HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
"CORREIO DA MANHÃ"
Ex-SCUT já renderam mais
de 156 milhões de euros
de 156 milhões de euros
As sete antigas concessões SCUT (Sem Custos para o Utilizador) já
renderam à Estradas de Portugal (EP) mais de 156 milhões de euros, entre
Janeiro e Novembro deste ano.
Segundo dados revelados esta segunda-feira por fonte
da EP, a receita total com portagens nas antigas SCUT ascendeu, em 11
meses, a 156,3 milhões de euros, incluindo IVA, sendo a concessão da
Beira Litoral e Alta (A25) a que mais contribuiu para este encaixe
financeiro, com 33,5 milhões de euros.
Já
a Via do Infante (A22), que tal como a A25 passou a ser portajada a 08
de Dezembro de 2011, representou um encaixe de 19 milhões de euros,
enquanto que nas concessões Interior Norte (A24) e Beira Interior (A23) a
cobrança ascendeu, respectivamente, a 13 e 22,1 milhões de euros.
Nestas quatro vias, todas portajadas há um ano, a EP arrecadou 87,6 milhões de euros em 11 meses de 2012.
No
caso das antigas SCUT do norte, portajadas desde Outubro de 2010, o
maior encaixe foi com as auto-estradas da concessão Costa de Prata, com
26,2 milhões de euros, seguindo-se a A28 (Norte Litoral), com 22,6
milhões de euros.
As vias que integram a
concessão Grande Porto representaram um volume de 19,9 milhões de euros
no mesmo período, entre Janeiro e Novembro de 2012.
Estas três concessões totalizaram uma receita de 68,7 milhões de euros.
Ainda
segundo fonte da EP, a A22 foi a concessão que nos primeiros nove meses
do ano (Janeiro a Setembro) mais tráfego perdeu, apresentando uma
quebra de 49 %, quando comparado com o mesmo período de 2011, ou seja,
antes da introdução de portagens.
Seguiram-se
as concessões da Beira Interior e Interior Norte, ambas com uma redução
de 35 % no tráfego, e a Beira Litoral e Alta, com menos 26%.
Sobre
estas quebras, a EP afirma ser "legítimo inferir" que cerca de 7%
corresponde à "descida conjuntural e não ao efeito de aplicação de
portagens".
As antigas SCUT do norte
registaram quebras homólogas, entre Janeiro e Setembro de 2012, de 7 %
no Norte Litoral, 6 % na Costa de Prata e 5 % nas auto-estradas da
concessão do Grande Porto.
* Ninguém tinha dúvidas que as ex-SCUT iriam gerar receitas, no entanto estas receitas são obtidas em estradas que não deviam ser portajadas pois faltam-lhes características técnicas para a cobrança ser legal, mas na nossa partidocracia que é pouco menos que uma ditadura, vale quase tudo.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário