17/03/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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XXXVI-OS RIOS E A VIDA
6- RIO MINHO
Reprodução das lampreias 
na bacia hidrográfica
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E assim nos despedimos deste rio fantástico

FONTE:  Aquamuseu do Rio Minho

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LINGERIE STUDIO/18
KALEIDOSCOPE
SPRING/SUMMER
2021




MONDRIAN CONCEPT





FONTE:  Lingerie Studio 

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6-O silêncio dos homens




* Este filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP.

FONTE:   PapodeHomem

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JOSÉ MANUEL PUREZA

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Penas, prisões 
e responsabilidade

Portugal tem uma cultura de encarceramento, perfilhada nos tribunais, que atira para a prisão milhares de pessoas no pressuposto errado de que esse é o caminho da sua redenção.

𝒪 𝓈𝒾𝓈𝓉𝑒𝓂𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝓁 𝓅𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝓊𝑒̂𝓈 𝓂𝑒𝓇𝑒𝒸𝑒 𝓈𝑒𝓇 𝓊𝓂 𝒻𝑜𝒸𝑜 𝓅𝓇𝒾𝑜𝓇𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝑜 𝒹𝑒 𝒶𝓉𝑒𝓃𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓈𝑜𝒸𝒾𝒶𝓁 𝑒 𝓅𝑜𝓁𝒾́𝓉𝒾𝒸𝒶. ℳ𝒶𝒾𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓉𝓊𝒹𝑜, 𝓅𝑜𝓇𝓆𝓊𝑒, 𝓃𝒶 𝓈𝓊𝒶 𝑒𝓈𝓉𝓇𝓊𝓉𝓊𝓇𝒶 𝑒 𝓃𝑜 𝓈𝑒𝓊 𝒻𝓊𝓃𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜, 𝑒𝓁𝑒 𝑒́ 𝓊𝓂 𝓉𝑒𝓈𝓉𝑒 𝒶̀ 𝑒𝒻𝑒𝓉𝒾𝓋𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 𝒹𝑜 ℰ𝓈𝓉𝒶𝒹𝑜 𝒹𝑒 𝒟𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝒟𝑒𝓂𝑜𝒸𝓇𝒶́𝓉𝒾𝒸𝑜.

𝒫𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝒶𝓁 𝓉𝑒𝓂 𝓊𝓂𝒶 𝒸𝓊𝓁𝓉𝓊𝓇𝒶 𝒹𝑒 𝑒𝓃𝒸𝒶𝓇𝒸𝑒𝓇𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜, 𝓅𝑒𝓇𝒻𝒾𝓁𝒽𝒶𝒹𝒶 𝓃𝑜𝓈 𝓉𝓇𝒾𝒷𝓊𝓃𝒶𝒾𝓈, 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝓉𝒾𝓇𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓈𝒶̃𝑜 𝓂𝒾𝓁𝒽𝒶𝓇𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈 𝓃𝑜 𝓅𝓇𝑒𝓈𝓈𝓊𝓅𝑜𝓈𝓉𝑜 𝑒𝓇𝓇𝒶𝒹𝑜 𝒹𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓈𝓈𝑒 𝑒́ 𝑜 𝒸𝒶𝓂𝒾𝓃𝒽𝑜 𝒹𝒶 𝓈𝓊𝒶 𝓇𝑒𝒹𝑒𝓃𝒸̧𝒶̃𝑜. 𝒜𝓈 𝒹𝒾𝓈𝓉𝑜𝓇𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝒸𝓇𝒾𝒶𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑜𝓇 𝑒𝓈𝓈𝒶 𝒸𝓊𝓁𝓉𝓊𝓇𝒶 𝒾𝓃𝓈𝓉𝒶𝓁𝒶𝒹𝒶 𝓈𝒶̃𝑜 𝑒𝓋𝒾𝒹𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈: 𝓉𝑒𝓂𝑜𝓈 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝑔𝑒𝓃𝓉𝑒 𝓅𝓇𝑒𝓈𝒶 𝓅𝑜𝓇 𝒸𝑜𝓃𝒹𝓊𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓈𝑒𝓂 𝒸𝒶𝓇𝓉𝒶 (𝟽.𝟾%) 𝒹𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝓅𝑜𝓇 𝒽𝑜𝓂𝒾𝒸𝒾́𝒹𝒾𝑜 (𝟽.𝟼%). 𝒫𝑜𝓇 𝑜𝓊𝓉𝓇𝑜 𝓁𝒶𝒹𝑜, 𝒫𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝒶𝓁 𝑒́ 𝑜 𝓈𝑒𝑔𝓊𝓃𝒹𝑜 𝓅𝒶𝒾́𝓈 𝑒𝓊𝓇𝑜𝓅𝑒𝓊 – 𝓈𝑜́ 𝓊𝓁𝓉𝓇𝒶𝓅𝒶𝓈𝓈𝒶𝒹𝑜 𝓅𝑒𝓁𝒶 ℳ𝑜𝓁𝒹𝒶́𝓋𝒾𝒶 – 𝒸𝑜𝓂 𝓂𝒶𝒾𝑜𝓇 𝒹𝓊𝓇𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓂𝑒́𝒹𝒾𝒶 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝒹𝑒 𝓅𝓇𝒾𝓈𝒶̃𝑜 (𝑒𝓂 𝓂𝑒́𝒹𝒾𝒶 𝒹𝑜𝒾𝓈 𝒶𝓃𝑜𝓈 𝑒 𝓂𝑒𝒾𝑜).

ℰ𝓈𝓉𝑒 𝓈𝑜𝒷𝓇𝑒-𝑒𝓃𝒸𝒶𝓇𝒸𝑒𝓇𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓉𝑒𝓂 𝓊𝓂 𝑜𝓊𝓉𝓇𝑜 𝓁𝒶𝒹𝑜: 𝒶 𝓈𝓊𝒷𝒶𝓁𝓉𝑒𝓇𝓃𝒾𝓏𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝒶𝓁𝓉𝑒𝓇𝓃𝒶𝓉𝒾𝓋𝒶𝓈 𝒶̀ 𝓅𝑒𝓃𝒶 𝒹𝑒 𝓅𝓇𝒾𝓈𝒶̃𝑜. 𝒪 𝒸𝒶𝓂𝒾𝓃𝒽𝑜 𝑒𝓃𝒸𝑒𝓉𝒶𝒹𝑜 𝒽𝒶́ 𝒶𝓁𝑔𝓊𝓂𝒶𝓈 𝒹𝑒́𝒸𝒶𝒹𝒶𝓈 𝒹𝑒 𝓋𝒶𝓁𝑜𝓇𝒾𝓏𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝒹𝑜𝓂𝒾𝒸𝒾𝓁𝒾𝒶́𝓇𝒾𝒶𝓈 𝑒 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝑒𝓇𝓋𝒾𝒸̧𝑜 𝒶̀ 𝒸𝑜𝓂𝓊𝓃𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 𝒻𝑜𝒾 𝒹𝑒𝓈𝒸𝑜𝓃𝓉𝒾𝓃𝓊𝒶𝒹𝑜 𝑒 𝓈𝑜́ 𝓇𝒶𝓏𝑜̃𝑒𝓈 𝒷𝒶𝓈𝒾𝒸𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶𝓉𝒾́𝓈𝓉𝒾𝒸𝒶𝓈 – 𝓇𝑒𝒹𝓊𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝒶 𝓈𝑜𝒷𝓇𝑒𝓁𝑜𝓉𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑒𝓍𝓅𝓁𝑜𝓈𝒾𝓋𝒶 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝓇𝒾𝓈𝑜̃𝑒𝓈 – 𝒻𝑒𝓏 𝒸𝑜𝓂 𝓆𝓊𝑒, 𝓇𝑒𝒸𝑒𝓃𝓉𝑒𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒, 𝓈𝑒 𝓉𝒾𝓋𝑒𝓈𝓈𝑒 𝒹𝒶𝒹𝑜 𝒶𝓁𝑔𝓊𝓂 𝒾𝓂𝓅𝓊𝓁𝓈𝑜 𝒶𝑜 𝓇𝑒𝒸𝓊𝓇𝓈𝑜 𝒶 𝓅𝓊𝓁𝓈𝑒𝒾𝓇𝒶𝓈 𝑒𝓁𝑒𝓉𝓇𝑜́𝓃𝒾𝒸𝒶𝓈. ℰ, 𝓃𝑜 𝑒𝓃𝓉𝒶𝓃𝓉𝑜, 𝓉𝑜𝒹𝑜𝓈 𝑜𝓈 𝑒𝓈𝓉𝓊𝒹𝑜𝓈 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓇𝓃𝒶𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝒾𝓈 𝓂𝑜𝓈𝓉𝓇𝒶𝓂 𝓆𝓊𝑒, 𝓁𝒶́ 𝑜𝓃𝒹𝑒 𝒾𝓈𝓈𝑜 𝓃𝒶̃𝑜 𝒸𝑜𝓂𝓅𝑜𝓇𝓉𝒶 𝓇𝒾𝓈𝒸𝑜𝓈 (𝓋𝒾𝑜𝓁𝑒̂𝓃𝒸𝒾𝒶 𝒹𝑜𝓂𝑒́𝓈𝓉𝒾𝒸𝒶, 𝓅𝑜𝓇 𝑒𝓍𝑒𝓂𝓅𝓁𝑜), 𝑜 𝒸𝓊𝓂𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝓅𝑒𝓃𝒶 𝒻𝑜𝓇𝒶 𝒹𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓈𝒶̃𝑜 𝓉𝑒𝓂 𝓊𝓂𝒶 𝒸𝒶𝓅𝒶𝒸𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 𝓇𝑒𝓈𝓈𝑜𝒸𝒾𝒶𝓁𝒾𝓏𝒶𝒹𝑜𝓇𝒶 𝓂𝓊𝒾𝓉𝑜 𝓈𝓊𝓅𝑒𝓇𝒾𝑜𝓇.

ℰ 𝓈𝑜𝒷𝓇𝑒 𝒾𝓈𝓉𝑜 𝒽𝒶́ 𝑜 𝓇𝑒𝓈𝓉𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝑒́ 𝓊𝓂 𝓈𝒾𝓈𝓉𝑒𝓂𝒶 𝒹𝑒 𝒶𝓇𝓂𝒶𝓏𝑒𝓃𝒶𝑔𝑒𝓂 𝒹𝑒 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈 𝓈𝑒𝓂 𝒶𝓈 𝒹𝑜𝓉𝒶𝓇 𝒹𝑒 𝒽𝑜𝓇𝒾𝓏𝑜𝓃𝓉𝑒𝓈 𝒶𝓁𝓉𝑒𝓇𝓃𝒶𝓉𝒾𝓋𝑜𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶𝓈 𝓈𝓊𝒶𝓈 𝓋𝒾𝒹𝒶𝓈. 𝒜 𝓇𝑒𝒾𝓃𝓈𝑒𝓇𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓈𝑜𝒸𝒾𝒶𝓁 𝓉𝑜𝓇𝓃𝑜𝓊-𝓈𝑒 𝓊𝓂𝒶 𝒷𝓊𝓇𝑜𝒸𝓇𝒶𝒸𝒾𝒶 𝒻𝑒𝒾𝓉𝒶 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝓁𝒶𝓉𝑜́𝓇𝒾𝑜𝓈 “𝒸𝒽𝒶𝓅𝒶 𝒸𝒾𝓃𝒸𝑜”, 𝑒𝓁𝒶𝒷𝑜𝓇𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓅𝑜𝓇 𝓅𝓇𝑜𝒻𝒾𝓈𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝒾𝓈 𝒸𝓊𝒿𝒶𝓈 𝒸𝒶𝓇𝓇𝑒𝒾𝓇𝒶𝓈 𝑒 𝒸𝓊𝒿𝒶 𝒻𝓊𝓃𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓈𝒶̃𝑜 𝒹𝑒𝓈𝓋𝒶𝓁𝑜𝓇𝒾𝓏𝒶𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓁𝑜 ℰ𝓈𝓉𝒶𝒹𝑜, 𝒹𝑒𝓈𝓂𝑜𝓉𝒾𝓋𝒶𝓃𝒹𝑜-𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝑒𝓇𝑒𝓂 𝓅𝒾𝓋𝑜̂𝓈 𝒹𝒶 𝒾𝓃𝒸𝓁𝓊𝓈𝒶̃𝑜 𝓈𝑜𝒸𝒾𝒶𝓁 𝒹𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒸𝓁𝓊𝓈𝑜𝓈.

ℰ, 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝑔𝓇𝒶𝓋𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝓉𝓊𝒹𝑜, 𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓈𝒶̃𝑜 𝑒𝓂 𝒫𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝒶𝓁 𝑒́, 𝑒𝓁𝒶 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝒶, 𝒶 𝓃𝑒𝑔𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒 𝓊𝓂𝒶 𝓇𝑒𝒾𝓃𝓈𝑒𝓇𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒶𝓁𝒾𝒸𝑒𝓇𝒸̧𝒶𝒹𝒶 𝓃𝑜 𝓇𝑒𝒸𝑜𝓃𝒽𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑜 𝓅𝓇𝒾𝓂𝒶𝒹𝑜 𝒹𝒶 𝓁𝑒𝒾. 𝒪 𝓆𝓊𝑒 𝑜 𝓇𝑒𝒸𝓁𝓊𝓈𝑜 𝓋𝒾𝓋𝑒 𝓃𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓈𝒶̃𝑜 𝓃𝒶̃𝑜 𝑒́ 𝒶 𝒶𝓅𝓁𝒾𝒸𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝒶 𝓁𝑒𝒾, 𝓂𝒶𝓈 𝒶𝓃𝓉𝑒𝓈 𝑜 𝓈𝑒𝓊 𝒾𝓃𝒸𝓊𝓂𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓅𝑒𝓁𝑜 ℰ𝓈𝓉𝒶𝒹𝑜. 𝒪 𝒞𝑜́𝒹𝒾𝑔𝑜 𝒹𝑒 ℰ𝓍𝑒𝒸𝓊𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒 𝒫𝑒𝓃𝒶𝓈 𝑒́ 𝓁𝑒𝓉𝓇𝒶 𝓂𝑜𝓇𝓉𝒶 𝓃𝑜 𝓆𝓊𝑜𝓉𝒾𝒹𝒾𝒶𝓃𝑜 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝓇𝒾𝓈𝑜̃𝑒𝓈, 𝒸𝑜𝓂 𝒶 𝓇𝑒𝑔𝓇𝒶 𝓈𝑜𝒷𝓇𝑒 𝒸𝑒𝓁𝒶𝓈 𝒾𝓃𝒹𝒾𝓋𝒾𝒹𝓊𝒶𝒾𝓈 𝒶 𝓈𝑒𝓇 𝓊𝓂𝒶 𝓂𝒾𝓇𝒶𝑔𝑒𝓂, 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝒹𝑒𝒻𝑒𝓈𝒶 𝒿𝓊𝓇𝒾́𝒹𝒾𝒸𝒶 𝒶 𝓈𝑒𝓇 𝓊𝓂 𝒸𝑜𝓃𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝒻𝒶𝒹𝒶𝓈, 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝒶 𝓊𝓂 𝓇𝑒𝓃𝒹𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓂𝒾́𝓃𝒾𝓂𝑜 𝑔𝑒𝓇𝒾𝒹𝑜 𝒸𝑜𝓂 𝒶𝓊𝓉𝑜𝓃𝑜𝓂𝒾𝒶 𝓅𝑒𝓁𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒸𝓁𝓊𝓈𝑜𝓈 𝒶 𝓈𝑒𝓇 𝒻𝒶𝓃𝓉𝒶𝓈𝒾𝒶, 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝓂𝓊𝓃𝑒𝓇𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒿𝓊𝓈𝓉𝒶 𝓅𝑒𝓁𝑜 𝓉𝓇𝒶𝒷𝒶𝓁𝒽𝑜 𝒶 𝓈𝑒𝓇 𝓁𝒾𝓇𝒾𝓈𝓂𝑜, 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝒶 𝓈𝒶𝒾́𝒹𝒶𝓈 𝒿𝓊𝓇𝒾𝓈𝒹𝒾𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝒾𝓈 𝒶 𝓈𝑒𝓇 𝓇𝑒𝒻𝑒́𝓂 𝒹𝑜 𝒶𝓇𝒷𝒾́𝓉𝓇𝒾𝑜 𝒹𝑒 𝓆𝓊𝑒𝓂 𝒹𝑒𝒸𝒾𝒹𝑒.

𝒮𝑒𝓂 𝓇𝑜𝓂𝒶𝓃𝓉𝒾𝓈𝓂𝑜𝓈, 𝓂𝒶𝓈 𝒸𝑜𝓂 𝓉𝑜𝒹𝒶 𝒶 𝓇𝑒𝓈𝓅𝑜𝓃𝓈𝒶𝒷𝒾𝓁𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒, 𝑒́ 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓉𝑒𝓂𝓅𝑜 𝒹𝑒 𝑜 𝓅𝑜𝒹𝑒𝓇 𝓅𝑜𝓁𝒾́𝓉𝒾𝒸𝑜 𝓂𝓊𝒹𝒶𝓇 𝒶 𝒻𝓊𝓃𝒹𝑜 𝒶 𝑒𝓍𝑒𝒸𝓊𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒 𝓅𝑒𝓃𝒶𝓈 𝑒𝓂 𝒫𝑜𝓇𝓉𝓊𝑔𝒶𝓁. ℰ𝓈𝓉𝑒 𝑒́ 𝓊𝓂 𝒸𝑜𝓂𝒷𝒶𝓉𝑒 𝑒𝓈𝓈𝑒𝓃𝒸𝒾𝒶𝓁 𝒹𝒶 𝒹𝑒𝓂𝑜𝒸𝓇𝒶𝒸𝒾𝒶, 𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝒶 𝒶 𝒸𝓊𝓁𝓉𝓊𝓇𝒶 𝒹𝑜 𝓇𝒶𝓃𝒸𝑜𝓇 𝓋𝒾𝓃𝑔𝒶𝓉𝒾𝓋𝑜 𝒹𝒶 𝑒𝓍𝓉𝓇𝑒𝓂𝒶 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝒶 𝑒 𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝒶 𝑜 𝒹𝑒𝓈𝒾𝓃𝓋𝑒𝓈𝓉𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝑒 𝒶 𝓁𝒶𝓈𝓈𝒾𝒹𝒶̃𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝓃𝑜𝓈 𝒸𝑜𝓃𝒹𝓊𝓏𝒾𝓇𝒶𝓂 𝒶𝑜 𝓅𝑜𝓃𝓉𝑜 𝑒𝓂 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶𝓂𝑜𝓈. .

* Deputado e Vice-Presidente da Assembleia da República. Dirigente do Bloco de Esquerda, professor universitário.

IN "AS BEIRAS" -09/03/21

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2574.UNIÃO


EUROPEIA

HISTÓRIA DE EUROPA EM 10 MINUTOS



FONTE:   CARKI PRODUCTIONS
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luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
45 -Punição Negativa com Exemplos


FONTE:Universo da Psicologia TV

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66-HORIZONTES DA MEMÓRIA
66.2- Na Rota da Índia (Sines)


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

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Nelson Freitas
Miúda Linda


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MATERNIDADE ADOLESCENTE
10- COLÔMBIA
Claudia López de La Ceja/2
(O drama da gravidez muito precoce)



FONTE:  Gob Antioquia
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AUSTRÁLIA

Dene Bingham

Fotógrafa flagra redemoinho gigante e perigoso


FONTE:   BBC News Brasil

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Ⲟ Ⲫⳙⲉ Ⲇⲥⲟⲛⲧⲉⲥⲉⳙ 10 Ⲙⲓⲛⳙⲧⲟ⳽
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Ⲇⲫⳙⲓ ⲉ⳽ⲧⲇⲙⲟ⳽. 
 
Ⲛⲇ Ⲧⲉⲅⲅⲇ. 66 ⲙⲓⳑⲏⲟ̃ⲉ⳽ 𝖽ⲉ ⲇⲛⲟ⳽ ⲇⲧⲅⲇ́⳽. Ⲉ⳽ⲧⲉ ⲉ́ ⳙⲙ 𝖽ⲟ⳽ ⲣⲉⲅⲓ́ⲟ𝖽ⲟ⳽ ⲙⲇⲓ⳽ ⲫⳙⲉⲛⲧⲉ⳽ 𝖽ⲇ ⲏⲓ⳽ⲧⲟ́ⲅⲓⲇ 𝖽ⲟ ⲣⳑⲇⲛⲉⲧⲇ. Ⲇⲓⲛ𝖽ⲇ ⲛⲇ̃ⲟ ⲉⲭⲓ⳽ⲧⲉⲙ ⲥⲇⳑⲟⲧⲇ⳽ ⲣⲟⳑⲇⲅⲉ⳽ - ⲧⳙ𝖽ⲟ ⲉ́ ⳳⲉⲅ𝖽ⲉ ⲉ ⲉⲭⳙⲃⲉⲅⲇⲛⲧⲉ. Ⲉ ⲟ⳽ 𝖽ⲓⲛⲟ⳽⳽ⲇⳙⲅⲟ⳽ ⳳⲇ🇬ⲇⲙ ⲣⲉⳑⲇ Ⲧⲉⲅⲅⲇ. Ⲋⲇⳙⲅⲟ́ⲣⲟ𝖽ⲉ⳽ 🇬ⲓ🇬ⲇⲛⲧⲉ⳽ ⲙⲇ⳽ⲧⲓ🇬ⲇⲙ ⲧⲅⲇⲛⲫⳙⲓⳑⲇⲙⲉⲛⲧⲉ ⲣⳑⲇⲛⲧⲇ⳽ ⳨ⳑⲟⲅⲓ𝖽ⲇ⳽ ⲉ ⲇ́ⲅⳳⲟⲅⲉ⳽, ⲥⲟⲙ ⳽ⲉⳙ⳽ ⳨ⲓⳑⲏⲟⲧⲉ⳽ 𝖽ⲟ ⳑⲇ𝖽ⲟ. Ⲫⳙⲉ ⲣⲟⲛⲧⲟ ⲃⲅⲓⳑⲏⲇⲛⲧⲉ ⲉ́ ⲇⲫⳙⲉⳑⲉ ⲛⲟ ⲥⲉ́ⳙ? Ⲉⳑⲉ ⲉ⳽ⲧⲇ́ ⲥⲅⲉ⳽ⲥⲉⲛ𝖽ⲟ, ⳨ⲓⲥⲇⲛ𝖽ⲟ ⲙⲇⲓ⳽ ⲃⲅⲓⳑⲏⲇⲛⲧⲉ. Ⲉ́ ⲟ ⲇ⳽ⲧⲉⲅⲟⲓ𝖽ⲉ! 
 
Ⲙⲇⳑ ⳽ⲇⲃⲉⲙ ⲟ⳽ ⲅⲉ́ⲣⲧⲉⲓ⳽ 🇬ⲓ🇬ⲇⲛⲧⲉ⳽ ⲫⳙⲉ ⲏⲟⳗⲉ ⲙⲇⲅⲥⲇ ⲟ ⲥⲟⲙⲉⲥ̧ⲟ 𝖽ⲉ ⳙⲙⲇ 𝖽ⲇ⳽ ⲙⲇⲓⲟⲅⲉ⳽ ⲉⲭⲧⲓⲛⲥ̧ⲟ̃ⲉ⳽ ⲉⲙ ⲙⲇ⳽⳽ⲇ 𝖽ⲇ ⲏⲓ⳽ⲧⲟ́ⲅⲓⲇ 𝖽ⲇ Ⲧⲉⲅⲅⲇ - ¾ 𝖽ⲇ ⳳⲓ𝖽ⲇ ⲛⲟ ⲛⲟ⳽⳽ⲟ ⲣⳑⲇⲛⲉⲧⲇ ⳽ⲉⲅⲇ̃ⲟ ⲉⳑⲓⲙⲓⲛⲇ𝖽ⲟ⳽. Ⲙⲇ⳽ ⲉ ⲇⲓ́, ⲟ ⲫⳙⲉ ⲇⲥⲟⲛⲧⲉⲥⲉⳙ 𝖽ⲉⲣⲟⲓ⳽ ⲫⳙⲉ ⲟ ⲇ⳽ⲧⲉⲅⲟⲓ𝖽ⲉ ⲇⲧⲓⲛ🇬ⲓⳙ ⲇ Ⲧⲉⲅⲅⲇ, ⲏⲇ́ 66 ⲙⲓⳑⲏⲟ̃ⲉ⳽ 𝖽ⲉ ⲇⲛⲟ⳽? Ⲉ⳽⳽ⲉ ⲙⲟⲛ⳽ⲧⲅⲟ ⲥⲟ́⳽ⲙⲓⲥⲟ ⲫⳙⲉ ⲥⲇⲓⳙ ⲛⲇ Ⲧⲉⲅⲅⲇ ⲉⲅⲇ 𝖽ⲟ ⲧⲇⲙⲇⲛⲏⲟ 𝖽ⲟ Ⲙⲟⲛⲧⲉ Ⲉⳳⲉⲅⲉ⳽ⲧ. Ⲥⲟⲙ ⲣⲉⳑⲟ ⲙⲉⲛⲟ⳽ 10 ⲕⲙ 𝖽ⲉ ⳑⲇⲅ🇬ⳙⲅⲇ ⲉ ⲣⲉ⳽ⲇⲛ𝖽ⲟ 460 ⲧⲅⲓⳑⲏⲟ̃ⲉ⳽ 𝖽ⲉ ⲧⲟⲛⲉⳑⲇ𝖽ⲇ⳽, ⲟ ⲙⲉⲧⲉⲟⲅⲟ ⲉ⳽ⲧⲇⳳⲇ ⳽ⲉ ⲇⲣⲅⲟⲭⲓⲙⲇⲛ𝖽ⲟ, ⲫⳙⲉⲛⲧⲉ ⲉ ⲅⲇ́ⲣⲓ𝖽ⲟ. Ⲇ 20 ⲕⲙ ⲣⲟⲅ ⳽ⲉ🇬ⳙⲛ𝖽ⲟ, ⲉⳑⲉ ⲣⲇⲅⲧⲓⳙ 𝖽ⲓⲅⲉⲧⲇⲙⲉⲛⲧⲉ ⲣⲇⲅⲇ ⲇ Ⲣⲉⲛⲓ́ⲛ⳽ⳙⳑⲇ Ⲓⳙⲥⲇⲧⲇⲛ, ⲫⳙⲉ ⲏⲟⳗⲉ ⲉ́ ⲟ Ⲙⲉ́ⲭⲓⲥⲟ. Ⲥⲟⲙ ⲉ⳽⳽ⲇ ⳳⲉⳑⲟⲥⲓ𝖽ⲇ𝖽ⲉ, ⲉⳑⲉ ⲣⲟ𝖽ⲉⲅⲓⲇ ⳳⲓⲇⳗⲇⲅ 𝖽ⲉ Ⳑⲟ⳽ Ⲇⲛ🇬ⲉⳑⲉ⳽ ⲣⲇⲅⲇ Ⲛⲟⳳⲇ Ⲩⲟⲅⲕ ⲉⲙ ⲙⲉⲛⲟ⳽ 𝖽ⲉ 4 ⲙⲓⲛⳙⲧⲟ⳽!

FONTE:INCRÍVEL

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EFICÁCIA LUSITANA


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2642
Senso d'hoje
 MUHAMMED SUBAT
JORNALISTA SÍRIO
PRESO POLÍTICO
REFUGIADO EM ESPANHA





FONTE:   euronews

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O Passeio da Estrela do Mar


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BOM DIA


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XI-LES INDES GALANTES



Les Indes Galantes é uma ópera de Jean-Philippe Rameau com libreto de Louis Fuzelier. Tem a forma de um opéra-ballet com um prólogo e quatro entradas. Seguindo um prólogo alegórico, as quatro entradas têm tramas distintas e separadas, mas são unificadas pelo tema do amor em lugares exóticos.


FONTE:   Volodimir Balyk

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28-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝐼𝒳-𝑬𝒖 𝑺𝒂𝒊𝒐 𝒏𝒂 𝑷𝒓𝒐́𝒙𝒊𝒎𝒂, 𝒆 𝑽𝒐𝒄𝒆̂?


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝑈𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑜 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎 𝑛𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟽𝟶 𝑑𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜, 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑟 𝑒 𝑑𝑒𝑐𝑖𝑑𝑒𝑚 𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒. 𝐷𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑒̂𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚-𝑠𝑒. 
𝑀𝑎𝑠 𝑜 𝑚𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑓𝑟𝑎𝑐𝑎𝑠𝑠𝑜. 𝐴𝑚𝑏𝑜𝑠 𝑠𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝘩𝑎𝑛𝑐̧𝑜 𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑣𝑜𝑐𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑟𝑑𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑢𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟𝑒𝑠. 
𝐴 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑒 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑐𝑟𝑢𝑧𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑣𝑖𝑑𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑣𝑒𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑓𝑎𝑠𝑒𝑠. "𝐸𝑢 𝑆𝑎𝑖𝑜 𝑛𝑎 𝑃𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑎, 𝑒 𝑉𝑜𝑐𝑒̂?" 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑜 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙, 𝑢𝑚 𝑐𝘩𝑜𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎 𝑚𝑢𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑡𝑎𝑑𝑢𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑒 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑀𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑜𝑢 𝑛𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟼𝟶 𝑎𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐵𝑎𝑖𝑎̃𝑜
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑀𝑜𝑡𝑎


FONTE:Teatro Português