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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Campanha para pagar menos
pela luz consegue 75 mil
consumidores em dois dias
A iniciativa da Deco de convidar os consumidores a juntarem-se para pagar
menos na fatura de eletricidade conta, até agora, com 75.692 adesões,
sendo que a campanha decorre até 30 de abril, revelou a associação.
Em
declarações à agência Lusa, a responsável pelas relações institucionais
da associação, Rita Rodrigues, afirmou que a Deco "não tem um objetivo
em termos numéricos" num universo de cerca de 3,5 milhões de clientes, e
acrescentou estar surpreendida, "não tanto com as adesões, mas sim com a
rapidez" com que os consumidores responderam.
A campanha com o
mote "juntos pagamos menos", iniciada há dois dias, pretende que os
clientes de eletricidade adiram a esta iniciativa, findo o qual a Deco
fará um leilão pelo preço mais barato junto dos operadores de mercado
como a EDP, Galp, Endesa ou Iberdrola, entre outros.
Após estarem
definidos os operadores vencedores por cada tarifário, os consumidores
que aderiram à campanha passarão a ter as condições de preço resultantes
do leilão que a Deco tem a expetativa de ser mais baixo do que as
atuais tarifas oferecidas no mercado livre.
Rita Rodrigues
referiu que a rapidez com que estão a aumentar as adesões "não é mais do
que o reflexo do que a Deco sempre disse", ou seja que "apesar da
liberalização do mercado, as ofertas aos pequenos consumidores não são
competitivas".
Questionada se os operadores vão reagir a este
leilão com tarifas mais baixas, uma vez que têm afirmado que a margem de
desconto em relação ao preço regulado é diminuta, a responsável da Deco
afirmou não corroborar dessa opinião porque, de acordo com os cálculos
da associação de consumidores "existe a possibilidade de as operadoras
irem mais além".
Rita Rodrigues adiantou que os operadores que
oferecerem um preço no leilão da Deco têm de descontar o custo pelo
esforço de conquista de clientes pela via das ações de marketing.
Na
segunda-feira, a disse em comunicado que a intenção desta iniciativa é
"responder a uma preocupação crescente dos consumidores relativamente
aos custos da eletricidade" e "promover um processo transparente e com
provas dadas noutros mercados que visa fomentar a concorrência entre os
vários fornecedores do mercado liberalizado".
Esta é uma ação "que
visa reduzir a despesa mensal com a eletricidade", adiantou a Deco,
mas, "para ter o maior sucesso possível, é essencial" que os
consumidores façam a a sua adesão, de forma a que "quantos mais formos,
maior o nosso poder de negociação junto dos fornecedores e a pressão
para que nos proponham a tarifa mais baixa possível".
O leilão está marcado para 2 de maio e será apurado o vencedor com o preço mais baixo nos vários tarifários.
Após
a oferta, a partir de 15 de maio a Deco vai comunicar a todos os
consumidores que participaram na ação qual o fornecedor vencedor e
quanto poderão poupar com o novo contrato, sendo que só mudam se
entenderem.
A Deco refere ainda que poderá vir a receber uma
comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do
fornecedor que ganhar o leilão.
* Não nos cansamos de repetir, a DECO defende o consumidor, faça-se associado, só terá benefícios
.
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