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Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
12/10/2020
XLIX- MEGA MÁQUINAS
6-A História
dos Motores
O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.
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As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à
mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios
anteriores.
JOÃO REIS
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Taxa de carbono, entre
a ineficácia e a injustiça
A taxação do carbono advogada pela Europa oscila entre deixar tudo na mesma, enquanto se simula ação climática real, e austeridade pintada de verde acompanhada de uma transição energética sem rumo.
O plano da Comissão Europeia para o combate às alterações climáticas apresentado no mês passado segue a linha da instituição ao longo dos anos: discurso pomposo e medidas vagas que não travam o caos climático. Neste mar de futilidade existe um compromisso que Ursula von der Leyen assume: expandir as taxas de carbono. Infelizmente, esta representa do pior que há em política pública climática, sendo uma medida ineficaz e de enorme injustiça social.
No papel, a medida é o exemplo da racionalidade, encaixando nos modelos económicos convencionais. Encarando as emissões de gases com efeito de estufa como uma externalidade negativa, a falha de mercado é resolvida através de um imposto, internalizando o custo e assim desincentivando o uso de combustíveis fósseis. Depois, as receitas são teoricamente utilizadas no investimento em energias renováveis. Outro método similar é a atribuição de um número de licenças limitadas para poluir, sendo que aqueles que poluem menos podem vender os excessos de licenças aos que emitem em excesso. O raciocínio é parecido, atribuindo um preço à emissão de gases com efeito de estufa.
Quando se tratar de emitir gases com efeito de estufa, as decisões individuais de compra e venda passam a ter em conta o preço acrescido com o novo imposto. Assim, as pessoas seriam individualmente impelidas a utilizar bicicleta em vez do carro, as empresas energéticas a produzir eletricidade através de energia solar ao invés de gás fóssil, os consumidores a comprar menos bens não essenciais que necessitassem de altas quantidades de energia para serem criados, etc.. Com o verdadeiro custo refletido no preço do bem, a escolha do consumidor individual triunfaria, moldando a economia para o caminho da sustentabilidade ambiental. No entanto, o esquema colapsa na prática.
A taxa de carbono, ou Carbon Pricing, existe em vários países, e as falhas na implementação básica são generalizadas. O preço de emitir é simplesmente muito baixo e tem uma tendência para descer ao longo dos anos. A quantidade de licenças de emissões gratuitas oferecidas pelos Estados fiscalizadores, incluindo a União Europeia, é simplesmente alta demais para colocar verdadeiras restrições à queima de combustíveis fósseis. Segundo um relatório do Banco Mundial, se a meta fosse cumprir o Acordo de Paris, o Preço do Carbono necessitaria de ser algo entre 40 e 80 dólares por tonelada, no entanto, em metade dos mercados de carbono este preço mantém-se abaixo dos 10 dólares.
Uma grande vantagem para alguns será ainda a capacidade que tem de colocar o cidadão comum, altamente afetado pelo fardo da taxa de carbono, contra a transição energética. O caso dos coletes amarelos em França é apresentado como a incompatibilidade de fazer uma transição energética com a vontade das populações. Quando em 2018 surgiu este movimento, foi a primeira resposta revoltosa em França contra as novas medidas de taxação de carbono pelo executivo de Emmanuel Macron.
Poucos meses antes, o ministro francês do ambiente, Nicholas Hulot, tinha-se demitido numa transmissão de rádio ao vivo, acusando o executivo de Macron de falta de compromisso em relação a matérias ambientais. Não terá sido difícil para o cidadão comum em França ter percebido que a nova taxa era uma questão de injustiça social, não de transição energética. Desde então, os coletes amarelos expandiram as suas reivindicações e também exigem uma transição justa para fora dos combustíveis fósseis e do colapso climático.
A transição energética tem que passar por fornecer alternativas concretas e acessíveis a todos para cumprir as suas necessidades de deslocação e consumo. A forma de impedir uma central a gás fóssil de emitir gases com efeito de estufa para a atmosfera é encerrá-la e substituí-la por uma central baseada em fontes renováveis, não forçando quem usa essa energia a suportar um fardo financeiro colossal para cumprir necessidades básicas. Juntando a isto a questão do transporte dessa energia, e formas eficientes do seu consumo, é incontornável que não será a falsa inteligência dispersa dos mercados a resolver o assunto, mas sim a ação planificada dos Estados.
A taxação do carbono advogada por órgãos como a Comissão Europeia oscila entre deixar tudo na mesma, enquanto se simula ação climática real, e austeridade pintada de verde acompanhada de uma transição energética sem rumo. Os verdadeiros vencedores das taxas de carbono são aqueles que querem deixar tudo na mesma ao afastar uma mudança de fundo na forma como o capitalismo fóssil é conduzido.
A economia do capitalismo fóssil conta com décadas de promoção, apoio e subsidiação direta dos Estados – chegando mesmo a montar e gerir diretamente os governos. Reverter tudo isto com uma década de taxação de carbono é uma impossibilidade. O sistema energético passa por cadeias largas de extração, transporte e consumo, e apenas uma ação em grande escala e holística por parte dos Estados pode conduzir uma alteração deste para uma economia sustentável e justa em tempo útil.
* Investigador em Finanças e ativista do Climáximo
IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 12/10/20
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16-VOLTA AO MUNDO DE COMBOIO
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** As legendas em português nesta viagem não primam pela qualidade, nada podemos fazer para melhorar, ámen!
FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas
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16-VOLTA AO MUNDO DE COMBOIO
* Tony Robinson faz uma viagem de trem ao redor do mundo, ele começa
visitando a França, Alemanha e Hungria antes de seguir para a Turquia,
que atravessa a Ásia e a Europa. Em Paris, ele encontra um amigo que
explica os pontos mais delicados da etiqueta social francesa, enquanto
na Alemanha, Tony compara um giro suave em uma réplica do primeiro
automóvel com uma explosão emocionante no último carro de Fórmula 1. Ele
então viaja pela Índia e Birmânia, começando em Delhi, onde visita um
dos mercados mais antigos da cidade, antes de fazer um passeio na
Ferrovia do Himalaia.
Tony vai para a Tailândia, onde sai da estação de trem de Chiang Mai
para se encontrar em uma cerimônia budista na qual os cidadãos da cidade
oferecem presentes aos monges do templo local, com Tony se juntando aos
monges para entender o que sua vida cotidiana implica. Atravessando a
fronteira para a Malásia, ele instantaneamente vê ecos do domínio
britânico em todos os lugares, antes de terminar em Kuala Lumpur, onde
descobre uma cidade de contrastes selvagens. Ele também viaja pela
Austrália, visita uma vasta fazenda no Outback, onde a pastagem é feita
de helicóptero e aprende sobre o futuro incerto que a Grande Barreira de
Corais enfrenta.
** As legendas em português nesta viagem não primam pela qualidade, nada podemos fazer para melhorar, ámen!
FONTE:
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Portugal bem português
VIII-O ENFERMEIRO DA MINHA VIDA
HISTÓRIAS QUE NOS TOCAM
HISTÓRIAS QUE NOS TOCAM
5- FÁTIMA LOPES
APRESENTADORA DE TV
APRESENTADORA DE TV
* Para quem já foi salva variadas vezes por enfermeiros poderia dizer que eles/elas são a minha vida e nada melhor que através de depoimentos de figuras públicas prestar-lhes com muito afecto esta gratidão.
Se o estimado visitador tiver um episódio de destaque sobre a bravura desta classe profissional não hesite, envie o seu testemunho para "apxxdxdocorreio@gmail.com" que será sem qualquer dúvida editado.
** Esta é uma compilação de séries pelo nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
FONTE:
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26-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒱-Ɲσινσ ρσя Acαѕσ
𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:
𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘔𝘰𝘳𝘦𝘪𝘳𝘢 (𝘍𝘦𝘳𝘯𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘔𝘦𝘯𝘥𝘦𝘴) 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘪𝘵𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦́ 𝘤𝘩𝘢𝘮𝘢𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘶𝘮 𝘰𝘳𝘤̧𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘰𝘣𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘮𝘰𝘥𝘦𝘭𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢. 𝘈𝘤𝘰𝘯𝘵𝘦𝘤𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘴𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢 𝘯𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘲𝘶𝘦𝘳. 𝘛𝘳𝘢𝘵𝘢-𝘴𝘦 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭, 𝘧𝘢𝘤𝘵𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘔𝘰𝘳𝘦𝘪𝘳𝘢 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢. 𝘌 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘰́ 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘦́𝘮 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭.𝘖 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘶𝘱𝘰𝘴𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘴𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘶𝘮 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘵𝘳𝘢𝘣𝘢𝘭𝘩𝘰 𝘯𝘰𝘳𝘮𝘢𝘭, 𝘳𝘢𝘱𝘪𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘴𝘦 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘰𝘳𝘮𝘰𝘶 𝘯𝘰 𝘥𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘭𝘰𝘯𝘨𝘰 𝘥𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢 𝘥𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 (𝘦 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘰́). 𝘐𝘴𝘵𝘰 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘯𝘰 𝘥𝘪𝘢 𝘦 𝘯𝘢 𝘩𝘰𝘳𝘢 𝘦𝘮 𝘲𝘶𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘷𝘢𝘪 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘰 𝘰𝘳𝘤̧𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰, 𝘰 𝘥𝘰𝘯𝘰 𝘥𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘢̀ 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘶𝘮 𝘤𝘭𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘮𝘪𝘭𝘪𝘰𝘯𝘢́𝘳𝘪𝘰 (𝘶𝘮 𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘨𝘶𝘦̂𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘦́ 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦𝘮 𝘕𝘰𝘷𝘢 𝘐𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦), 𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘰𝘳 𝘴𝘶𝘢 𝘷𝘦𝘻 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘦́𝘮 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘢̀ 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘴𝘢𝘪𝘳 𝘥𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘫𝘢́ 𝘯𝘰𝘪𝘷𝘰, 𝘯𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘮𝘦𝘴𝘮𝘰 𝘥𝘪𝘢.𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘦́ 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘶𝘯𝘥𝘪𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦, 𝘱𝘰𝘳 𝘧𝘰𝘳𝘤̧𝘢 𝘥𝘢𝘴 𝘤𝘪𝘳𝘤𝘶𝘯𝘴𝘵𝘢̂𝘯𝘤𝘪𝘢𝘴, 𝘵𝘦𝘳𝘢́ 𝘥𝘦 𝘴𝘦 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘱𝘢𝘴𝘴𝘢𝘳 𝘱𝘰𝘳 𝘦𝘭𝘦 𝘫𝘶𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘨𝘳𝘶𝘱𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘢𝘯𝘥𝘪𝘥𝘢𝘵𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘥𝘰𝘯𝘰 𝘥𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘫𝘢́ 𝘴𝘦𝘭𝘦𝘤𝘪𝘰𝘯𝘰𝘶 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦𝘴𝘤𝘰𝘭𝘩𝘦𝘳 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘴𝘶𝘢 𝘧𝘶𝘵𝘶𝘳𝘢 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳.𝘖𝘳𝘢, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘴𝘦 𝘢𝘥𝘪𝘷𝘪𝘯𝘩𝘢, 𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘵𝘪𝘳 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰, 𝘪𝘯𝘪𝘤𝘪𝘢-𝘴𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘷𝘪𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘴𝘦𝘮 𝘳𝘦𝘵𝘰𝘳𝘯𝘰 𝘥𝘦 𝘦𝘯𝘨𝘢𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘧𝘢𝘻-𝘥𝘦-𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢, 𝘳𝘦𝘱𝘭𝘦𝘵𝘢 𝘥𝘦 𝘴𝘪𝘵𝘶𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘩𝘪𝘭𝘢𝘳𝘪𝘢𝘯𝘵𝘦𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘦𝘮 𝘵𝘶𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘯𝘢̃𝘰 𝘢𝘤𝘢𝘣𝘢𝘳 𝘣𝘦𝘮, 𝘢𝘵𝘦́ 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘫𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘵𝘦𝘮 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘴 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳𝘦𝘴 𝘴𝘰́ 𝘦́ 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘢𝘳𝘢́𝘷𝘦𝘭 𝘢𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘵𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘶𝘮𝘢 𝘰𝘣𝘳𝘢...
𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:
𝘍𝘌𝘙𝘕𝘈𝘕𝘋𝘖 𝘔𝘌𝘕𝘋𝘌𝘚
𝘊𝘈𝘙𝘓𝘈 𝘈𝘕𝘋𝘙𝘐𝘕𝘖
𝘗𝘈𝘛𝘙𝘐𝘊𝘐𝘈 𝘛𝘈𝘝𝘈𝘙𝘌𝘚
𝘍𝘙𝘌𝘋𝘌𝘙𝘐𝘊𝘖 𝘈𝘔𝘈𝘙𝘈𝘓
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