01/12/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
IX~MEGA FÁBRICAS

2- MONTANHAS RUSSAS


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Nove mil doentes com VIH estão
.desaparecidos do sistema

Nove mil doentes diagnosticados com VIH não estão a ser seguidos nos hospitais e desconhece-se o seu paradeiro, o que pode pôr em causa o controlo da epidemia, denunciou esta quinta-feira o presidente do GAT.
 .
“O secretário de Estado Adjunto e da Saúde fez um despacho para perceber porque é que estão no registo nacional de pessoas diagnosticadas mais de 42 mil pessoas vivas e os hospitais reportam que só têm em seguimento 33 mil pessoas”, disse Luís Mendão à Lusa a propósito Dia Mundial da Luta Contra a Sida, que se assinala no sábado.

No despacho, publicado no Diário da República no passado dia 25 setembro, Fernando Araújo determina a implementação, até 31 de dezembro, do sistema informático do VIH em todos os estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde que seguem pessoas infetadas com o vírus da imunodeficiência humana.

“Existe um conjunto de doentes que, estando diagnosticados e tendo os casos sido notificados, não há evidência de se encontraram em seguimento nas diferentes instituições hospitalares”, sendo necessário “um esforço na melhoria da qualidade da informação que assegura a fiabilidade e rastreabilidade dos dados”, lê-se no despacho.

Segundo o presidente do GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos, são 9.000 mil pessoas. “É um número brutal que compromete qualquer tentativa de controlo da epidemia se não se encontrar os que estiverem vivos e em Portugal e os trouxermos ao tratamento”.

É preciso saber “para onde foram, onde estão, se morreram, se emigraram, se estão simplesmente perdidos para seguimento, se abandonaram o tratamento e o seguimento hospitalar”, defendeu.

Para Luís Mendão, é preciso fazer “um investimento sério” nos sistemas de informação e na monitorização da qualidade e na capacidade dos vários sistemas informáticos e bases de dados poderem comunicar uns com os outros, “garantindo o anonimato e a confidencialidade dos dados individuais de saúde”.

“Portugal é o país que mais gasta em medicamentos por milhão de habitantes em VIH, portanto, é urgente que tenha informação absolutamente credível e correta de modo a poder definir políticas” de saúde, vincou.

Por melhores que sejam as intenções, “não é possível responder a uma epidemia sem a conhecer”, mas também é necessário perceber onde se está a falhar e como se pode melhorar para pôr fim à epidemia do VIH e à epidemia da sida.

Segundo o relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e da Organização Mundial da Saúde para a Europa, Portugal registou até hoje 56.001 diagnósticos de infeção VIH, 1.030 dos quais em 2016.

* Todos os governantes falam em investimentos sérios, em acções acertivas por dá cá aquela palha, o sério está a tornar-se anedótico.

.
.

IX-MISTÉRIOS
EXTRATERRESTRES
3- Não Estamos Sós



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Apenas 6% de startups
 são lideradas por mulheres

A falta de diversidade de género continua a ser um dos principais problemas no mundo tecnológico

Há um problema de diversidade de género nas startups europeias. Apenas 6% destas novas empresas são lideradas por mulheres, segundo o relatório “State of European Tech”, elaborado pelo fundo de capital de risco Atomico – que investiu em 2015 na Uniplaces -, apresentado esta quinta-feira no evento tecnológico Slush, em Helsínquia, Finlândia. As mulheres apenas ocupam 9% dos cargos de chefia. 
 .

Os números não são muito melhores nos restantes cargos de referência: só 2% das mulheres são responsáveis tecnológicas, 9% são responsáveis de operações e 14% tomam conta da parte financeira de uma startup.

A perceção dos funcionários das empresas é completamente diferente. 60% das mulheres dizem que a diversidade de género “é positivamente refletida na composição e nas contratações feitas”. 52% dos homens tem a mesma posição. “É claro que é necessário mais trabalho para garantir que a indústria tecnológica na Europa entende que tem de enfrentar o desafio da identidade de género”, defende Tom Wehmeier, autor do estudo.

Para haver mais mulheres no mundo das startups “é vital a divulgação de dados estatísticos para salientar a importância deste tema e ajudar a promover a mudança”, entende Tom Wehmeier. “Entendemos que as mulheres são muito pouco representadas em cargos de chefia, embora existam muitos dados sobre os bons resultados obtidos pelas empresas que têm mais diversidade de género e que são fundadas por mulheres.”

Além disso, “como as empresas europeias estão a crescer e a tornar-se cada vez mais fortes, precisamos de tomar nota que não podemos simplesmente criar um ecossistema saudável e duradouro sem criar um ambiente que seja aberto para todos, desde as posições mais baixas ao nível de chefia”.

A Atomico elaborou pela terceira vez o estudo “State of European Tech”, recorrendo a uma amostra de 3500 membros da comunidade tecnológica na Europa.

* Esta desigualdade é só da responsabilidade dos homens?

.
.
IV-ARMAS E TÁCTICAS
1 -Armadilhas



FONTE: Universo do Documentário

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores. 
.
.
HOJE NO 
"DESTAK"

Flynn diz que admitir culpa e cooperar com autoridades são forma de se redimir

O ex-conselheiro de Segurança Nacional norte-americano Michael Flynn, que hoje se declarou culpado de mentir ao FBI sobre contactos com um diplomata russo, admitiu ter procedido mal e estar a cooperar com as autoridades para corrigir o que fez. 
 .
O ESTRELATO DA NÓDOA
Num comunicado divulgado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP), o general na reserva Michael Flynn afirmou que decidiu "assumir total responsabilidade" pelas suas ações, após suportar "muitos meses de falsas acusações de 'traição' e outros atos ultrajantes", que lhe foram "extraordinariamente dolorosos".

"Após mais de 33 anos de serviço militar ao nosso país, incluindo quase cinco anos em combate longe da minha família, e depois da minha decisão de continuar a servir os Estados Unidos, tem sido extraordinariamente doloroso suportar estes muitos meses de falsas acusações de 'traição' e outros atos ultrajantes", lê-se no texto.

* Quanto mais estrelas, maiores nódoas, é assim em todo o mundo.

.

PEDRO IVO CARVALHO

.




Começar por lado nenhum

O Infarmed vai para o Porto, o Infarmed não pode ir para o Porto; a mudança do Infarmed para o Porto não estava decidida, a mudança do Infarmed para o Porto já estava decidida há muito; o Infarmed é para mudar todo para o Porto, só uma parte do Infarmed mudará para o Porto; os trabalhadores do Infarmed têm de habituar-se à ideia da mobilidade, ninguém vai obrigar os trabalhadores do Infarmed a fazer o contrário do que dita a lei e a sua consciência; a mudança do Infarmed para o Porto é um sinal para o país, a mudança do Infarmed para o Porto é, afinal, só uma vigorosa intenção que deve ser devidamente maturada.

Com a banda sonora apropriada, a cronologia rítmica deste caso podia dar um rap. Da euforia à confusão, passando por um estado de negação e esvaziamento político que redundará não se sabe exatamente em quê. Querer descentralizar (a palavra exata é deslocalizar) por impulso dá nisto. Como se as desigualdades territoriais se esgotassem na latitude de um excel que, muito honestamente, duvidamos até que exista. O que é uma pena, porque esta nação pequena está cada vez mais ensimesmada em torno de uma capital que suga todo o valor. E o princípio de disseminação do poder invocado pelo Governo até era meritório. Mas esta tentativa falhada de mostrar altruísmo regional (mais uma) veio apenas provar que, no atual modelo, o Estado é incapaz de promover reais mudanças.

O que leva um homem experiente como António Costa a embarcar nesta montanha-russa de contradições é um mistério. O que leva a classe política do Porto a saltar para as carruagens em andamento em vez de deixar esta trapalhada esvair-se naturalmente é revelador de quão centrifugadora tem sido a gestão dos equilíbrios territoriais nos últimos anos. E de como chegamos a um ponto em que, pior do que aceitar uma esmola, é virar-lhe a cara e desdenhá-la. O Porto não estava à espera da prebenda, já percebeu que ela vem forrada a veneno mas, ainda assim, não tem como enjeitá-la, sob pena de, no futuro, ser acusado de ingratidão. Não sendo trágico, é perverso.

Agora, o que vai ganhar a cidade e a região com esta compensação insalubre pela perda da Agência Europeia de Medicamentos? Ninguém sabe. Nem os ganhos, nem os custos. Mas isso não interessa.
Com o Infarmed no Porto, dá-se um passo decisivo na direção de um país mais justo, menos centralista e mais homogéneo (tente não rir). Mesmo que, no fim da linha, só lá abra um departamento de fachada com meia dúzia de gatos-pingados.

É certo que tínhamos de começar por algum lado. Pena que tenha sido logo por lado nenhum.

* SUBDIRECTOR

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
29/11/17


.
.


1429.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO
"i"
Angola. 
Sodiam corta com Isabel dos Santos

Empresa pública vai sair da Victoria Holding Limited, da filha de José Eduardo dos Santos e do marido, Sindika Dokolo. Prossegue afastamento do Estado angolano dos negócios da família.

A teia de negócios entre o Estado angolano e a família do ex-presidente José Eduardo dos Santos está a ser desmantelada a alta velocidade pelo Presidente João Lourenço. Agora chegou a vez dos diamantes. 
 .

A Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam) anunciou esta sexta-feira, em comunicado, que “por razões de interesse público e de legalidade” vai sair da empresa Victoria Holding Limited, a empresa criada por Sindika Dokolo e Isabel dos Santos no paraíso fiscal de Malta para comprar a maioria do capital da empresa suíça de joalharia De Grisogono.

A Sodiam tem o exclusivo da compra de diamantes em Angola e através dela a De Grisogono pôde comprar o maior diamante encontrado até hoje em Angola, com 404 quilates, descoberto o ano passado na mina do Lulo pelos australianos da Lucapa Diamond Company. Depois de lapidado e transformado numa joia de 163,41 quilates foi vendido em leilão pela Christie’s por 33,7 milhões de dólares (28,4 milhões de euros) a 14 de novembro deste ano.

No comunicado, lido esta sexta no Jornal da Tarde da TPA, e citado pelo Novo Jornal, a Sodiam garante que a participação ainda que minoritária na empresa maltesa “gerou, desde a sua constituição em 2011, exclusivamente custos para a Sodiam”, por causa “dos financiamentos bancários que contraiu” e, sobretudo, “dos resultados negativos que têm sido sistematicamente apresentados pelo grupo” De Grisogono.

O comunicado do conselho de administração da Sodiam aproveita ainda para criticar a gestão de Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, que acusa de ser responsável por essas perdas financeiras, “decorrentes de um modelo de gestão adotado a que a Sodiam EP é e sempre foi alheia”.

A empresa joalheira estava em dificuldades financeiras em 2012 quando Isabel dos Santos e Sindika Dokolo adquiriram uma participação maioritária ao saldar as dívidas que a De Grisogono tinha junto de vários bancos, num valor calculado de 63 milhões de euros. Nessa altura, Fawaz Gruosi, fundador da empresa em 1993, dizia ao jornal suíço Le Matin, que o negócio permitia à empresa aceder a pedras preciosas de primeira qualidade.

Em 2015, denunciando o negócio como ilegal em declarações ao jornal maltês Malta Today, Rafael Marques dizia que “no futuro próximo, o presidente pode ser processado por este caso, por corrupção e desvio de recursos do Estado, como diamantes, e pelo enriquecimento ilícito da sua família”.

O novo conselho de administração da Sodiam é liderado por Eugénio Bravo da Rosa que o novo chefe de Estado nomeou a 6 de novembro para substituir Beatriz Jacinto de Sousa que tinha sido escolhida este ano pelo anterior presidente.

Expansão do negócio 
A saída da Sodiam da Victoria Holding Limited deixará Isabel dos Santos e Sindika Dokolo sem acesso privilegiado ao mercado de diamantes de Angola, logo numa altura em que a De Grisogono está a expandir o seu mercado e abriu este mês uma nova loja muito maior na Madison Avenue, em Nova Iorque, encerrando a que tinha até agora num espaço mais pequeno.

Além de ter comprado, por 63 milhões de dólares, o diamante em bruto mais valioso do mundo, o Constellation com 813 quilates, descoberto no Botswana, Sindika e Isabel dos Santos alargaram a sua presença no setor para a lapidação. Em entrevista à edição de agosto/setembro da Afrique Magazine, Sindika falava em alargar o investimento para a lapidação de diamantes nos Emirados Árabes Unidos. “Nós vamos inaugurar na rentrée a maior fábrica de corte de diamantes do Médio Oriente em parceria com o Dubai Multi Commodities Center”, afirmava.

* Quanto maior é o dislate maior é o tombo, oxalá seja sem paraquedas.

.
.

XII-HUMANIDADE

A HISTÓRIA DE TODOS NÓS

12- AMÉRICA - 1935
 2,5 MILHÕES FOGEM DA PIOR SECA
 ROSWELL GARST:
 - O MILHO HÍBRIDO
 - FERTILIZANTE DE NITROGÉNIO
 EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA
 A ESTRADA DE ALCAN:
 PERMAFROST 



* Neste vídeo da série vão cruzar-se 2 situações de relevo , em cada episódio encontra em subtítulo os items correspondentes.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
DEIXA DE SER ESTÚPIDO
QUANDO LIGAS



FONTE:  Nuno Agonia


.
.

HOJE NO
"A BOLA"
RUSSIA 2018
Conheça a composição dos grupos
 da primeira fase 

O Palácio do Kremlin, em Moscovo, foi o palco, esta sexta-feira, do sorteio da fase final do Mundial-2018. 


* Para Portugal e Espanha não é mau.


.
.
ATÉ SEMPRE

Zé Pedro

Chuva Dissolvente



.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Vice-presidente do Braga 
paga por poluir rio Ave

Empresa do vice do Sporting de Braga condenada por nove descargas feitas entre 2010 e 2015.

A pedreira Nicolau de Macedo, propriedade do vice-presidente do Sporting de Braga Gaspar Borges, foi condenada a pagar 48 mil euros de multa por nove descargas de água com pó de pedra para o rio Ave em Guimarães. 
 .

As descargas de água "com aspeto leitoso e pastoso, com uma tonalidade esbranquiçada" para o principal rio do concelho, a que se refere o acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, aconteceram entre maio de 2010 e janeiro de 2015.

* Como será a ética desportiva deste irresponsável poluidor, a cóima atribuída não compensa o desastre ambiental.

.
.


13- A HISTÓRIA
   
DO AUTOMÓVEL 




ATENÇÃO SRS./AS VISITADORES/AS
Esta série foi difundida pela TVE, Rede Minas, em 1986, é portanto muito datada. No entanto até à data indicada, o seu conteúdo tem rigor histórico.


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
.
 3 - Restauração da
 Independência





ÚLTIMO EPISÓDIO


Conta-me História: um historiador e um amigo com idade para ser seu filho viajam em cada episódio por um tema da riquíssima História de Portugal. 

Apresentação: Luís Filipe Borges e Prof. Fernando Casqueira
 RTP1 2013

* Editámos este programa há exactamente um ano, é um trabalho excelente duma grande equipa, convidamo-lo a assistir de novo ou pela primeira vez, se for caso disso.

.
.
 2 - Restauração da
 Independência





Conta-me História: um historiador e um amigo com idade para ser seu filho viajam em cada episódio por um tema da riquíssima História de Portugal. 

Apresentação: Luís Filipe Borges e Prof. Fernando Casqueira
 RTP1 2013

* Editámos este programa há exactamente um ano, é um trabalho excelente duma grande equipa, convidamo-lo a assistir de novo ou pela primeira vez, se for caso disso.

.
.
 1 - Restauração da
 Independência





Conta-me História: um historiador e um amigo com idade para ser seu filho viajam em cada episódio por um tema da riquíssima História de Portugal. 

Apresentação: Luís Filipe Borges e Prof. Fernando Casqueira
 RTP1 2013

* Editámos este programa há exactamente um ano, é um trabalho excelente duma grande equipa, convidamo-lo a assistir de novo ou pela primeira vez, se for caso disso.

.
.

A Restauração 1º dezembro 1640 
José Hermano Saraiva 2009




FONTE: RTP MEMÓRIA

.
.

1445
Senso d'hoje
MANUELA
MOURA GUEDES
JORNALISTA
"Afastada por Sócrates? Não.
Foi por eu cantar"



"Vacinei-me contra a raiva
depois do episódio
com Marinho e Pinto"



FONTE: CANAL "Q" - programa "LENDAS VIVAS"


Lendas Vivas, um programa de entrevistas de humor a convidados que merecem o estatuto de lendas vivas. Pretende-se, no fundo, que estas entrevistas esclareçam de uma vez por todas certos temas. Por isso tudo será perguntado por Roberto Pereira, o entrevistador.

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
O BANHO DO GAIO


.
.

BOM DIA


.