04/06/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Sporting ganha 3,5 milhões em bolsa
 com entrada de Jesus

Com a valorização de hoje, a SAD "leonina" passou de 19,9 milhões para 23,4 milhões de euros. Depois do fecho da sessão, o clube afastou Marco Silva por "justa causa".

Jorge Jesus, o "mestre da táctica", estendeu hoje a sua influência ao mercado de capitais, com os títulos da Sporting SAD a registar a maior liquidez desde 2010 e a ser o clube que mais valorizou em bolsa entre todos os 22 europeus cotados.
 .
Dados recolhidos pelo Económico apontam para um vencimento anual de 5,5 milhões de euros ilíquidos por cada uma das três épocas do contrato entre Jorge Jesus e o SCP, totalizando 16,5 milhões de euros. Com a valorização de hoje, a SAD "leonina" passou de 19,9 milhões para 23,4 milhões de euros.

Na bolsa lisboeta, o volume de acções transaccionadas quase tocou nas 30 mil, um máximo de liquidez desde 16 de Dezembro de 2010. Ainda assim, isso traduz-se num volume de negócios diminuto em relação ao mercado. O valor das transacções de acções da SAD do Sporting na sessão de hoje não foi além dos 16.800 euros, um máximo desde Dezembro de 2010.

Para que melhor se compreenda a dimensão da liquidez de hoje com os títulos do SCP - e prosseguindo com a análise do histórico de mercados de capitais disponibilizado pela Bloomberg - em boa parte das sessões, nos últimos anos, nem sequer 100 acções foram negociadas. A 22 de Maio, chegou a haver apenas duas acções do Sporting transaccionadas. Após a vitória de Bruno de Carvalho para presidente, negociaram-se 5000 acções. Hoje, foram 29.108, com os títulos a escalarem 17,65% para 0,60 euros, a melhor sessão desde 6 de Março.

Num paralelo entre o "efeito Jesus" e o "efeito Bruno de Carvalho", na segunda-feira após a vitória do actual presidente do Sporting (ocorrida a 23 de Março de 2013), o título da SAD esteve em queda, descendo de 45 cêntimos até estabilizar nos 30 cêntimos, atingidos a 4 de Abril.

Além da ligação que Jesus faz entre Benfica e Sporting, os eternos rivais lisboetas comungam da presença no ‘Top 10' das SAD que mais valorizam este ano. Ao todo, há 22 cotadas na Europa. Hoje, só o Galatasaray, que ganhou oesta quarta-feira a Taça da Turquia, se aproxima dos "leões", mas mesmo assim não conseguiu acompanhar a valorização do Sporting.

No sentido inverso a esta euforia, na sessão de hoje as acções das "águias" terminaram a ser penalizadas. Perderam 5,57% para 1,086 euros, com o mercado a avaliar a SAD em 25 milhões de euros.

* Ontem manifestámos a nossa dúvida relativamente a este imbróglio do "utebolês nacional". Hoje estamos estupefactos por várias coisas e consternados por  outras. Não percebemos onde está a árvore das patacas do sr. Bruno Carvalho, não percebemos como um clube que não  tem dinheiro para constituir melhor equipa na época finda,  tem 6 milhões/ano para pagar a um treinador ganhador  e também para reforçar plantel. Marco Silva, um herói sem equipa, conquistou a Taça de Portugal, o 2º troféu mais importante, é despedido sem justa causa, O sr. Bruno Carvalho porta-se como um novo rico pindérico, já nos chegavam os do governo.
Jorge Jesus é um free-lancer de enorme qualidade, é inteligente, sabe porque saíu do Benfica depois de ter ganho sete troféus consecutivos num máximo de oito. Somos sportinguistas mas dizemos que não saiu para melhor. 
O valor de bolsa do Sporting é mais volátil que o éter.

.

Sem comentários: