HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
DECO:
Jumbo é o supermercado
com os preços mais baixos
O Pingo Doce perdeu o lugar cimeiro entre os estabelecimentos mais
baratos enquanto o Jumbo garante os preços mais em das cadeias de distribuição.
O mais recente estudo da DECO Proteste,
publicado esta quinta-feira, 26 de Junho, sobre os preços nas diversas
cadeias de supermercados espalhadas pelo País, aponta o Jumbo como o
novo líder dos estabelecimentos com os preços mais baixos em Portugal.
.
.
O Jumbo, que pertence ao grupo francês Auchan, manteve o primeiro
lugar no cabaz combinado que junta as marcas de fabricantes às mais
económicas, designadamente as marcas próprias de cada cadeia de
distribuição, distanciando-se assim do Continente e do Continente
Modelo.
Mas a grande novidade prende-se com o cabaz das marcas de fabricantes
cujo preço mais em conta passou também a ser garantido pelo Jumbo
depois de destronar o Pingo Doce da primeira posição. A cadeia do grupo Jerónimo Martins
caiu a pique do primeiro lugar, estando agora na terceira posição,
atrás dos segundos classificados Continente e Continente Modelo, e
empatada com o Lidl.
O estudo da DECO, que comparou 42.588 preços em 472 estabelecimentos,
incluindo plataformas online, distribuídos por 81 concelhos diferentes,
revela que a despesa relacionada com produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representa o terceiro maior encargo para as famílias, logo atrás da habitação e dos transportes.
El Corte Inglés é o que garante maior satisfação dos clientes
De acordo com a opinião obtida pela DECO junto de 1.500 consumidores, o preço e a qualidade dos produtos constituem os critérios que assumem maior importância para as famílias.
Neste segmento são os clientes do El Corte Inglés aqueles que
apresentam maiores níveis de satisfação, mesmo tendo em conta que é o
preço o critério que menos satisfaz os clientes da cadeia de
supermercados espanhola. Em termos de satisfação seguem-se os clientes
do Jumbo e os do Pingo Doce.
Junto dos clientes das cadeias Pingo Doce, Continente, Continente
Modelo, Lidl e Minipreço, a DECO verificou que o preço é o critério que
se assume como o principal factor de escolha para os consumidores.
Por outro lado, foi junto dos clientes dos supermercados Spar,
Minipreço e Lidl que a DECO registou os menores níveis de satisfação,
com uma satisfação inferior à média.
Se o preço é o critério mais valorizado, a qualidade dos produtos, de
uma forma geral, e os frescos, como a carne e o peixe, seguem-se
enquanto factores mais valorizados pelos consumidores. Já as promoções,
apesar de colherem cada vez maior relevância juntos dos consumidores e
de serem uma aposta cada vez maior por parte das distribuidoras, não
estão ainda entre os critérios mais preponderantes no que concerne à
escolha do estabelecimento.
Lisboa é uma das regiões com maior assimetria nos preços
Os distritos onde se verifica maior diferença entre o estabelecimento
mais barato e o mais caro são, com grande distância, os de Lisboa,
Setúbal e Faro. A DECO explica que nestas regiões a poupança
chega sempre à casa dos 20%, o que significa que é também neste
distritos que os consumidores poderão beneficiar de maiores níveis de
poupança.
Em sentido inverso, é nos distritos de Coimbra, Vila Real, Viana do Castelo
e Évora que as assimetrias entre os supermercados mais caros e os mais
baratos é menor, logo aqueles que propiciam níveis de poupança mais
pequenos aos consumidores. Nas ilhas as diferenças ficam-se pela casa
dos 4%.
Por outro lado, é nos distritos do Porto, Santarém e Faro que a competição entre
as diferentes cadeias de distribuição é mais feroz. Na óptica do
consumidor este nível de concorrência afigura-se como eficaz na medida
em que a competição acaba por ser feita ao nível dos cêntimos, refere a
DECO.
Ainda a confirmar a boa prestação dos supermercados Jumbo, a DECO,
considerado um cabaz só com marcas de fabricante, em dez distritos,
confirmou a cadeia francesa como a detentora dos preços mais amigos da
carteira em cinco, o Pingo Doce em três e o Continente Modelo nos
restantes dois.
O estudo da Deco Proteste destaca ainda a loja do Minipreço em Bragança como a que garante o carrinho de compras
das marcas mais vendidas mais barato, empatada com o Continente Modelo.
O Minipreço de Bragança garante ainda, isolado, o cabaz, com as marcas
mais baratas, mais em conta.
* DECO na defesa do consumidor.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário