17/06/2012

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA



LAPISEIRINHOS...

A lapiseira saiu à noite com 2 lápis: o lápis rico e o lápis pobre. 

Passado um tempo descobriu-se que estava grávida. 
Quem foi o culpado? O lápis rico ou o lápis pobre? 
Resposta mais abaixo... 


O lápis pobre. 
O lápis rico tem sempre uma borrachinha na ponta...


  .
.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Desastres naturais: 
1,3 milhões de mortos em 20 anos 

ONU espera que a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro (Rio+20) "tenha em conta os prejuízos recorde provocados pela crescente exposição da população mundial aos eventos extremos". 
Um milhão e 300 mil mortos, 4,4 mil milhões de pessoas afetadas e quase dois biliões de euros de prejuízos, são as estimativas da ONU para o impacto dos desastres naturais nos últimos 20 anos, provocados pela falta de medidas para enfrentar as alterações climáticas, revelou Margareta Wahlstrom. 

A representante do secretário-geral da ONU para a Redução do Risco de Desastres afirmou em Genebra, na Suíça, que espera que a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro (Rio+20), que começou esta semana, "tenha em conta os prejuízos recorde provocados pela crescente exposição da população mundial aos eventos extremos". 

* Um milhão e trezentos mil mortos em desastres pouco "naturais" porque os donos do dinheiro estão-se nas tintas para o planeta em que vivem. São tão absurdamente ignorantes que pensam estar imúnes às consequências. 

.
.


 ARRUMAR  PARA   

EVITAR 





N

ALMORRÓIDA FUTEBOLONA


Nas mulheres, a Dinamarca goleou a Alemanha (13-1) 



Emoções ao rubro no Campeonato da Europa, que já conheceu as primeiras duas equipas apuradas para os quartos-de-final: República Checa e Grécia. As outras duas foram conhecidas hoje as do grupo B, Alemanha e Porugal seguem caminho 

 Enquanto os vikings dinamarqueses levaram nas lonas dos germânicos as belas dinamarquesa vingaram-se. Num encontro realizado em Berlim, integrado no evento «Sexy Soccer», atrizes de cinema para adultos jogaram um animado Dinamarca-Alemanha que acabou em goleada. As dinamarquesas venceram por 13-1. 

.
 .
ESTA SEMANA NO

"A BOLA"

«Percebi que tinha pernas 
e isso deu-me confiança» - Rui Costa 

 O português Rui Costa garantiu este domingo a vitória na Volta à Suíça, que classificou de «maior triunfo da carreira». O português diz que arrancou para a última etapa «com pernas», situação que não tinha acontecido na véspera (sábado): 

«Ontem [sábado] tive um dia mau, devido ao esforço que fiz no contrarrelógio do dia anterior, e hoje não sabia bem como estava. Depois percebi que `tinha pernas` e isso deu-me confiança. Vou desfrutar esta vitória, por tudo o que nos custou. Quero dedica-lo a toda a equipa pelo magnífico trabalho que fez.» Rui Costa fez questão de agradecer a Alejandro Valverde, chefe de fila da Movistar, que foi incansável a trabalhar para o português: «Não fiquei nervoso quando o Franck Schleck descolou, sabia que podia ser arriscado e que poderíamos alcança-lo depois. 

No final, Alejandro foi uma ajuda fundamental, fez um trabalho incrível.» De recordar que a Volta à Suíça integra o grupo das 10 provas mais importantes do calendário internacional, logo atrás da Volta a França, do Giro de Itália e da Volta a Espanha. 

 * Desde há muito que temos elogiado o trabalho e a valentia de Rui Costa coroados com uma vitória demolidora na 4ª Volta mais importante do calendário internacional do ciclismo. Esperemos que a tutela do desporto se abra em "impulsos" de apoio. 

###################################################################################

Ronaldo responde às críticas 
com dois golos 

 No terceiro jogo no Europeu o avançado português finalmente chegou ao golo. O capitão da Seleção Nacional, que já tinha rematado ao poste, aos 28 minutos, aproveitou a excelente assistência de João Pereira e restabeleceu a igualdade frente à Holanda. 
Depois, na segunda parte, aos 74 minutos, rápida jogada de contra-ataque, conduzida por Nani, que fez uma assistência que «rasgou» toda a defesa holandesa para Ronaldo, que, na área, passou o lateral e rematou com êxito. Até ao final da partida, o avançado português ainda viu o poste devolver mais um remate fulminante. 

* No passado 14 de Junho fizemos o comentário abaixo reproduzido sobre "processo de intenções" vergonhoso da imprensa internacional acerca de Cristiano Ronaldo. Esperemos que aquelas varejeiras do desporto deixem de zumbir. Mantemos a opinião de que esta selecção não é a desejável, que Paulo Bento não é o líder adequado, mas na hora da verdade estamos modesta e absolutamente solidários com o grupo de trabalho. 

 COMENTÁRIO DE 14/06/2012
* A "ignorância é muito atrevida" e muitos jornalistas em vez de terem bom senso são autênticos algozes de figuras públicas. Então os pretensos "doutores da bola" não percebem que basta a presença de Ronaldo em campo para intimidar o adversário. 
As "eminências pardas do chuto" não viram o CR7 e também o Nani, incansáveis a atacar, a defender, no meio campo a construir jogo. Falhou dois golos quase certos é certo, mas é por este jogo que se põe em causa a dignidade profissional do jogador que é um dos que mais trabalha?? 
O problema da selecção é de quem a orienta atávicamente sem demostrar capacidade para gerir recursos humanos. 
O problema da selecção é termos nos clubes mais de 80% de jogadores estrangeiros, alguns muito maus e que impedem os nossos jovens de amadurecerem e evoluirem nas equipas portuguesas. 


.
-
TERRY MOORE

Porque é que o "X" é o desconhecido???





Porque é que 'X' é o símbolo para algo desconhecido? Nesta curta e engraçada conversa, Terry Moore partilha a resposta surpreendente.


.
.
ESTE MÊS NA

"SUPER INTERESSANTE"

Cães da raça “Salsicha” são
. protagonistas de protesto 
contra atuação da ONU

 Insatisfeito com a atuação das Nações Unidas – entre outras ocasiões, em conferências globais como a Rio+20 –, o artista australiano Bennett Miller decidiu fazer um protesto um tanto criativo contra a Organização: ele reuniu 47 cães em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Sidney para simular uma reunião da ONU. 

Os cachorros, não por acaso, eram todos da raça Dachshund, popularmente conhecida como Salsicha. O motivo? Esse tipo de cão apresenta muitas restrições em seus movimentos, assim como a ONU, de acordo com Miller, por conta de “rabo preso” com uma série de países e instituições. Cada cachorro representou um país diferente na “reunião” e Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, também ganhou um representante canino no protesto. 

A intervenção, realizada como parte do festival New Wave, chamou a atenção dos cidadãos australianos, que pararam para assistir ao protesto e fotografar ao lado dos cães. 


* Uma voz no deserto da indiferença 

.
X


5.CANNABIS


A ERVA MALDITA? 




Documentário médico onde o Dr. John Marsden analisa as origens da Cannabis, a maconha. Ele vai atrás de respostas para perguntas como: A maconha pode causar esquizofrenia? Ela pode levar alguém a buscar drogas mais pesadas? Ele entrevista pessoas cujas vidas foram destruídas ou revividas por esta planta que já vinha sendo usada há quase 3.000 anos antes de Cristo.

Um excelente trabalho da BBC

M

MANUELA MOURA GUEDES

 .
  

Pobre gente pobre 

Portugal está pior do que há um ano, quando ainda se acreditava que PSD/CDS dariam cabo do Monstro. 

O conselheiro Borges diz que não disse o que não terá passado pela cabeça de ninguém que disse – que defende, em tese, um País de gente pobre. Claro, ninguém em seu perfeito juízo diz semelhante enormidade. O que o conselheiro Borges já achou normal afirmar foi a emergência da redução de salários, não prevendo as reacções fortíssimas que a insensibilidade do seu discurso provocou. E, por variadas razões, tendo algumas das quais a ver com o seu principesco ordenado e sinuoso curriculum. 

Veio tudo ao de cima num País que está no osso, que não pode ouvir falar em mais cortes e austeridade em salários, impostos e direitos sociais. Para mais com os resultados que se vêem. Até mesmo as exportações não subiam tão pouco desde Fevereiro de 2010. E se importamos menos, é porque se consome menos, porque há muito mais desempregados, porque se ganha menos e tudo está mais caro. E sem consumo não há economia, há falências. Portugal está pior do que há um ano, quando ainda se acreditava que PSD/CDS dariam cabo do Monstro que criou Institutos, Empresas Públicas, Fundações, PPP, que deixou à solta as Autarquias e as suas Empresas Municipais e que foi o responsável pelo endividamento. 

O poder público, político, partidarizado e os bancos são os culpados pela crise, mas são as pessoas comuns, que não tiveram culpa, que a estão a pagar. E, perversamente, a par de uma política orçamental da maior rigidez, a Europa continua a ter uma política monetária permissiva. O sistema financeiro tem comandado tudo, tal como agora o está a fazer, já depois do pedido de ajuda espanhol. Os ‘Mercados’, que deviam ter acalmado, continuam a duvidar, e o contágio prossegue agora para Itália. Seguir-se-á a França. Falta saber o que acontecerá quando, e se, chegar a vez da Alemanha, a quem os investidores pagam para ter dívida e a única a ganhar com a crise. Tudo agora é sistémico e contagioso. 

Um banco não pode falir porque põe em causa o Sistema, e um País tem de começar a gerir também a economia dos vizinhos, porque se eles caem, ele cai. É a necessidade de maior "integração" a caminhar para o federalismo, com, obviamente, o controlo da Alemanha, que tem a receita para todos – afinal, a mesma do conselheiro Borges. 



IN "CORREIO DA MANHÃ" 
15/06/12

.
POR PORTUGAL

.
.



RADICAL  É  APELIDO






 .
.

POR PORTUGAL

 .
.


LUCIANA

Interpreta BEYONCÉ




M


.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"
.
 Equilibrista atravessa 
cataratas do Niágara

Wallenda, 33 anos e sétima geração de uma família de artistas de circo, partiu do lado norte-americano das cataratas e chegou ao lado canadiano cerca das 22h40 locais (3h20 em Lisboa), tendo percorrido sobre uma corda bamba cerca de 550 metros acima da queda de água mais potente da América do Norte. O equilibrista concluiu a travessia em cerca de 30 minutos face aos 40 que calculava inicialmente necessitar e usou uma corda de segurança pela primeira vez na sua carreira, uma imposição do seu principal patrocinador, a cadeia de televisão ABC.





 Milhares de pessoas assistiram no local ao feito, que contou ainda com transmissão televisiva em directo. Wallenda pensa já no próximo desafio: atravessar o Grand Canyon, uma prova para a qual diz já ter autorização e que abrange um percurso três vezes maior do que as Cataratas do Niágara.


* Há doidos p'ra tudo

.
.

POR PORTUGAL


.

  ONTEM NO
"i"

Cristas:
Taxa de segurança alimentar é essencial para garantir qualidade dos produtos 

A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, reiterou que a nova taxa de segurança alimentar, que hoje entrou em vigor, é essencial para garantir a qualidade dos produtos alimentares. “Nós precisamos de ter um sistema montado de segurança alimentar. Ele sempre existiu, mas esteve sempre mal financiado. 

O importante é conseguirmos garantir segurança para os consumidores e produtos de qualidade”, sublinhou Assunção Cristas, à margem de uma visita a um pic-nic que decorreu durante o dia no Terreiro do Paço, em Lisboa. 

O diploma, apresentado pela ministra, no final de abril, foi publicado na sexta-feira em Diário da República, e explica que “é devido o pagamento, pelos estabelecimentos de comércio alimentar de produtos de origem animal e vegetal, frescos ou congelados, transformados ou crus, a granel ou pré-embalados, de uma taxa anual, cujo valor é fixado entre 5 e 8 euros por metro quadrado de área de venda do estabelecimento, por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da agricultura”. 

Isentos do pagamento desta “taxa de segurança alimentar mais” estão os estabelecimentos com menos de 2.000 metros quadrados ou que sejam pertencentes a microempresas. Quem não pagar esta taxa, ou utilizar o dístico comprovativo sem ter direito, arrisca-se ao pagamento de uma multa que varia entre os 2.500 e os 44.890 euros. Tentativa e negligência também dão multa, mas os valores caem para metade. 


* Isto é mais um imposto indirecto que vai incidir sobre todos os portugueses 

.
 .



O MITO DAS CALORIAS









.
.
HOJE NO
"RECORD"

Godinho Lopes esclarece defesa 
de Pereira Cristóvão 


O Sporting publicou este domingo no seu site oficial um comunicado do presidente Godinho Lopes sobre a defesa do ex-vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão, sublinhando que "em nenhum momento o Dr. Rogério Alves foi designado, neste caso, advogado do Sporting e/ou discutido o pagamento de honorários a terceiros".

 Leia o comunicado na íntegra: 
"No seguimento da informação já prestada no site do Clube, e considerando que este domingo a imprensa refere de novo notícias e/ou comentários falsos, para que fique tudo claro, e sem qualquer dúvida, faço o seguinte comunicado: 
1) Acabo de chegar de Luanda onde estive em visita de trabalho ao serviço do Sporting Clube de Portugal; 2) Em Luanda fui confrontado com notícias na imprensa sobre a dúvida do Dr. Daniel Sampaio sobre o processo Paulo Pereira Cristóvão e o envolvimento do Clube; 
3) Telefonei ao Dr. Daniel Sampaio demonstrando o meu desagrado por essas declarações; 
4) O Dr. Rogério Alves, tal como referido no comunicado de dia 12 deste mês, foi "indicado" pelo Sporting, considerando a sua competência reconhecida, idoneidade e sportinguismo, condições da sua isenção e certeza na salvaguarda do Sporting Clube de Portugal; 
5) A decisão da escolha e aceitação, para seu advogado, foi de Paulo Pereira Cristóvão, como é natural; 
6) Em nenhum momento o Dr. Rogério Alves foi designado, neste caso, advogado do Sporting e/ou discutido o pagamento de honorários a terceiros; 
7) O Sporting Clube de Portugal é alheio a qualquer eventual gestão e/ou utilização abusiva de contratos e/ou dos seus valores, e continuará a prestar toda a colaboração com as autoridades competentes na investigação, até ao total esclarecimento deste processo; 
8) O processo de averiguações mandado instaurar ao Conselho Fiscal e Disciplinar, logo após o conhecimento deste processo, está concluído e será entregue às autoridades competentes. 

Lisboa, 17 de Junho de 2012 
O Presidente do Conselho Directivo" 



* ????????????????????????????????????

 .
-

 POR PORTUGAL




.
.
ESTA SEMANA NA

"VISÃO"

Cavaco Silva vaiado na Póvoa de Varzim 

O Presidente da República foi recebido esta tarde, na Póvoa de Varzim, com apupos e assobios





O Presidente da República foi recebido esta tarde, na Póvoa de Varzim, com apupos e assobios. Cavaco Silva esteve na cidade para receber a medalha de ouro do município. Depois da cerimónia teve ainda de enfrentar os protestos dos sindicalistas da CGTP. 


* A fragilidade dos intocáveis 

.
.
PARA SORRIR









c
.

ESTA SEMANA NO
"VIDA ECONÓMICA"

Universidade de Coimbra cria aditivo 
para os solos a partir de resíduos de ovos 

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) liderada por Margarida Quina desenvolveu, a partir dos resíduos provenientes da indústria de ovoprodutos, um aditivo para corrigir solos contaminados por metais pesados. 

Trata-se de "uma mistura equilibrada, recorrendo a resíduos de casca de ovo, casca de batata, relva e casca de arroz, com propriedades corretivas dos solos com défice de alguns nutrientes, nomeadamente cálcio", revela a investigadora. 

O problema de como fazer aos milhares de toneladas de resíduos de casca de ovo produzidas por ano em Portugal e que não podem ser colocados nos aterros tinha sido colocado pela indústria nacional de ovoprodutos (produtos resultantes da transformação dos ovos). Três anos mais tarde, e após vários estudos e experiências, os investigadores de Coimbra chegaram a uma mistura equilibrada a partir da compostagem. "O processo da compostagem tem vindo a ganhar relevância nos sistemas de gestão de resíduos urbanos e industriais, sendo possível criar condições para que o calor libertado permita atingir temperaturas termofílicas (superiores a 40 graus), fundamentais para obter um material humidificado e sem contaminação microbiológica relevante", explica a coordenadora da pesquisa, Margarida Quina. 

Os investigadores monitorizaram as reações bioquímicas em reatores laboratoriais, através de variáveis, por exemplo a temperatura, a concentração de oxigénio, humidade e a matéria orgânica, entre outras. No final, os compostos produzidos são avaliados, no mínimo, em relação à sua composição química, estabilidade e fitotoxicidade. 

A solução agora encontrada permite, assim, "resolver o problema dos resíduos provenientes da indústria de ovoprodutos" e, por outro lado, "combinar quatro resíduos com propriedades complementares, de modo a obter um material que pode, em larga medida, substituir aditivos químicos habitualmente usado como corretivos de solos", esclarece a mesma investigadora. O estudo vai agora entrar na fase da análise da interação do composto com o solo, ou seja, os investigadores vão avaliar o comportamento do solo ao novo aditivo. 


* O polo científico de Coimbra está no topo do mundo 

.
 .
IMAGENS
 
 
Duas clientes verificam a sua lista de compras na abertura de um supermercado na Alemanha, cujo proprietário prometeu oferecer todas as compras até 270 euros às primeiras pessoas que aparecessem completamente nuas
.
.


ESTA SEMANA NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

Denunciado atentado ambiental no Pico 

O presidente do CDS/PP nos Açores, Artur Lima, classificou hoje como "atentado ambiental" a muralha de proteção que está a ser construída na zona do Pocinho, numa área da ilha do Pico classificada como Património Mundial. "É um autêntico atentado ambiental, perpetrado, curiosamente, pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar", acusou Artur Lima, denunciando que o projeto que o Governo dos Açores levou a discussão pública "é completamente diferente" do que está a realizado na freguesia da Candelária. Artur Lima, que falava à Lusa durante uma visita ao local, manifestou-se contra a realização desta obra, que considerou "não servir para nada", além de violar o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, o que, na sua perspetiva, significa que "é ilegal". 

O líder do CDS-PP nos Açores acusou ainda o diretor regional dos Assuntos do Mar de tentar "enganar as pessoas", quando assumiu recentemente o compromisso de "repensar a obra". Artur Lima assumiu o compromisso de "demolir a obra", caso o CDS-PP venha a ter um "papel decisivo" no Governo Regional que resultar das eleições regionais previstas para outubro. Durante a visita ao local, Artur Lima revelou à Lusa que um grupo de populares destruiu parte da rede de proteção que cercava a zona de obras, no que considerou ser uma manifestação do "descontentamento que esta obra está a gerar junto da população", sublinhou. 


* O CDS/PP tem sido um partido poluente em todo o país, não estranhamos a atitude porque eleições estão perto e há que pôr-se em bicos de pés.

.
.
IMAGINAÇÃO


ILIMITADA







v
 .

ESTA SEMANA NO
"SOL"

Rio+20: Portugal é um dos países com mais renováveis no consumo de energia 

O Governo reviu em baixa o crescimento das renováveis até 2020, mas ainda assim Portugal é o 4.º país da União Europeia mais avançado no cumprimento das metas sobre peso das fontes renováveis no consumo final de energia. Segundo as linhas estratégicas para a revisão dos Planos Nacionais de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE) e para as Energias Renováveis (PNAER), Portugal já tinha cumprido 79 por cento dos objectivos previstos no que respeita ao peso das fontes renováveis no consumo final de energia, em 2009, sendo apenas superado pela Suécia, Finlândia e Áustria. 

Para cumprir a meta até 2020, de 31 por cento da energia consumida ser de origem renovável, faltavam então apenas seis por cento, de acordo com o documento do Ministério da Economia, que está em consulta pública, mantendo o objectivo traçado pelo anterior Governo, liderado por José Sócrates. «A revisão do plano requer uma redução no pacote de medidas e deve centrar-se no ajustamento da oferta à procura», realça, considerando que, «no cenário do consumo revisto, os desafios associados ao PNAER são hoje facilmente alcançáveis com medidas de menor investimento». 

 As questões energéticas são um dos temas a discutir na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que decorre entre quarta e sexta-feira no Brasil. Além da energia serão ainda abordados temas como: oceanos, água, alterações climáticas, desastres naturais e alimentação. Uma das conclusões do PNAER é a existência de 1,6 gigawatt (GW) de potência atribuída e não instalada, de fontes renováveis, defendendo como «prioritário» o seu seguimento e garantia de entrada na rede, mas considerando não parecer crítico licenciar potência adicional no curto/médio prazo. 

É neste contexto que o actual Executivo é mais modesto nas perspectivas de crescimento das renováveis, em especial da energia do vento e do sol, passando dos anteriores 6,8 gigawatts (GW) e 1,5GW previstos para 5,3GW e 0,55GW, respectivamente. Com as novas metas, a capacidade de produção de electricidade deverá passar dos actuais cerca de 20 GW para mais de 24GW em 2020, que espera ter em produção seis novos empreendimentos hídricos, três reforços de potência, previstos no Plano Nacional de Barragens. 
Em matéria de eficiência energética, refere, «o pacote de medidas deve ser reforçado em algumas das medidas existentes e com novas medidas de baixo custo para atingir as metas», realçando que 36 por cento do plano já foi executado. Os transportes são o sector que incorpora menos fontes de energia renováveis, o que pode levar a atrasos nos compromissos assumidos por Portugal até 2020. «Possíveis atrasos de execução do PNAEE poderão ser colmatados com acções nas áreas do aquecimento/arrefecimento e electricidade», realça o relatório do Ministério da Economia, que aponta caminhos para melhorar a eficiência energética do país. Por seu lado, o aquecimento/arrefecimento é actualmente o sector que mais fontes de energia renováveis incorpora, tendo ainda margem de progressão, através de medidas de apoio ao solar térmico bem como de promoção à utilização de biomassa para aquecimento. 

Entre as propostas para o sector dos transportes, estão medidas de incentivo ao automóvel eléctrico, como estacionamento grátis nos centros urbanos e autorização para circular em faixas de rodagem reservadas a transportes públicos (BUS). De acordo com o documento, a renovação de frotas da administração central e dos municípios deve passar a ter uma quota obrigatória de veículos eléctricos, que têm uma baixa taxa de penetração em Portugal. Em cima da mesa para aumentar a incorporação de fontes de energia renováveis nos transportes estão também incentivos financeiros de custo reduzido, como a redução ou mesmo isenção do Imposto sobre Veículos (ISV) e/ou o Imposto Único de Circulação. 


* Se os países que mais poluem não adoptarem uma política real de redução de emissão de CO2, a Terra não morre mas a espécie humana sim. 


.
.
                   POEMAS


'as palavras interditas"



EUGÉNIO DE ANDRADE



por Margarida Carvalho






.

ESCOLHAS DA SEMANA E DO MÊS

-

 COMPRE JORNAIS E REVISTAS





































.
.
QUASE REAIS





c