚒𝚗𝚜𝚝𝚛𝚞𝚖𝚎𝚗𝚝𝚊𝚕𝚒𝚣𝚊.

𝙰 “𝚏𝚊𝚕𝚝𝚊 𝚍𝚎 𝚖𝚊𝚜𝚌𝚞𝚕𝚒𝚗𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎” 𝚍𝚘𝚜 𝚑𝚘𝚖𝚎𝚗𝚜 𝚛𝚞𝚜𝚜𝚘𝚜 𝚎 𝚞𝚌𝚛𝚊𝚗𝚒𝚊𝚗𝚘𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚜𝚊̃𝚘 𝚘𝚋𝚛𝚒𝚐𝚊𝚍𝚘𝚜 𝚊 𝚜𝚊𝚌𝚛𝚒𝚏𝚒𝚌𝚊𝚛 𝚜𝚞𝚊𝚜 𝚟𝚒𝚍𝚊𝚜 𝚎́ 𝚞𝚖 𝚋𝚘𝚖 𝚎𝚡𝚎𝚖𝚙𝚕𝚘 𝚍𝚘 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊𝚜𝚝𝚎. 𝙾𝚜 𝚒𝚗𝚞́𝚖𝚎𝚛𝚘𝚜 𝚑𝚘𝚖𝚎𝚗𝚜 𝚞𝚌𝚛𝚊𝚗𝚒𝚊𝚗𝚘𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚙𝚛𝚎𝚏𝚎𝚛𝚎𝚖 𝚏𝚞𝚐𝚒𝚛 𝚚𝚞𝚎 𝚖𝚘𝚛𝚛𝚎𝚛 𝚙𝚎𝚕𝚊 𝚊𝚍𝚎𝚜𝚊̃𝚘 𝚊̀ 𝙽𝙰𝚃𝙾, 𝚖𝚊𝚜 𝚜𝚊̃𝚘 𝚒𝚖𝚙𝚎𝚍𝚒𝚍𝚘𝚜 𝚍𝚎 𝚊𝚋𝚊𝚗𝚍𝚘𝚗𝚊𝚛 𝚘 𝚙𝚊𝚒́𝚜, 𝚋𝚎𝚖 𝚌𝚘𝚖𝚘 𝚘𝚜 𝚛𝚎𝚕𝚊𝚝𝚘𝚜 𝚍𝚘𝚜 𝚓𝚘𝚟𝚎𝚗𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚏𝚊𝚣𝚎𝚖 𝚍𝚎 𝚝𝚞𝚍𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚎𝚜𝚌𝚊𝚙𝚊𝚛 𝚊𝚘 𝚌𝚘𝚖𝚋𝚊𝚝𝚎 𝚙𝚎𝚕𝚊 “𝚑𝚘𝚗𝚛𝚊” 𝚍𝚊 𝚁𝚞́𝚜𝚜𝚒𝚊 𝚎 𝚙𝚛𝚊𝚝𝚒𝚌𝚊𝚖 𝚜𝚊𝚋𝚘𝚝𝚊𝚐𝚎𝚖 𝚍𝚘𝚜 𝚙𝚛𝚘́𝚙𝚛𝚒𝚘𝚜 𝚝𝚊𝚗𝚚𝚞𝚎𝚜 𝚜𝚊̃𝚘 𝚞𝚖 𝚋𝚘𝚖 𝚎𝚡𝚎𝚖𝚙𝚕𝚘 𝚍𝚎 𝚚𝚞𝚎 𝚜𝚊̃𝚘 𝚎𝚡𝚊𝚝𝚊𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚎𝚜𝚜𝚊 𝚏𝚊𝚕𝚝𝚊 𝚍𝚎 “𝚌𝚘𝚛𝚊𝚐𝚎𝚖” 𝚎 𝚏𝚊𝚕𝚝𝚊 𝚍𝚎 “𝚑𝚘𝚗𝚛𝚊” 𝚖𝚊𝚜𝚌𝚞𝚕𝚒𝚗𝚊 𝚚𝚞𝚎 𝚜𝚊̃𝚘 𝚘 𝚌𝚊𝚖𝚒𝚗𝚑𝚘 𝚍𝚊 𝙿𝚊𝚣.

* Doutora em Filosofia pela Universidade de Coimbra; membro do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra (IEF); membro do grupo de trabalho Ecologias Feministas de Saberes

IN "PÚBLICO" - 12/03/22 .

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2926.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA

TAXISTAS MADRILENOS 
Voluntários efectuam viagem de perto de 40 
 horas até à fronteira entre a Polónia e a 
Ucrânia, para assistir os que fogem da guerra



FONTE:   euronews.

putin  HUYLO

putin é um canalha

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O Império Perdido
da Florida/2



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

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15. Viagens Maravilhosas
de Comboio
15.4 - MADAGÁSCAR
O COMBOIO MALGAXE


* Título Original: Inesquecíveis viagens de comboio

FONTE:   DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas.
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The Black Mamba

"Love Is on My Side"


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Portugal bem português

XV - PORTUGAL NA GRANDE GUERRA
3-Tudo morre no mundo/2


(Parte "2" terminou a 28/02
CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

 * A guerra para alguns portugueses em Paris: o antibelicismo de Aquilino Ribeiro, o entusiasmo de Mário de Sá-Carneiro e o jogo duplo de João Chagas. A mobilização e a constituição do Corpo Expedicionário Português (CEP): Transporte marítimo para França; Mobilização do serviço postal de campanha e censura da correspondência; Envio e atuação das bandas militares; Tirocínio e organização do setor português; Hospitais de campanha: medico-cirúrgico e de venereologia; Higiene e saúde nas trincheiras, vestuário e equipamento, quotidiano do CEP; Contratação do serviço artístico, composto apenas por Adriano de Sousa-Lopes, e do serviço fotográfico do CEP, que era tão-só Arnaldo Garcez. A questão dos capelães militares e a (re)aproximação entre Estado e Igreja Católica. Contestação ao esforço de guerra e crise económica e social; revolução da batata e declaração do estado de sítio por Bernardino Machado. Aparições de Fátima. A guerra em Moçambique e na África Oriental. Campanhas de pacificação em Angola. Afundamento do caça-minas Roberto Ivens. Criação da aviação naval. Visita oficial de Bernardino Machado. Golpe de Sidónio Pais e mudanças subsequentes. Guerra civil intermitente? Os portugueses nas trincheiras da Flandres: alimentação, ocupação de tempos livres e outros aspetos do seu quotidiano.

 FONTE:    Lusotropical  

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
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𝐀𝐫𝐚́𝐛𝐢𝐚 𝐒𝐚𝐮𝐝𝐢𝐭𝐚 𝐞𝐱𝐞𝐜𝐮𝐭𝐚 𝟖𝟑 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐥𝐢𝐠𝐚𝐝𝐚𝐬

𝐚 𝐠𝐫𝐮𝐩𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐨𝐫𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐧𝐮𝐦 𝐮́𝐧𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐢𝐚


FONTE:   Jornal da Record

* É surpreendente esta capacidade de mandar executar 83 "terroristas", não temos a certeza, como também mandar esquartejar vivo um cidadão saudita, jornalista, num dos consolados instalados na Turquia sendo o seu crime apenas a divergência de opinião e denúncia de actividades criminosas por parte dum "príncipe" ligado à família real..

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MACAU

I-Os Contrastes:
Supremacia Chinesa/2


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

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BICICLETAS DE MADEIRA
CARLOS SOUSA
CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO
GAFANHA DA NAZARÉ
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/82


FONTE:  Camões TV..

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Duplα portuguesα sαgrα-se

bıcαmpeα̃ mundıαl de αcrobαcıα


Rita Ferreira e Rita Teixeira sagraram-se esta sexta-feira bicampeãs mundiais de ginástica acrobática. Duas ginastas ganharam o ouro no Campeonato Mundial em Baku, Azerbaijão. O grupo feminino do Acro Clube da Maia terminou o treino combinado com 28.780 pontos, enfrentando a concorrência da Hungria (26.950 pontos) e do Cazaquistão (26.790 pontos), este último a subir ao pódio. Bárbara Sequeira, Beatriz Carneiro e Francisca Maia, também do Clube Maiato, ficaram com a prata na prova por equipas femininas.

FONTE:  Noticias Do Esporte

NR: Vergonhosa a posição de FPG incapaz de produzir um vídeo informativo que os valor e dignidade destas atletas merecem.


Auriol Dongmo

OURO NA TAÇA DA EUROPA


Auriol Dongmo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no peso, com 19,68 metros, no primeiro dia da Taça da Europa de Lançamentos, prova que decorre em Leiria.

Após um primeiro lançamento nulo, Auriol, de 31 anos, lançou sempre acima dos 19 metros, confirmando a vitória com 19,68 no quarto ensaio.

A atleta vai agora focar-se nos Mundiais de pista coberta, em Belgrado, de 18 a 20 deste mês.

* Também vergonhosa a actuação da FPA incapaz de no seu site dar notícia até esta hora, da vitória desta nobre atleta portuguesa, são 01h11 de 14/03/22 e a vitória ocorreu a 12/03/22..

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putin não podia ser animal

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3004
Senso d'hoje
YUVAL HARARI
HISTORIADOR ISRAELITA
EXPERT HISTÓRIA MUNDIAL
MACRO HISTÓRIA
putin JÁ PERDEU ESTA GUERRA



* Neste blogue criminosos e ditadores não têm direito a maiúsculas no seu nome.


FONTE:   Hack The Future.
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O Meu Amigo 'Tigrado'


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BOM DIA

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119-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝒳-ᥲ ɾᥱʋoꙆᥙᥴ̧ᥲ̃o ᑯᥱ ຕᥲɩo


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑇𝑟𝑎𝑡𝑎-𝑠𝑒 𝑑𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑒𝑚𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜 - 𝑒, 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑜 𝑢́𝑛𝑖𝑐𝑜 - 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑝𝑎𝑔𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎 𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑆𝑎𝑙𝑎𝑧𝑎𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜: 𝑛𝑒𝑙𝑒, 𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑖𝑝𝑎𝑙, 𝑢𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑖𝑛𝑐𝑙𝑖𝑛𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠, 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎-𝑠𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒𝑛𝘩𝑜𝑟𝑎 𝑏𝑎𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑓𝑒𝑐𝑡𝑎 𝑎̀ 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑙𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝟸𝟾 𝑑𝑒 𝑀𝑎𝑖𝑜. 𝐷𝑒𝑠𝑒𝑛𝑟𝑜𝑙𝑎-𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑡𝑎̃𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑒́𝑐𝑖𝑒 𝑑𝑒 𝑙𝑢𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑏𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑜 𝑚𝑎𝑙, 𝑖.𝑒., 𝑑𝑎𝑠 𝑖𝑑𝑒𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑆𝑎𝑙𝑎𝑧𝑎𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑠𝑚𝑜. 𝑁𝑜 𝑓𝑖𝑚, 𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑎𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜𝑛𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑔𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑐̧𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎 𝑑𝑒 𝑆𝑎𝑙𝑎𝑧𝑎𝑟. 𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑛𝑐𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑆𝑒𝑐𝑟𝑒𝑡𝑎𝑟𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑟𝑜𝑝𝑎𝑔𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑁𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑜.



ELENCO:

𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐶𝑙𝑎𝑟𝑎 - 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐶𝑙𝑎𝑟𝑎
𝐸𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎 𝐷'𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎 - 𝐽𝑢𝑙𝑖𝑎, 𝑎 𝑚𝑎̃𝑒
𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑑𝑒 𝐴𝑧𝑒𝑣𝑒𝑑𝑜 - 𝐶𝘩𝑒𝑓𝑒 𝑀𝑜𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎
𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖́𝑛𝑒𝑧 - 𝐶𝑒́𝑠𝑎𝑟 𝑉𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑒 / 𝑀𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑒𝑠
𝐶𝑙𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑃𝑖𝑛𝑡𝑜 - 𝑀𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑠
𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐𝑖𝑠𝑐𝑜 𝑅𝑖𝑏𝑒𝑖𝑟𝑜 - 𝐵𝑎𝑟𝑎𝑡𝑎
𝑅𝑜𝑠𝑖𝑡𝑎 𝑆𝑒𝑟𝑟𝑎𝑛𝑜 - 𝐸𝑙𝑎 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑎

A Revolução de Maio (1937) - IMDb


FONTE:Paulo Borges