05/12/2024

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CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/71
"A GUERRA DOS CORREDORES"
Índia, Tailândia, Iraque
A estratégia para dotar os portos de melhores serviços e acessos


(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
 
 
* Em abril de 2023, o mundo mudou de forma importante e muito concreta. A China, há muito famosa por ser o país mais populoso do mundo, está subitamente a passar para segundo plano. O país que ocupa o seu lugar? Índia. 
Hoje, mais de um ano depois, a Índia tem uma população de 1,44 mil milhões, quase 18% da população mundial. A idade média na Índia é também quase uma década inferior à da China, e a maior cidade da Índia, Deli, é superior a qualquer cidade da China, com 34 milhões de habitantes. Tudo isto parece bastante impressionante, mas para grande parte do mundo circundante, a crescente população da Índia é muitas vezes vista mais como um aviso contra a sobre população do que como a ascensão de uma nova super potência global. No entanto, esta perceção pode estar prestes a mudar. 
 
Tailândia 
Estas águas albergam um fluxo incessante de navios porta-contentores. A cada oito minutos, passa um navio naquela que é, certamente, a principal artéria do comércio marítimo global. Não se trata do Canal do Panamá ou do Canal do Suez, no Egito, mas sim do Estreito de Malaca, no Sudeste Asiático. Fazendo fronteira com a Indonésia, a Malásia e Singapura, o estreito é uma porta de entrada fundamental para a Ásia, ligando-a à Índia, ao Médio Oriente e à Europa. Hoje, quase 40% do comércio marítimo global passa por esta rota, que está à beira da saturação. Uma situação que poderá em breve mudar radicalmente. Entre conflitos geopolíticos e actos de pirataria, a região vive actualmente tensões que podem perturbar o curso do comércio internacional. Acima de tudo, um dos países fronteiriços, a Tailândia, está a preparar um colossal megaprojecto de ponte terrestre para poupar tempo aos navios e embolsar os ganhos económicos que a sua passagem representa. Terá compreendido, hoje levo-o à Ásia, para descobrir um dos projetos contemporâneos mais ambiciosos do mundo. 
 
Corredor do Iraque
Hoje vamos dar uma vista de olhos a um dos projetos mais interessantes em curso no panorama global: o Corredor Comercial Indiano de 20 mil milhões de dólares, que compete diretamente com o Canal do Suez e com a China. O Egipto tem sido a chave para o comércio entre a Europa e a Ásia. Mas foi recentemente lançado um novo projecto que visa transformar a actual rota das rotas comerciais, fazendo do Iraque um novo centro para o comércio internacional. O plano ousado do Iraque é construir aquilo a que alguns chamam uma nova Rota da Seda. É uma rede modernizada de estradas e caminhos-de-ferro que se estenderá por 1.200 quilómetros desde o Golfo Pérsico até à Europa, passando por Bagdad e pela Turquia. Estimado em cerca de 17 mil milhões de dólares, este megaprojecto inclui a construção de um dos maiores portos do mundo. Contudo, o Primeiro-Ministro iraquiano e o Presidente turco parecem concordar que esta nova estrada vale bem o investimento, uma vez que acabará por desenvolver significativamente a economia da região.
 
 
FONTE: Looking 4- 06/09/24
 

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